Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Posso exigir troca do PC?
30-04-2010, 12:08
Mensagem: #1
Posso exigir troca do PC?
Boas malta, registei-me de proposito para vos por a seguinte questao:

ha cerca de ano e meio comprei um portatil hp dv7-1060ep, e entretanto ja foi 5 ou 6 vezes para arranjar pela garantia. á excepção da primeira vez, em que me trocaram o disco rigido, o problema e sempre o mesmo: sobreaquecimento. durante jogos o framerate baixa drasticamente, o monitor desliga-se e o pc hiberna. quando volta da reparação não me dá problemas, mas passado algum tempo o problema volta a manifestar-se, e cada vez consigo jogar menos tempo. devo ainda dizer que uso sempre o cooler e mesmo assim não ajuda.

A minha questão era se ainda posso exigir a troca do pc no revendedor, visto que se trata dum problema "cronico" e ainda estar na garantia.

Cumps e obrigado pela ajuda Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-04-2010, 12:18
Mensagem: #2
RE: Posso exigir troca do PC?
Por norma sim, pode-se exigir a troca do mesmo. Mas esse grande problema varia de representante para representante. Há marcas que facilitam isso, outras dificultam ao máximo o cliente.

Eu numa TV, após ter sido forçada à terceira reparação a própria marca propós em dar-me uma nova, assumindo todas as responsabilidades sem que eu tivesse feito sequer qualquer exigência para isso acontecer.

[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-04-2010, 13:53
Mensagem: #3
RE: Posso exigir troca do PC?
A HP não costuma dar problemas, também tive problemas de aquecimento no meu portátil e depois da 3ª vez acabei por ter a troca, se bem que eles deixaram passar os 30 dias.

Isso depende mais do estabelecimento onde o compraste. Como já foi para reparar várias vezes e o problema nunca foi resolvido, podes argumentar à vontade que o problema não foi resolvido (poderás ter de demonstrar o problema com o portátil "como veio de fábrica", com o sistema e software originais) e como tal pretendes a dissolução do contrato de compra pois o produto não satisfaz os requisitos propostos aquando da compra, obtendo com isso uma troca ou uma devolução em numerário.
Se se fizerem de esquisitos na loja é só pedires o "livrinho vermelho" Wink

Caso tenhas dúvidas sobre os teus direitos, tens em anexo o decreto-lei sobre este assunto.


Ficheiro(s) anexado(s)
.pdf  decreto_lei__garantias.pdf (Tamanho: 214,95 KB / Downloads: 24)

[Imagem: bar.gif]

01010010 01101001 01100011 01100001 01110010 01100100 01101111
01000001 01101110 01110100 01110101 01101110 01100101 01110011
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-04-2010, 14:46
Mensagem: #4
RE: Posso exigir troca do PC?
Reafirmo o que o Ricardo Nunes diz.
O maior problema será mesmo o revendedor. Se for uma grande superfície, depende mais da pessoa que te atende, porque embora estejas no teu direito, eles vão tentar ao máximo dar a volta, enquanto que outra pode nem sequer dar-se ao trabalho e faz-te a nota de crédito (embora possas exigir a restituição do dinheiro).
Aliás, este fim de semana vou fazer o mesmo com o meu disco externo, que tem mais de 100.000 sectores danificados e mal tem um ano, fora outros problemas.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-04-2010, 21:53
Mensagem: #5
RE: Posso exigir troca do PC?
mto obrigado pela ajuda e resposta rapida pessoal. andava com esta duvida a imenso tempo e estava mesmo a ver que ia ficar com um pc handicap Tongue

postarei o resultado do meu embate com a mediamarkt, mas estou confiante

mais uma vez obrigado
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-05-2010, 00:59
Mensagem: #6
RE: Posso exigir troca do PC?
Voces são lixados...
Diz lá o que é que vem no relatório da HP!
Qual era o problema diagnosticado?
A máquina está com a imagem de recuperação original instalada ou com outro sistema operativo marado?
Já verificas-te os circuitos de refrigeração?

Quem dá ordem de troca é a marca e nunca o revendedor...o revendedor apenas se limita a se a marca diz para trocar, trocar o artigo e a marca faz uma nota de crédito ao revendedor.
Como disseste e muito bem, troca...
Troca é diferente de devolução!!
Logo terás de adquirir um artigo de valor igual ou superior na mesma loja...
Caso a loja te ofereça a devolução, óptimo para ti, mas não são obrigados a dar-te o dinheiro.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-05-2010, 15:57
Mensagem: #7
RE: Posso exigir troca do PC?
(01-05-2010 00:59)RaCcOn Escreveu:  Voces são lixados...
Diz lá o que é que vem no relatório da HP!
Qual era o problema diagnosticado?
A máquina está com a imagem de recuperação original instalada ou com outro sistema operativo marado?
Já verificas-te os circuitos de refrigeração?

Quem dá ordem de troca é a marca e nunca o revendedor...o revendedor apenas se limita a se a marca diz para trocar, trocar o artigo e a marca faz uma nota de crédito ao revendedor.
Como disseste e muito bem, troca...
Troca é diferente de devolução!!
Logo terás de adquirir um artigo de valor igual ou superior na mesma loja...
Caso a loja te ofereça a devolução, óptimo para ti, mas não são obrigados a dar-te o dinheiro.

Mas nas leis do consumidor, o consumidor negocia apenas com o revendedor, que é quem dá a cara. Pode haver mil pessoas no meio, mas as leis do consumidor são referentes a quem vendeu ao cliente final. O mesmo se aplica nas reparações. São 30 dias não úteis aquando a entrega ao vendedor final, pode passar por 1000 pessoas, mas se ao fim desses 30 dias o vendedor final não tiver recebido, azar. O cliente pode obrigar a uma devolução.
E podes exigir dinheiro embora não seja praticado pela maioria por desconhecimento e há quem prefira dar o braço a torcer e trocar por outro artigo.
Tens isso até PDF anexado aqui e no Portal do Cidadão.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-05-2010, 22:13
Mensagem: #8
RE: Posso exigir troca do PC?
É o que eu digo, toda a gente se lembra dos direitos que tem mas e dos deveres?
Já leste bem a lei?
Eles não são obrigados a devolver absolutamente nada em dinheiro...
São obrigados a dar-te um artigo igual ao que tu tinhas...em caso de falta de stock, tens o valor que pagaste em crédito para gastar na loja em questão...
neste caso em especifico até nem é por ai, é mesmo pela questão de sucessivas avarias pelo mesmo problema.
No entanto, pela descrição, a "avaria" é os circuitos de refrigeração do portátil estarem com sujidade ou então a massa térmica do processador estar em más condições fazendo com que este sobreaqueça e acabe por frezzar ou desligar-se...
Como deves entender a marca nunca poderá ser responsável pela limpeza do equipamento nem mesmo pela substituição de massa térmica no processador do mesmo..
Logo não poderá ser considerada sequer uma avaria....logo não existe lugar a qualquer tipo de troca, até porque a marca ao "reparar" está apenas a agir de boa vontade não sendo sequer obrigada a tal.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-05-2010, 14:34 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-05-2010 14:43 por jaimetotal.)
Mensagem: #9
RE: Posso exigir troca do PC?
Aí é que te enganas. Nota de crédito não é reembolso, e a lei obriga a que o vendedor reembolse em caso de inconformidade de troca de artigo ou reparação. As grandes superfícies só podem "obrigar" uma nota de crédito quando é trocas dentro dos 15 dias, porque a troca é uma facilidade que elas oferecem, não é obrigatório para ninguém.

Já trabalhei numa das grandes superfícies e essa era a política. Dava-mos notas de crédito ou artigos semelhantes para nosso bem, porque garantia-mos sempre que o dinheiro circulava dentro, e em garantias, só se realmente o cliente não quisesse, é que reembolsava-mos.
E quanto mais alto o valor, maior as manobras de diversão.
E o vendedor final pode exigir da marca o reembolso, se realmente o artigo não tiver dentro dos acordes da garantia. É por isso que em reparações, passado 30 dias sem entrega, eles podem dar o reembolso ao cliente (embora depende de funcionário para funcionário), porque a marca é que não cumpriu.

Não estou a dizer que este caso está dentro dos conformes, mas se estiver ele está mais do que o seu direito. Prova disso é o reembolso do Ricardo Nunes.

E quanto ao portátil, a HP costuma limpar, porque é menos um factor para saber o problema. Se não limpam, é porque o problema é independente da limpeza.

Cumps.

Anexo:
f) «Garantia legal», qualquer compromisso ou declaração assumida por um vendedor ou por um produtor perante o consumidor, sem encargos adicionais para este, de reembolsar o preço pago, substituir, reparar ou ocupar-se de qualquer modo de um bem de consumo, no caso de este não corresponder às condições enumeradas na declaração de garantia ou na respectiva publicidade;
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-05-2010, 21:38 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-05-2010 21:41 por Lápis Azul.)
Mensagem: #10
RE: Posso exigir troca do PC?
(01-05-2010 00:59)RaCcOn Escreveu:  Quem dá ordem de troca é a marca e nunca o revendedor...o revendedor apenas se limita a se a marca diz para trocar, trocar o artigo e a marca faz uma nota de crédito ao revendedor.

Não concordo. Nesse caso, admitindo a minha própria ignorância, penso que estejas a referir-te a um RMA. Nesse caso sim, a marca é que autoriza a troca.
Contudo, conforme já foi aqui referido, desconheço se é obrigação ou apenas prática comum, o revendedor opta por trocar o produto dentro dos tais 15 dias após a compra, seguindo sempre alguns requisitos prévios, obviamente: factura, embalagem, documentação, etc...
Caso não possua produto para troca, aí sim, passa a nota de crédito, ou substitui por produto semelhante ou superior para fins de substituição.
Há também o caso, mas aí foge ao tema do tópico, da satisfação do cliente. Um cliente insatisfeito com determinado produto pode exigir a devolução do valor pago. Aqui também obdece a uns pertados requisitos e, é sabido que não é fácil, que por vezes são duras lutas e chegam até aos tribunais... Sleep
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)