Votação: Quando vais começar a usar o Firefox 4?
Esta votação está encerrada.
Já uso as versões de desenvolvimento 4.55% 1 4.55%
Assim que sair a primeira versão beta 9.09% 2 9.09%
Assim que sair a versão final 31.82% 7 31.82%
Quando as extensões que uso forem compatíveis com a versão final 4.55% 1 4.55%
Passado um bocado de sair a versão final 13.64% 3 13.64%
Não vou fazer o update 0% 0 0%
Não uso Firefox e não vou usar o Firefox 4 9.09% 2 9.09%
Depende de como achar a versão final 27.27% 6 27.27%
Total 22 votos 100%
* Você votou por este item. [Mostrar Resultados]

Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Firefox 4, sai em Novembro, e olhem como vai ser:
18-06-2010, 12:21 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 18-06-2010 12:23 por Morbus.)
Mensagem: #1
Firefox 4, sai em Novembro, e olhem como vai ser:
A data de lançamento é Novembro, mas pode sempre mudar, se as coisas se adiantarem ou atrasarem. Para já está tudo em bom caminho... Entretanto, olhem só algumas das novidades:

Velocidade, estabilidade e segurança
Isto é sempre a melhorar, claro está. Não quero falar muito disto. O ponto fundamental é que vai ser mais rápido que o Firefox 3.6, e não vai crashar por causa de plugins mal feitos (estou a olhar para ti Flash!).

Novo aspecto
Imagens aqui para Windows! Para Linux! E para Mac!

O novo aspecto vai incluir um menu único e unificado (a barra de menus tradicional continua a estar presente, como opção, desactivando o menu único, se preferirmos). Podem ver aqui como vai ser por dentro. Aqui um design inicial que mostra o painel secundário para os submenus.

Vai também incluir uma "Tab Inicial" (Home Tab) permanente ao lado do resto das tabs, que vai revolucionar ligeiramente a noção de página inicial (Home aPage). As páginas iniciais tradicionais continuarão a existir. Podem ver aqui algumas ideias para como vai ser por dentro (no Firefox 4 vai ser mais simples que isso, só em versões futuras é que vai ter funções avançadas. Algo tipo isto).

O Firefox 4 vai trazer também um novo conceito chamado "App Tabs" (Tabs Percistentes), que são umas tabs que ficam abertas entre sessões, são pequenas, e são excelentes para quem tem sempre o Gmail aberto, ou o Twitter ou assim, e não gosta de ter sempre aquilo a ocupar espaço. Como disse, são tabs persistentes (carregam quando abertas pela primeira vez na sessão), e estão protegidas de ser fechadas acidentalmente. O aspecto da tab em si vai ser igual ao da "Tab Inicial", e ficam sempre coladas ao lado esquerdo da barra de tabs.

Uma coisa que já repararam no tema novo com certeza é que as tabs em cima da barra de ferramentas. Isto é para seguir a lei de Fitt, que diz que a interface deve estar organizada de forma hierárquica. Obviamente, o utilizador poderá pô-las em baixo, como anteriormente, se quiser.

Outra coisa que provavelmente também repararam é a inexistência de uma barra de estado, no fundo da janela. No Firefox 4, a barra de estado vai estar escondida por defeito, e a informação do link que temos o rato em cima vai ser mostrada num pequeno popup, no canto do ecrã, tipo o que o Google Chrome faz. Se quisermos por a barra de estado à moda antiga, vai ser possível, obviamente, e ela aparecerá sempre que houverem icons de extensões lá colocados (por nós, manualmente, ou pela extensão, automaticamente).

Outra coisa que o Firefox 4 vai ter é um indicador de carregamento por tab, de forma a que possamos ver quando uma tab está carregada, mesmo quando não a temos aberta. O que vamos ver é um círculo que se "enche" no lugar do icon da tab (tipo aqueles gráficos redondos, tipo tarte). Uma solução muito boa, porque funciona tanto com tabs normais como com tabs persistentes. O círculo animado dá lugar ao icon da tab assim que esta estiver carregada.

Outra novidade muito interessante é a reformulação das notificações que o browser dá ao utilizador. Em vez de ser uma barra no topo da página que mexe na página em si e não é muito fácil de usar, o Firefox 4 vai ter algo que podem ver aqui.

A par disto, surge também uma incrível novidade chamada "Gestor de Contas". Esta função está relacionada com mais uma proposta da Mozilla para um standard da web, que será lançado, provavelmente, a par de tecnologias como o HTML5. Podem ver imagens aqui. Este gestor de contas (o nome ainda é temporário) permitirá ao utilizador criar uma conta num site que seja feito de acordo com os standards, fazer login facilmente, sair da conta, mudar de conta, tudo dentro do browser, sem ter que andar à procura dos botões dentro do site, que, como sabemos, mudam de sítio de site para site.

Este gestor de contas não deve ser confundido com o novo "Gestor de Perfis", que permitirá ao utilizador do Firefox partilhar o seu Firefox mais facilmente com diferentes pessoas, sem ter que partilhar a sua informação pessoal. Este gestor de perfis vai ser local, e não vai estar ligado à internet (funcionará semelhante ao gestor de perfis actual, mas desta vez vai ser mais fácil de aceder). O que estará ligado à internet, vai ser a nova função de sincronização entre computadores, que já podem ter através da extensão Firefox Sync. Esta função virá por defeito no Firefox 4 (e será opcional, como é óbvio), e funcionará com os serviços Firefox para computador, telemóvel e iPhone/iPad. Podem ver aqui como o ecrã de login/signin será, mais ou menos.

Também para o Firefox 4, vai haver uma maneira mais fácil de gerir as permissões que cada site tem. Podem ver a explicação e solução do problema (incluindo imagens da nova interface) aqui.

Claro, também vai haver um novo gestor de add-ons, mais funcional e melhor integrado com o Firefox. Podem ver imagens dele aqui. Ainda está a ser aperfeiçoado, portanto o resultado final não vai ser exactamente igual, mas dá para dar uma ideia.

A par deste novo gestor, vai também chegar um novo conceito de interface integrada no browser. Ou seja, quando abrirem as opções, ou o gestor de bookmarks, ou, sei lá, os downloads, vão ver essa interface numa nova tab, e não num popup que pode ser facilmente escondido pela janela principal, especialmente em sistemas operativos como o Windows 7 ou Mac OS. Podem ver imagens de como isto será aqui. Contem também com um ecrã de opções mais simples de utilizar e navegar, apesar de para já ainda só eu ter apresentado propostas. Mas estou em contacto com o Horlander, e as coisas vão bem. A tecnologia já está lá toda, só falta implementação.

Coisas ténicas
A par de todas estas coisas, vão também surgindo coisas mais técnicas e específicas. Coisas como:

- uma reformulação de como o histórico de downloads é armazenado;
- o Firefox diz-nos quando estamos a escrever um link e já temos um link assim aberto;
- um parser optimizado para HTML5 (o primeiro do mercado);
- WebSockets;
- plugins diferenciados do Firefox (já para a versão 3.6.4), para que não o crashem;
- um inspector de sites (tipo FireBug, mas mais simples) integrado;
- aceleração por hardware para gráficos;
- melhorias na performance em termos de scrolling (e não só, isto vai ser uma aceleração massiva em termos de imagens na internet) com retained layers.

E mais coisas, como seria de esperar. Para os mais interessados que queira fazer o download da versão de desenvolvimento mais recente, podem fazer o download aqui (ainda chamado 3.7, mas isso é só de nome), actualizado todos os dias. Muitas das novidades já estão nas versões alfa, mas ainda faltam várias coisas. A versão beta1 deve sair no final deste mês, e a partir da versão beta2 a tecnologia já vai estar completa e é só uma questão de acabamento e implementação.

A versão 4.0 vai ser a primeira grande versão do Firefox, desde que o Firefox 3.0 saiu, em Junho de 2008, já que as versões 3.5 e 3.6 não foram mais que uns ajustes pequenos.

Com este foco na experiência de utilização, a Mozilla aprendeu com o Chrome que o aspecto moderno conta para muita gente, e pretende forçar a competição a evoluir mais rápido em termos de experiência de utilização, especialmente no caso do Internet Explorer e do Google Chrome.

Digam de vossa justiça.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
18-06-2010, 14:35
Mensagem: #2
RE: Firefox 4, sai em Novembro, e olhem como vai ser:
Parece que vão alterar umas quantas coisas que já achava que deviam ter sido alteradas há muito tempo. De forma alguma vou largar o Opera, mas acho que este Firefox está mais atractivo, pelo menos para mim.

Vamos é ver se não é um papa-recursos como as últimas versões.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
18-06-2010, 14:54
Mensagem: #3
RE: Firefox 4, sai em Novembro, e olhem como vai ser:
(18-06-2010 14:35).mechanism Escreveu:  Parece que vão alterar umas quantas coisas que já achava que deviam ter sido alteradas há muito tempo. De forma alguma vou largar o Opera, mas acho que este Firefox está mais atractivo, pelo menos para mim.

Vamos é ver se não é um papa-recursos como as últimas versões.
http://lifehacker.com/5457242/browser-sp...extensions
http://dotnetperls.com/chrome-memory

Papa recursos? Duvido... Deves ter é o Firefox cheio de extensões mal cheirosas tipo AVG safe search e Google Toolbar... :\
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-06-2010, 20:29
Mensagem: #4
RE: Firefox 4, sai em Novembro, e olhem como vai ser:
(18-06-2010 14:54)Morbus Escreveu:  Papa recursos? Duvido... Deves ter é o Firefox cheio de extensões mal cheirosas tipo AVG safe search e Google Toolbar... :\

Obviamente que esta versao vai consumir mais recursos que as versoes anteriores. Isso acontece sempre que se adicionam mais funcionalidades, melhoram-se outras, etc. A unica forma de isso nao acontecer, e' apenas corrigir pequenos erros e mudar o theme. Coisa que esta versao nao faz, pelo que mostraste. Quando algum browser fizer tudo o que o Firefox faz e com menos recursos, entao podem chamar o firefox de papa-recursos.

Mas pelo que mostraste aqui - excelente descricao das funcionalidades do Firefox 4 -, vai ser uma grande melhoria. A simplicidade do theme, semelhante ao Google Chrome (boas ideias sao sempre bem vindas), a App Tabs, que parece tambem bem interessante, talvez deixe de precisar de usar sempre o Session Manager.

"Gestor de Contas", tambem. E' irritante estar sempre a procurar o nome, icon, em cima da pagina, no lado, em baixo, com um nome, com outro... ter essa opcao sera' excelente. Um local apenas! Depois vai ser so' preciso os sites adaptarem a especificacao e os outros browsers tambem.

Quando estiver em Windows vou instalar as versoes pre-final para ir-me adaptando. Ja' andei 'a procura da versao para o Ubuntu, mas pode ser que tenha que ser 'a patada, ou com melhor pesquisa, ou vou adiar para evitar problemas: ja' tive duas versoes do Firefox 3.5 e 3.6 e foi um trabalho para uma ou a outra funcionar. (solucao foi remover tudo e instalar apenas a 3.6). Mas pronto, acontece!

Mais uma vez, excelente descricao do Firefox 4. Muito detalhado e com bons links.

Fiquem Bem!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-06-2010, 21:19 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-06-2010 21:20 por .mechanism.)
Mensagem: #5
RE: Firefox 4, sai em Novembro, e olhem como vai ser:
(18-06-2010 14:54)Morbus Escreveu:  
(18-06-2010 14:35).mechanism Escreveu:  Parece que vão alterar umas quantas coisas que já achava que deviam ter sido alteradas há muito tempo. De forma alguma vou largar o Opera, mas acho que este Firefox está mais atractivo, pelo menos para mim.

Vamos é ver se não é um papa-recursos como as últimas versões.
http://lifehacker.com/5457242/browser-sp...extensions
http://dotnetperls.com/chrome-memory

Papa recursos? Duvido... Deves ter é o Firefox cheio de extensões mal cheirosas tipo AVG safe search e Google Toolbar... :\

Google Toolbar? ROTFL

Tenho o firefox sem nada de extras, tal como disse nem é o meu browser diário. Para além de que é uma das coisas que costumam usar para favorecer o firefox mas é aquela à qual eu nunca dei uso. Até podem existir bons add-ons, mas gosto de usar um programa que venha bem preparado de origem, e não andar a carregá-lo com milhentas outras coisas.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-06-2010, 22:28 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-06-2010 22:30 por Morbus.)
Mensagem: #6
RE: Firefox 4, sai em Novembro, e olhem como vai ser:
(20-06-2010 20:29)Elias_REC Escreveu:  Mais uma vez, excelente descricao do Firefox 4. Muito detalhado e com bons links.

Obrigado Smile

(20-06-2010 21:19).mechanism Escreveu:  Google Toolbar? ROTFL

Tenho o firefox sem nada de extras, tal como disse nem é o meu browser diário. Para além de que é uma das coisas que costumam usar para favorecer o firefox mas é aquela à qual eu nunca dei uso. Até podem existir bons add-ons, mas gosto de usar um programa que venha bem preparado de origem, e não andar a carregá-lo com milhentas outras coisas.

Aposto que o teu processador de texto é o WordPad, e que o único tipo de letra que usas é o Times New Roman.

Que é que o vem de origem LOL

Não modificar a maneira como o nosso software funciona é como andar sempre em primeira num carro. Anda, mas não anda como queremos... Mr Green

BTW, se não tens extensões e tens problemas de RAM, vê os plugins, que também são add-ons. O Flash em particular está sempre a dar problemas deste género (que serão mitigados com o Firefox 3.6.5 e com o Firefox 4, graças à sandbox que se mete nos plugins). Ou então tens o PC com malware e nem sabes... Então quando, por exemplo, o Firefox 3.5 funciona 5 estrelas e faz-se o update para o 3.6, sem add-ons, e dá problemas, é certinho e sabidinho que há qualquer malware instalado que não é compatível com o Firefox 3.6... Ah pois é, o spyware também precisa de ser actualizado LOL
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-06-2010, 23:34
Mensagem: #7
RE: Firefox 4, sai em Novembro, e olhem como vai ser:
Citar:(...) gosto de usar um programa que venha bem preparado de origem (...)

Citar:(...) Aposto que o teu processador de texto é o WordPad, e que o único tipo de letra que usas é o Times New Roman.

Que é que o vem de origem LOL (...)

Qual a relação entre o teu argumento e aquilo que disse, mesmo?

Estás a esquecer-te que eu uso o browser que é mais rápido que uma batata! Qualquer argumento é inválido. lol
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)