Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Peopleware em Timor-Leste
04-07-2010, 15:24
Mensagem: #1
Peopleware em Timor-Leste
Boas malta,

Seguindo o tópico do hermano, em que fala de ideias para ajuda para Montar um Centro de Formação em Informática, eu gostaria de pedir a toda a comunidade Peopleware a colaboração para esta iniciativa.

Quem ainda não está a par do que se trata, é favor dar um saltinho a este link e ler o post do hermano para estar ao corrente.


Gostaria de propor a criação de um grupo Peopleware para começar a discutir ideias para elaboração do centro de formação em Timor-Leste.

Poderia ser planeado todo os requisitos de hardware e software, mais as planificações das salas, enfim toda a logística para levar ao sucesso este centro de formação.

Que acham? Estariam interessados, ou isto não passa de mais uma ideia humana para levar o conhecimento aos países mais pobres?

Se acham que é a 2ª hipótese então vamos tentar fazer dessa ideia uma realidade....

Website: iCarneiro | Twitter: ycarneiro
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-07-2010, 16:12
Mensagem: #2
RE: Peopleware em Timor-Leste
Gostaria de participar nesta iniciativa.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-07-2010, 16:34
Mensagem: #3
RE: Peopleware em Timor-Leste
A ideia principal seria planear as salas, equipamentos necessários, software a requisitar, etc.

Website: iCarneiro | Twitter: ycarneiro
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-07-2010, 22:28
Mensagem: #4
RE: Peopleware em Timor-Leste
Podemos fazer algo "único", fazia-mos reciclagem a computadores velhos, é "fácil" adquirir esse tipo de maquinas velhas, nas universidades por exemplo, se falar-mos com os docentes e explicar-mos tudo direitinho eles ajudam, e depois instalávamos o Linux nessas maquinas.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-07-2010, 23:32
Mensagem: #5
RE: Peopleware em Timor-Leste
Viva,
sou leitor do pplware a muito tempo, mas só agora me inscrevi no forum
e encontrei logo este post sobre Timor
Não sei como, mas gostava de colaborar, o meus conhecimentos de informática são poucos
no entanto, já estive em Timor durante 7 longos meses ao serviço das nações unidas. E tinha muito gosto em participar de alguma forma neste projecto, pois foi uma experiencia unica a minha "missão" em Timos.
Cumprimentos
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-07-2010, 01:16
Mensagem: #6
RE: Peopleware em Timor-Leste
(04-07-2010 22:28)ark15 Escreveu:  Podemos fazer algo "único", fazia-mos reciclagem a computadores velhos, é "fácil" adquirir esse tipo de maquinas velhas, nas universidades por exemplo, se falar-mos com os docentes e explicar-mos tudo direitinho eles ajudam, e depois instalávamos o Linux nessas maquinas.

Isso era muito fixe! Mas tenho ideia que o papel burocrático neste tipo de situações é bastante incomodo... pelo que não é muito fiável...!


Seria melhor mesmo orçamentar pcs novos....

Website: iCarneiro | Twitter: ycarneiro
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-07-2010, 01:20
Mensagem: #7
RE: Peopleware em Timor-Leste
Também sou apologista de pegar em maquinas que tenhamos arrumadas, peças, seja o que for e doar tudo isso. Há muito material bom que por vezes fica ao abandono ou são simplesmente jogados no lixo.

Se houver forma de fazer isso chegar lá era mesmo excelente!

[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-07-2010, 01:23
Mensagem: #8
RE: Peopleware em Timor-Leste
pois... toda a logística seria um pouco trabalhosa e dedicada....! Não sei se existe recursos humanos para tal....!

A minha ideia era mais rudimentar:

- Fazer todo o esquema da sala de formação

Requisitos, nr de pcs, routers, switchs, etc.

Planear toda a sala para quem fosse la montar, pegar no esquema feito por nós e começar a trabalhar...!

Website: iCarneiro | Twitter: ycarneiro
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-07-2010, 09:49
Mensagem: #9
RE: Peopleware em Timor-Leste
Bem pela minha parte, consigo arranjar sempre algumas máquinas que vão de uma forma ou de outra para o lixo e que são de clientes.
Temos um contentor enorme na entrada da loja onde as pessoas colocam bens electrónicos que na maioria das vezes ainda funcionam mas que já não tem utilidade.
Acho que podia-mos criar uma espécie de "folheto" onde promovia-mos a ideia de as pessoas doarem os seus bens informáticos que já não usam e que não tem utilidade.
Se quiserem, no meu caso consigo meter pelo menos duas ou três empresas ao barulho com relativa facilidade. (Grandes superfícies) Smile
É apenas definir uma estratégia para depois colocar em prática.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-07-2010, 00:51 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 06-07-2010 01:11 por hermano.)
Mensagem: #10
RE: Peopleware em Timor-Leste
(04-07-2010 15:24)xOy Escreveu:  Boas malta,

Seguindo o tópico do hermano, em que fala de ideias para ajuda para Montar um Centro de Formação em Informática, eu gostaria de pedir a toda a comunidade Peopleware a colaboração para esta iniciativa.

Quem ainda não está a par do que se trata, é favor dar um saltinho a este link e ler o post do hermano para estar ao corrente.


Gostaria de propor a criação de um grupo Peopleware para começar a discutir ideias para elaboração do centro de formação em Timor-Leste.

Poderia ser planeado todo os requisitos de hardware e software, mais as planificações das salas, enfim toda a logística para levar ao sucesso este centro de formação.

Que acham? Estariam interessados, ou isto não passa de mais uma ideia humana para levar o conhecimento aos países mais pobres?

Se acham que é a 2ª hipótese então vamos tentar fazer dessa ideia uma realidade....

Boa noite. Estive dois dias sem puder cá vir porque foi aprovado um projecto - preparar até 5 pessoas por ano com mais de 23 que tenham disponibilidade para ir um ano para Timor-Leste trabalhar connosco, missionários católicos - no qual me empenhei ao longo de 18 meses, de modo que estive a "festejar" com a introdução das correcções propostas.

E foi com surpresa e emoção que vi que vocês acolheram o meu desafio e isto começou a andar para a frente. A todos, a minha mais profunda gratidão e, desde já, me comprometo a enviar para este fórum fotografias da sala de informática logo que esta esteja montada, espero que até ao final do próximo ano, mas isso vai depender do orçamento para a construção do espaço físico. Ainda teremos de pensar se construímos apenas uma sala se mesmo um pequeno centro de informática com mais salas que, eventualmente, poderá ser usado também para o ensino de português e inglês. Mas quanto melhor o projecto que eu apresentar com a vossa ajuda, maior a probabilidade de se conseguir construir uma coisa "de futuro".
Já tenho data de regresso a Timor-Leste marcada: 22 de Setembro.

Cumprimentos missionários para todos
(04-07-2010 23:32)albertini Escreveu:  Viva,
sou leitor do pplware a muito tempo, mas só agora me inscrevi no forum
e encontrei logo este post sobre Timor
Não sei como, mas gostava de colaborar, o meus conhecimentos de informática são poucos
no entanto, já estive em Timor durante 7 longos meses ao serviço das nações unidas. E tinha muito gosto em participar de alguma forma neste projecto, pois foi uma experiencia unica a minha "missão" em Timos.
Cumprimentos

Albertini,
como está!?
Esteve ao serviço das Nações Unidas mas não como agente de segurança, certo? Tenho a ideia que, pelo menos a GNR, era uma força independente que respondia directamente ao gabinete do Primeiro Ministro. A impressão que tenho dos nossos militares é a melhor! Existe uma grande camaradagem entre todos. Quando vim a Portugal em Agosto de 2007 ninguém circulava na estrada que dá acesso ao aeroporto porque o ambiente estava tenso por causa das recentes eleições e foi o Capitão Marcos que fez o favor de me dar boleia num jipe blindado com que eles fazem a ronda e procuravam garantir a segurança. Bom mas agradeço todo o apoio "sapiencial" que possa dar a este projecto. É uma forma maravilhosa de missão esta que estais a usar.
(05-07-2010 01:23)xOy Escreveu:  pois... toda a logística seria um pouco trabalhosa e dedicada....! Não sei se existe recursos humanos para tal....!

A minha ideia era mais rudimentar:

- Fazer todo o esquema da sala de formação

Requisitos, nr de pcs, routers, switchs, etc.

Planear toda a sala para quem fosse la montar, pegar no esquema feito por nós e começar a trabalhar...!

Penso que a possibilidade de se orçamentar computadores novos é mais fácil; por outro lado, pegar em pc's usados e fazer upgrades e prepará-los para serem utilizados no centro de informática se calhar dá mais "pica" aqui ao "People-ware" e consegue-se a parte do hardware muito mais barato, dando uma margem de manobra orçamental maior para a construção do espaço físico.
Não sei... e por isso é que preciso que vocês se entendam (eh eh) quanto ao que será melhor.
Mas se for para enviar material usado, teríamos de ter a garantia que foi feito, por exemplo, um bom upgrade da memória, que as ventoinhas estão a funcionar, para dar o maior número de garantias possível de que não vai avaria logo, etc, e isso teria de ser feito uma empresa ou faculdade (como alguém sugeriu), não!?

www.tendadoabraco.com
"Estamos a regressar à casa comum: os povos, as sociedades, as culturas e as religiões. Todos trocamos experiências e valores. Todos nos enriquecemos e nos completamos mutuamente" (L. Boff)
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)