Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Hardware para Media Center
13-07-2010, 13:45
Mensagem: #1
Hardware para Media Center
Ora viva,
está em "fase final de gestação" a ideia de montar um media center cá para casa.

Estou agora na fase final da escolha do Hardware.
O disco rígido, confesso que não é importante, porque posso perfeitamente usar um que tenho aqui. E depois ligar um dos vários externos que igualmente por cá andam.

A minha dúvida é, isto não será "overkill"?
É que isto, sem o disco, vai ficar por cerca de 300€, mais a caixa que não faço ideia se troco ou se uso a que tenho e não me importava de poupar uns trocos, mas queria ter a certeza de que não vou ter um media center a engasgar.

By the way, vai correr Linux, à partida ou Ubuntu, ou outra distribuição que me dê na telha, talvez Mint.

CPU AMD ATHLON II X4 635 (2.9GHZ) BOX SKT AM3
RAM CORSAIR KIT 4GB (2X 2GB) DDR3 1600MHZ CLASSIC (CL9)
HDD WESTERN DIGITAL 1TB SATA II 64MB GREEN
MoBo ASROCK M3A785GMH/128M

Aqui a ideia passava por talvez abdicar dos 4GB de Ram, 2GB é provavel que chegue, ou mesmo o X4, seja demais ... não sei.

Na prática, queria poupar em algum lado, mas não tenho certeza onde posso cortar sem prejudicar muito "a coisa".

Cumps,
JP
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
13-07-2010, 14:58
Mensagem: #2
RE: Hardware para Media Center
Ora viva,
esqueci-me de alguns detalhes (fiz o mail a olhar para o meu excel desactualizado - dropbox desligada hehe)

Tenho duas boards em vista:
ASROCK M3A785GMH/128M
ASUS M4A785TD-M EVO - Socket AM3 - Chipset 785G - Micro ATX

Arranjo ambas ao mesmo preço, porque a Asus está na Pix com desconto, fica em 75€ também.

A nível de CPU's
tenho também duas opções:
AMD ATHLON II X4 635 (2.9GHZ) BOX SKT AM3
AMD PHENOM II X2 550 (3.1GHZ) BOX SKT AM3

O Phenon sempre são menos 12€ e penso que ainda existe a possibilidade de desbloquear os outros 2 cores, alguém confirma please? Ambas as boards darão para fazer isso?

Cumps,
JP
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
13-07-2010, 16:00
Mensagem: #3
RE: Hardware para Media Center
isto é assim, passo do pressuposto que será para ver filmes e afins, certo? ou é para algo mais? e que vais ter isso ligado a um televisor? explica ai mais os detalhes para o que realmente vais utilizar isso.. ate porque já existem máquina baratas e dão para ver filmes em 1080p já preparadas para esse efeito, com o bonus de gastarem bem menos electricidade do que essa máquina que queres montar..

[Imagem: g73rog.jpg]
NOKIA N8 Proud owner Tongue
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
13-07-2010, 16:14 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 13-07-2010 16:31 por JPedrosa.)
Mensagem: #4
RE: Hardware para Media Center
Ora viva,
tens toda a razão Smile

A ideia é usar para ver filmes, gerir as fotos da família, fazer downloads para depois passar para uma pen ou assim.
Igualmente usar como browser na sala, para ver algumas coisas esporádicas.

As máquinas que te estás a referir, provavelmente são algumas que andei a ver com "Atoms" e assim, e aí coloca-se apenas a questão da longevidade. Que dizes?
É que neste momento esta aquisição é para descontinuar o actual media center que já conta com 8 anos Wink

Na altura, um ThunderBird 2100+ também era um pouco overkill, mas por isso é que se aguentou firme 8 anos, hoje não tem capacidade para mastigar filmes em HD, e já tem alguns crashs aleatórios, mas não deixou de prestar serviço de "guerra" durante uns valentes tempos.

Que maquinas sugeres mais direccionadas para media center?
Pode ser que me convenças Wink

edit1: esqueci-me de referir que drives ópticas e leitor de cartões é coisa que já tenho, portanto naturalmente não refiro, porque não preciso.

edit2 : esqueci-me de dizer que também vai ter que dar música ambiente. quer em jantares, quer mesmo quando ando pela casa e gosto de ter música a tocar.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
13-07-2010, 17:06 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 13-07-2010 17:14 por brunomartins.)
Mensagem: #5
RE: Hardware para Media Center
tens a Asus Eee Box... é compacto, e gasta pouca electricidade.. agora dentro dessas existem vários modelos.. uns com leitor dvd, outros com o intel atom dual core, + grafica nvidia ion.. so os discos é que são um pouco pequenos..
por exemplo este modelo Asus Eee Box EB1501U (um pouco carote, perto dos 400 €) mas os specs são fantasticos..

Características:
- Processador Intel Atom 330 Dual Core (1.6GHz)
- Memória 2GB DDR2 800MHz (Exp a 4GB)
- Disco Duro 250GB SATA 5400rpm
- Drive DVDRW Slim Slot-in
- Card Reader SD/SDHC/MS/MS Pro/MMC
- Interface USB3.0
- Placa Gráfica NVIDIA ION 512MB
- Placa Rede Gigabit
- Wireless 802.11b/g/n
- Sistema Operativo Windows 7 Home Premium
- Teclado e Rato Multimédia
- Peso 1.2Kg
- Cor Preto
ora, usb 3.0.. já tens maquina para uns tempo tens.. o disco é que enfim, mas com usb 3.0, e um disco externo que mais se quere.. consegue reproduzir filmes em 1080p, win7 e se não tou em erro linux (ao estilo de express gate) rato, teclado.. tem tudo.. e é bonito.. claro tens outros modelos, mas este é fantástico pelo preço que é..
link do modelo--> http://www.asus.com/product.aspx?P_ID=rNDYk2FYSqxIRqY8
video youtube com a demonstração--> http://www.youtube.com/watch?v=Pur-WDGSkCo este video não é o melhor, porque esta versão que está em linux, não tem a acelaração por hardware a placa grafica.. (acho que agora ja existe um update da asus para isso)

[Imagem: g73rog.jpg]
NOKIA N8 Proud owner Tongue
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
13-07-2010, 17:11 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 13-07-2010 17:16 por JPedrosa.)
Mensagem: #6
RE: Hardware para Media Center
many thanks, era mesmo desses pc's que estava a falar.
estou realmente baralhado.

A questão a pesar na balança aqui é:
eeeBox custam mais do que os componentes que vou comprar que ficam por 300€ ( o asus mais barato está nos 330€).
eeeBox é claramente mais bonito que a caixa que tenho
eeeBox gasta menos electricidade que o setup que estou a considerar.

o "meu" setup, tem muito mais capacidade de processamento, muito mais capacidade de disco, melhor audio, compatibilidade garantida com Linux...

opções opões ...

edit1: já levei uns meses a considerar HTPC versus consola chipada lolol, depois umas semanas no hardware lolol
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
13-07-2010, 17:21 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 13-07-2010 17:22 por brunomartins.)
Mensagem: #7
RE: Hardware para Media Center
da uma vista de olhos nesta loja (eles também enviam por correio) tem bons preços..
link --> http://www.novoatalho.pt/Products.aspx?CategoryId=345
agora tens de ver o que mais te dá jeito.. para aquilo que queres a capacidade de processamento não sei se te vai fazer alguma diferença.. e esse atom dual core não é mau..
agora o preço ja é aquela base.. uma coisa que pesa (no meu ponto de vista) é o usb 3.0, o que é uma mais valia, especialmente quando for altura de utilizar discos externos.. tens de pesar aquilo que mais te interessa, porque não tou a ver que grafica queres usar no teu desktop, mas uma minimamente decente para ver filmes em 1080p, ja te custa algumas coroas, o que vai te elevar o preço para igual a esta máquina..
ah, a asus anda a apostar muito em linux, e no video que te mostro, ele ta a correr uma versão linux para esta máquina..

[Imagem: g73rog.jpg]
NOKIA N8 Proud owner Tongue
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
13-07-2010, 17:30
Mensagem: #8
RE: Hardware para Media Center
(13-07-2010 17:21)brunomartins Escreveu:  da uma vista de olhos nesta loja (eles também enviam por correio) tem bons preços..
link --> http://www.novoatalho.pt/Products.aspx?CategoryId=345
agora tens de ver o que mais te dá jeito.. para aquilo que queres a capacidade de processamento não sei se te vai fazer alguma diferença.. e esse atom dual core não é mau..
agora o preço ja é aquela base.. uma coisa que pesa (no meu ponto de vista) é o usb 3.0, o que é uma mais valia, especialmente quando for altura de utilizar discos externos.. tens de pesar aquilo que mais te interessa, porque não tou a ver que grafica queres usar no teu desktop, mas uma minimamente decente para ver filmes em 1080p, ja te custa algumas coroas, o que vai te elevar o preço para igual a esta máquina..

Isto tem uma Radeon 4200 integrada que faz 1080p na boa. já recolhi bastante info sobre a performance desta gráfica integrada e estou à vontade com isso.

Aliás, esse é um upgrade que o eeeBox não permite, de hoje para amanhã sai um formato novo de compressão HD, ou outra porra qualquer e no eeeBox fico apeado, neste, desligo a vga integrada e comprou uma placa dedicada.

Por acaso não me lembrei de ver a NovoAtalho, mas ando a ver na Globaldata, e os componentes são lá mais baratos, os eeeBox é esquisito comparar porque nenhum tem os mesmos modelos ... Sad
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
13-07-2010, 17:34
Mensagem: #9
RE: Hardware para Media Center
Pronto disseste tudo agora, são opções.... as Box's ficam caras e não têm grande performance em comparação. mas podem compensar pelo tamanho que têm.

Quanto aos Phenom, sim dão para desbloquear mas depende da motherboard e pelo que sei só cerca de 50-60% dos processadores dão para desbloquear e só os Phenon.

ASUS M4A785TD-M EVO a ASROCK não encontrei informação.

Mas um X2 ou um X3 fica-te mais em conta e serve perfeitamente.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
13-07-2010, 17:50 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 13-07-2010 17:53 por brunomartins.)
Mensagem: #10
RE: Hardware para Media Center
(13-07-2010 17:30)JPedrosa Escreveu:  
(13-07-2010 17:21)brunomartins Escreveu:  da uma vista de olhos nesta loja (eles também enviam por correio) tem bons preços..
link --> http://www.novoatalho.pt/Products.aspx?CategoryId=345
agora tens de ver o que mais te dá jeito.. para aquilo que queres a capacidade de processamento não sei se te vai fazer alguma diferença.. e esse atom dual core não é mau..
agora o preço ja é aquela base.. uma coisa que pesa (no meu ponto de vista) é o usb 3.0, o que é uma mais valia, especialmente quando for altura de utilizar discos externos.. tens de pesar aquilo que mais te interessa, porque não tou a ver que grafica queres usar no teu desktop, mas uma minimamente decente para ver filmes em 1080p, ja te custa algumas coroas, o que vai te elevar o preço para igual a esta máquina..

Isto tem uma Radeon 4200 integrada que faz 1080p na boa. já recolhi bastante info sobre a performance desta gráfica integrada e estou à vontade com isso.

Aliás, esse é um upgrade que o eeeBox não permite, de hoje para amanhã sai um formato novo de compressão HD, ou outra porra qualquer e no eeeBox fico apeado, neste, desligo a vga integrada e comprou uma placa dedicada.

Por acaso não me lembrei de ver a NovoAtalho, mas ando a ver na Globaldata, e os componentes são lá mais baratos, os eeeBox é esquisito comparar porque nenhum tem os mesmos modelos ... Sad

são opções... e num desktop isso é verdade, podes fazer um upgrade facilmente.. agora cabe a ti decidir aquilo que queres..
não esquecer que a eee box possivelmente é mais "portavel" e bonita..
review desse modelo--> http://netbooked.net/netbook-reviews/rev...01-review/

[Imagem: g73rog.jpg]
NOKIA N8 Proud owner Tongue
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)