Problema provável de Hardware - PC bloqueia sem causa aparente
|
31-08-2010, 14:06
Mensagem: #21
|
|||
|
|||
RE: Problema provável de Hardware - PC bloqueia sem causa aparente
já fizes-te o teste as memórias ram? usa o memtest86..
NOKIA N8 Proud owner |
|||
31-08-2010, 14:42
Mensagem: #22
|
|||
|
|||
(31-08-2010 14:06)brunomartins Escreveu: já fizes-te o teste as memórias ram? usa o memtest86.. Olá brunomartins, Por acaso sempre tive curiosidade sobre esse mesmo memtest86, em que consiste todo o processo, apenas copia código de posição em posição e verifica se existe erros na leitura do valor nessa posição, é isso? Até hoje ainda não usei essa ferramenta, apesar de a ter nos CD/DVD's das mais variadas distribuições de Linux e até no Hirens, penso eu Cumprimentos! wolfytuga Para o que der e vier... emachines E520 | Intel Celeron 2.0GHz | 32/64bit | RAM 2GB | HD 160GB | Intel Mobile 4 Express, 64MB → 1GB |
|||
31-08-2010, 22:12
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 31-08-2010 23:07 por brunomartins.)
Mensagem: #23
|
|||
|
|||
esse programa verifica se existem problemas nas memórias.. deves saber que existem endereços de memória nas rams (os programas são escritos de maneira a utilizar esses endereços o mais eficientemente possível), e esses endereços são fixos, ou seja se por algum motivo os endereços começarem-se a misturar entre eles (os electrões saltarem inadvertidamente entre eles devido ao desgaste ou defeito de fabrico) isso vai trazer enormes problemas, podendo começar com a falta ou degradação da performance, ou o computador não conseguir funcionar devido aos endereços estarem todos corrompidos..
mas tirado de outro sitio, como realmente funciona.. " "Teste 0 [Address test, walking ones, no cache]: Simplesmente testa o acesso a todos os endereços da memória, algo semelhante com o que o BIOS faz na contagem de memória durante o boot. Serve mais para checar a quantidade de memória disponível. Teste 1 [Moving Inv, ones&zeros, cached]: Escreve bits 1 e depois bits 0 em todos os endereços da memória. Este algoritmo também utiliza os caches L1 e L2 do processador. É um teste rápido que serve apenas para verificar erros mais grosseiros. Teste 2 [Address test, own address, no cache]: Este teste é semelhante ao 1, mas adota uma estratégia diferente, ele checa os endereços e não apenas os dados. Isso permite detectar problemas de endereçamento no módulo. Outra diferença é que este teste é feito sem utilizar os caches do processador. Teste 3 [Moving inv, 8 bit pat, cached]: É aqui que os testes para detectar erros mais complexos começam. O terceiro teste escreve seqüências de dados de 8 bits, repetindo o teste 20 vezes com seqüências diferentes. Teste 4 [Moving inv, 32 bit pat, cached]: Os dados gravados em cada bit de memória são lidos e movidos para o endereço adjacente. É mais ou menos uma combinação dos três testes anteriores, pois testa o endereçamento, leitura e escrita de dados. A operação é repetida 32 vezes no total, para testar todas as combinações possíveis. Este teste detecta um tipo de erro muito comum que é a "contaminação" de endereços. Isto ocorre quando por um defeito de fabricação o isolamento elétrico entre duas ou mais células de memória fica muito fino, permitindo que os elétrons saltem de um para o outro. Isso faz com que ao gravar um dos bits o outro também seja gravado com o mesmo valor. Esse tipo de problema pode ser bastante intermitente, acontecendo apenas quando o segundo bit estiver com um valor zero, ou apenas exporadicamente. Teste 5 [Block move, 64 moves, cached]: É um pouco mais rigoroso que o teste 4. Continua movendo dados de um endereço para outro da memória " EDIT: isso é uma das coisas que já devias ter testado, já me passou pelas mãos um computador que se andava a arrastar (lento como tudo) até que deixou de funcionar.. o problema? memória ram.. meti umas novas e o computador parecia voar (isto segundo o dono dele ) NOKIA N8 Proud owner |
|||
01-09-2010, 10:38
Mensagem: #24
|
|||
|
|||
(31-08-2010 22:12)brunomartins Escreveu: esse programa verifica se existem problemas nas memórias.. deves saber que existem endereços de memória nas rams (os programas são escritos de maneira a utilizar esses endereços o mais eficientemente possível), e esses endereços são fixos, ou seja se por algum motivo os endereços começarem-se a misturar entre eles (os electrões saltarem inadvertidamente entre eles devido ao desgaste ou defeito de fabrico) isso vai trazer enormes problemas, podendo começar com a falta ou degradação da performance, ou o computador não conseguir funcionar devido aos endereços estarem todos corrompidos.. Esta primeira parte era desnecessária para mim, eu como Electrotécnico já usei muito a RAM, ROM e EPROM com um Intel 8085, só tenho pena de não ter trabalhado com as memórias Flash Quanto às memórias RAM até posso dizer mais, existem dois tipos de RAM: - SRAM - Static RAM - são memórias do tipo flip-flop, são mais simples mas têm a desvantagem de consumir mais e aquecer mais, mas não requerem grande manutensão por parte de hardware externo às mesmas. São mais usadas como Cache; - DRAM - Dynamic RAM - são memórias do tipo condensador, são mais complexas porque requerem refrescamento dos seus dados, são um pouco mais lentas que as SRAM, mas não consome tanto e aquece menos. (31-08-2010 22:12)brunomartins Escreveu: mas tirado de outro sitio, como realmente funciona.. Era isto mesmo que eu queria saber, sem dúvida, depois destes processos todos, fica bem mais simples saber se o problema está na memória ou não (31-08-2010 22:12)brunomartins Escreveu: EDIT: Foi mesmo por falta de tempo e até agora ainda não detectei algo que possa ter como causa a memória. Mas assim que tiver a oportunidade de testar, decerto que testarei wolfytuga Para o que der e vier... emachines E520 | Intel Celeron 2.0GHz | 32/64bit | RAM 2GB | HD 160GB | Intel Mobile 4 Express, 64MB → 1GB |
|||
01-09-2010, 13:35
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 01-09-2010 13:36 por TiagoR.)
Mensagem: #25
|
|||
|
|||
Boas... uma pequena contribuição, em raros casos vi problemas de ram's queimadas, quase todos os casos se tratava mesmo de maus contactos, algo que faço sempre é limpar os contactos das ram's com uma simples borracha para lapis (não daquelas abrasivas para caneta), os contactos nas ram's são de cobre, que com o tempo/humidades/pó etc cria oxidação e pode causar uns crashes manhosos.
No que toca a boards Asrock, pela minha experiençia pessoal deixam muito a desejar no que toca a fiabilidade, e sobretudo durabilidade, quase que apostava um café em como a board em questão já têm um ou dois (ou mais) condensadores a dar o "berro"... Os condensadores são os componentes cilindricos com um topo metalico... dá uma vista de olhos por eles todos, eles deverão ter um topo liso. no topo vês tambem a indentação como que uma marca/corte na chapa (no caso de haver problemas o condensador têm tendençia a "inchar" e rasga por essa marca... notando-se um "babar" do óleo do seu interior). Se notares algum que o topo está arredondado... :/ Mas começa mesmo por dar uma limpeza nas rams, espero que resolvas o teu problema, vai dando noticias. |
|||
01-09-2010, 14:38
Mensagem: #26
|
|||
|
|||
(01-09-2010 13:35)TiagoR Escreveu: Boas... uma pequena contribuição, em raros casos vi problemas de ram's queimadas, quase todos os casos se tratava mesmo de maus contactos, algo que faço sempre é limpar os contactos das ram's com uma simples borracha para lapis (não daquelas abrasivas para caneta), os contactos nas ram's são de cobre, que com o tempo/humidades/pó etc cria oxidação e pode causar uns crashes manhosos. (...) Por acaso, eu comecei a ter alguns problemas com esta placa após 1 ou 2 meses da sua compra, a anterior (uma MSI) queimou e ao mandar arranjar colocaram-me a ASRock. Por vezes dava falha no arranque e lá aparecia uma mensagem da Bios, AMD, a indicar que o sistema tinha falhado o arranque por variadas vezes. Formatei, já que a versão do Windows XP que me instalaram era um pouco manhosa, vi que se aguentava e pronto. Depois ao fim de algum tempo começou a manifestar um problema semelhante ao aqui mencionado e alterei a RAM de lugar (na altura ainda tinha apenas 256MB) e quanto a folgas, posso dizer que esta placa tem umas boas slots, porque as placas ficam bem presas. Já com a MSI, de 2 em 2 meses tinha de fazer algo semelhante ao que referes, porque a RAM não estava muito bem presa e tinha tendência para acumular alguma sujidade nos contactos. Só um pequeno reparo quanto aos condesadores, aquele que referes - condensador polarizado - quando abre liberta ácido e não óleo, pois quando estes se estragam libertam ácido úrico (daí o cheiro característico quando estes rebentam), e os entalhes referidos é a válvula de escape, para evitar que o condensador ao estragar-se não rebente para os lados, protegendo os circuitos que estejam na sua lateral. wolfytuga Para o que der e vier... emachines E520 | Intel Celeron 2.0GHz | 32/64bit | RAM 2GB | HD 160GB | Intel Mobile 4 Express, 64MB → 1GB |
|||
01-09-2010, 18:44
Mensagem: #27
|
|||
|
|||
(01-09-2010 10:38)wolfytuga Escreveu: Esta primeira parte era desnecessária para mim, eu como Electrotécnico já usei muito a RAM, ROM e EPROM com um Intel 8085, só tenho pena de não ter trabalhado com as memórias Flashlol.. se soubesse tinha-te poupado a essa parte.. lool.. para quem gosta de programação isso interessa, para quem não gosta (tipo eu, não tenho a paciência necessária para fazer um programa) dá sono NOKIA N8 Proud owner |
|||
02-09-2010, 21:55
Mensagem: #28
|
|||
|
|||
UPDATE.. se a ram estiver em condições tenho outra ideia para o teu problema....
pelos vistos o windows 7 existe um problema entre o processo Lsass.exe e o Rdbss.sys Citar:An issue has been founded where a computer that is running Windows Server 2008 R2 or Windows 7 stops responding randomly and freeze for no reason (KB2265716). a resolução ainda não foi devidamente testada, mas ja existe um hotfix beta.. link--> http://support.microsoft.com/hotfix/KBHo...kbln=en-us ps: escolher a versão que se quer e inserir um email.. a microsoft depois manda um link para o download e a password para descomprimir o ficheiro.. NOKIA N8 Proud owner |
|||
02-09-2010, 22:15
Mensagem: #29
|
|||
|
|||
(02-09-2010 21:55)brunomartins Escreveu: UPDATE.. se a ram estiver em condições tenho outra ideia para o teu problema.... Eu nos portáteis que têm o Windows 7, a partir de uma actualização começou a apresentar alguns problemas com alguns programas, nomeadamente jogos, que requerem o rundll32.exe, este fica pendurado e começa a provocar lentidão e até mesmo paragens ao programa que faz uso dele. Já mais alguém teve esse problema? wolfytuga Para o que der e vier... emachines E520 | Intel Celeron 2.0GHz | 32/64bit | RAM 2GB | HD 160GB | Intel Mobile 4 Express, 64MB → 1GB |
|||
05-09-2010, 16:24
Mensagem: #30
|
|||
|
|||
(02-09-2010 22:15)wolfytuga Escreveu:engraçado, reparei agora que o GRID usa o rundll32.exe.. a adivinha, esta-me sempre a crashar/congelar/não encerra/etc.. vou procurar a ver se existe algo para isso..(02-09-2010 21:55)brunomartins Escreveu: UPDATE.. se a ram estiver em condições tenho outra ideia para o teu problema.... NOKIA N8 Proud owner |
|||
« Mais Antigo | Mais Recente »
|
Utilizadores a ver este tópico: 8 Visitante(s)