Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 4 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Como instalar aplicações do Linux?
03-11-2010, 11:53
Mensagem: #1
Como instalar aplicações do Linux?
Bom Dia! Como utilizador recente do Linux (Mint) tenho dúvidas (muitas), como instalar correctamente aplicações que não estão da aplicação! Sei que o terminal é uma ferramenta poderosa mas tenho algum "receio" de fazer "mal". Se alguém me poder ajudar, desde de já, agradeço!

Off Topic: Sou utilizador do win desde da sua existência, mas digo já, que o linux é muito, mas muito melhor. + leve, + rápido, + soluções, etc, etc.
Tenho o Linux (Mint) instalado e o menu inicial é 5*. Podemos configurar tudo à medida o que não acontece com o win. O que mais me surpreendeu foi o deluge! Tem uma velocidade espantosa! Consigo ligações 1 Megabit ou +, enquanto do win7 (utorrent) o máximo que consigo é de 800/900.
Agora quando chego a casa em vez de ir para o win7 vou para o Linux!!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-11-2010, 23:35
Mensagem: #2
RE: Como instalar aplicações do Linux?
Acho que para veres se gostas mesmo do Gnu/Linux tens que aprender muito mais Big Grin

Bem como o Linux Mint é baseado no Debian usa os pacotes .deb entao vamos usar o gestor de pacotes, que no fundo é uma aplicaçao criada para instalar/remover/actualizar pacotes do teu sistemas.

apt-get install <nome do pacote>

Claro que para instalares algo tem que possuir direitos de root.


Para aprenderes mais alguma coisa acerca do linux aconselho te http://tldp.org/LDP/intro-linux/html/index.html


Bom Trabalho
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-11-2010, 01:16 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 04-11-2010 01:17 por zee.)
Mensagem: #3
RE: Como instalar aplicações do Linux?
mkman, nao deveria ser sudo apt-get install <nome do pacote> ?
é qe acho qe são sempre necessárias permissões de root para instalar/remover os pacotes...
cumps Smile

EDIT: referiste as permissoes de root em cima, eu é que li à pressa xD
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-11-2010, 14:06
Mensagem: #4
RE: Como instalar aplicações do Linux?
Já agora, e uma maneira mais simples é 1º fazer:

sudo apt-get install aptitude

e depois passar a usar:

sudo aptitude

O aptitude é um front-end para o apt que simplifica muito a vida para quem ainda não está muito habituado.

Pedidos de ajuda via PM serão ignorados
Acordo ortográfico? Desconheço, obrigado Wink
Agradeço ao Chrome o facto de os meus posts nao terem acentos Evil
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-11-2010, 20:19
Mensagem: #5
RE: Como instalar aplicações do Linux?
(04-11-2010 14:06)Corvus Escreveu:  Já agora, e uma maneira mais simples é 1º fazer:

sudo apt-get install aptitude

e depois passar a usar:

sudo aptitude

O aptitude é um front-end para o apt que simplifica muito a vida para quem ainda não está muito habituado.
O aptitude até já deve vir instalado no Mint. Pelo menos nas minhas instalações de Ubuntu vem sempre.

Ainda assim acho que é mais fácil para quem não sabe, ir pelo "Centro de Software Ubuntu", mas no caso do Mint não sei qual é a alternativa a isto e não sei se tem o "Gestor de Pacotes Synaptic" de raiz também.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-11-2010, 01:08
Mensagem: #6
RE: Como instalar aplicações do Linux?
Olá, existe uma forma mais "gráfica" para instalar pacotes. gsantos falou nela: Gestor de Pacotes Synaptic. O nome da aplicação é synaptic. podes correr a aplicação na linha de comandos com: sudo synaptic , ou então ALT+F2 e na caixinha que aparece escreves synaptic. Não sei se ele pede a pass assim, se não pedir escreve gksudo synaptic que ele corre. Este programa deve estar algures no menu de sistema ou administração.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-11-2010, 15:52
Mensagem: #7
RE: Como instalar aplicações do Linux?
Isso é mais facil, acho que o mais desafiante é mesmo aprender a fazer as coisas na shell
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-11-2010, 19:16
Mensagem: #8
RE: Como instalar aplicações do Linux?
Boa Noite
Obrigado a todos pelas respostas.
bom trabalho
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)