Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[Resolvido] Será da gráfica?
10-03-2011, 18:57 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-03-2011 22:18 por Lopesmaio.)
Mensagem: #1
[Resolvido] Será da gráfica?
Boas,

é assim, fiz dual-boot no meu portátil, Windows 7 e Ubuntu 10.10.

Ao iniciar o Win7, td bem, ele inicia e faz td normalmente...

Ao iniciar o Linux, tbm funciona muito bem, só que, antes do "splash", durante menos de meio segundo, tenho um ecrã branco com uma mancha escura (bem desagradável) no ecrã. Não tenho qualquer problema com mais nada... nem mesmo o ecrã parece ter problemas...

PS: o computador está muito bem tratado (minha opinião), apenas tive um "problemazito" de aquecimento ante-ontem : o disco rígido passou dos 80º, comprovado com o Speccy no Windows... e lembro-me de uma vez em q andava com o PC na mão, mas sem querer bati com a ponta (mesmo na pontiiiiinha) do ecrã na porta da sala de estar xD

Será normal ou será q o PC com menos de 1 ano já 'tá com problemas?

Obrigado pela ajuda, pessoal.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-03-2011, 20:36
Mensagem: #2
RE: Será da gráfica?
Se o Win funciona bem, parece-me ser erro dos drivers no Linux.
Qual é a gráfica?

[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-03-2011, 21:08
Mensagem: #3
RE: Será da gráfica?
meh.. os scripts de instalação do ubuntu deveriam ser um bocadinho melhorados.. acho q isso tem a ver com a resolução escolhida no grub para o framebuffer.. por vezes não vai a mais correcta e dá uns freez's esquesitos no arranque. Desde que depois consigas fazer o boot normalmente não te preocupes com isso que é irrelevante.

Caso queiras resolver o "problema" dá um check no ficheiro de config do grub que deve ter la uns comentários com as resoluções possíveisWink

Se tiveres depois alguma duvida cria uma thread na secção de LinuxWink

cumps!

[Imagem: 32545946.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-03-2011, 22:15 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-03-2011 22:17 por Lopesmaio.)
Mensagem: #4
RE: Será da gráfica?
(10-03-2011 20:36)aFriend Escreveu:  Se o Win funciona bem, parece-me ser erro dos drivers no Linux.
Qual é a gráfica?

ATI RADEON HD 4570. De qualquer modo, não sei se foi coincidência, instalei drivers proprietários e isso ñ voltou a acontecer... thx na mesma


(10-03-2011 21:08)Guilherme de Sousa Escreveu:  meh.. os scripts de instalação do ubuntu deveriam ser um bocadinho melhorados.. acho q isso tem a ver com a resolução escolhida no grub para o framebuffer.. por vezes não vai a mais correcta e dá uns freez's esquesitos no arranque. Desde que depois consigas fazer o boot normalmente não te preocupes com isso que é irrelevante.

Caso queiras resolver o "problema" dá um check no ficheiro de config do grub que deve ter la uns comentários com as resoluções possíveisWink

Se tiveres depois alguma duvida cria uma thread na secção de LinuxWink

cumps!

Tah bem, obrigado pela ajuda, mas instalei drivers proprietários e o problema desapareceu (será coincidência ? Confused)

anyway, está td bem de novo, acho q n foi nada de especial...

Obrigado na mesma! (aos dois que responderam)
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-03-2011, 22:30
Mensagem: #5
RE: [Resolvido] Será da gráfica?
Diria que sim, pois com os drivers proprietarios da ATi o kms é desactivado e consequentemente o framebuffer.

cumps

[Imagem: 32545946.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-03-2011, 22:45
Mensagem: #6
RE: [Resolvido] Será da gráfica?
Tal como suspeitava... ATI... é muito comum essas placas darem problemas em Linux Smile

[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-03-2011, 22:50
Mensagem: #7
RE: [Resolvido] Será da gráfica?
Felizmente tal já não acontece A Friend.. neste momento as drivers já estão bastante decentes e pouco problemáticas.

Neste caso a driver resolveu o problema em vez de ser o causador.

O que estava a acontecer creio que fosse o framebuffer que o KMS liga com uma resolução não/pouco compatível dai os hieróglifos.

cumps!

[Imagem: 32545946.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)