Alterar parametros do GRUB.
|
17-10-2008, 14:12
Mensagem: #1
|
|||
|
|||
Alterar parametros do GRUB.
Bem, vai para aqui uma grande alhada no Grub do Ubuntu.
Eu instalei o Ubuntu só que talvez me tenha esquecido de alterar parâmetros do Grub e agora no mesmo Grub quando selecciono o Windows esta tudo OK, mas quando selecciono o Ubunto diz me que a partição não existe. No entanto consigo arrancar o Ubunto com o CD Super Grub Disk pois esse CD tem uma opção que corrige os parâmetros que estão mal e já faz o boot correcto. Há solução para eu não ter de usar este CD e corrigir os parâmetros no Ubunto? Desculpem por ser maçarico em Linux e desde já obrigado pelas eventuais respostas. |
|||
17-10-2008, 14:17
Mensagem: #2
|
|||
|
|||
RE: Alterar parametros do GRUB.
Boas,
Sim, há soluções, principalmente usando o Live CD para editar o ficheiro do GRUB. Preciso, para te ajudar mais, que expliques +/- como tens o(s) teu(s) disco(s) particionado(s), etc. Também dava jeito colocares uma cópia do teu /boot/grub/menu.lst para ver o que poderá estar mal. Abraço BrunoBernardino.com |
|||
17-10-2008, 14:31
Mensagem: #3
|
|||
|
|||
Código: # menu.lst - See: grub(8), info grub, update-grub(8) Tenho 2 discos. Um dos quais SATA e esta particionado para o Windows e Ubunto. O outro disco é somente de ficheiros pessoais. |
|||
17-10-2008, 15:27
Mensagem: #4
|
|||
|
|||
(17-10-2008 14:31)VCosta Escreveu: Tenho 2 discos. Um dos quais SATA e esta particionado para o Windows e Ubunto. O outro disco é somente de ficheiros pessoais. é impressão minha ou pelo codigo anterior instalaste o ubuntu num disco diferente ao do windows? Também não percebo bem a configuração do grub que tens , tens 2 entradas para o winndows XP uma no disco 1 e no disco 2. Qualquer coisa ai que não bate certo. Se instalaste o ubuntu num disco diferente ao Windows fizeste mal, dado isso só dar problemas. |
|||
17-10-2008, 15:45
Mensagem: #5
|
|||
|
|||
SATA e IDE com Windows e Linux separado ou quaisquer dois sistemas operativos em separado (mesmo que fossem dois Windows XP ou um Windows XP e outro Windows Vista), dá muitos problemas, principalmente por causa da BIOS...
Tenta desligar o disco IDE e vê se arranca bem ou não. De qualquer das formas, tens aí algo muito estranho, como referiu o racoq, explica +/- o que fizeste. BrunoBernardino.com |
|||
17-10-2008, 19:51
Mensagem: #6
|
|||
|
|||
Bem, eu instalei o ubuntu normalmente. Utilizei o particionador automatico do Ubuntu inclusive.Dividi o disco sata em 2 60GB Windows e 60 Linux. O que me preocupa é que no Windows aparece as partiçoes direitas e não tem qualquer problema. Emfim.... Mais uma vez parece que a melhor solução seja formatar e novamente instalar o Ubuntu e "rezar" para que corra bem desta vez.
Já agora, aconselham a desligar o disco IDE na proxima instalação ? Que passos deve tem em conta para que não me instale outra vez da maneira que tenho agora ? Desculpem o desabafo de "desespero informatico" e agradeço o interesse que teem tido pelo caso. Nem que me parta todo, mas vou ter Ubuntu outra vez instalado neste computador. |
|||
17-10-2008, 21:05
Mensagem: #7
|
|||
|
|||
O truque como já foi dito é teres o windows numa partição, e o ubuntu noutra, ambos no mesmo disco, teres um segundo disco ligado não influencia em nada. Como o Bruno Bernardino disse caso não faças isso podes ter problemas de arranquer como tiveste que resulta sobretudo de algumas bios "manhosas".
|
|||
17-10-2008, 21:33
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 17-10-2008 22:28 por VCosta.)
Mensagem: #8
|
|||
|
|||
Atenção que na minha instação o dois SO (Windows e Ubuntu) estão no mesmo disco, ou seja, no disco SATA. O Disco IDE contem somente ficheiros pessoais. Agora acredito que a bios seja manhosa, até porque não é muito recente e é uma Asus P4P800 e pelo que li é algo problematica com Linux.
Voltei a formatar e instalar tudo novamente e continua igual. Só consigo entrar através do CD Super grob. Não sei o que se pode estar a passar. |
|||
17-10-2008, 22:45
Mensagem: #9
|
|||
|
|||
(17-10-2008 21:33)VCosta Escreveu: Atenção que na minha instação o dois SO (Windows e Ubuntu) estão no mesmo disco, ou seja, no disco SATA. O Disco IDE contem somente ficheiros pessoais. Agora acredito que a bios seja manhosa, até porque não é muito recente e é uma Asus P4P800 e pelo que li é algo problematica com Linux. E se seguisses os passos que te dei em mensagem pessoal hoje de manhã para a instalação? |
|||
18-10-2008, 15:51
Mensagem: #10
|
|||
|
|||
Já instalei seguindo os passos que me deste á risca.
Não sei se piorou ou se melhorou. A principio não aparece GRUB, ou seja, arranca logo no Windows XP. Tenho que meter o Super GRUB Disk para entrar no Ubuntu e só depois de reiniciar novamente é que ja me cameça a aparecer o GRUB do Ubuntu. Com o GRUB não consigo entrar ja que me da erro que me diz: (ERROR 22 : NO Such partition) A unica coisa que melhorou é que ja me deixou de aparecer 2 Windows XP. No entanto agora tambem não consigo entrar no XP. |
|||
« Mais Antigo | Mais Recente »
|
Utilizadores a ver este tópico: 4 Visitante(s)