Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 1 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Rede Domestica
20-08-2011, 23:19
Mensagem: #1
Rede Domestica
Boa noite,

Queria montar uma rede em minha casa ( de preferencia sem gastar € ) o grande objectivo desta rede seria partilha de ficheiros a partilha de um local de armazenamento de dados, partilha da impresora, para poder imprimir a traves de qualquer computador de casa ...

Tenho zon em casa, um zon hub e o unico router que tenho. A rede de preferencia seria em wireless.

Seria para ligar :

- Impresora hp
- 2 portáteis com windows
- 2 computadores de secretaria com windows
- 1 MacBook Pro

Acho que é tudo Wink Quem pode ajudar ? e quem poder dar mais ideias que sejam úteis numa rede em casa ?Mr Green

[Imagem: 384-8852-21717.gif]
[Imagem: 5-9308-mbpu.jpg]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-08-2011, 00:20
Mensagem: #2
RE: Rede Domestica
Boa Noite.

Para tantos computadores não tenho a certeza, mas no meu caso tenho um Pc de secretária e mais dois portáteis em casa, e um router é mais do que suficiente para a navegação de páginas web, bem como partilha de ficheiros e impressoras, e ainda dá para aceder a um local de armazenamento de dados, tudo via wireless.

Cumprimentos.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-08-2011, 01:40
Mensagem: #3
RE: Rede Domestica
(21-08-2011 00:20)Progster Escreveu:  Boa Noite.

Para tantos computadores não tenho a certeza, mas no meu caso tenho um Pc de secretária e mais dois portáteis em casa, e um router é mais do que suficiente para a navegação de páginas web, bem como partilha de ficheiros e impressoras, e ainda dá para aceder a um local de armazenamento de dados, tudo via wireless.

Cumprimentos.

Mas isso tudo ligado através do router , como esta feita a partilha de ficheiros e da impresora e o armazenamento de dados ?

Obrigado Smile

[Imagem: 384-8852-21717.gif]
[Imagem: 5-9308-mbpu.jpg]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-08-2011, 03:11
Mensagem: #4
RE: Rede Domestica
Boa Noite.

(21-08-2011 01:40)João Batista Escreveu:  ...Mas isso tudo ligado através do router , como esta feita a partilha de ficheiros e da impresora e o armazenamento de dados ?
...

Sim, os dois portateis ligam ao router via wireless e para a navegação de sites é mais do que suficiente. A impressora também está partilhada, e mais uma vez via wireless também dá para mandar imprimir através dos portateis apesar do tempo de resposta.

Para a partilha de ficheiros, é que já é um pouco mais lento.

Para o armazenamento de dados utilizo o Pc de secretária, em que desde que a opção de partilha de ficheiros e impressora esteja activa basta só (\\NomeComputador\PastaPartilha).

Cumprimentos.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-08-2011, 04:44
Mensagem: #5
RE: Rede Domestica
A impresora liga ao router directamente ? usb ou cabo de rede ?

[Imagem: 384-8852-21717.gif]
[Imagem: 5-9308-mbpu.jpg]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-08-2011, 16:16
Mensagem: #6
RE: Rede Domestica
Boa tarde.

A impressora não liga ao router, está é ligada ao computador de secretária. Tendo a opção de partilha de ficheiros e impressoras activa, podes partilhar a impressora para que através dos teus computadores possas imprimir via wireless. (Quanto ao Mac, não sei como funciona o processo.)

Como disse anteriormente, no teu caso e como tens várias máquinas, penso que é uma questão de experimentares e ver se funciona.

Cumprimentos.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-08-2011, 16:28
Mensagem: #7
RE: Rede Domestica
O Zon Hub, partilha a impressora.
usas a porta USB fornecida.

http://pplware.sapo.pt/truques-dicas/zon...truques/2/

Pessoalmente,
partilharia a impressora no Router, e a parte de partilha de ficheiros usava um disco com porta de rede.

Pessoalmente,
colocava um disco de rede ligado ao Router (Para o armazenamento de ficheiros), tal como a impressora, e um dos PC's que estivesse por perto, tudo o resto por Wireless.

Ligar um disco externo USB ao router, vai-te dar uma taxa de transferência muito baixa, pelo menos eu tenho taxas muito pequenas e tenho um MyHub 2.0 que é o sucessor do Zon Hub
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-08-2011, 16:42
Mensagem: #8
RE: Rede Domestica
(21-08-2011 16:28)JPedrosa Escreveu:  O Zon Hub, partilha a impressora.
usas a porta USB fornecida.

http://pplware.sapo.pt/truques-dicas/zon...truques/2/

Pessoalmente,
partilharia a impressora no Router, e a parte de partilha de ficheiros usava um disco com porta de rede.

Pessoalmente,
colocava um disco de rede ligado ao Router (Para o armazenamento de ficheiros), tal como a impressora, e um dos PC's que estivesse por perto, tudo o resto por Wireless.

Ligar um disco externo USB ao router, vai-te dar uma taxa de transferência muito baixa, pelo menos eu tenho taxas muito pequenas e tenho um MyHub 2.0 que é o sucessor do Zon Hub

Boas Smile

Sim ja tive a impresora ligada por usb o que resulta mais ou menos. E de qualquer maneira acho que vou ter sempre de comprar um disco externo de 1Tb ( ou mais ) para armazenamento mas de preferencia de usb porque de rede sao mais caros Confused

Mas entretanto estive a ver a opção de transformar um dos pc´s de secretaria a servidor utilizando o FreeNas, mas ainda tenho algumas duvidas relativamente a sua utilização e ate que ponto isso me pode ajudar ? e com funciona ?

E se posso ligar tudo ( impresora e disco etc.. ) ao servidor ?

[Imagem: 384-8852-21717.gif]
[Imagem: 5-9308-mbpu.jpg]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-08-2011, 16:55
Mensagem: #9
RE: Rede Domestica
Desde que o FreeNAS Suporte a tua impressora ... nada a apontar.

O FreeNAS, tal como outros sistemas que aí andam, não é mais do que um sistema Linux, pré-parametrizado para trabalhar com sistema de partilha de ficheiros, partilha de impressoras, e por aí fora.

Podes fazer isto, mais ou menos com qualquer distribuição Linux.

Também tens a antiga ClarkConnect, agora ClearOS, não acompanho a distribuição a algum tempo, mas era muito boa para o que queres para além de ser uma boa solução de protecção, Firewall e tal ...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-08-2011, 17:17
Mensagem: #10
RE: Rede Domestica
Big Grin

Gostei mais do ClearOS, obrigado pela ideia Big Grin

Conheces algum tutorial de utilização e de instalação ?


E teria vantagens na utilização na utilização de um servidor, em vez de usar uma coisa mais basica ?

[Imagem: 384-8852-21717.gif]
[Imagem: 5-9308-mbpu.jpg]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)