Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
PC não arranca
15-09-2011, 10:20
Mensagem: #1
iPhone PC não arranca
Bons dias.
Preciso de uma ajuda.
Tenho um PC antigo com processador AMD Athlon X2.
Acontece que a fonte de alimentação deixa passar a corrente, já que quando ligo acende uma luz verde na motherboard, mas o PC não arranca, como se não recebesse energia.
A fonte tem corrente. Será problema com a própria motherboard?
Li aqui que existem umas fichas que dão para verificar se as fontes estão boas ou não fazendo um teste de Pin do Power + Pin Massa (acho que é assim que se diz).
Onde posso comprar uma ficha dessas?
Obrigado pela ajuda que me possam dar.
JP
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-09-2011, 10:49 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-09-2011 10:52 por brunoantunes.)
Mensagem: #2
RE: PC não arranca
Viva,

O facto de acender uma luz verde quer dizer que pelo menos esta a receber energia.
Se der APENAS um beep curto quer dizer que passou no POST.
Se nao der nenhum beep ou ocorrer outra sequencia de beeps sera algo a nivel de hardware.
Antes de gastares dinheiro com material, procura fazer primeiro um reset ao CMOS, basicamente e' um pequeno jumper que esta na board.
E' necessario desligar da corrente, mudar o jumper de sitio, voltar a ligar a corrente, aguardar alguns segundos, voltar a desligar a corrente, mudar o jumper para onde se encontrava, voltar a ligar a corrente e ligar o pc. Procura no manual da board esse procedimento para veres onde se encontra o jumper e onde o deveras colocar.

Outro teste que poderas fazer, e' desligar todas as pecas do pc (memorias, discos, placas graficas, etc) e ligar a maquina assim, devera ocorrer um beep longo, isto significa que a board esta a funcionar e que sera alguma peca ligada que esta em avaria.

Edit: Podera ocorrer tambem a fonte nao ter energia suficiente, faz o ultimo teste que referi em primeiro ligar a ver se a maquina arranca.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-09-2011, 12:14
Mensagem: #3
RE: PC não arranca
Bom dia.

Já me aconteceu essa situação, vezes e vezes sem conta, apesar de aparecer a luz na motherboard, resolvia a situação trocando de fonte, logo quase de certeza que o problema é da mesma.

Isto assumindo que o problema não é outro e mais complexo.

Se puderes testa com outra fonte.

Cumprimentos.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-09-2011, 13:57
Mensagem: #4
RE: PC não arranca
(15-09-2011 12:14)Progster Escreveu:  Bom dia.

Já me aconteceu essa situação, vezes e vezes sem conta, apesar de aparecer a luz na motherboard, resolvia a situação trocando de fonte, logo quase de certeza que o problema é da mesma.

Isto assumindo que o problema não é outro e mais complexo.

Se puderes testa com outra fonte.

Cumprimentos.

Ao mesmo tempo e complementando... se puderes testa também essa fonte noutro (se tiveres oportunidade, claro).
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-09-2011, 13:24 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 16-09-2011 13:26 por jopires.)
Mensagem: #5
RE: PC não arranca
Boas
Obrigado pela ajuda.
Fiz como o brunoantunes disse e quando coloquei o jumper do cmos em clear, o pc arrancou sem problemas.
Depois de voltar a colocar o jumper na posição normal, o pc continua a não arrancar.
Perante esta situação, penso que o problema será na própria board.
Já agora.
Alguém sabe onde posso encontrar as tais fichas que servem para testar as fontes de alimentação?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-09-2011, 13:40
Mensagem: #6
RE: PC não arranca
Boa tarde.

Testa primeiro a(s) fonte(s).

Cumprimentos.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-09-2011, 14:31 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 16-09-2011 14:34 por brunoantunes.)
Mensagem: #7
RE: PC não arranca
(16-09-2011 13:24)jopires Escreveu:  ...quando coloquei o jumper do cmos em clear, o pc arrancou sem problemas.
Depois de voltar a colocar o jumper na posição normal, o pc continua a não arrancar.
Perante esta situação, penso que o problema será na própria board...

Pelo que percebi os pins do CMOS devem estar invertidos (o normal agora e' clear e vice-versa).
Quando o jumper esta na posicao de clear, o pc nao arranca.

Volta a colocar o jumper na posicao em que o pc arrancou e verifica se consegues trabalhar normalmente.

Quanto ao testador verifica neste link e neste link
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-09-2011, 14:21
Mensagem: #8
RE: PC não arranca
Boas.
Desde já agradeço as ajudas prestadas.
No entanto depois de aplicar todas as indicações que aqui foram apresentadas, o resultado foi o mesmo.
As duas fontes usadas trabalharam bem. Usei o clip e uma ventoinha para as testar, usando também o voltímetro para as medições, tudo dentro da normalidade.
No entanto quando ligava a fonte ao PC o resultado era o mesmo. Não ligava.
Experimentei até ligar um dos cabos molex a um disco e e outro a mesma ventoinha e usar o clip para ligar a fonte. O disco e a ventoinha trabalharam.
Perante estes resultados, a meu ver, o problema será na própria motherboard, ou onde a fonte liga na mesma ou algum dos condensadores da placa
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-09-2011, 14:27
Mensagem: #9
RE: PC não arranca
Boa tarde.

Não percebi se chegaste ou não a ligar as fontes á motherboard.

Cumprimentos.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-09-2011, 09:35
Mensagem: #10
RE: PC não arranca
Boas.
Depois de testar as fontes fora, com o clip e usando o voltímetro e as fontes terem trabalhado em problema, ao liga-las a motherboard elas já não trabalharam. Penso então que o problema será mesmo na própria motherboard.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)