Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[Ajuda] Access 2010
13-10-2011, 22:36
Mensagem: #1
[Ajuda] Access 2010
Boas pessoal, sou novato aqui neste forum, mas não no blogue.

Já encontrei coisas bastantes interessantes que já me deram uma grande ajuda e diversas matérias.

Hoje estou aqui para pedir uma grande ajuda que é criar uma base de dados no Microsoft Access 2010.

Eu trabalho no cais comercial da Figueira da Foz e as coisas por lá para chamar os trabalhadores eventuais é um bocado rudimentar (Papel e caneta) e gostava de fazer uma base de dados.

Vou tentar organizar por pontos para ser mais fácil de compreender.

1 - Uma base de dados para trabalhadores eventuais;
2 - Uma base de dados para trabalhadores que têm contrato com a empresa (Trabalhadores da Casa);
3 - Uma base de dados para os barcos que entram para o cais.

Com estas três base de dados gostaria que o programa fizesse os contratos automaticamente e fizesse a contagem do ordenado diário de cada um e em que barco eles trabalharam durante o horário de trabalho.

Isto é o principal se tiverem alguma questão coloquem que responderei sempre que possível.



Cumprimentos e Boa Noite!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
13-10-2011, 23:12
Mensagem: #2
RE: [Ajuda] Access 2010
Boa noite.

(13-10-2011 22:36)mexeaki Escreveu:  Boas pessoal, sou novato aqui neste forum, mas não no blogue.

Já encontrei coisas bastantes interessantes que já me deram uma grande ajuda e diversas matérias.

Hoje estou aqui para pedir uma grande ajuda que é criar uma base de dados no Microsoft Access 2010.

Eu trabalho no cais comercial da Figueira da Foz e as coisas por lá para chamar os trabalhadores eventuais é um bocado rudimentar (Papel e caneta) e gostava de fazer uma base de dados.

Vou tentar organizar por pontos para ser mais fácil de compreender.

1 - Uma base de dados para trabalhadores eventuais;
2 - Uma base de dados para trabalhadores que têm contrato com a empresa (Trabalhadores da Casa);
3 - Uma base de dados para os barcos que entram para o cais.

Com estas três base de dados gostaria que o programa fizesse os contratos automaticamente e fizesse a contagem do ordenado diário de cada um e em que barco eles trabalharam durante o horário de trabalho.

Isto é o principal se tiverem alguma questão coloquem que responderei sempre que possível.



Cumprimentos e Boa Noite!

Não percebi...
Qual é a tua dúvida?.

Cumprimentos.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
13-10-2011, 23:24
Mensagem: #3
RE: [Ajuda] Access 2010
Eu sou novato a trabalhar com o Microsoft Access e gostava que me sugerissem uns tutoriais ou por onde começar a trabalhar.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
13-10-2011, 23:40
Mensagem: #4
RE: [Ajuda] Access 2010
Boa noite.

Dá uma vista de olhos em:

http://pplware.sapo.pt/tutoriais/estrutu...-de-dados/

Cumprimentos.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-10-2011, 03:32 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 14-10-2011 03:36 por Mettafox.)
Mensagem: #5
RE: [Ajuda] Access 2010
(13-10-2011 23:24)mexeaki Escreveu:  Eu sou novato a trabalhar com o Microsoft Access e gostava que me sugerissem uns tutoriais ou por onde começar a trabalhar.

O Access não te vai fazer o que queres por ele próprio...

O Access é um SGBD (também conhecido por SGBDR - Sistema de Gestão de Base de Dados Relacionais), um gestor de base de dados Access.

Ora o que tu precisas é de um programa que crie formulários e que envie os dados que queres para a BD via SQL.

Ora podes fazer isto de várias formas, mas uma delas, e até bastante simples, é usares o Microsoft Excel e ligares à tua BD Access. Neste caso, os dados têm de ser introduzidos manualmente.

Ou então, crias um programa numa linguagem framework, por exemplo o C# ou Java ou VB ou C, etc


Já agora, através do Excel consegues executar todos os comandos SQL possíveis, desde select, insert, update, delete, etc.

Agora, é preciso saber trabalhar a este nível com o Excel, lês uns tuts na net, ou pode ser que apareça aqui alguém com mais tempo do que eu, para te dar umas dicas.

[Imagem: mLvbVUs.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-10-2011, 04:39
Mensagem: #6
RE: [Ajuda] Access 2010
Boa noite.

(14-10-2011 03:32)Mettafox Escreveu:  (...)
O Access não te vai fazer o que queres por ele próprio (...)

Lol...
Essa é boa. De acordo com o que ele disse o access não faz aquilo que ele quer? É isso que estás a dizer? Big Grin

(14-10-2011 03:32)Mettafox Escreveu:  (...)
O Access é um SGBD (também conhecido por SGBDR - Sistema de Gestão de Base de Dados Relacionais), um gestor de base de dados Access.

Ora o que tu precisas é de um programa que crie formulários e que envie os dados que queres para a BD via SQL.
(...)

"Arrest my case..."

(14-10-2011 03:32)Mettafox Escreveu:  (...)
Ora podes fazer isto de várias formas, mas uma delas, e até bastante simples, é usares o Microsoft Excel e ligares à tua BD Access. Neste caso, os dados têm de ser introduzidos manualmente

Ou então, crias um programa numa linguagem framework, por exemplo o C# ou Java ou VB ou C, etc

Já agora, através do Excel consegues executar todos os comandos SQL possíveis, desde select, insert, update, delete, etc.

Agora, é preciso saber trabalhar a este nível com o Excel, lês uns tuts na net, ou pode ser que apareça aqui alguém com mais tempo do que eu, para te dar umas dicas. (...)

Neutral É impressão minha ou estás-te a contradizer?...

Lá em cima dizes que o access não vai fazer aquilo que ele quer, e aqui estás a sugerir para ele utilizar o Excel com a BD Access. Wink

Não sei se verificas-te, mas para além de ele ter referido que é novato, pediu ajuda para criar a BD:

Citar: (...) onde começar a trabalhar.

Queres mais simplicidade do que usar só o access para desenvolver aquilo que ele quer? E os comandos SQL de que falas não serão mais fáceis de utilizar em access?... Wink

Cumprimentos.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-10-2011, 14:12 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 14-10-2011 14:17 por Mettafox.)
Mensagem: #7
RE: [Ajuda] Access 2010
(14-10-2011 04:39)Progster Escreveu:  Boa noite.

(14-10-2011 03:32)Mettafox Escreveu:  (...)
O Access não te vai fazer o que queres por ele próprio (...)

Lol...
Essa é boa. De acordo com o que ele disse o access não faz aquilo que ele quer? É isso que estás a dizer? Big Grin

(14-10-2011 03:32)Mettafox Escreveu:  (...)
O Access é um SGBD (também conhecido por SGBDR - Sistema de Gestão de Base de Dados Relacionais), um gestor de base de dados Access.

Ora o que tu precisas é de um programa que crie formulários e que envie os dados que queres para a BD via SQL.
(...)

"Arrest my case..."

(14-10-2011 03:32)Mettafox Escreveu:  (...)
Ora podes fazer isto de várias formas, mas uma delas, e até bastante simples, é usares o Microsoft Excel e ligares à tua BD Access. Neste caso, os dados têm de ser introduzidos manualmente

Ou então, crias um programa numa linguagem framework, por exemplo o C# ou Java ou VB ou C, etc

Já agora, através do Excel consegues executar todos os comandos SQL possíveis, desde select, insert, update, delete, etc.

Agora, é preciso saber trabalhar a este nível com o Excel, lês uns tuts na net, ou pode ser que apareça aqui alguém com mais tempo do que eu, para te dar umas dicas. (...)

Neutral É impressão minha ou estás-te a contradizer?...

Lá em cima dizes que o access não vai fazer aquilo que ele quer, e aqui estás a sugerir para ele utilizar o Excel com a BD Access. Wink

Não sei se verificas-te, mas para além de ele ter referido que é novato, pediu ajuda para criar a BD:

Citar: (...) onde começar a trabalhar.

Queres mais simplicidade do que usar só o access para desenvolver aquilo que ele quer? E os comandos SQL de que falas não serão mais fáceis de utilizar em access?... Wink

Cumprimentos.

Percebes-te mal o que disse...
O que eu disse foi que o Access sozinho, sem intervenção de algo, não vai fazer o que ele quer.

O autor quer que X dados sejam inseridos na BD automaticamente, isto é, o Access sozinho não vai inserir os dados, tem de haver algo, um software externo que vá trabalhar e inserir os dados que o autor quer na BD.

Eu sugeri o Excel, porque normalmente para estas situações, as empresas usam o Excel como forma de "gestão" de dados.

Onde eu trabalho, usam o Excel + BD Access para "gerirem" a mercadoria que entra / sai.


Isto é como a situação das base de dados mysql, ora, os dados só vão aparecer na página se o PHP for buscar os dados à BD usando SQL.
Os dados não vão ser inseridos do nada, sem intermédio de nada.


Uma BD é como se fosse um cofre, as coisas não vão para dentro do cofre se ninguém as lá meter, tem de haver um intermediário que vá fazer o serviço.


Criar uma base de dados Access é do mais fácil que pode haver...
Basta que o autor diga que tabelas quer, que campos terá cada tabela, que o pessoal diz-lhe como fazer...

Imaginemos, quer a tabela trabalhadores, tabela barcos, tabela mercadorias.
Na tabela trabalhadores terá os campo Nome completo, data de nascimento, morada, localidade, etc
Tabela barcos, referência do barco, tipo de barco, etc
Tabela mercadorias, referência da mercadoria, tipo de mercadoria, quantidade, etc.

Se disser algo deste género, o pessoal ajuda.
Agora, o autor foi muito superficial quanto ao que pretende.

[Imagem: mLvbVUs.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-10-2011, 14:26 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 14-10-2011 14:29 por progster.)
Mensagem: #8
RE: [Ajuda] Access 2010
(14-10-2011 14:12)Mettafox Escreveu:  (...)
Percebes-te mal o que disse...
O que eu disse foi que o Access sozinho, sem intervenção de algo, não vai fazer o que ele quer.

O autor quer que X dados sejam inseridos na BD automaticamente, isto é, o Access sozinho não vai inserir os dados, tem de haver algo, um software externo que vá trabalhar e inserir os dados que o autor quer na BD.

Eu sugeri o Excel, porque normalmente para estas situações, as empresas usam o Excel como forma de "gestão" de dados.

Onde eu trabalho, usam o Excel + BD Access para "gerirem" a mercadoria que entra / sai.(...)

Bem..., ou somos nós que estamos a interpretar de formas diferentes a utilização da palavra "...automaticamente..." pelo @mexeaki, ou ele que não soube esclarecer.

Excel + BD Access?...
Bem, cada um desenvolve aplicações de acordo com as suas necessidades, se é ou não o ideal já é outra questão...

(14-10-2011 14:12)Mettafox Escreveu:  (...)
Isto é como a situação das base de dados mysql, ora, os dados só vão aparecer na página se o PHP for buscar os dados à BD usando SQL.
Os dados não vão ser inseridos do nada, sem intermédio de nada.

Uma BD é como se fosse um cofre, as coisas não vão para dentro do cofre se ninguém as lá meter, tem de haver um intermediário que vá fazer o serviço.(...)

EEK! wtf?
Mas é claro, que para qualquer aplicação é preciso ir buscar os dados á BD, seja por SQL, seja pelo que for. Não é por alma do divino espirito santo que as coisas lá aparecem. Isso ficou explicito no que já disse anteriormente, aliás está explicito também no link com a informação que lhe dei.

Btw... de acordo com as tuas próprias palavras o access por si só é mais do que suficiente para fazer o que o @mexeaki quer.

Como e por quem a BD irá ser utilizada é que já é outra questão.

Edit:

Lol...
Sei que é offtopic, mas parti o coco a rir com o nick @mexeaki

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-10-2011, 14:42
Mensagem: #9
RE: [Ajuda] Access 2010
bem me tinha parecida que não fui bem claro.

Vou explicar como a empresa funciona.

- Temos os trabalhadores da casa que têm um contrato anual e os trabalhadores eventuais que têm contrato diário.

- o mais importante são os trabalhadores eventuais que de acordo com o trabalho que houver tem que se chamar alguns.

- Por exemplo temos um barco para descarregar uma certa mercadoria e para esse barco vão ser precisos 4 trabalhadores eventuais, fazemos o telefonema para 4 com menos períodos (trabalharam menos) e ele vão trabalhar mas no dia em que eles trabalham têm um contrato de trabalho com a empresa.

- Eu queria que através da BD com todos os trabalhadores eventuais fazer logo o contrato de trabalho sem ter que o fazer à mão, só inserindo o número mecanográfico do trabalhador no programa e ele automaticamente fazia o contrato.

- Depois a situação dos barcos pode ficar para mais tarde
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-10-2011, 14:51
Mensagem: #10
RE: [Ajuda] Access 2010
Boa tarde.

(15-10-2011 14:42)mexeaki Escreveu:  (...)
- Eu queria que através da BD com todos os trabalhadores eventuais fazer logo o contrato de trabalho sem ter que o fazer à mão, só inserindo o número mecanográfico do trabalhador no programa e ele automaticamente fazia o contrato.
(...)

Bem, se a questão principal, é só esta, se não queres uma BD para auxiliar a gestão do negocio. Só o Excel, é mais do que suficiente para isso, ou seja, dá menos trabalho que o Access.

Crias um ficheiro com a estrutura do contrato, e depois é só inserir o número do funcionário.

Cumprimentos.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)