Razão poucos jogos no Linux
|
29-10-2011, 00:53
Mensagem: #1
|
|||
|
|||
Razão poucos jogos no Linux
Existe outra razão para além do nº de utilizadores de GNU/Linux que leve os produtores de jogos a não fazerem uma versão para esse sistema operativo? OpenGL pode ser uma razão para isso acontecer?
|
|||
31-10-2011, 19:18
Mensagem: #2
|
|||
|
|||
RE: Razão poucos jogos no Linux
Como nao ha uma grande massa de consumidores Gnu/Linux as empresas preferem investir no mercado mais destinado ao windows.
|
|||
31-10-2011, 19:34
Mensagem: #3
|
|||
|
|||
É essa a única razão? Um amigo sugeriu que o OpenGL não era tão bom quanto do Direct3D da Microsoft para fazer os jogos, daí fazerem só para Windows e outros sistemas que usem o OpenGL ficarem sem jogo. Isto é verdade?
|
|||
31-10-2011, 20:02
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 31-10-2011 20:31 por aFriend.)
Mensagem: #4
|
|||
|
|||
@sobrinho
O Mac usa OpenGL, a PS3 também, o próprio Windows tem jogos em OpenGL. Tem tudo haver com marketshare. O Linux para além de baixo marketshare, tem um problema grave que são várias distros e isso diminui ainda mais o share. (gnome, kde, entre outros detalhes mais a fundo...) |
|||
31-10-2011, 21:15
Mensagem: #5
|
|||
|
|||
(31-10-2011 20:02)aFriend Escreveu: @sobrinho. quando se fala de jogos isso não é problema , exite instadores universais , os chamados binários ".bin" aqui fica um exemplo de jogo feito para windows a correr nativamente no Ubuntu , ou seja tive que comprar o cd do jogo para windows e depois descarregar um ficheiro "binário" .bin para instalar o jogo em sistemas Linux , depois de instalado com essa aplicação fica acorrer nativamente em sistemas linux , mas só se a empresa fazer o binário de instalação para linux. aqui fica o jogo que estou falar EnemyTerritoryQW vejam o vídeo gravado por mim
|
|||
12-11-2011, 00:47
Mensagem: #6
|
|||
|
|||
Não esquecer que o mercado windows esta a cair devido aos multiplos erros da empresa, por isso cada vez mais se ve os mesmo jogos para MAC, por isso o nosso espaço esta guardado no futuro.
Multiplas marcas ja começam a falar a possivel troca para sistemas como ubuntu, pois ja se começa a ver a possivel queda da MS, e também a crise ajuda bastante em parte para puder espalhar os SOs gratuitos, como as licenças das escolas sao pagas pelo estado, uma das grandes mudanças foi Licenças anteriores a 2004 nao sao renovadas, sao obrigados a mudar para sistemas FREE, posso dizer que um colegio aqui da minha zona, deixou de renovar ja o MS Office, e passou a usar Libre Office. |
|||
12-11-2011, 01:51
Mensagem: #7
|
|||
|
|||
(12-11-2011 00:47)C42759 Escreveu: Não esquecer que o mercado windows esta a cair devido aos multiplos erros da empresa, por isso cada vez mais se ve os mesmo jogos para MAC, por isso o nosso espaço esta guardado no futuro. Essa é boa... Se me disseres que o número de utilizadores do SO da apple, está a aumentar ainda vá que não vá, agora dizer que isso está a acontecer devido aos erros da microsoft não faz sentido. (12-11-2011 00:47)C42759 Escreveu: (...) Queda da microsoft? Na pior das hipoteses têm uns dias pior do que os outros... Dai até ocorrer uma "queda" ainda vai uma boa diferença. Progster |
|||
12-11-2011, 03:13
Mensagem: #8
|
|||
|
|||
@C42759
Fiquei muito curioso da tua perspectiva futurista não fundamentada sobre a queda da Microsoft. A Microsoft comete erros? Todos cometem erros... O Windows tem vulnerabilidades? Todos os outros sistemas têm... A Microsoft tem feito progressos na evolução / correcção do Windows? Tem, muitos... A Microsoft é das poucas empresas que assume os seus erros, e faz os possíveis para corrigir esses erros. A Microsoft pouco a pouco vai corrigindo aquilo que mais assombra o Windows. Uma mudança radical de estrutura não pode ser feita da versão A para a versão B, é algo que leva muito tempo mesmo a ser feito, a Microsoft tem feito grandes mudanças no Windows, é preciso é tempo para que a mudança esteja completa. É como aquela da Microsoft poder adoptar um kernel Linux, é uma questão muito possível, e a Microsoft tem feito preparativos para uma eventual mudança de kernel, o actual kernel (o que está no Windows 7) está mais próximo do kernel Linux como nenhum outro anterior esteve. Agora vires com a ideia da queda eminente da Microsoft só porque está a perder 0.001% de marketshare, essa é muito boa mesmo. Se a Microsoft não caiu mesmo o Windows tendo os problemas de estrutura que tem, não será por ter perdido num dia 0.001% de utilizadores que irá cair. |
|||
12-11-2011, 05:34
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 12-11-2011 05:47 por aFriend.)
Mensagem: #9
|
|||
|
|||
@mettafox
Concordo com a tua analise mas só não com dois pontos. O Windows na realidade não tem evoluido muito, tem apenas progredido. Que acaba por ser ligeiramente diferente. E falo apenas a nível de estabilidade e performance, não em features. Depois o Windows 8, está um desastre autêntico. Quando se procuram sistemas cada vez mais simples e menos intrusivos, a MS remou no sentido contrário. Penso que muita gente irá se manter com o Windows 7. Eu pelo menos, do que tenho testado do Windows 8, assim o farei e tenho visto muita gente com opinião unanime, pessoas essas que são mesmo verdadeiros aficcionados de Windows. Depois tem aqui um ponto importante. O Windows de facto tem perdido marketshare, mas esse não é o principal motivo da possível queda dos jogos. O que irá matar os jogos no PC é mesmo as consolas. O que se tem visto desde a XBOX360 e PS3 é que já a grande maioria de jogos tem nascido directamente para eles, e são portados para PC. Antigamente era completamente o inverso, jogos estrondosos em PC e de lá é que eram portados para as consolas. Neste momento, estamos a viver o retorno do PC, em apenas alguns jogos como o Battlefield 3, etc, mas esta "mini glória" do PC é passageira, isto porque as consolas já estão a ficar "velhas" dado os requesitos dos jogos e até que surjam novas, o PC irá ter uma ligeira glória e a NVIDIA e ATI agradecem. Mas não se deixem iludir, porque basta virem as próximas gerações de consolas que o PC irá passar novamente para segundo plano. E olhem, é a opinião de um aficcionado em JOGOS PC e nem consola sequer tem (mas já teve). As consolas dão muito lucro, as consolas são consistentes, e hoje em dia gabam-se de ter hardware extremamente bom e a próxima geração melhor virá. O PC, irá retornar a ter jogos portados de consolas, poderão eventualmente sempre gerar melhores texturas, e resolução, pouco mais que isso, mas a pouco e pouco irá morrer lentamente... é uma infeliz realidade que vai muito além do Windows, Linux ou Mac. E não esqueçam a quantidade de dispositivos móveis que hoje em dia têm jogos e afastam ainda mais o mercado PC. Um iPad 2 já consegue obter gráficos muito aceitáveis, perto senão mesmo superior a uma Wii... os próximos melhor serão... e é neste sentido que os jogos irão seguir o seu caminho. O PC está a ficar para segundo plano em quase tudo, não é só nos jogos. E vejam isso numa pespectiva "mundial" ... não vejam na nossa pespectiva de "geeks" ou "hardcore gamers" pois somos poucos comparado a esse mundo que dita as regras/consumo. Futuro dos jogos está nas consolas, dispositivos móveis e possivelmente cloud gaming estilo OnLive que permite qualquer um, seja num PC Windows, Linux, Mac, ou um dispositivo ligado à web, jogar sem qualquer tipo de requisitos de SO ou hardware. Apenas os básicos, e uma ligação à web. http://www.onlive.com/ |
|||
12-11-2011, 14:21
Mensagem: #10
|
|||
|
|||
Eu não falei em queda eminente, mas suponho que todos aqui conheçam a historia da MS, sabe que ela fez com que o mundo dos sistemas operativos viajasse 10 anos para o passado, apos 10 anos de trabalho, a MS tinha por volta dos 90% de mercado, lançando o WinMil, o seu primeiro desastre, caiu para os 80%, pois sabe-se que a Apple aproveitou bem esse erro para voltar com força de novo ao mercado, e passado mais 8 anos, lançam um novo desastre chamado Vista, e que fez cair ainda mais o nvl de utilizadores de MS, aumentando os users de Apple e Linux.
O unico que consegue impressionar por parte do win8, é mesmo a memoria em que consegue trabalhar, de resto aquilo nao passa de um SO para tablets. E o que a maioria das pessoas nao veem, como pelos vistos o @Progster tambem nao. é que a MS não é mais um SO sem rivais ou com rivais de baixo calibre, neste momento tens SUPER poderosos, sendo eles MAC OS, LINUX UBUNTU, e o futuro novo SO GOOGLE CHROME OS(criado totalmente pela google nao com base em linux como o anterior). E como podes ver e deves saber, a HP e a ASUS já mostrar interesse em tirar o windows dos seus NETs, e ja se começa a ouvir NOTEs tambem, como nao podem usar apple, a unica solução é Linux, sendo o mais possivel o ubuntu. Falo isto como minha opinião, visão e organização de factos mais nada. Cada um interpreta como quer NexuS-Pt , work team » http://www.nexus-pt.eu
** We work on web ** web hosting ** web design ** web development ** ** find us ** Check on Google |
|||
« Mais Antigo | Mais Recente »
|
Utilizadores a ver este tópico: 3 Visitante(s)