Sendo verdade...
|
24-02-2012, 19:45
Mensagem: #801
|
|||
|
|||
RE: Sendo verdade...
Autor espanhol considera que Portugal foi "atacado sem piedade"
Jornalista Santiago Camacho escreveu um livro sobre a crise. Acusa as corporações privadas de encherem os bolsos à custa dos cidadãos e considera Portugal "o caso mais trágico" do "ataque dos mercados". Deixa ainda críticas duras às agências de "rating" e ao FMI. Portugal "caiu numa teia especulativa sem precedentes", afirma o espanhol Santiago Camacho, que está em Lisboa para apresentar o seu último livro "A Troika e os 40 Ladrões". “O caso de Portugal é mais trágico, porque vocês foram atacados pelos mercados sem piedade, como nenhum outro país da Europa", começa por dizer à Renascença. "Cada vez que as coisas começavam a melhorar, recebiam nova avaliação negativa da Fitch, da Moody's ou da Standard & Poor's. E a profecia deles acabava por se cumprir. A culpa é da cobiça dos investidores internacional e dos mercados, que continuam a especular à conta de países como Portugal”, sustenta. No livro, o escritor e jornalista apresenta inúmeros exemplos de corrupção e fraude, envolvendo organizações internacionais e corporações privadas. A começar pelas agências de “rating”, que chumbaram numa investigação do senado norte-americano. “Havia funcionários com interesses pessoais em empresas e países classificados por eles. Foi também detectado um comportamento quase mafioso por parte destas agências, que ofereciam os seus serviços a empresas que não tinham manifestado interesse. Muitas vezes, um ‘rating’ positivo ficava dependente do pagamento da avaliação. Estas empresas estavam claramente a ser chantageadas”, relata. Santiago Camacho garante que não há inocentes nesta crise, nem mesmo instituições como o Fundo Monetário Internacional (FMI) ou o que chama de “eurocratas”. "Todos são responsáveis", considera. O escritor aponta ainda o dedo àquela que é descrita como "a organização mais improvável, mas também mais perigosa": a Organização Mundial do Comércio, que "controla cerca de 500 das maiores empresas e mais de 90% do comércio mundial". “A Organização Mundial do Comércio está actualmente a impedir a aplicação de ferramentas que podiam ajudar a combater a crise, protegendo as economias das importações e animando a indústria nacional. Desafiar as orientações da Organização Mundial do Comércio pode conduzir a um embargo como o de Cuba”, argumenta. Em mais de 300 páginas, Santiago Camacho promete revelar a verdade sobre a actual crise e acusa as corporações privadas de encher os bolsos à custa dos cidadãos, que arriscam agora perder o nível de vida a que estão habituados, se nada mudar. Consumidores mal informados Outra forte ameaça ao actual sistema é a falta de informação. Os consumidores de produtos financeiros não sabem onde estão a investir o dinheiro e nem “os próprios funcionários dos bancos chegam a perceber como funcionam”. “É uma consequência da cobiça sem limites que se instaurou sobretudo a partir dos anos 90. Começaram-se a criar produtos financeiros cada vez mais complexos. Muitos dos que adquiriram aplicações, como as hipotecas do ‘subprime’, não sabiam o que estavam a comprar, nem sabiam que os bancos já estavam a apostar contra eles, contratando seguros para cobrir a perda de valor desses produtos. Eles nunca ficavam a perder”, revela. As soluções O livro avança também soluções, que passam desde logo pelo tão prometido reforço da regulação. É também essencial diluir o poder das agências de “rating”, segundo o autor. “O problema das agências é que funcionam em oligopólio. A única solução é aumentar o número de agências a operar – não existe nenhuma europeia, o que é altamente irregular – e, sobretudo, que seja reforçada a regulação. E que, quando forem chamadas a tribunal, onde já foram várias vezes, não se desculpem com o argumento de que se limitam a dar opiniões. Opiniões que nem sequer valem tanto! Na véspera do Lemon Brothers cair, tinha uma classificação máxima de triplo A”, recorda. Outra medida fundamental para o autor é acabar com os paraísos fiscais, um refúgio para o dinheiro do crime e da corrupção, que podia corrigir o défice de muitos países, incluindo o português. O autor de "A Troika e os 40 Ladrões" defende ainda a refundação do capitalismo, com novas regras e mesmo uma nova doutrina ideológica. Santiago Camacho refere que "se nada mudar, a Europa ameaça tornar-se uma potência periférica". Fonte:http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.asp...&did=52027 Progster |
|||
24-02-2012, 20:50
Mensagem: #802
|
|||
|
|||
Cavaco "surpreendido" com desemprego
O Presidente da República admitiu esta sexta-feira ter ficado surpreendido com os números recorde do desemprego e recusou alimentar as polémicas do cancelamento da visita à escola secundária e das suas reformas. Cavaco Silva, que arrancou com um Roteiro da Juventude, diz que os jovens empresários "são a seiva de uma economia próspera". "Eu próprio fiquei surpreendido", explicou o Chefe de Estado aos jornalistas, que referiu ainda como "muito preocupante" o desemprego jovem que atinge os 35 por cento dos portugueses com menos de 25 anos. Questionado se acha que a emigração dos jovens é uma solução, Cavaco respondeu: "Espero bem que não." Questionado sobre se o cancelamento da visita à escola António Arroio, foi decidido para evitar os protestos dos alunos à porta do estabelecimento, Cavaco Silva não foi claro: " Fui primeiro ministro durante dez anos e tenho seis como Presidente da República. Ganhei quatro eleições com mais de 50%. Tenho uma experiência acumulada em várias situações", disse apenas, recusando ainda "alinhar em polémicas", quando questionado se já sabia o valor total das suas duas reformas. Dada a insistência dos jornalistas sobre o cancelamento da visita, o Presidente justificou-se com "um impedimento de última hora". Cavaco Silva, que cumpre no Norte do País o primeiro dia do roteiro dedicado às indústrias jovens criativas, afirmou que acredita que as indústrias criativas podem ser a alavanca da economia e equilibrar a balança comercial do País, sendo um sector que "repousa sobre os ombros dos jovens empresários", podendo dar emprego qualificado a muitos portugueses. O Presidente da República garantiu ainda que não espera que Portugal sofra um reajustamento do plano de resgate com a troika, admitindo apenas que, caso o País não tenha acesso aos mercados no prazo previsto, que possa continuar a haver um apoio. Especulando como esta ajuda poderia funcionar, referiu o Fundo Europeu de Estabilização Europeia (FEEF). Fonte:http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notici...desemprego E aqui está mais uma pérola..., "surpreendido", isto só visto, se alguém da familia estivesse no desemprego, de certeza que já não estaria... "surpreendido". Progster |
|||
24-02-2012, 21:27
Mensagem: #803
|
|||
|
|||
(24-02-2012 12:01)Progster Escreveu:(24-02-2012 03:06)RaCcOn Escreveu:(23-02-2012 12:56)Progster Escreveu:(23-02-2012 01:16)RaCcOn Escreveu: Progster, tu não reagiste mal, não fizeste nada de mal... Entendo a tua questão, mas lembra-te que as empresas na sua maioria opta por pensar no presente e no futuro logo se vê... A uns tempos atrás, eram beneficiados por empregar pessoas que fosse o primeiro emprego em outra altura eram os que saiam do fundo de desemprego... Isto são medidas para quê? Treta!! |
|||
24-02-2012, 22:16
Mensagem: #804
|
|||
|
|||
É mesmo, são medidas da treta é o que é.
Progster |
|||
24-02-2012, 23:25
Mensagem: #805
|
|||
|
|||
Penso é que as pessoas olham para essas medidas como grandes medidas...
E até seriam é verdade, se vivesse-mos num país diferente... Beneficiar quem emprega alguém sem esperiência é bom... Beneficiar quem emprega quem não tem trabalho, é bom... Mas... Vão aumentar os quadros das empresas de modo a encaixar estes novos trabalhadores, ou vão mandar uns embora para empregar outros e beneficiar de algo? Já agora, já alguém reparou que desde o inicio do ano cada vez há menos pessoas a comprar e cada vez mais empresas a fechar portas? |
|||
24-02-2012, 23:30
Mensagem: #806
|
|||
|
|||
São umas atrás das outras...
Estou para ver as novas medidas que aquelas cabecinhas pensadoras vão apresentar, assumindo que são mesmo novas medidas e não mais do mesmo. Progster |
|||
24-02-2012, 23:43
Mensagem: #807
|
|||
|
|||
Creio que esta sobrecarga de impostos está a levar alguns empresários ao desespero...
Vejamos... Aumentam os impostos para os particulares = Menos dinheiro em carteira = menos consumo = Menos compras = empresas facturarem menos = Atirar-las para a falência Aumento de impostos para empresas = Poderem pagar menos aos funcionários = Menos dinheiro em carteira ... e voilá... Agora pergunto eu... Porque raio não baixam a carga de impostos as empresas e obrigam as mesmas a dar esse mesmo dinheiro aos funcionários sob forma de salário ou prémio extra? Dessa forma o que via era... Funcionário recebe mais = Mais dinheiro em carteira = Mais consumismo = mais vendas = mais lucros para as empresas o que na teoria se traduziria em mais pagamentos aos funcionários. Mas isto sou eu a dizer com os nervos |
|||
24-02-2012, 23:58
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 24-02-2012 23:58 por progster.)
Mensagem: #808
|
|||
|
|||
Percebo o que queres dizer, e concordo com o teu ponto de vista.
Quando uma pessoa pensa que isto mais cedo ou mais tarde tem de melhorar, sai-se o PM entre outras, com a mudança de discurso..., ora para bom entendedor isto quer dizer que as coisas não devem de estar a correr lá muito bem, e que mais cedo ou mais tarde, ai vem mais austeridade, que se vai resumir em mais um monte de m**** para nós. O que me admira mais nisto, aliás já me admirou mais do que agora, é que ainda há pessoas que concordam com isto, que dizem a "revolta" das pessoas é "mandar pedra ao homem"... Enfim... Bem... Vou dormir que amanhã tenho de ir ganhar mais uns trocos para o bolso deles. Vamos lá a ver é por quanto tempo... Progster |
|||
25-02-2012, 00:01
Mensagem: #809
|
|||
|
|||
Há formas e formas de dizer e de falar digo eu, não podemos é apenas sacrificar o homem, uma vez que já sabemos que ele está de mãos atadas...
Faz asneira, mas muitas vezes é obrigado a fazer-la...ou pelo menos nós vemos como asneira. Va vai lá, eu ainda fico por cá até bem depois das 0horas e tenho mais ou menos meia hora de caminho até casa. |
|||
25-02-2012, 00:11
Mensagem: #810
|
|||
|
|||
Vai mas é para casa ...
|
|||
« Mais Antigo | Mais Recente »
|
Utilizadores a ver este tópico: 78 Visitante(s)