Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Criar Servidor de VPN's
26-04-2012, 23:38
Mensagem: #1
Criar Servidor de VPN's
Boas

Sou um seguidor assiduo do forum e da pagina, os meus sinceros parabens pelo fantastico trabalho.

Necessitava da vossa ajuda para uma implementação a nivel informático

Precisava de criar um servidor que permitisse gerir multiplas vpn's, exemplo:

3 computadores remotos ligados a uma unica vpn;
5 outros computadores ligados a uma outra;
ligar 2 redesdiferentes,
ligar um computador a uma rede remota;
etc..

Tipo o serviço do Logmein, Hamachi,(mas possui uma grande desvantagem, só me permite ligar pc's por vpn, não permite ligar uma rede inteira a um pc, tipo vpn pc a router) mas que eu podesse gerir sem ter limites nem necessidade de mensalidades e assinaturas.

que software posso utilizar para implementar esta solução,

Windows
Linux
Hardware

Agradeço desde já a vossa ajuda.Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-04-2012, 12:24 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-04-2012 12:25 por brunoantunes.)
Mensagem: #2
RE: Criar Servidor de VPN's
Viva,

Uma pergunta: Já te perguntaste a ti próprio qual o objectivo de teres uma vpn?

O teu texto está super confuso e nao consigo entender o que pretendes.

O que queres dizer com:
Citar:Tipo o serviço do Logmein, Hamachi,(mas possui uma grande desvantagem, só me permite ligar pc's por vpn, não permite ligar uma rede inteira a um pc, tipo vpn pc a router[?????]) mas que eu podesse gerir sem ter limites nem necessidade de mensalidades e assinaturas.

Uma vpn serve para ligares a uma máquina a uma rede diferente (normalmente da companhia).

O logmein permite acesso remoto a uma determinada máquina.

Para que queres várias VPNs?Ou mesmo 2 redes diferentes?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-04-2012, 23:45
Mensagem: #3
RE: Criar Servidor de VPN's
Penso que o pretendido seja interligar 2 redes (LANs) entre si e ligar diversos computadores a essas mesmas redes como se tudo se trata-se de apenas 1 rede.

É possível de implementar, interligar as 2 LANs é aquilo que se chama Site 2 Site ou Lan 2 Lan e é feita a interligação entre os 2 routers das duas redes (ou gateways de VPN), os computadores remotos (teleworkers) poderão ligar a uma ou outra LAN e terão acesso a ambas, uma vez "dentro" da VPN é como se estiverem ligados fisicamente ao switch de rede local (mas mais lento).

Tenho implementado algumas interligações assim com OpenVPN em Linux, existem inclusivé distribuições de firewall baseadas em linux com essa funcionalidade (ex. ZeroShell, pfsense, ... google it).

Solução de Hardware existem diversas, por ex. Draytek, os routers deles permitem LAN2LAN e Remote Users, usam PPTP, L2TP e IPSec não são caros para o que fazem e acima de tudo funcionam ... também já tive a oportunidade de utilizar esta marca.

Não serão precisos IP's fixos se usarmos Dynamic DNS. Agora tudo depende do nível de conhecimentos, do tempo a dispender e do valor e hardware disponível.

Espero que tenha ajudado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-04-2012, 00:31
Mensagem: #4
RE: Criar Servidor de VPN's
Se já perguntei a mim mesmo qual o objectivo de uma vpn??

deixa-me ver...
- Porque precisarei eu de uma Rede Privada Virtual (Virtual Private Network VPN )??
- Será para aceder a todos os recursos disponiveis na rede como se estivesse ligado a ela localmente, impressoras, comunicações, servidor de mail, servidor de aplicações, servidor de acessos remotos, será por o nivel de segurança ser maior, do que ter que disponibilizar n portas no router e na firewall para ter acesso ao mesmo.
- Será porque no caso de estar a ligar duas localizações diferentes, exemp. Porto - Lisboa sobre uma VPN, será o modo mais seguro de disponibilizar os serviços de dados, voz, etc... e redundancia de backup's.

Eu penso que sim, sei para que precisarei de uma VPN

A minha duvida não está na criação de uma vpn em si, seja esta para ligar um pc movél que anda pelo país/mundo "pc" <----> "Rede Lisboa" ou duas redes ou mais "Rede Lisboa" <----> "Rede Porto" <----> "Maldivas"

Quanto ao software hamachi não sei se sabes mas é produto Logmein, funciona da seguinte forma: instalas no teu pc/mac/distro linux crias uma rede(vpn) e continuas a instalar nos restantes equipamentos que queiras juntar á rede, a desvantagem do hamachi é que se quiseres juntar uma impressora há vpn que criaste tens que a partilhar num dos pc's com o software instalado e esse pc tem de estar sempre ligado para conseguires utilizar este recurso de rede. Este serviço está limitado ao software.

A criação de vpn's é algo que até conheço relativamente bem.

O que necessito é de uma ajuda para centralizar a gestão/criação/manutenção de varias vpn's. que tipo de software existe para fazer o mesmo, já tentei com o OpenVPN, mas sem parte gráfica e ter multiplas instancias a correr ao mesmo tempo torna-se complicado.

Agradeço a vossa ajuda e espero ter sido mais claro.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-04-2012, 01:08
Mensagem: #5
RE: Criar Servidor de VPN's
Na minha resposta mencionei a distro Linux ZeroShell, ai terás um interface web para gerir tudo, só terás de instalar o ZeroShell num PC e fazer forward no router da porta UDP que atribuires ao server de VPN (ZeroShell) isto se fôr apenas para usar o ZeroShell como VPN Server, tens tb o ClearOS e o pfSense em alternativa, todas as distros com webgui ... será uma questão de gosto, podes inclusivé instalar numa VM se tiveres um server com recursos livres ! A centralização que pretendes é relativa cada site será um server e sem irmos para soluções de ISP é complicado.

Hamachi ... uma solução gratuita de uma empresa que vende esse tipo de serviço ... eles têm de ganhar a vida, logo não será a melhor solução deles, a melhor deve ser a paga !

Não querendo ser radical, penso que uma solução OpenSource pode ser melhor ... tenho actualmente uma estrutura com 6 LANs ligadas com largas dezenas de máquinas, diversos e diferentes ISP e tipos
de ligação diferentes (dadas as limitações geográficas dos sites) e tudo sobre OpenVPN.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-04-2012, 01:30
Mensagem: #6
RE: Criar Servidor de VPN's
(28-04-2012 01:08)Divide by Zero Escreveu:  Na minha resposta mencionei a distro Linux ZeroShell, ai terás um interface web para gerir tudo, só terás de instalar o ZeroShell num PC e fazer forward no router da porta UDP que atribuires ao server de VPN (ZeroShell) isto se fôr apenas para usar o ZeroShell como VPN Server, tens tb o ClearOS e o pfSense em alternativa, todas as distros com webgui ... será uma questão de gosto, podes inclusivé instalar numa VM se tiveres um server com recursos livres ! A centralização que pretendes é relativa cada site será um server e sem irmos para soluções de ISP é complicado.

Hamachi ... uma solução gratuita de uma empresa que vende esse tipo de serviço ... eles têm de ganhar a vida, logo não será a melhor solução deles, a melhor deve ser a paga !

Não querendo ser radical, penso que uma solução OpenSource pode ser melhor ... tenho actualmente uma estrutura com 6 LANs ligadas com largas dezenas de máquinas, diversos e diferentes ISP e tipos
de ligação diferentes (dadas as limitações geográficas dos sites) e tudo sobre OpenVPN.

obrigado pela resposta 'Divide by Zero'

quando escrevi o 2º post não reparei que já tinha uma resposta tua.

Vou testar as distros que mencionaste, provavelmente ainda te vou chatear para colocar algumas duvidas.

Fica bem e até breve.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-04-2012, 19:15
Mensagem: #7
RE: Criar Servidor de VPN's
Tens algum servidor nos locais? Porque nao usar os recursos dos servidores?
Podes fazer o que pretendes com windows server.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-04-2012, 12:22
Mensagem: #8
RE: Criar Servidor de VPN's
(29-04-2012 19:15)brunoantunes Escreveu:  Tens algum servidor nos locais? Porque nao usar os recursos dos servidores?
Podes fazer o que pretendes com windows server.

Sim, tenho varios servidores instalados, geralmente 1 por cada empresa que necessita de soluções VPN, o que eu pretendia era mesmo centralizar todas as VPN's, num unico local num servidor meu. Vou testar as soluções do "Divide by Zero", para verificar se consigo centralizar as vpn's.

Se tiveres uma outra sugestão, desde já agradeço.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-04-2012, 12:32
Mensagem: #9
RE: Criar Servidor de VPN's
Viva,

É uma opcao mas nao te esquecas que vais assim adicionar mais um nó. Pode causar mais lentidao.

Já vi companhias implementarem uma vpn em cada local. Isto é, todos os servidores criam uma vpn e todos os servidores ligam-se entre eles. Desta forma caso percas conectividade com um servidor, tens redundancia para os outros.

Fiz-me entender? Parece-me confuso quando leio Confused
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-05-2012, 17:10
Mensagem: #10
RE: Criar Servidor de VPN's
(30-04-2012 12:32)brunoantunes Escreveu:  Viva,

É uma opcao mas nao te esquecas que vais assim adicionar mais um nó. Pode causar mais lentidao.

Já vi companhias implementarem uma vpn em cada local. Isto é, todos os servidores criam uma vpn e todos os servidores ligam-se entre eles. Desta forma caso percas conectividade com um servidor, tens redundancia para os outros.

Fiz-me entender? Parece-me confuso quando leio Confused

Sim, entendi ao que te referias, mas não é o caso.

Provavelmente eu é que não me fiz entender.

Quando me refiro a varios servidores e varias vpn's e vários clientes refiro-me a vpn's independentes, sem comunicações entre elas, companhias diferentes, o que pretendo é apenas centralizar a gestão das mesmas, adicionar novos clientes, evitar problemas com os ip's dinamicos, etc...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)