Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Transformar PC num MediaCenter
06-06-2012, 22:52
Mensagem: #1
Transformar PC num MediaCenter
Olá Pessoal!

O meu nome é Alex, e sou novo no fórum, mas já vi que o grupo parece ser muito bom a ajudar, e por isso vou iniciar com o assunto que penso ser muito desejado.

Eu tenho um pentium 4 com 1Gb de memória e 2 discos de 80Gb e queria transformar este pc numa espécie de MediaCenter, como os que vi no youtube.
Boxee - Media Center
http://www.youtube.com/watch?v=WWdQIKtcYCM
Selfmade HTPC + Selfmade Ambilight (Ubuntu 10.10 minim-XBMC Dharma-LiveTV-Boblight)
http://www.youtube.com/watch?v=4Q94OljzP...re=related

Já fui ao site que o primeiro vídeo fala para descarregar o boxee (http://www.boxee.tv/) mas não encontro o software para download, só parecem querer vender a box.
O segundo tem sites em alemão e "ich nine perrrcebo german" LOL

1ª Questão:
Será que alguém conhece mais programas deste género gratuitos?
2ª Questão:
Estas aplicações correm em windows ou em Linux? Se for em linux, sabem explicar-me como instalar?
3ª Questão:
É o programa que faz a pesquisa de séries e filmes que há na internet em stream, ou somos nós que temos primeiro que procurar o site? por exemplo o site http://www.youtube.com, http://www.tv.com.
4ª Questão:
Conseguimos apanhar os canais portugueses e mtv, mov, axn com a ligação à net?


Bom, é mais ao menos isto pessoal.
Cumpz Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-06-2012, 11:25
Mensagem: #2
RE: Transformar PC num MediaCenter
Um belo tópico que fico ansioso por ver desenvolvimentos Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-06-2012, 11:51
Mensagem: #3
RE: Transformar PC num MediaCenter
Security is always a concern when you are traveling, and hostels take this into consideration. Most hostels offer locked storage for each guest, as well as luggage storage, so that you do not have to worry about your valuables while you sleep or are out and about.


__________________
hostel in barcelona | hostels barcelona | barcelona apartment
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-06-2012, 15:26
Mensagem: #4
RE: Transformar PC num MediaCenter
Antes de mais, já experimentas-te o XBMC e o MEDIAPORTAL?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-06-2012, 11:20 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 17-06-2012 11:24 por LoRDByRon.)
Mensagem: #5
RE: Transformar PC num MediaCenter
(06-06-2012 22:52)Alex Neo Escreveu:  Olá Pessoal!

O meu nome é Alex, e sou novo no fórum, mas já vi que o grupo parece ser muito bom a ajudar, e por isso vou iniciar com o assunto que penso ser muito desejado.

Eu tenho um pentium 4 com 1Gb de memória e 2 discos de 80Gb e queria transformar este pc numa espécie de MediaCenter, como os que vi no youtube.
Boxee - Media Center
http://www.youtube.com/watch?v=WWdQIKtcYCM
Selfmade HTPC + Selfmade Ambilight (Ubuntu 10.10 minim-XBMC Dharma-LiveTV-Boblight)
http://www.youtube.com/watch?v=4Q94OljzP...re=related

Já fui ao site que o primeiro vídeo fala para descarregar o boxee (http://www.boxee.tv/) mas não encontro o software para download, só parecem querer vender a box.
O segundo tem sites em alemão e "ich nine perrrcebo german" LOL

1ª Questão:
Será que alguém conhece mais programas deste género gratuitos?
2ª Questão:
Estas aplicações correm em windows ou em Linux? Se for em linux, sabem explicar-me como instalar?
3ª Questão:
É o programa que faz a pesquisa de séries e filmes que há na internet em stream, ou somos nós que temos primeiro que procurar o site? por exemplo o site http://www.youtube.com, http://www.tv.com.
4ª Questão:
Conseguimos apanhar os canais portugueses e mtv, mov, axn com a ligação à net?


Bom, é mais ao menos isto pessoal.
Cumpz Wink

Boas,

Estando eu a usar um antigo XPC ligado ao plasma e servindo de mediacenter, vou tentar ajudar e também tirar algumas ideias, pois nestas coisas é sempre um "work in progress", pois nunca está realmente acabado. Vou relatar a minha experiência e opções e será um bom tópico para troca de ideias.

Em 1º lugar, em termos de máquina, parece teres o suficiente para o básico, embora recomende mais alguma coisa:

- Gráfica para decode HD: não colocaste a grafica que tens, mas este é um componente importante pois o mais certo é necessitar de descodificar filmes/séries em alta definição e o teu processador não é o mais indicado para isso.

Pessoalmente, comprei uma uma GeForce 210 de 512MB (chega e sobra para HD), modelo SILENT sem ventoínha (o silencio aqui é importante) por 2 razões: preço (cerca de 30€) e a compatibilidade com Linux é superior as placas da ATI e isto será importante mais a frente.

Para mais informações sobre decoding engines de cada marca:
NVIDIA PureVideo
ATI UVD

Como podes ver, há várias gerações de cada motor de decode de vídeo, eu balanceei o que necessitava com o preço e optei pela penúltima geração do PureVideo da NVIDIA o VP4.

- RAM: Assim como eu, tens 1GB de memória. Já me está a parecer curto e ao preço que a memória está (1GB 15-20€) , 2GB é o recomendado.

- Disco: 160GB é bastante curto se queres ter uma boa biblioteca de filmes e séries, mas nesta altura será melhor esperar pela baixa de preço dos discos mais para o final do ano; mínimo 1TB.

- Interacção com o MediaCenter: esta é uma parte deveras importante, pois o objectivo será mesmo estar sentado confortavelmente no sofá e interagir com o MC sem cabos nem fios nem nada do género. Há varias opções para isso:

- Comando sem fios de MediaCenter: comprado a uns tempos, é uma boa opção mas limita um bocado a utilização, pois sendo um PC queremos uma utilização mais variada, não apenas limitada a multimedia;
- Teclado e rato sem fios: é a melhor opção, pois além de controlar a parte multimédia, quando saímos do MediaCenter propriamente dito, temos possibilidade de navegar, chat, etc. Mas um teclado "normal" é demasiado grande para o efeito além de termos de ter um apendice como o rato a parte, optei por uma solução conjunta de teclado e rato (trackpad nesta caso). Optei por ESTA solução, é pouco maior que um telemóvel, mas nesse site tem outras opções, além que em lojas físicas temos teclados de MediaCenter se as compras online não forem a missa de cada um.

- Barulho: este é um tópico importante, pois ninguém quer ouvir ventoinhas a "bufar" nas partes mais silenciosas dos filmes. Este é um trabalho que ainda estou para fazer, pois o que tenho é um bocado barulhento, mas a solução é simples e relativamente barata: ventoinhas silenciosas.


"Hardware-mente" falando, creio que será o suficiente. Quanto a software, ainda não encontrei solução final, pois estou a procura da melhor solução e estou com dual-boot de Win7 com distros Linux que vou alterando, mas há algo comum em todos: o XBMC.

Inicialmente, era para usar apenas o XBMCbuntu, pois alia o o MediaCenter (XMBC), a correr sobre um Ubuntu muito, muito leve mas num plasma de 50" em full HD, quando saio do XBMC fica tudo extremamente pequeno e não consigo ver nada. Decerto que há solução para isto, mas nem me dei ao trabalho de procurar solução. Esta opção é extremamente rápida e entra no XBMC automaticamente poucos segundos após ligar a máquina. Não satisfeito (por causa da "pequenez" do sistema, instalei o Ubuntu 12.04 e consequentemente o XBMC. Rápido, eficaz, mas como não sou muito fã do interface destes novos Ubuntu's, decidi experimentar o Mint 13 com o Cinnamon e até agora estou satisfeito, está tudo a funcionar bem.

Como disse anteriormente, tenho a máquina em dual-boot com o Windows 7, neste caso o Starter pois chega e sobra para um MediaCenter, por uma necessidade e uma razão muito simples: a SporTV. Como uso e abuso do Veetle, pois ainda não encontrei melhor solução para streaming de SporTV (e que jeito que tem feito nesta ultima liga), e a instalação do mesmo tem falhado consistentemente em Linux, decidi deixar o 7 instalado na máquina. Isto para não falar de outras opções que se necessite que sejam exclusivas ao ambiente Windows, que possam vir a ser utilizadas.

Comum a todos os SO's, é o XBMC, pois é mesmo a melhor coisa para MediaCenter jamais inventada, tanto para filmes como para séries. Já usei outras opções, mas o que ficou foi mesmo o XBMC. O Boxee deixou de ser um "programa" e possivel download, era bastante bom, pois baseado em XBMC, nomeadamente em conteúdos pois tinha bastantes filmes e séries grátis nos vários canais que já vinham agregados. Mas no XBMC tens imensos plugins onde podes ir buscar uma miríade de conteúdos também: filmes, séries, rádios, YouTube, reviews, tens Al-Jazzeera, National Geographic, etc. É apenas uma questão de explorar e instalar o que se quer.

Quanto as tuas questões:

1ª Questão:
Será que alguém conhece mais programas deste género gratuitos?

XBMC, Boxee, Moovida, MediaPortal, Qvivo. Isto foi o que experimentei, mas uma googladela decerto que aparecem mais.

2ª Questão:
Estas aplicações correm em windows ou em Linux? Se for em linux, sabem explicar-me como instalar?

Em Ubuntu e derivados, tens o XBMC, que instalas normalmente pelo centro de software ou há instruções no próprio site.

3ª Questão:
É o programa que faz a pesquisa de séries e filmes que há na internet em stream, ou somos nós que temos primeiro que procurar o site? por exemplo o site http://www.youtube.com, http://www.tv.com.

Normalmente isto é feito pelo programa, por ex. o Boxee vem com alguns destes serviços embutidos, o XBMC tem imensos plugins que tens que instalar manualmente mas que depois vão buscar automaticamente os videos ao respectivo serviço (YouTube, Vimeo, CollegeHumor, etc.). Depois, tens o browser do SO que tiveres instalado onde tens a net toda a disponibilidade.

4ª Questão:
Conseguimos apanhar os canais portugueses e mtv, mov, axn com a ligação à net?

Não sei se queres directamente nos programas e isso não uso, para isso uso o browser e há imensas páginas com canais portugueses e estrangeiros.


Isto tudo, relatos da minha experiência e o "testamento" já vai longo, este é um excelente tópico para todos os entusiastas e espero que eles apareçam para todos debatermos ideias e uniformizarmos os nossos MC.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-06-2012, 18:00
Mensagem: #6
RE: Transformar PC num MediaCenter
Bem...acabando de ler este post, fiquei curioso em experimentar tal coisa, pois já ando há algum tempo para criar algo do género.
Com isto será uma grande ajuda para montar este "aparato" todo lá em casa! ehehehe

Depois deixarei o meu testemunho, mas vou experimentar com Linux.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-06-2012, 09:15
Mensagem: #7
RE: Transformar PC num MediaCenter
(20-06-2012 18:00)lpdourado Escreveu:  Bem...acabando de ler este post, fiquei curioso em experimentar tal coisa, pois já ando há algum tempo para criar algo do género.
Com isto será uma grande ajuda para montar este "aparato" todo lá em casa! ehehehe

Depois deixarei o meu testemunho, mas vou experimentar com Linux.

E fazes muito bem...! É a melhor opção para quem tem um sistema antigo encostado a um canto e deixa tanto as pequenas box's multimédia como as SmartTV's a milhas de distância.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-08-2012, 14:41
Mensagem: #8
RE: Transformar PC num MediaCenter
Boas,

Bem, não tenho tido muito tempo para ir explorando o XBMC, mas já tenho andado a dar uma vista de olhos (isto tudo em máquina virtual), mas até agora tenho gostado bastante. Vou agora aplicar num portátil mais velhinho que tenho lá em casa e começar a disfrutar deste media center.

Até agora estou com uma duvida, não estou a conseguir ir buscar os ficheiros que pretendo à rede, encontro a opção, mas não consigo connectar à máquina onde se encontram os ficheiros. Se me puderes ajudar nesta dificuldade. Tongue

Cumps.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-08-2012, 14:59
Mensagem: #9
RE: Transformar PC num MediaCenter
(24-08-2012 14:41)lpdourado Escreveu:  Boas,

Bem, não tenho tido muito tempo para ir explorando o XBMC, mas já tenho andado a dar uma vista de olhos (isto tudo em máquina virtual), mas até agora tenho gostado bastante. Vou agora aplicar num portátil mais velhinho que tenho lá em casa e começar a disfrutar deste media center.

Até agora estou com uma duvida, não estou a conseguir ir buscar os ficheiros que pretendo à rede, encontro a opção, mas não consigo connectar à máquina onde se encontram os ficheiros. Se me puderes ajudar nesta dificuldade. Tongue

Cumps.

É uma opção que não uso, pois tenho um disco ligado directamente à máquina, mas vê aqui e confirma se te ajuda. Na wiki normal, tens todos os tutoriais também.

Logo vou ver se consigo alguma coisa ligando ao PC de casa.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)