Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Notepad++ - Duvidas
09-06-2011, 00:13 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-06-2011 11:41 por ALL.)
Mensagem: #1
Notepad++ - Duvidas
São vários os posts que vejo no pplware com o Notepad++ como titulo, como tal, e tendo em consideração algumas duvidas que tenho com esta aplicação, venho via forum solicitar a vossa ajuda.

As minhas duvidas neste momento recaem sobre como usar de forma avançada o sistema de substituição.
Sabe-mos bem que seja word ou notepad, essas mesmas aplicações podem ser usadas para substituir determinados caracteres por outros.
Contudo o meu objectivo era realizar algo mais especifico, i.e.:


Situação 1
Texto Original:
ALL RS 123.m6xy 9

Texto Final:
ALL

Objectivo:
Solicitar ao Notepad++ que substitui-se o RS e todos os outros caracteres para a frente por "vazio"

Qq comando do genero
In: RS \x
Out: ~vazio~



Situação 2
Texto Original:
Ferias Zurich (2008)
Ferias Zurich (2010)

Texto Final:
Ferias Zurich
Ferias Zurich

Objectivo:
Solicitar ao Notepad++ que substitui-se os "( )" e respectivo texto lá dentro por "vazio".

Qq comando do genero
In: ([1-9][a-z])
Out: ~vazio~


Notas:
Eu ja tive a fazer alguma pesquisa e deduzo q a app tem capacidade para isso, mas n sei ao certo como o conseguir :/

Citar:Since the release of version 4.9, the Notepad++ Find and Replace commands have been updated. There is now a new Extended search mode that allows you to search for tabs(\t), newline(\r\n), and a character by its value (\o, \x, \b, \d, \t, \n, \r and \\). Unfortunately, the Notepad++ documentation is lacking in its description of these new capabilities.

Pode ser uma ajuda: Notepad++: A guide to using regular expressions and extended search mode
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-06-2011, 00:52
Mensagem: #2
RE: Notepad++ - Duvidas [substituição]
também tive uma situação semelhante há dias...
fico à espera das respostas para aprender também. Smile
Obrigado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-06-2011, 09:35 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-06-2011 09:37 por rei007.)
Mensagem: #3
RE: Notepad++ - Duvidas [substituição]
Viva,

Ora bem, esses dois exemplo são fáceis de resolver.

Para a solução 1:

Texto Original:
ALL RS 123.m6xy 9

Código:
1. Vais ao substituir (Ctrl+H)
2. Nos métodos de procura colocas "Expressão normal"
3. Em procurar colocas isto: [RS].*
4. No substituir com deixas em vazio
5. Clicar em Substituir todos

Resultado:
ALL

Para a solução 2:

Texto Original:
Ferias Zurich (2008)
Ferias Zurich (2010)


Código:
1. Vais ao substituir (Ctrl+H)
2. Nos métodos de procura colocas "Expressão normal"
3. Em procurar colocas isto: [(].*.[)]
4. No substituir com deixas em vazio
5. Clicar em Substituir todos

Resultado:
Ferias Zurich
Ferias Zurich


Espero ter ajudado.

Cumps,
Manuel Rocha

[Imagem: pplware_staff.png]
Licenciado em Informática para a Saúde pela ESTG Leiria
Mestrado em Informática - Especialização em Sistemas de Informação na Universidade Portucalense
Especialização em Design Gráfico
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-06-2011, 11:41 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-06-2011 12:10 por ALL.)
Mensagem: #4
RE: Notepad++ - Duvidas [substituição]
Obrigado "rei" ^^

Irei substituir o titulo do main-post de modo a deixar este post para uso exclusivo de duvidas sobre o Notepad++ (pode ser que o rei007 possa vir a ajudar outras pessoas, com duvidas semelhantes) Wink
Ok, agora mais difícil ;D

Situação 3
Texto Original:
2008 Ferias Zurich 29:05
2010 Ferias Zurich 17:10

Texto Final:
(2008) Ferias Zurich
(2010) Ferias Zurich

Objectivo:
Solicitar ao Notepad++ que substitui-se as "datas dp de Zurich" sem apagar o texto que se segue.

Notas: Poderia ser [29:].* mas falta-me o comando para terminar nessa linha, se não ele apaga-me as linhas de baixo tb.
Pode ser algo do genero [0-9][:][0-9] mas limitar a 2 casas à esquerda da ":" e duas casas à direita da ":", se n, tal como disse, ele vai fazer isso para a linha toda e ira comprometer o ano no inicio do texto.

EDIT: Parece que consegue escolher as 2as casas para cada lado com o seguinte comando: [0-9][0-9][:][0-9][0-9]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-06-2011, 12:13
Mensagem: #5
RE: Notepad++ - Duvidas
Ainda bem que ajudei.

Já agora deixo a explicação do que cada item que expus faz:

Quando eu coloco no "procurar isto" a seguinte expressão: [RS].*

Nesta situação estou a dizer que quero substituir tudo o que começa por RS e que precedido de qualquer coisa.

Exemplo:

Frase: O RS(RapidShare) é o melhor host file de sempre.

Se no "Procurar isto" colocar [RS].* e se no "Substituir com" colocar PPLWARE é o melhor blog de Portugal e afins ficamos com a seguinte frase:

O PPLWARE é o melhor blog de Portugal e afins

Quando eu coloco no "procurar isto" a seguinte expressão: [(].*.[)]


Nesta situação estou a dizer que quero substituir tudo o que esteja compreendido entre parêntesis e inclusive os próprios parêntesis por qualquer coisa.

Exemplo:

Frase: Que o melhor do ano passado (2010) seja o pior deste ano (2011).

Se no "Procurar isto" colocar [(].*.[)] e se no "Substituir com" deixar em branco a frase ficaria assim

Que o melhor do ano passado seja o pior deste ano .

Espero que tenham compreendido.

Cumps,
Manuel Rocha

[Imagem: pplware_staff.png]
Licenciado em Informática para a Saúde pela ESTG Leiria
Mestrado em Informática - Especialização em Sistemas de Informação na Universidade Portucalense
Especialização em Design Gráfico
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-06-2011, 13:39 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-06-2011 13:40 por ALL.)
Mensagem: #6
RE: Notepad++ - Duvidas
Situação 4
Texto Original:
Código:
[img]http://img840.imageshack.us/img840/99999/500pxc.jpg[/img]
[img]http://img840.imageshack.us/img840/33333/500pxc.jpg[/img]

Texto Final:
[img]XXX[/img]
[img]XXX[/img]

Objectivo:
Solicitar ao Notepad++ que substitui-se os links por um conjunto de letras (ex: XXX).

Notas: Poderia ser [http://img840.imageshack.us]*. mas ai iria apagar tudo à frente do .us, mesmo passando para as proximas linhas, qd eu na realidade eu queria um comando que executa-se o q escrevi em cima mas q para-se ao encontrar [/img]

Qq coisa semelhante aos [(].*.[)] mas que remove-se não os "( )" mas apenas o que esta dentro deles.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-07-2012, 20:21
Mensagem: #7
RE: Notepad++ - Duvidas
Como faço para apagar linhas em branco de um grande relatório. A minha versão do Notepad++ é a v6.1.4

Agradeço as sugestões.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
13-07-2012, 16:44 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 13-07-2012 16:45 por rei007.)
Mensagem: #8
RE: Notepad++ - Duvidas
(06-07-2012 20:21)Nilson Rocha Escreveu:  Como faço para apagar linhas em branco de um grande relatório. A minha versão do Notepad++ é a v6.1.4

Agradeço as sugestões.

Faz o seguinte, selecciona o texto todo e depois vai a TextFX > TextFX Edit > Delete Blank Lines ou então TextFX > TextFX Edit > Delete Surplus Blank Lines

Cumps,
Manuel Rocha

[Imagem: pplware_staff.png]
Licenciado em Informática para a Saúde pela ESTG Leiria
Mestrado em Informática - Especialização em Sistemas de Informação na Universidade Portucalense
Especialização em Design Gráfico
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-11-2012, 14:42 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 14-11-2012 14:43 por ALL.)
Mensagem: #9
RE: Notepad++ - Duvidas
São varias as vezes que volto ao meu post para tirar duvidas de como chegar a algum objectivo com o Notepad++ e como tal, irei usar o tópico para colocar mas resoluções que me podem vir a dar jeito a mim e eventualmente a outros utilizadores que aqui venham parar.


Situação Y
Texto Original:
123456789
987456123
978456312

Texto Final:
123456789;987456123;978456312

Objectivo:
Solicitar ao Notepad++ que substitua o "enter" por ";"

Resolução:
In: \n\r
Out: ;
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)