Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Problema GRUB
08-12-2008, 01:11 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 08-12-2008 01:12 por Akins_Daos.)
Mensagem: #1
Problema GRUB
Boas!

Tinha o Windows XP instalado e a funcionar sem problemas. Como queria experimentar Linux instalei um novo disco rígido IDE (já tinha um disco IDE onde se encontra a instalação do Windows e outro SATA para armazenamento). Instalei o disco rígido 5* funcionava, sistema de ficheiros NTFS. Prossegui então para a instalação do PCLinuxOS 2007 (no disco que IDE que tinha acabado de instalar).

Aqui é que os problemas começaram. Primeiro não conseguia instalar como deve ser, só à terceira é que foi. Finalmente quando fui a fazer boot apareceu o seguinte : GRUB Error # (peço desculpa mas não me lembro do número deste primeiro erro pois apareceram-me vários).

OK, tudo bem,formatei e tentei novamente sem melhores resultados. Passei para o Ubuntu. Instalei o Ubuntu, também sem problemas. Quando foi a altura de iniciar deparei-me com: GRUB Error 2. Novamente, formatei e reinstalei pela segunda vez. O resultado foi o mesmo.

Desisti então da ideia de instalar o Linux e formatei o disco para NTFS para ser compatível com Windows. Quando fui fazer o boot é que não estava à espera de GRUB Error 17. Pesquisei e vi que tinha algo a ver com o disco rígido e desliguei este disco rígido. Quando fui iniciar: GRUB Error 21

Pela minha pesquisa quer dizer que não reconhece o disco rígido. Pesquisei um pouco mais e li que tinha que reparar o MBR. Cheguei então a um dos posts do Peopleware Reparar um Windows MBR com um Ubuntu Live CD.

OK comecei a seguir as instruções mas logo de inicio tenho problemas:
1º Não encontrei o Universal repository.
2º Quando executei o comando sudo apt-get install ms-sys aperece-me o seguinte E: Couldn't Find package ms-sys (E: é a letra do meu disco SATA no Windows, não sei se tem alguma coisa a haver). Ou seja, este processo não foi viável para mim. Tentei ainda o processo que o Pedro Pinto recomendou no comentário 13, mas não consigo aceder ao modo de recuperação (lembrem-se que não tenho o Ubuntu instalado e tou a correr a partir de um Live CD).

Finalmente tentei com o cd do Windows XP (Processo que segui), mas este não funciona. Experimentei mais de 4 cds diferentes que funcionam noutros computadores mas aqui não. Estou então confinado ao Live CD do Ubuntu.

Não queria perder os dados que tenho no disco do Windows, mas se tiver que ser...

Desde já obrigado.
Cumps. Diogo
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-12-2008, 01:35 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 04-01-2009 04:15 por racoq.)
Mensagem: #2
RE: Problema GRUB
Neste tópico o Bruno Bernardino, explicou o problema que te aconteceu:

http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=883&page=2

Parece que o ubuntu ou pelos vistos qualquer linux não gosta de ter um disco ide, e sata ligados ao mesmo tempo.

Para resolveres isso, além do que tentaste, tens outra hipotese.

Primeiro de tudo desliga o IDE, e deixa o disco SATA do windows.

Suponho que o teu PC tenha drive de disquetes certo? tão faz os seguinte, arranja um qualquer PC com o XP ou assim, e cria uma disquete de arranque (quando selecionares o formatar de uma disquete em XP, seleciona a opção"criar uma disquete de arranque MS-DOS",

[Imagem: 2passo5fl6vk.jpg]

e certifica-te que lá está o fdisk (fdisk.exe) depois do processo concluido. Se não estiver penso que podes encontrar o fdisk na pasta Windows\System32 do windows XP (não tenho bem a certeza).

Depois arranca o teu pc da disquete (certifica-te que na bios, este é um dos arranques do PC), e digita o seguinte comando no arranque em DOS.

fdisk /mbr


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-12-2008, 10:41
Mensagem: #3
RE: Problema GRUB
Não me devo ter explicado bem. O Windows está no disco IDE que ainda está ligado e não no disco SATA.

De qualquer forma, se criar as disquetes de arranque em outro pc o processo funciona, correcto?

Obrigado pela rápida resposta.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-12-2008, 13:17
Mensagem: #4
RE: Problema GRUB
sim, isso funciona, tens depois de arrancar com o pc da disquete e executaro comando que te disse


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-12-2008, 19:04
Mensagem: #5
RE: Problema GRUB
Akin_Daos,

Tens de fazer isso (instalar/reparar) com um disco ligado e o outro desligado (isto para arrancares em Windows), a não ser que consigas configurar na tua BIOS para arrancar do IDE primeiro em vez do SATA (que não consegues em algumas BIOS, pois dão preferência ao SATA).

Estes problemas acontecem-te, como já expliquei, pelo facto de algumas BIOS darem problemas com discos IDE em master quando existe um SATA, ou com o boot do Windows pela mesma razão.

A minha sugestão é:

Arranja outro disco SATA (para substituir o IDE) ou se queres usar o IDE, desliga o SATA e vice-versa.

BrunoBernardino.com
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-12-2008, 20:32
Mensagem: #6
RE: Problema GRUB
Funcionou! Cinco estrelas.

Usei o comando fdisk /mbr recomendado e foi bastante rápido, até pensei que não tinha feito nada porque não recebi nenhuma resposta.

Não precisei de desligar o SATA. Estavam os dois a funcionar quando reparei o MBR. Só o outro disco IDE é que estava desligado.

Pelo que li do outro tópico que o racoq me indicou, o meu problema é semelhante. Apesar deste 'pequeno' problema ainda quero instalar o Ubuntu (open souce atrai-me mais que MS). As minhas dúvidas são:
- Para instalar o Ubuntu devo fazê-lo no mesmo disco rígido do meu Windows e não num disco aparte?
- Devo desligar o meu disco SATA durante a instalação?

Muito obrigado pela ajuda que me deram. Foram realmente um salva-vidas Smile.

Cumps. Diogo
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-12-2008, 21:16 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 08-12-2008 22:59 por racoq.)
Mensagem: #7
RE: Problema GRUB
(08-12-2008 20:32)Akins_Daos Escreveu:  Funcionou! Cinco estrelas.

Usei o comando fdisk /mbr recomendado e foi bastante rápido, até pensei que não tinha feito nada porque não recebi nenhuma resposta.

Não precisei de desligar o SATA. Estavam os dois a funcionar quando reparei o MBR. Só o outro disco IDE é que estava desligado.

Pelo que li do outro tópico que o racoq me indicou, o meu problema é semelhante. Apesar deste 'pequeno' problema ainda quero instalar o Ubuntu (open souce atrai-me mais que MS). As minhas dúvidas são:
- Para instalar o Ubuntu devo fazê-lo no mesmo disco rígido do meu Windows e não num disco aparte?
- Devo desligar o meu disco SATA durante a instalação?

Muito obrigado pela ajuda que me deram. Foram realmente um salva-vidas Smile.

Cumps. Diogo

Dá lá um ponto de reputação ao Bruno Bernardino, no perfil dele Wink

Aconselho o seguinte, particiona o teu disco (onde tens o Windows) com o instalador do ubuntu, tens que assumir que tens no minimo para aí uns 8 gigas de espaço não particionado para o ubuntu, deixa também um determinado espaço livre para o windows. Atenção, antes deste passo aconselho-te a desframentar o disco no windows de modo a colocares todos os sectores que contêm dados todos juntos no início do disco.

Caso não queiras particionar, e apenas para tentares brincar com o ubuntu, tenta o Wubi => http://wubi-installer.org/ . Permite-te instalar o ubuntu dentro do windows de um forma, indolor, e de fácil remoção.


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-12-2008, 21:24
Mensagem: #8
RE: Problema GRUB
Obrigado racoq, mas a solução do "fdisk /mbr" foi tua Wink

O que posso aconselhar quanto ao Ubuntu é:

1. Crias uma partição no disco do Windows e instalas lá o Ubuntu

OU

2. Desligas e ligas os discos consoante precisas de um ou outro

OU

3. Arranjas outro disco SATA para substituir o teu IDE Smile

BrunoBernardino.com
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-12-2008, 00:13
Mensagem: #9
RE: Problema GRUB
Já tive o Ubuntu instalado com o Wubi e deu-me problemas com a gráfica, não sei porquê. Vou tentar novamente.

Citar:Muito obrigado pela ajuda que me deram. Foram realmente um salva-vidas Smile.

O plural era para dar crédito aos dois Smile.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
13-12-2008, 01:10
Mensagem: #10
RE: Problema GRUB
Se continuares com problemas, cria um tópico novo, se já não for relacionado com o GRUB Smile

Nunca experimentei o Wubi por isso não te posso dar conselhos sobre isso.

BrunoBernardino.com
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)