Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Atestar custa 6% do salário em Portugal
24-08-2012, 21:55
Mensagem: #1
Atestar custa 6% do salário em Portugal
Encher um depósito custa 82 euros em Portugal, 40 euros nos EUA e apenas 90 cêntimos na Venezuela. Portugueses são dos que mais sofrem.

Apesar dos recordes de preços das últimas semanas, Portugal continua a ter combustíveis mais baratos do que Itália, Grécia, França ou Alemanha. Porém, na hora de atestar o depósito, não há quem ‘sofra’ mais que os portugueses e os eslovacos em toda a Zona Euro.
Esta é uma das conclusões de um estudo feito pela Bloomberg com dados de instituições como o FMI, Comissão Europeia ou Banco Mundial. O estudo relacionou o preço dos combustíveis com o salário médio de mais de 60 países, em Julho deste ano.

Em Portugal, encher um depósito de 50 litros de gasolina de um automóvel custa 82 euros, o equivalente a 6% do salário médio nacional e 20% do salário mínimo. O espanhóis, por exemplo, têm de gastar apenas 3,4%do seu salário para atestar o mesmo depósito, e os irlandeses pouco mais de 2%.

Contas feitas, na região da moeda única o esforço financeiro que eslovacos e portugueses têm de fazer para encher o tanque é quase o dobro dos espanhóis e quase o triplo dos irlandeses.

Ter a gasolina mais cara do Mundo não significa que a ida a bomba seja um pesadelo, nem ser produtor de petróleo implica combustível ao ‘preço da chuva’.

A_Noruega que o diga: um litro de gasolina em Oslo custa 2,2 euros. Porém, com um salário médio de seis mil euros, um norueguês gasta 1% do seu rendimento mensal para atestar. E mais: o país prefere financiar a saúde e educação com as receitas do petróleo – do qual é dos maiores produtores – a tornar mais barata a gasolina para a população. Já na Índia encher um depósito de 50 litros custa o equivalente a 60% do salário médio de um trabalhador.

A Venezuela, outro grande produtor mundial , detém o litro de gasolina mais barato em todo o mundo: custa a módica quantia de dois cêntimos. Os EUA, um dos maiores consumidores mundiais, os combustíveis custam metade do preço praticado na Europa.

Fonte:http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Inter...t_id=57574

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-08-2012, 00:52
Mensagem: #2
RE: Atestar custa 6% do salário em Portugal
Começar ir buscar combustível a Venezuela lol
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-08-2012, 00:54
Mensagem: #3
RE: Atestar custa 6% do salário em Portugal
Olha que qualquer dia é capaz de compensar... LOL

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-08-2012, 00:58
Mensagem: #4
RE: Atestar custa 6% do salário em Portugal
O problema que tens é o limite de litros que podes transportar lol para além de que ao entrar cá levava logo com imposto hehe
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-08-2012, 00:59
Mensagem: #5
RE: Atestar custa 6% do salário em Portugal
Infelizmente é uma realidade, e são estás e outras que às vezes e excluindo as razões óbvias, me fazem lembrar da questão: "Ainda valerá a pena viver em Portugal?". Wink

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-08-2012, 12:42
Mensagem: #6
RE: Atestar custa 6% do salário em Portugal
Mas isso acontece em qualquer país...comprar coisas fora de Portugal é levar o nosso dinheiro para lá...Óbvio que não queremos isso Smile


O mesmo aconteceu e está a acontecer com a China...durante anos, andaram a trabalhar por meia dúzia de tostões e a meter cá o material da mesma forma...tornaram-se essenciais para o comércio da esmagadora maioria dos bens que consumimos e para além disso especializaram-se naquilo que nós queremos e temos...
Hoje estão a começar a tentar a "emancipação", qualquer dia os custos de produção irão aumentar e aumentar..."nós" demos-lhes poder que agora não lhes conseguimos tirar.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-08-2012, 17:52
Mensagem: #7
RE: Atestar custa 6% do salário em Portugal
Como disse no outro tópico, e de modo a poupar se tivesse possibilidades investia era numa scooter.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-08-2012, 01:00
Mensagem: #8
RE: Atestar custa 6% do salário em Portugal
Investe antes num eléctrico ou carro a gpl Wink
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-08-2012, 11:03
Mensagem: #9
RE: Atestar custa 6% do salário em Portugal
Num elétrico de certeza que não, mas olha que num a gpl não estaria fora de questão.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-08-2012, 14:48
Mensagem: #10
RE: Atestar custa 6% do salário em Portugal
De certeza que não? então porquê?
Uma das minhas questões no que diz respeito aos eléctricos tem a ver com o facto de ainda serem demasiado recentes e haverem ainda possíveis problemas.
Os veiculos a GPL, é simples a adaptação e consegues ter um carro a gasolina(mais barato), a gastar tanto em € como um diesel, para além de que a manutenção é mais barata.

Vamos lá fazer contas e vamos pegar em carros novos de média gama. Wink

A base que fui buscar foi um Peugeot 207 3Portas.(Fui para aqui pois conheço bem a Peugeot e gosto, não haverá diferenças significativas de preços para outras marcas).

Escolhemos a versão Active
1.4VTI 95Cv a gasolina
Com todas as configurações base e o carro ficaria-nos por 15301.22€

Agora substituímos por um motor a Diesel neste caso um 1.6HDI FAP e passamos o preço para os 18801.23€

Ou seja, vamos pagar mais 3500€ para ter um motor equivalente a Diesel.

Segundo o fabricante os consumos dos dois motores são os seguintes:

1.4VTI
Urbano - 4.5L/100km
Extra Urbano - 3.4L/100km
Circuito Misto - 3.8L/100km

1.6HDI
Urbano - 4.5L/100km
Extra Urbano - 3.4L/100km
Circuito Misto - 3.8L/100km


Tendo em conta os preços do combustível, vou para os mais baratos do país.

Gasolina 95Octanas - 1,599€
Gasolina 98Octanas - 1,649€
Diesel Comum - 1,419€
Diesel Plus - 1,449€
GPL - 0,599€


Ou seja,


1.4VTI
Urbano - 4.5L/100km - 7,20€
Extra Urbano - 3.4L/100km - 5,44€
Circuito Misto - 3.8L/100km - 6,08€

1.6HDI
Urbano - 4.5L/100km - 6,39€
Extra Urbano - 3.4L/100km - 4,82€
Circuito Misto - 3.8L/100km - 5,39€


Ou seja a cada 100Km com um diesel poupamos,

Urbano - 7,20€ - 6,39€ = 0,81€
Extra Urbano - 5,44€ - 4,82€ = 0,62€
Circuito Misto - 6,08€ - 5,39€ = 0,81€

Ou seja a poupança máxima andaria nos 0,81€ a cada 100km percorridos.
Assumindo que a manutenção seria exactamente a mesma, conseguiriamos poupar os 3500€ de investimento inicial ao fim de

100Km - 0,81€
x km - 3500€

(100km * 3500€) / 0,81€ = 432098Km para poupar 3500€.

Agora vamos colocar o mesmo carro a gasolina a GPL, ou seja vamos investir uma média de 1600€ para a adaptação e aumentamos e média 1L/100km ou seja,

1.4VTI (GPL)
Urbano - 5.5L/100km - 3,29€ (Dif Gasolina - 3,91€ | Dif Diesel - 3,10€)
Extra Urbano - 4.4L/100km - 2,64€ (Dif Gasolina - 2,80€ | Dif Diesel - 2,18€)
Circuito Misto - 4.8L/100km - 2,88€ (Dif Gasolina - 3,20€ | Dif Diesel - 2,51€)


Ou seja um consumo máximo de 2.88€ por cada 100km percorridos e com uma poupança na volta dos 3.20€ por cada 100km face a gasolina, recuperamos o investimento de 1600€ em...

100km - 3.20€
x km - 1600€


(100 * 1600) / 3,20 = 50000km

Dos 3500€ que teríamos de investir inicialmente face ao Diesel, ainda ficamos com 1900€ que actualmente dariam para percorrer

2,88€ - 100km
1900€ - x km

(1900 * 100) / 2,88 = 65972Km


Wink

Com um carro eléctrico não sei qual a manutenção a fazer, mas penso que ainda seja inferior a um diesel ou gasolina. Smile
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 2 Visitante(s)