Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Qual Versão do Linux?
22-10-2012, 00:45
Mensagem: #1
Qual Versão do Linux?
Olá.
Primeiramente boa noite.

Gostaria de opiniões e sugestões sobre qual versão do Linux utilizar, ja que atualmente uso Windows 8 e NÃO intendo absolutamente nada de linux.
Queria um sistema rápido, simples e bonito. Alguma sugestão para um leigo?

Outa coisa, linux apenas posso instalar softwares via linha de comando?

Obrigado pela atenção. =)
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-10-2012, 01:48
Mensagem: #2
RE: Qual Versão do Linux?
Hey,
boa noite.

Recomendo-te o Ubuntu e até tens o tutorial da instalação aqui no pplware. Porém o Ubuntu está a ficar cada vez mais pesado por causa do Unity mas sempre podes mudar o ambiente gráfico, tens o Lubuntu com o LXDE, o Kubuntu com o KDE e o Xubuntu com o XFCE. Também podes instalar o Gnome 3 e fica mais leve.
Uma distro que também gosto é o Linux Mint com o Cinnamon, é leve e partilha repositórios com o Ubuntu.

Podes pegar numa pen e experimentar vários sistemas por ela sem alterares nada no disco rígido. Usas este programa que te deixo em baixo para a prepares e depois é só ligares o PC pela pen e voilá tens um sistema a correr sem alterares os dados do disco rígido. Se precisares diz que eu dou-te uma maozinha Wink

Quanto à 2ª pergunta. Sim podes e vais ver que vais usar muito mais o terminal do que no Windows.

Links:
Instalar Ubuntu: http://pplware.sapo.pt/linux/aprenda-a-i...l-quetzal/
Mudar ambiente gráfico Ubuntu: http://pplware.sapo.pt/linux/est-farto-d...e-ou-xfce/
App pra fazer LiveUSB: http://www.pendrivelinux.com/universal-u...-as-1-2-3/
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-10-2012, 10:06
Mensagem: #3
RE: Qual Versão do Linux?
Boas,

O Hugao já disse praticamente tudo. Mas gostava de acrescentar uma coisa.

Cada vez é menos preciso usar o terminal no Linux, principalmente em distribuições derivadas do Ubuntu. Qualquer uma que escolhas das que o Hugao falou em cima não precisas de usar terminal para instalar nada. Tens o Centro de Software do Ubuntu, tens o Synaptic caso o que procuras não esteja no Centro de Software e existem outros, mas estes dois deve bastar.

E sempre que queiras instalar algo que que não esteja nos repositórios do Ubuntu basta procurares na pagina da aplicação que queres instalar pelo ficheiro ".deb" que praticamente todos disponibilizam. Ficheiros ".deb" instalam se como ficheiros ".exe" com dois cliques. =)

Anyone can build a fast processor. The trick is to build a fast system. (Seymour Cray)
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-10-2012, 12:29
Mensagem: #4
RE: Qual Versão do Linux?
Bom dia,

primeiramente obrigado pelas respostas, quanto a resposta do hugao:

(22-10-2012 01:48)Hugao Escreveu:  Recomendo-te o Ubuntu e até tens o tutorial da instalação aqui no pplware. Porém o Ubuntu está a ficar cada vez mais pesado por causa do Unity mas sempre podes mudar o ambiente gráfico, tens o Lubuntu com o LXDE, o Kubuntu com o KDE e o Xubuntu com o XFCE. Também podes instalar o Gnome 3 e fica mais leve.

Entao se eu apenas mudar o ambiente grafico, o sistema torna-se mais leve? (como deveria ser?)

Quanto as versões, acho que entao vou testar o ubuntu no virtual box primeiro. =D
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-10-2012, 19:07
Mensagem: #5
RE: Qual Versão do Linux?
Experimenta o linux mint 13
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-10-2012, 19:19 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-10-2012 19:23 por Hugao.)
Mensagem: #6
RE: Qual Versão do Linux?
(22-10-2012 10:06)DJLinux Escreveu:  Cada vez é menos preciso usar o terminal no Linux, principalmente em distribuições derivadas do Ubuntu.

Sim tens razão mas se comparares ainda usas muito mais do que no Windows

(22-10-2012 12:29)welington3006 Escreveu:  Entao se eu apenas mudar o ambiente grafico, o sistema torna-se mais leve? (como deveria ser?)

Depende do ambiente gráfico pois cada ambiente gráfico tem os seus recursos e efeitos etc. Se meteres um DE (Desktop Environment) com recursos mais pesados é normal que torna o sistema mais pesado, se já usares um DE que utilize recursos mais leves ficas com a máquina mais leve e consequentemente mais rápida, tens um bom exemplo o LXDE e o XFCE que são recomendados para computadores antigos por serem mais leves. Se quiseres uma boa comparação tens o Windows XP e o Vista/7 como estes últimos têm mais efeitos por causa do Aero tornam-se mais pesados e precisam de mais requisitos de hardware enquanto que no XP isso não acontece.

(22-10-2012 12:29)welington3006 Escreveu:  Quanto as versões, acho que entao vou testar o ubuntu no virtual box primeiro. =D

Também é uma opção mas se queres ver mesmo como o sistema se porta na tua maquina continuo a recomendar o uso das LiveUSB. Pois o sistema fica a correr na PEN como se fosse o disco onde está instalado o sistema. Depois de veres é só reiniciares e entrares no Windows e mudar os ficheiros, pelo programa que te disse claro, e voltar a reiniciar o PC pela PEN e já estás a experimentar outro sistema.

Caso não tenhas uma pen usas um CD/DVD mas ai recomendo os RW para não gastares CD's/DVD's em vão.

(22-10-2012 19:07)BSantos Escreveu:  Experimenta o linux mint 13
Foi o que eu disse na 1ª resposta. Está 5* o sistema e bem porreiro com o Cinnamon. Por acaso vou instalar agora em dual-boot para ver se resolvo o problema do meu micro no linux Confused se conseguir quando sair a v14 em novembro já cá canta como OS nº1 Tongue
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-10-2012, 00:25 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 23-10-2012 00:26 por DJLinux.)
Mensagem: #7
RE: Qual Versão do Linux?
(22-10-2012 19:19)Hugao Escreveu:  [quote='DJLinux' pid='90800' dateline='1350896774']Cada vez é menos preciso usar o terminal no Linux, principalmente em distribuições derivadas do Ubuntu.

Sim tens razão mas se comparares ainda usas muito mais do que no Windows






Sim sem duvida. E espero que nunca acabem com isso, porque venha quem vier, instalar pelo terminal é mais rápido e melhor pois caso alguma coisa corra mal podes ver onde Wink

Anyone can build a fast processor. The trick is to build a fast system. (Seymour Cray)
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-10-2012, 01:10
Mensagem: #8
RE: Qual Versão do Linux?
(23-10-2012 00:25)DJLinux Escreveu:  Sim sem duvida. E espero que nunca acabem com isso, porque venha quem vier, instalar pelo terminal é mais rápido e melhor pois caso alguma coisa corra mal podes ver onde Wink

Exatamente Tongue e instalar pelo terminal só custa à primeira para quem vem dos executáveis do Windows.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-10-2012, 09:17
Mensagem: #9
RE: Qual Versão do Linux?
Ora...

Aqui fez-se o update ontem para xubuntu 12.04 e algumas máquinas encontram-se a correr Mint! Wink
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-10-2012, 11:24
Mensagem: #10
RE: Qual Versão do Linux?
(22-10-2012 00:45)welington3006 Escreveu:  Olá.
Primeiramente boa noite.

Gostaria de opiniões e sugestões sobre qual versão do Linux utilizar, ja que atualmente uso Windows 8 e NÃO intendo absolutamente nada de linux.
Queria um sistema rápido, simples e bonito. Alguma sugestão para um leigo?

Outa coisa, linux apenas posso instalar softwares via linha de comando?

Obrigado pela atenção. =)

Boas,

Eu estava como tu até há bem pouco tempo. Comecei com o Ubuntu, pelo qual fiquei completamente doido e instalei de raiz em todos os PC's lá de casa.
Atualmente continuo a usar o Ubuntu mas com KDE, (sugestão do PPlware) e digo-te que é espetacular. Até o meu filho de 3 anos o usa Big Grin

Intslar sofware é super básico (mais fácil que em windows) e com o wine e playaonlinux consegues usar programas que não existem em linux.

Abraço

Hugo Flórido
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)