Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Dois routers ligados na mesma rede telefónica
08-01-2013, 12:54
Mensagem: #1
Dois routers ligados na mesma rede telefónica
Bom Dia.

Tenho um dúvida que ainda não consegui resposta e que deve ser bastante fácil de responder para profissionais de Redes e não para leigos como eu :b

Eu vou colocar OptimusFibra lá por casa. Ainda não sei qual é o router que vao colocar mas suponho que seja um Thomson igual ao dá MEO. A casa tem duas tomadas para ligar o telefone (não sei como se chama isto) um na sala outro no meu quarto. O router ficará em principio na sala. Será possivél eu colocar um outro router (sem que este seja da operadora) ligado ao tomada existente no meu quarto e este funcionar às mil maravilhas, tendo assim dois routers a expandir o sinal?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-01-2013, 14:19 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 08-01-2013 14:20 por hrguerra.)
Mensagem: #2
RE: Dois routers ligados na mesma rede telefónica
Olá guarda, bom dia.

Antes de mais, Optimus Fibra não utiliza as tomadas de telefone (aka RJ11), a fibra virá do PDO do teu edifício, entrará em tua casa e será ligada a um Optical Network Terminal que possivelmente será um Ericsson e depois esse ONT irá ligar ao teu router (à partida, como dizes, o Thomson).
Por norma, o router fica sempre na sala, por causa da TV Box (caso a coloques).
Se à partida, aquilo que tens são mesmo tomadas de telefone, esquece, não poderás usar de modo algum. Agora se forem tomadas RJ45 (aka tomadas de internet) poderás tentar ligar um cabo de rede à tomada da sala e um cabo de rede da tomada do teu quarto ao router. Penso que depois terás de configurar IP's e isso tudo.
O que podes fazer e é garantido, é adquirir um wireless expander (aka repetidor de sinal) que basicamente é um router que tens de ligar a uma tomada eléctrica e ele faz o resto por si, recebe o sinal do thomson e expande.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-01-2013, 14:57
Mensagem: #3
RE: Dois routers ligados na mesma rede telefónica
Neste caso não há TV Box. Esse tipo de repetidores de sinal já conheço sim, tenho essa ideia em mente, mas estava a procura de uma mais económica.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-01-2013, 15:09
Mensagem: #4
Dois routers ligados na mesma rede telefónica
Asus RT-N10 é barato e faz repetidor
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-01-2013, 17:00
Mensagem: #5
RE: Dois routers ligados na mesma rede telefónica
(08-01-2013 15:09)DGP_Maluco Escreveu:  Asus RT-N10 é barato e faz repetidor

Então e este recebe o sinal como? Queria algo que ou ligava a tomada telefónica (mas parece impossível isso, uma vez que a Optimus Fibra não funciona assim) ou então que apanhe o sinal do outro router por wireless e que o repetisse.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-01-2013, 20:32
Mensagem: #6
RE: Dois routers ligados na mesma rede telefónica
Caro guarda,

Esquece a tomada telefónica de vez Mr Green .

A única solução mais em conta e possível de se realizar é comprares um repetidor de sinal.
Mais barato que o PLC (powerline) e mais viável!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-01-2013, 20:51
Mensagem: #7
RE: Dois routers ligados na mesma rede telefónica
(08-01-2013 20:32)hrguerra Escreveu:  Caro guarda,

Esquece a tomada telefónica de vez Mr Green .

A única solução mais em conta e possível de se realizar é comprares um repetidor de sinal.
Mais barato que o PLC (powerline) e mais viável!

Ora bolas! Okey. Obrigado pela opiniões. Vou esperar pela instalação e depois, dependendo da cobertura, vejo o que faço.

Mas já agora: Se não é por cabo telefónico como é que o router funciona? como é que recebe? Como um telemóvel? Confused
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-01-2013, 21:12 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 08-01-2013 21:12 por hrguerra.)
Mensagem: #8
RE: Dois routers ligados na mesma rede telefónica
[Imagem: ok21qg.jpg]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-01-2013, 21:24
Mensagem: #9
Dois routers ligados na mesma rede telefónica
O asus que eu falei é abaixo dos 30€, apanha o sinal por wireless e expende o
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-01-2013, 21:49
Mensagem: #10
RE: Dois routers ligados na mesma rede telefónica
understood Wink
Brigado pelo desenho. Está claro Smile

DGP_Maluco: Sim, eu procurei sobre o asus. Também é uma boa sugestão, obrigado Smile

Através do teu desenho lembrei-me de outra questão:
Eu moro num prédio. O ONT é partilhado? Ou é um em cada casa?
Morando num prédio perde-se velocidade? Supondo que é um ONT pessoal (o que suponho que seja por questões de segurança) o cabo Fibra que chega a cada umas das casas do prédio é partilhado? Basicamente a minha duvida recai sobre como é a transferência de sinal desde a rede até ao prédio e no prédio até cada uma das casas.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)