Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Leitor VHS
24-12-2008, 17:26
Mensagem: #1
Leitor VHS
Boas tardes.

Antes de mais peço desculpa se o tópico não está na secção correcta, mas como não vi onde encaixar isto.. Smile

Bem, certamente todos se lembram já das velhinhas cassetes VHS, correcto? O que venho aqui pedir é uma pequena ajuda. Tenho montes de cassetes VHS e gostaria de passa-las para DVD's, para tal tenho aqui um leitor VHS e tenho o meu portátil. Relativamente às ligações entre hardware, já está tudo ligado (não sei o nome dos cabos, mas se for importante posso averiguar), agora falta-me saber como receber o sinal no pc (supostamente apenas me falta algum software para tal).
Assim sendo, alguém sabe/consegue dar uma ajudinha?

Desde já, obrigado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
31-12-2008, 15:23
Mensagem: #2
RE: Leitor VHS
Se tiveres tudo ok (drivers e cabos) então tenta o virtualdub para fazer a captura e edição de video. É um programa livre e muito bom (isto se estiveres a usar windows).
Para linux ainda não tive tempo de procurar os melhores programas Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-01-2009, 18:06
Mensagem: #3
RE: Leitor VHS
(31-12-2008 15:23)R00KIE Escreveu:  Se tiveres tudo ok (drivers e cabos) então tenta o virtualdub para fazer a captura e edição de video. É um programa livre e muito bom (isto se estiveres a usar windows).
Para linux ainda não tive tempo de procurar os melhores programas Wink

Obrigado. Entretanto tinha encontrado esse mesmo programa e consegui pôr a funcionar, o leitor é que nessa mesma altura deu as últimas.

Estou agora com outro e tudo está a funcionar correctamente, tanto o vídeo como o áudio. O mal está ao gravar pois o som não fica sincronizado com o vídeo, já tentei conjugar vários compressores de vídeo e áudio e mesmo sem compressores mas mesmo assim o som fica sempre um pouco atrasado em relação ao vídeo. Poderá ser alguma configuração em falta ou mal feita?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-01-2009, 21:53
Mensagem: #4
RE: Leitor VHS
Isso pode-se dizer que é normal, se usares uma placa de captura para capturar só o vídeo e uma placa de som para capturar o áudio vai existir um atraso diferente nos dois caminhos. Se o atraso for constante, ou seja, sempre x milisegundos a coisa resolve-se bem, depois de teres capturado o video, abres o ficheiro, vais à parte do áudio no virtualdub e tens lá a opção para atrasar o áudio (delay), se usares valores positivos atrasas o áudio em relação ao vídeo, se usares valores negativos avanças o áudio em relação ao vídeo.
Depois usas a opção direct stream copy para o áudio e para o vídeo e guardas o ficheiro (isto se não quiseres usar mais uns filtros, por exemplo o crop para tirar algum bocado preto que fique à volta da imagem).
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-01-2009, 05:15
Mensagem: #5
RE: Leitor VHS
Pois, então no meu caso é mais complicado, penso.

A placa de captura está no portátil e esta recebe os dados através de um cabo RCA composto (amarelo, vermelho, branco). Qual a solução neste caso?

Obrigado pela paciência.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-01-2009, 18:29
Mensagem: #6
RE: Leitor VHS
Então .... explica lá como tens tudo ligado, é mais fácil do que estar a mandar palpites Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-01-2009, 15:11
Mensagem: #7
RE: Leitor VHS
Ok. Então é o seguinte:

Na saída do leitor de vídeo tenho um cabo Scart to RCA.

[Imagem: cbvidscart.GIF]


De seguida, os 3 cabos coloridos ligam a um adaptador da Asus (vinha juntamente com o portátil e segundo o manual é um adaptador de 1/8'' para RCA) e este liga à entrada AV/S-Vídeo do portátil.
Nada mais faço que não ver o vídeo no VirtualDub (vejo tudo direito) e apenas ao capturar o mesmo o som fica atrasado em relação à imagem (sem certezas, mas acho que o atrasado vai aumentando gradualmente).

Espero ter sido explicito.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-01-2009, 17:10 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 04-01-2009 17:11 por R00KIE.)
Mensagem: #8
RE: Leitor VHS
Sim, acho que assim já percebo, a placa faz a captura de video e de som.
Tenta descobrir se o áudio vai atrasando progressivamente ou não, se o atraso for constante estás safo que a solução é fácil (é como te tinha dito, depois da captura ajustas o atraso/avanço do áudio) senão .... sei que há programas capazes de dar a volta a isso, talvez até o virtualdub consiga resolver isso, mas nunca tive de resolver um caso desses por isso não sei.
Tenta as várias opções na parte de captura e verifica também as opções gerais do programa, isso faz muita coisa. Caso esse não dê ... tenta fazer a captura com o media player classic, sim eu sei que parece estranho mas dá para fazer captura (e só mesmo captura não dá para editar nada).
Em último caso podes sempre tentar usar uma placa de som para capturar o som e ver o que dá, só terias de arranjar um adaptador.
É capaz de ter aí um caso bicudo para resolver mas quando conseguires já nada relacionado com captura te vai deixar a coçar a cabeça Big Grin
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-01-2009, 18:00
Mensagem: #9
RE: Leitor VHS
(04-01-2009 17:10)R00KIE Escreveu:  Sim, acho que assim já percebo, a placa faz a captura de video e de som.
Tenta descobrir se o áudio vai atrasando progressivamente ou não, se o atraso for constante estás safo que a solução é fácil (é como te tinha dito, depois da captura ajustas o atraso/avanço do áudio) senão .... sei que há programas capazes de dar a volta a isso, talvez até o virtualdub consiga resolver isso, mas nunca tive de resolver um caso desses por isso não sei.
Tenta as várias opções na parte de captura e verifica também as opções gerais do programa, isso faz muita coisa. Caso esse não dê ... tenta fazer a captura com o media player classic, sim eu sei que parece estranho mas dá para fazer captura (e só mesmo captura não dá para editar nada).
Em último caso podes sempre tentar usar uma placa de som para capturar o som e ver o que dá, só terias de arranjar um adaptador.
É capaz de ter aí um caso bicudo para resolver mas quando conseguires já nada relacionado com captura te vai deixar a coçar a cabeça Big Grin

Só mais umas dicas.

a sincronia do audio tambem tem a ver com a velocidade de captura/disco .
deve-se desligar todos os progamas que nao fazem falta , antivirus etc .
nao usar discos usb externos ...

Core i7- Radeon RX 560 -16 Ram - Dual boot SurprisedS X MOJAVE / WIN 10

YOUTUBE
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-01-2009, 02:50
Mensagem: #10
RE: Leitor VHS
Obrigados aos dois. Assim que tiver mais tempo irei testar todas as soluções possíveis e depois dou notícias.

Cumprimentos.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)