Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Criar um Captive Portal - estilo Zon@fon
18-01-2013, 11:22 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-01-2013 23:20 por EnzoAkira.)
Mensagem: #1
Linux Criar um Captive Portal - estilo Zon@fon
Bom dia a todos, e muito obrigado à comunidade PPLWARE por facultar tutoriais e dicas de muito boa qualidade.

Depois de uma pesquisa no forum acerca do meu assunto (para não haver repetições), exponho aqui a minha duvida e se possível a criação de um tutorial para este assunto.
O que pretendo é saber se existe alguma distro Linux para criar o tipo de site de login como existe em alguns hoteis, em hotspots, ou como a ZON usa no ZON@Fon, em que o utilizador insere o email e pass e a partir daí tem acesso à net.
Contudo na minha versão só pretendo que a pessoa conecte à rede Guest e apareça no browser um site onde introduz o nome e um mail e aceda à net. Isto para implementar numa empresa para as pessoas externas à mesma tenham acesso à net, já existe uma rede com protecção WPA2 e não é muito prático estar a disponibilizar a pass sempre que exista uma reunião com 20 ou mais pessoas. Também faria gestão de tráfego e limitação de largura de banda para essa rede.

Fiz uma pesquisa no Google ao qual indicou softwares para linux:
- Easyhotspot
- NoCatAuth
- Pepperspot
- Wifidog

No entanto a configuração destes softwares não é lá muito fácil. Das tentativas que fiz (no Easyhotspot) não tive sucesso em por o programa a correr.

Agradeço a vossa ajuda.

Com os melhores cumprimentos a todos.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-01-2013, 00:47
Mensagem: #2
RE: Criar um Captive Portal - estilo Zon@fon
hhhmmmm... :/

Estás numa situacao meio complicada amigo..Nao conheco nenhum tutorial que seja fácil de configurar...Para nao falar que o router teria de ficar com a rede aberta ou ter um firmware personalizado (ou entao o wireless do router ficaria desligado??).

A introducao desse email vai realizar alguma autenticacao?

O que falhou na configuracao via Easyhotspot?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-01-2013, 18:18
Mensagem: #3
FreeBSD RE: Criar um Captive Portal - estilo Zon@fon
(24-01-2013 00:47)brunoantunes Escreveu:  hhhmmmm... :/

Estás numa situacao meio complicada amigo..Nao conheco nenhum tutorial que seja fácil de configurar...Para nao falar que o router teria de ficar com a rede aberta ou ter um firmware personalizado (ou entao o wireless do router ficaria desligado??).

A introducao desse email vai realizar alguma autenticacao?

O que falhou na configuracao via Easyhotspot?

Boa tarde. E obrigado pela atenção.
Ora bem. Entretanto já fiz mais umas valentes pesquisas e já tenho uma orientação.
Mas respondendo ao "brunoantunes":
1º o mail não é para autenticação mas uma forma de ficar com o email da pessoa.
2º a instalação do easyhotspot não é nada linear e como nao estou muito à vontade com comandos linux pior ainda.

A minha ideia (baseada já na nova pesquisa que fiz) é ter um server com uma firewall, iptables, proxy e web server. isto para poder ter uma rede (vlan?) diferente para a tal wireless_guest e para poder filtrar a maioria das portas.
Vi um software para FreeBSD, OpenGate que faz exactamente o que pretendo. Agora a minha dificuldade está em trabalhar no FreeBSD!!

A estrutura que queria montar seria do genero:
O user acede ao wireless_guest; adquire um ip 10.1.0.100 (exp), transparente ao user;
Liga o browser e é encaminhado para uma pagina onde introduz o nome e mail.
Depois dessa pagina aparece um pop-up (exp) e enquanto o pop-up estiver aberto tem acesso normal à net.
Fechando o browser, e consequentemente o pop-up, a sessão de net é desligada.

Simples de explicar mas dificil de implementar, mas até gosto deste desafio Tongue
Se alguem souber bastante de freebsd e que não se importe de dar uma ajuda, que post algum tutorial ou uma orientação.
Mesmo assim vou pesquisar nos tutoriais da Pplware que possivelmente esteja la alguma coisa!!
Mais uma vez agradeço a todos que queiram ajudar e ao Pplware pela fantastica comunidade que criou.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-01-2013, 18:41
Mensagem: #4
RE: Criar um Captive Portal - estilo Zon@fon
Vê lá se isto te ajuda:

http://www.cyber-cafe-software.com/Eng/Linux/
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-01-2013, 19:43
Mensagem: #5
RE: Criar um Captive Portal - estilo Zon@fon
(24-01-2013 18:41)Swimmer Escreveu:  Vê lá se isto te ajuda:

http://www.cyber-cafe-software.com/Eng/Linux/

Obrigado pela ajuda.
Mas pretendia que fosse algo freeware. Esta versão que indicas é paga e para windows.

Mas obrigado na mesma.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-01-2013, 20:33
Mensagem: #6
RE: Criar um Captive Portal - estilo Zon@fon
Viva,

Depois de ver esse site, senti-me insultado :x Eu sabia que já tinhamos perdido o portugues para o brasileiro, mas porque razao perdemos também bandeira? O Camoes deve estar a dar voltas e voltas lol Tongue

Enzo, eu percebo que nao saibas trabalhar em Linux mas para um tutorial só precisas de seguir as instrucoes dadas. Nao te vai adiantar muito andares a batalhar por outra alternativa porque acaba por ser tudo a mesma coisa.

Estas a tentar criar uma solucao para evitares perder tempo a dar a chave a utilizadores externos mas a solucao que estas a implementar nao tem seguranca, tens nocao disso? Um utilizador mais curioso facilmente descobre essa falha e partilha com os colegas. Seria mais fácil deixares a rede aberta.

Porque nao usas a infra-estrutura já existente para fazeres isso? Crias uma VLAN para os convidados com; velocidade limitada, acesso directo ah internet, bloqueio para acesso interno, e ficas com o problema resolvido.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)