Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Problema Gráfica
05-01-2009, 04:08
Mensagem: #1
Ubuntu Problema Gráfica
Boas.Smile

Há uns tempos tentei iniciar-me em linux (num p4 mais velhinho, mas que pelo que dizem de linux devia aguentar sem problemas) e comecei pelo ubuntu. No entanto a minha tentativa ficou por aí mesmo, uma tentativa, pois tive problemas logo na instalação dos drivers da gráfica no ubuntu. Faço todas as actualizações, reinicio, instalo os controladores restritos recomendados para a placa gráfica e, a seguir a reiniciar depois da instalação dos drivers, o ubuntu bloqueia completamente logo no inicio (2 ou 3 seg depois de iniciar sessão…10 se tiver sorte)...não há mensagens de erro..nada...simplesmente bloqueia. Às vezes ainda consigo abrir uns menus e tal, ou mesmo o firefox, mas apenas se for muito rápido, pois bloqueia sempre....Sad Tentei instalar normalmente, através de programas externos e pela consola..e nada…Rolleyes

Tenho uma GeForce MX 420 de 64 Mb num P4 2.0 com 512mb de RAM e o problema é sempre o mesmo..a seguir à instalação dos drivers reinicio e nao consigo fazer mais nada…bloqueia tudo…não mexe o rato..nada.. alguma sugestão?Confused Sem ser isto penso que funciona tudo bem (som, placa de rede, etc..)

Ah…isto acontecia no ubuntu 7.10, acontece no 8.04, e ainda nao testei no 8.10.

Obrigado desde já.Big Grin


PS: No computador com a configuração que referi, e se conseguir resolver este problema, conseguirei experimentar os efeitos do compiz fusion? não que seja indispensável, é mais por curiosidade Tongue
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-01-2009, 16:13
Mensagem: #2
RE: Problema Gráfica
(05-01-2009 04:08)tiago136 Escreveu:  Boas.Smile

Há uns tempos tentei iniciar-me em linux (num p4 mais velhinho, mas que pelo que dizem de linux devia aguentar sem problemas) e comecei pelo ubuntu. No entanto a minha tentativa ficou por aí mesmo, uma tentativa, pois tive problemas logo na instalação dos drivers da gráfica no ubuntu. Faço todas as actualizações, reinicio, instalo os controladores restritos recomendados para a placa gráfica e, a seguir a reiniciar depois da instalação dos drivers, o ubuntu bloqueia completamente logo no inicio (2 ou 3 seg depois de iniciar sessão…10 se tiver sorte)...não há mensagens de erro..nada...simplesmente bloqueia. Às vezes ainda consigo abrir uns menus e tal, ou mesmo o firefox, mas apenas se for muito rápido, pois bloqueia sempre....Sad Tentei instalar normalmente, através de programas externos e pela consola..e nada…Rolleyes

Tenho uma GeForce MX 420 de 64 Mb num P4 2.0 com 512mb de RAM e o problema é sempre o mesmo..a seguir à instalação dos drivers reinicio e nao consigo fazer mais nada…bloqueia tudo…não mexe o rato..nada.. alguma sugestão?Confused Sem ser isto penso que funciona tudo bem (som, placa de rede, etc..)

Ah…isto acontecia no ubuntu 7.10, acontece no 8.04, e ainda nao testei no 8.10.

Obrigado desde já.Big Grin


PS: No computador com a configuração que referi, e se conseguir resolver este problema, conseguirei experimentar os efeitos do compiz fusion? não que seja indispensável, é mais por curiosidade Tongue


Instala o 8.10, pode ser que resolva.

Essa placa é capaz de correr o compiz apesar de não ser topo de velocidade, tenho uma semelhante.


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-01-2009, 19:37
Mensagem: #3
RE: Problema Gráfica
(05-01-2009 16:13)racoq Escreveu:  
(05-01-2009 04:08)tiago136 Escreveu:  Boas.Smile

Há uns tempos tentei iniciar-me em linux (num p4 mais velhinho, mas que pelo que dizem de linux devia aguentar sem problemas) e comecei pelo ubuntu. No entanto a minha tentativa ficou por aí mesmo, uma tentativa, pois tive problemas logo na instalação dos drivers da gráfica no ubuntu. Faço todas as actualizações, reinicio, instalo os controladores restritos recomendados para a placa gráfica e, a seguir a reiniciar depois da instalação dos drivers, o ubuntu bloqueia completamente logo no inicio (2 ou 3 seg depois de iniciar sessão…10 se tiver sorte)...não há mensagens de erro..nada...simplesmente bloqueia. Às vezes ainda consigo abrir uns menus e tal, ou mesmo o firefox, mas apenas se for muito rápido, pois bloqueia sempre....Sad Tentei instalar normalmente, através de programas externos e pela consola..e nada…Rolleyes

Tenho uma GeForce MX 420 de 64 Mb num P4 2.0 com 512mb de RAM e o problema é sempre o mesmo..a seguir à instalação dos drivers reinicio e nao consigo fazer mais nada…bloqueia tudo…não mexe o rato..nada.. alguma sugestão?Confused Sem ser isto penso que funciona tudo bem (som, placa de rede, etc..)

Ah…isto acontecia no ubuntu 7.10, acontece no 8.04, e ainda nao testei no 8.10.

Obrigado desde já.Big Grin


PS: No computador com a configuração que referi, e se conseguir resolver este problema, conseguirei experimentar os efeitos do compiz fusion? não que seja indispensável, é mais por curiosidade Tongue


Instala o 8.10, pode ser que resolva.

Essa placa é capaz de correr o compiz apesar de não ser topo de velocidade, tenho uma semelhante.

Ok. Vou então esperar pelo meu cd que deve de estar mesmo a chegar e instalo o 8.10. Mas como isto acontece com as versões anteriores duvido que resolva. Havia quem tivesse placa igual à minha e corria o 7.10 sem problemas.

Depois de instalar digo kkr coisa aqui. Obrigado pela ajuda Wink
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-01-2009, 21:32
Mensagem: #4
RE: Problema Gráfica
Pá, se mesmo com outras versões não dá, não sei....é estranho. Penso que seja algum problema com algum componente. A gráfica estará boa? Rolleyes
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-01-2009, 22:41
Mensagem: #5
RE: Problema Gráfica
(05-01-2009 21:32)p0int Escreveu:  Pá, se mesmo com outras versões não dá, não sei....é estranho. Penso que seja algum problema com algum componente. A gráfica estará boa? Rolleyes

Pois não sei... em windows não tenho problemas. Tive há uns tempos mas era do disco..que já foi substituido.

Como posso verificar se a gráfica não tem problemas?
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-01-2009, 23:09
Mensagem: #6
RE: Problema Gráfica
Humm...em Windows funciona? Ermm. Então escusas de verificar a placa. =x
Tens a certeza que instalaste os drivers correctos? (Deves ter feito sim..não é dificil)
Aguardemos por mais respostas.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-01-2009, 23:25
Mensagem: #7
RE: Problema Gráfica
Não instales os drivers restritos, isso vai perguntar se queres instalar mas diz que não deixa ficar os opensource (os que ele instala logo).
Eu para a placa da ATI que tenho no desktop também me acontecia o mesmo, usando os drivers opensource trabalha tudo bem.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-01-2009, 23:28 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 05-01-2009 23:29 por p0int.)
Mensagem: #8
RE: Problema Gráfica
Tenta isto que o R00KIE disse e depois diz coisas. Smile

Citar:Mas ele já deve ter tentado com essas, que são as drivers "iniciais". =x
Veremos a sua resposta.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-01-2009, 23:39
Mensagem: #9
RE: Problema Gráfica
(05-01-2009 23:25)R00KIE Escreveu:  Não instales os drivers restritos, isso vai perguntar se queres instalar mas diz que não deixa ficar os opensource (os que ele instala logo).
Eu para a placa da ATI que tenho no desktop também me acontecia o mesmo, usando os drivers opensource trabalha tudo bem.

Neste momento não estou em casa, logo não posso testar. Mas se não instalar esses drivers restritos que são aconselhados, então quais instalo? Apenas com as actualizações do ubuntu conseguirei usar os efeitos do compiz? É que antes da instalação dos drivers eu não noto nenhum efeito, e a seguir à instalação, nos instantes antes de o computador bloquear, noto logo efeitos, como por exemplo ao alternar entre ambientes de trabalho e ao abrir aplicações, como o firefox (que é a única coisa que tenho tempo de fazer).

O que me aconselham é instalar outros drivers de outra forma? Ou simplesmente não instalar mais nada depois de fazer todas as actualizações?

Obrigado Wink
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-01-2009, 03:44 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 12-01-2009 14:56 por racoq.)
Mensagem: #10
RE: Problema Gráfica
(05-01-2009 23:39)tiago136 Escreveu:  
(05-01-2009 23:25)R00KIE Escreveu:  Não instales os drivers restritos, isso vai perguntar se queres instalar mas diz que não deixa ficar os opensource (os que ele instala logo).
Eu para a placa da ATI que tenho no desktop também me acontecia o mesmo, usando os drivers opensource trabalha tudo bem.

Neste momento não estou em casa, logo não posso testar. Mas se não instalar esses drivers restritos que são aconselhados, então quais instalo? Apenas com as actualizações do ubuntu conseguirei usar os efeitos do compiz? É que antes da instalação dos drivers eu não noto nenhum efeito, e a seguir à instalação, nos instantes antes de o computador bloquear, noto logo efeitos, como por exemplo ao alternar entre ambientes de trabalho e ao abrir aplicações, como o firefox (que é a única coisa que tenho tempo de fazer).

O que me aconselham é instalar outros drivers de outra forma? Ou simplesmente não instalar mais nada depois de fazer todas as actualizações?

Obrigado Wink


Os drivers livres que vêm por defeito no ubuntu (open source), podem correr efeitos, e ate correm razoavelmente bem. Agora se queres tirar o máximo partido da tua placa gráfica para jogos abstante intencivos, ou outras tarefas mais pesadas, os drivers restritos são a melhor solução, porque sao da AMD, e tiram-te o maior partido da tua placa gráfica. No entanto são mais instáveis e podem dar mais problemas ao instalar. Parece-me que para ti para já o ideal são os driver livres:

Se quiseres usar os drivers livres tenta o seguinte na consola:

#-----------------------------------------------
#restaurar as definições do X

sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg

#edita o ficheiro da seguinte forma:

gksudo gedit /etc/X11/xorg.conf

#substitui a tua secção device, pela seguinte:

Section "Device"
Identifier "Configured Video Device"
Driver "radeon"
Option "AccelMethod" "EXA"
Option "AccelDFS" "1"
Option "GARTSize" "64"
Option "EnablePageFlip"
Option "ColorTiling"
EndSection

#Caso dê problemas e o teu pc ao arrancar vá parar à consola e o a parte gráfica não arranque, liga-te com a tua conta e tenta novamente o comando

sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg

#--------------------------------------------------------


Espero que ajude.


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)