Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Xubuntu - Instalado e a funcionar. Agora o que faço?
04-04-2013, 12:55 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 04-04-2013 13:33 por EletroescadaS.)
Mensagem: #1
Ubuntu Xubuntu - Instalado e a funcionar. Agora o que faço?
Saudações.

Procedi à instalação duma distro Linux num portátil (laptop) relativamente antigo para poder começar a aprender a mexer em Linux. Para tal decidi instalar o Xubuntu 12.10 de 32 bits e o portátil é um Fujitsu-Siemens Esprimo Mobile V5515. O portátil tem 2GB de RAM e aparentemente funciona. Como a máquina foi-me cedida o dono informou-me que a placa de som não funciona mas para o que eu quero até nem interessa.

A pergunta base que eu faço agora é esta - E agora o que faço?

Eu estou muito habituado ao Windows (7 Ultimate) e embora o Xubuntu quase pareça o Windows pouco mais sei fazer. Recomendam-me algum tipo de leitura (de preferência em Português) para que possa ir começando a funcionar?

Para já tenho 2 situações que gostava de "tentar" resolver:
1 - Ter a certeza que a placa wireless realmente funciona;
2 - Como configurar a grafica do portátil e já agora tem de se introduzir sempre a password de cada vez que introduzimos comandos no terminal?

Desde já agradecendo possíveis respostas da vossa parte... Wink

Tonguec:
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-04-2013, 15:25
Mensagem: #2
RE: Xubuntu - Instalado e a funcionar. Agora o que faço?
1 - Clicas no icon do Wifi no canto superior direito e vês se ele se liga a uma rede wifi.
2 - Tens de digitar a password sempre que o comando em questão necessite de permissões de administrador.

ex: "sudo apt-get update"

"sudo" invoca o modo de administrador para que possam ser efetuadas alterações no sistema, updates neste caso.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-04-2013, 17:00 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 05-04-2013 17:00 por EletroescadaS.)
Mensagem: #3
RE: Xubuntu - Instalado e a funcionar. Agora o que faço?
(05-04-2013 15:25)RaCcOn Escreveu:  1 - Clicas no icon do Wifi no canto superior direito e vês se ele se liga a uma rede wifi.
2 - Tens de digitar a password sempre que o comando em questão necessite de permissões de administrador.

ex: "sudo apt-get update"

"sudo" invoca o modo de administrador para que possam ser efetuadas alterações no sistema, updates neste caso.


Agradecido! Mr Green

Tonguec:
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-04-2013, 11:50
Mensagem: #4
RE: Xubuntu - Instalado e a funcionar. Agora o que faço?
(05-04-2013 17:00)EletroescadaS Escreveu:  
(05-04-2013 15:25)RaCcOn Escreveu:  1 - Clicas no icon do Wifi no canto superior direito e vês se ele se liga a uma rede wifi.
2 - Tens de digitar a password sempre que o comando em questão necessite de permissões de administrador.

ex: "sudo apt-get update"

"sudo" invoca o modo de administrador para que possam ser efetuadas alterações no sistema, updates neste caso.


Agradecido! Mr Green

Não se importam que use este meu tópico para mais duvidas ou deverei abrir outros?

Em relação ao Wireless descobri depois que o portátil em teclas especiais de funções (FN) e assim já posso aceder por Wireless...

Em reação ao terminal não há forma de desativar a pass já que sou eu mesmo que mexo na máquina?

Obrigado!

Tonguec:
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-04-2013, 23:20
Mensagem: #5
RE: Xubuntu - Instalado e a funcionar. Agora o que faço?
Podes fazer com que o user inicie sessão sem password, mas não a podes eliminar.

No terminal podes executar tarefas que não necessitem de privilégios de administrador(root).

Por razões de segurança, tens obrigatoriamente de utilizar a password sempre que assim o seja.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-04-2013, 10:33
Mensagem: #6
RE: Xubuntu - Instalado e a funcionar. Agora o que faço?
(14-04-2013 23:20)RaCcOn Escreveu:  Podes fazer com que o user inicie sessão sem password, mas não a podes eliminar.

No terminal podes executar tarefas que não necessitem de privilégios de administrador(root).

Por razões de segurança, tens obrigatoriamente de utilizar a password sempre que assim o seja.

Sim claro, só achei estranho porque tem de se introduzir sempre a pass de cada vez que se instala qualquer coisa... Rolleyes

Tonguec:
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-04-2013, 10:49
Mensagem: #7
RE: Xubuntu - Instalado e a funcionar. Agora o que faço?
Natural, tu no Windows estavas habituado a utilizar uma conta de administrador e tinhas o UAC onde clicavas em algo a dizer que aceitas e pretendes continuar...
Se estivesses como em Linux, num utilizador com limitações, também tinhas de introduzir a password do utilizador admin para continuar.

Wink
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-04-2013, 10:54
Mensagem: #8
RE: Xubuntu - Instalado e a funcionar. Agora o que faço?
(15-04-2013 10:49)RaCcOn Escreveu:  Natural, tu no Windows estavas habituado a utilizar uma conta de administrador e tinhas o UAC onde clicavas em algo a dizer que aceitas e pretendes continuar...
Se estivesses como em Linux, num utilizador com limitações, também tinhas de introduzir a password do utilizador admin para continuar.

Wink

Sim é verdade, eu no Windows funciono sempre como Administrador e não como utilizador de conta acabada de criar. E no Xubuntu não dá para funcionar igual?

Já que o Pinguim é melhor que o janelas e tal (dizem por aí)... LOL

Tonguec:
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-04-2013, 10:56
Mensagem: #9
RE: Xubuntu - Instalado e a funcionar. Agora o que faço?
Se podes usar sempre o user root em Linux? Podes
Se deves? Absolutamente não Tongue

E também não serão tantas as vezes que vais precisar de permissões de root... normalmente apenas para actualizar o sistema ou instalar algum software novo.

Pedidos de ajuda via PM serão ignorados
Acordo ortográfico? Desconheço, obrigado Wink
Agradeço ao Chrome o facto de os meus posts nao terem acentos Evil
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-04-2013, 11:05 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-04-2013 11:05 por EletroescadaS.)
Mensagem: #10
RE: Xubuntu - Instalado e a funcionar. Agora o que faço?
(15-04-2013 10:56)Corvus Escreveu:  Se podes usar sempre o user root em Linux? Podes
Se deves? Absolutamente não Tongue

E também não serão tantas as vezes que vais precisar de permissões de root... normalmente apenas para actualizar o sistema ou instalar algum software novo.

Pois, bem que andei à procura de atualizar o driver grafico do portátil marreco mas achei aquilo tão confuso que desisti a meio... Mr Green

O que gostava mesmo agora era de perceber como partilho uma pasta na rede de casa que é toda em Windows 7. Saquei um "ficheiro" de 16GB Tongue e gostava de o mudar de sítio se é que me entendem. Ninja

Tonguec:
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)