Xubuntu - Instalado e a funcionar. Agora o que faço?
|
04-04-2013, 12:55
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 04-04-2013 13:33 por EletroescadaS.)
Mensagem: #1
|
|||
|
|||
Xubuntu - Instalado e a funcionar. Agora o que faço?
Saudações.
Procedi à instalação duma distro Linux num portátil (laptop) relativamente antigo para poder começar a aprender a mexer em Linux. Para tal decidi instalar o Xubuntu 12.10 de 32 bits e o portátil é um Fujitsu-Siemens Esprimo Mobile V5515. O portátil tem 2GB de RAM e aparentemente funciona. Como a máquina foi-me cedida o dono informou-me que a placa de som não funciona mas para o que eu quero até nem interessa. A pergunta base que eu faço agora é esta - E agora o que faço? Eu estou muito habituado ao Windows (7 Ultimate) e embora o Xubuntu quase pareça o Windows pouco mais sei fazer. Recomendam-me algum tipo de leitura (de preferência em Português) para que possa ir começando a funcionar? Para já tenho 2 situações que gostava de "tentar" resolver: 1 - Ter a certeza que a placa wireless realmente funciona; 2 - Como configurar a grafica do portátil e já agora tem de se introduzir sempre a password de cada vez que introduzimos comandos no terminal? Desde já agradecendo possíveis respostas da vossa parte...
c:
|
|||
05-04-2013, 15:25
Mensagem: #2
|
|||
|
|||
RE: Xubuntu - Instalado e a funcionar. Agora o que faço?
1 - Clicas no icon do Wifi no canto superior direito e vês se ele se liga a uma rede wifi.
2 - Tens de digitar a password sempre que o comando em questão necessite de permissões de administrador. ex: "sudo apt-get update" "sudo" invoca o modo de administrador para que possam ser efetuadas alterações no sistema, updates neste caso. |
|||
05-04-2013, 17:00
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 05-04-2013 17:00 por EletroescadaS.)
Mensagem: #3
|
|||
|
|||
(05-04-2013 15:25)RaCcOn Escreveu: 1 - Clicas no icon do Wifi no canto superior direito e vês se ele se liga a uma rede wifi. Agradecido!
c:
|
|||
14-04-2013, 11:50
Mensagem: #4
|
|||
|
|||
(05-04-2013 17:00)EletroescadaS Escreveu:(05-04-2013 15:25)RaCcOn Escreveu: 1 - Clicas no icon do Wifi no canto superior direito e vês se ele se liga a uma rede wifi. Não se importam que use este meu tópico para mais duvidas ou deverei abrir outros? Em relação ao Wireless descobri depois que o portátil em teclas especiais de funções (FN) e assim já posso aceder por Wireless... Em reação ao terminal não há forma de desativar a pass já que sou eu mesmo que mexo na máquina? Obrigado!
c:
|
|||
14-04-2013, 23:20
Mensagem: #5
|
|||
|
|||
Podes fazer com que o user inicie sessão sem password, mas não a podes eliminar.
No terminal podes executar tarefas que não necessitem de privilégios de administrador(root). Por razões de segurança, tens obrigatoriamente de utilizar a password sempre que assim o seja. |
|||
15-04-2013, 10:33
Mensagem: #6
|
|||
|
|||
(14-04-2013 23:20)RaCcOn Escreveu: Podes fazer com que o user inicie sessão sem password, mas não a podes eliminar. Sim claro, só achei estranho porque tem de se introduzir sempre a pass de cada vez que se instala qualquer coisa...
c:
|
|||
15-04-2013, 10:49
Mensagem: #7
|
|||
|
|||
Natural, tu no Windows estavas habituado a utilizar uma conta de administrador e tinhas o UAC onde clicavas em algo a dizer que aceitas e pretendes continuar...
Se estivesses como em Linux, num utilizador com limitações, também tinhas de introduzir a password do utilizador admin para continuar. |
|||
15-04-2013, 10:54
Mensagem: #8
|
|||
|
|||
(15-04-2013 10:49)RaCcOn Escreveu: Natural, tu no Windows estavas habituado a utilizar uma conta de administrador e tinhas o UAC onde clicavas em algo a dizer que aceitas e pretendes continuar... Sim é verdade, eu no Windows funciono sempre como Administrador e não como utilizador de conta acabada de criar. E no Xubuntu não dá para funcionar igual? Já que o Pinguim é melhor que o janelas e tal (dizem por aí)...
c:
|
|||
15-04-2013, 10:56
Mensagem: #9
|
|||
|
|||
Se podes usar sempre o user root em Linux? Podes
Se deves? Absolutamente não E também não serão tantas as vezes que vais precisar de permissões de root... normalmente apenas para actualizar o sistema ou instalar algum software novo. Pedidos de ajuda via PM serão ignorados Acordo ortográfico? Desconheço, obrigado Agradeço ao Chrome o facto de os meus posts nao terem acentos |
|||
15-04-2013, 11:05
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-04-2013 11:05 por EletroescadaS.)
Mensagem: #10
|
|||
|
|||
(15-04-2013 10:56)Corvus Escreveu: Se podes usar sempre o user root em Linux? Podes Pois, bem que andei à procura de atualizar o driver grafico do portátil marreco mas achei aquilo tão confuso que desisti a meio... O que gostava mesmo agora era de perceber como partilho uma pasta na rede de casa que é toda em Windows 7. Saquei um "ficheiro" de 16GB e gostava de o mudar de sítio se é que me entendem.
c:
|
|||
« Mais Antigo | Mais Recente »
|
Utilizadores a ver este tópico: 4 Visitante(s)