Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Aplicações em background no iPhone
13-11-2011, 23:40
Mensagem: #1
Aplicações em background no iPhone
Boas! Já visitei o fórum bastantes vezes mas apenas hoje tive que postar alguma coisa e portanto registei-me.
Tenho um iphone entre mãos desde ontem, (nunca tive outro antes) e gostaria de saber como funciona a nível das aplicações em BG. Estava aqui eu com a wireless ligada, mas facebook fechado (fechado na barra ao fundo atraves de toque prolongado até aparecer o sinalzinho e depois toquei no sinal e desapareceu). Pensei que este método desligava completamente a aplicação, mas não é o meu espanto, recebi uma actualização de facebook no telemovel, o que me leva a acreditar que as aplicações continuam "zombies" depois de serem fechadas ali. Como funca isto?

Sei que posso restringir as aplicações de acederem à minha posição nas definições, mas não sei se tal é possivel em relação à internet.

Obrigado Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-11-2011, 11:01
Mensagem: #2
RE: Aplicações em background no iPhone
Viva,

algumas aplicações têm sistemas de actualizações tipo OTA e não precisam estar ligadas para perguntarem se queres fazer a actualização. Geralmente esse tipo de aplicações encontram-se nas definições. Assim que entras no menu definições quase no fundo da lista costumam aparecer as aplicações que fazem uso de recursos do sistema sem necessitarem de estar propriamente a funcionar.

O que ele te fez foi uma notificação do tipo push.

Já agora, o que me parece que tenhas feito, depois de analisar novamente o teu texto, é de teres apagado a aplicação dos panes da aplicações e não do backoffice. Clica duas vezes no botão home, o único botão que tens na parte da frente do equipamento, e vão-te aparecer todas as aplicações em BG. Vê se não está por ai a app.

Cumps,
Manuel Rocha

[Imagem: pplware_staff.png]
Licenciado em Informática para a Saúde pela ESTG Leiria
Mestrado em Informática - Especialização em Sistemas de Informação na Universidade Portucalense
Especialização em Design Gráfico
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-11-2011, 12:21 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 14-11-2011 12:21 por aFriend.)
Mensagem: #3
RE: Aplicações em background no iPhone
@rei007

"algumas aplicações têm sistemas de actualizações tipo OTA"

As actualizações não são nas Apps, é na AppStore e todas eles têm.

Quanto ao ficarem em uso em background, é devido ao Push Notification.

Qual é o modelo e SO que tens? Se for o iOS 4 com 3GS para cima, então tens 7 níveis diferentes de background. Todas elas podem ser "mortas" quando se faz "kill à App" apenas os push notification é que têm que ser desligado manualmente nas definições, ou da App, caso tenha lá, ou nas definições do sistema.

[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-11-2011, 14:35
Mensagem: #4
RE: Aplicações em background no iPhone
rei007, foi isso que fiz, só que no meu texto enganei-me e disse que foi com toque prolongado, mas foi com 2 toques, isto ainda é tudo muito novo Tongue. Portanto a minha app não estava em BG.

aFriend, 3GS + iOS 5.0.1


Agora uma dúvida de informático. Se as notificações de push não passam disso mesmo (notificação), significa que o SO está a receber esses dados, mas não os transmite ao utilizador, porque uma notificação tem que ter algo que a faça despoletar, e como tal, para haver notificações de push, a aplicação tem que estar num dos tais 7 estados que o aFriend falou. Ora se um gajo bloqueia os push, nada muda, apenas deixamos de receber as notificações. Sendo assim, posso deixar de receber os push, bloqueando-os, mas na realidade a aplicação está lá á mesma. Estou certo?

Não sei se fui muito claro Confused
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-11-2011, 16:41
Mensagem: #5
RE: Aplicações em background no iPhone
Ao desligar-se as push notification, naquela app, o iPhone simplesmente deixa sequer de usar qualquer recurso naquela app. Ou seja, nem chega a fazer ligação alguma, porque sabe que não é necessário.

De qualquer forma, os restantes estágios de Multi-tasking podem ser mortos quando se faz kill à App. E o facto de a App estar a "correr" em background (no gestor de multitasking) não significa propriamente que esteja a ser usada. Tudo vária com a App.

Vamos supor uma App de musica. Estamos a tocar, e pomos em background a música continua a tocar. Apenas o API de som, dessa app está a correr, as restantes estão desligadas. Se eu desligar o som dessa app, mesmo deixando a app a correr, ela simplesmente já não está a usar qualquer recurso no sistema. Apenas fica ali como forma de "fast switch", ou seja, em modo "pausa".

Mas atenção, isso não gasta mesmo qualquer recurso. É mesmo uma gestão inteligente do sistema, daí o multitasking estar dividido em vários estágios. É um pouco complexo de se compreender, mas basicamente, não há mesmo nada a saber.

Fica só o ponto assente. Tudo o que está desligado, ele não está a usar. É mais simples pensar-se assim. Se eu desligar as push notification, a App não faz qualquer ligação a saber se tem novas notificações. Não se trata apenas de não notificar o utilizador, simplesmente nem se dá ao trabalho de ver... se é que me faço entender Big Grin

[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-11-2011, 06:11
Mensagem: #6
RE: Aplicações em background no iPhone
Entendo. Deparei-me agora com outro GRANDE problema. Hoje tentei pela primeira vez receber um MMS. Depois de muita volta, (porque nunca mais cá chegava nada), lá consegui receber o mms, mas qual é o meu espanto, apenas com as notificações de: telefone, mensagens, lembretes e calendário activas, fui no fim ver o saldo e a verdade é que gastei dinheiro para fazer a recepção do mms. Então, com tudo desligado, menos dados móveis, e a maioria das notificações desactivadas, isto gasta-me dinheiro? Estou a ver que nunca posso ter os dados activos o que significa que nunca vou poder receber MMS...

Neste momento está fora de questão a subscrição de um plano internet.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-11-2011, 10:31
Mensagem: #7
RE: Aplicações em background no iPhone
(14-11-2011 12:21)aFriend Escreveu:  @rei007

"algumas aplicações têm sistemas de actualizações tipo OTA"

As actualizações não são nas Apps, é na AppStore e todas eles têm.

Quanto ao ficarem em uso em background, é devido ao Push Notification.
...

Peço desculpa se não me fiz entender. Mas a minha intenção com o OTA era exactamente explicar o que acabaste depois por dizer no final. Simplesmente não fui pelo melhor caminho.

(15-11-2011 06:11)seugnimod Escreveu:  ...fui no fim ver o saldo e a verdade é que gastei dinheiro para fazer a recepção do mms. Então, com tudo desligado, menos dados móveis, e a maioria das notificações desactivadas, isto gasta-me dinheiro? Estou a ver que nunca posso ter os dados activos o que significa que nunca vou poder receber MMS...

É normal que tenhas gasto dinheiro. O MMS não é como a SMS. Sempre que recebes uma MMS ele liga-se à internet para fazer a descarga dele. As notificações não fazem qualquer uso da Internet, simplesmente elas servem para isso, notificar. Estas podem é estar associadas a processos que fazem uso da internet, mas nunca elas.

Depois indicas que está fora de questão qualquer subscrição a um plano internet mas tem a aplicação facebook que faz uso dos ditos dados móveis, que é a internet. O que gastas no final com os dados móveis sem plano de subscrição, se fores fazer as contas no final dá-te para aderir ao melhor pacote de internet de qualquer operadora e ainda te sobra uns trocos.

Quando falamos de equipamentos com SO como o iOS, Android e WP7 faz todo o sentido termos um plano de internet, visto que este tipo de SO estão desenhados para teres algo mais do que um simples telefone e para isso necessitas da net. Sem um plano de internet num iphone, ou andas em zonas que tem acesso livre wireless ou então passas a ter um simples telefone que te permite fazer chamadas, enviar sms e jogar uns jogos, algo que já fazias com o antigo nokia 3310.

Cumps,
Manuel Rocha

[Imagem: pplware_staff.png]
Licenciado em Informática para a Saúde pela ESTG Leiria
Mestrado em Informática - Especialização em Sistemas de Informação na Universidade Portucalense
Especialização em Design Gráfico
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-11-2011, 14:09 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-11-2011 14:09 por aFriend.)
Mensagem: #8
RE: Aplicações em background no iPhone
@seugnimod

O problema é que as operadoras configuraram propositadamente o APN de Internet e MMS igual, daí o descontar do saldo. É ridiculo isso acontecer, mas só existe um unico culpado, operadoras.

Embora seja apologista que estes equipamentos precisem de internet para funcionar, essa parte do MMS não há necessidade alguma ser assim. Eles fazem isso propositadamente, segundo sei.

[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-11-2011, 16:16
Mensagem: #9
RE: Aplicações em background no iPhone
Já tratei da situação. Fui á vodafone e pedi para bloquearem o apn de internet e agora ando com os dados ligados e sem acesso á net. Resolvido...

Tenho acesso á net em quase todo o lado por onde ando.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)