Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Cabos retardantes à chama e reduzida libertação de fumos
30-01-2012, 20:40
Mensagem: #5
RE: Cabos retardantes à chama e reduzida libertação de fumos
(30-01-2012 16:46)s3rra Escreveu:  
(30-01-2012 12:59)cvcosta Escreveu:  Boas,


1) LSZH (Low Smoke Zero Halogen, Limited Smoke Zero Halogen
2) CMP (Plenum Communication Cable)
3) CMR (Riser Communication Cable)
4) CMG e CM (General Purpose Communication Cable)
5) CMX (Communication Cable, Limited Use)

As normas ICEA reconhecem os cabos LS (Limited Smoke, emissão reduzida de fumo), terminologia equivalente a LS (Low Smoke, baixa emissão de fumo) é adotada pelas normas internacionais ISO e IEC.

No caso dos Cabos sem halogênio (ZH - Zero Halogen) são reconhecidos pelas normas ICEA que remetem à norma internacional IEC-60754-2 (Test on gases evolved during combustion of electric cables - Determination of degree of acidity of gases evolved during the combustion of materials taken from electric cables by measuring pH and conductivity).

A nomenclatura LSZH (Low Smoke Zero Halogen), também encontrada como LS0H, tem origem em normas internacionais ISO e IEC. Normas de alcance internacional, em qualquer país participante no sistema internacional de normalização (como Estados Unidos, Portugal, Canadá, Inglaterra, Alemanha, entre outros).

Os mercados europeus e norte-americanos são mais exigentes com as normas e à utilização de cabos nas infraestruturas TI, os cabos LSZH são específicos na maioria das redes de estruturadas/telecomunicações nos edifícios domésticos e comerciais. A norma usada como padrão é a IEC-60332-1 que especifica o grau de atraso da propagação de chama nos cabos LSZH.

Obrigado pelo teu comentário. Contudo, não responde à minha pergunta.

Eu perguntei se o Manual ITED, quando menciona "Composto livre de halogéneos, retardante à chama e com reduzida opacidade de fumos, para aplicações em interiores de edifícios que recebem público.", se se tambem refere aos espaços "plenum" ou se apenas a espaços interiores abertos ao público, por exemplo um escritório, etc (sem ter em conta os espaços "plenum")?

Por exemplo, não há qualquer referência a CMP no Manual ITED; nem ao termo "Plenum" ou "cabos Plenum".

Quanto aos cabos LSZH, julgo ser o tipo de cabo que eles mencionam quando dizem Composto livre de halogéneos, retardante à chama e com reduzida opacidade de fumos...

Por exemplo, eu já li informação que menciona que os requisitos dos cabos LSZH não são tão rigídos quanto os requisitos para os cabos CMP e CMR. Como tal, e é o que eu aprendi, é que nos tais espaços "Plenum" deve-se usar cabos CMP. Os cabos CMP podem ser usados em vez dos CMR, mas não o oposto.

Portanto, se eu neste momento fosse colocar cablagem em condutas de ar (espaço Plenum), qual o cabo que teria que usar, de acordo com as regras Europeias/Portuguesas? Eu julgo ser os cabos CMP, correto?

Gostaria que o Manual ITED fosse mais simples a explicar este tipo de coisa. lol

Pelos casos que tenho acompanhado, até mesmo quando a instalação do plano tecnológico nas escolas, a cablagem estruturada (dados/voz) foi toda a mesma (Cabos UTP Cat. 6 LSZH). Havia casos em que as comunicações entre os bastidores que se encontram nos blocos, é feita em fibra óptica.

Se vais implementar ou projectar uma redes estruturada, convém simplificar algumas situações Smile o manual do ITED "nem sempre" aborda da melhor forma as instalações.

Por exemplo, os cabos de rede do "fabricante" TEKA são todos alumínio com banho de cobre. Ainda hoje teve um cliente a mencionar esses cabos, "...são mais baratos e certificados ITED..." pois... coloca-os num troço com 50 a 90 metros e tenta lá certificar.

Alguma coisa é só dizer

[Imagem: lbcs_cvcosta.png]
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Mensagem neste Tópico
RE: Cabos retardantes à chama e reduzida libertação de fumos - cvcosta - 30-01-2012 20:40

Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)