Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Sistema de Ficheiros para disco
06-05-2012, 00:40
Mensagem: #1
Sistema de Ficheiros para disco
Boas.
Adquiri um disco para backup.
Tenho duas partições: 1 TB para o Time Machine (em formato HFS com journalism).
A minha duvida vem no restante espaço que vai servir para guardar dados que preciso de arquivar mas que nao necessito de ter a ocupar espaço no disco do Macbook.
Qual o melhor sistema? Visto que esta partição provavelmente ate iria usar em Windows.
Aconselham o NTFS ou o FAT32?
Eu queria um sistema que nao me perdesse a vantagem de ter Firewire como conneção (nao sei ate que ponto os diferentes sistemas sao mais lentos ou mais rapidos)

-----------

Outra questao é sobre um cartao SD HC de 32GB que uso para guardar musica, para poder usar em leitores de cd.
Reparei que o cartao está formatado em FAT (MS-DOS), isso envolve alguma preocupação ou perda de performance? Medi a velocidade de leitura e dá 22MB/s, e escrita 7MB/s. É normal?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-05-2012, 12:15
Mensagem: #2
RE: Sistema de Ficheiros para disco
Em relação ao disco, se formatares em FAT tens o problema que não te permite ficheiros maiores do que 4gb.

Cumps.
Lor
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-05-2012, 10:35
Mensagem: #3
RE: Sistema de Ficheiros para disco
Boas,

Não é uma área que domine, mas talvez possa ajudar.

Em relação a performances (velocidades de leitura/escrita) não sei as diferenças, ou sequer se serão muito notórias (uma leitura atenta e paciente da wikipedia talvez tire algumas dúvidas - aqui e aqui, por exemplo). As diferenças que poderão ser mais importantes, e é nessas características que se compraram os diferentes File Systems, prendem-se mais com questões de tamanho máximo de volumes, tamanho máximo de ficheiros, tamanho máximo de caminhos (filenames), etc, e claro, dependem dos sistemas operativos em que os discos vão ser usados.

O Fat32 tem um problema enorme, e de certa forma irritante, que é o facto de não permitir ficheiros com dimensão superior a 4 GB. É uma limitação gigantesca para um disco que servirá de arquivo. No entanto é lido por praticamente todos os sistemas operativos e dispositivos no geral (televisões, media players, etc).

O NTFS, embora permita ficheiros de muito maior dimensão, tem um problema quando se usa Mac OS X.. o Mac OS não tem capacidade de escrita nativa neste sistema de ficheiros, apenas leitura, pelo que para a escrita é necessário recorrer a software de terceiros. (no Lion é possível activar a escrita sem software de terceiros, mas há diversos relatos de mau funcionamento).

Posto isto, a formatação da partição do disco depende da forma como vais usar. Se for para arquivar ficheiros sempre garantidamente menores que 4 GB, o Fat32 dá perfeitamente. Em NTFS não se escreve nativamente com o Mac OS X, apenas tens leitura de dados.

Há outro sistema de ficheiros que tenho usado ultimamente, que é o ExFat. Ainda não analisei a fundo este, mas até agora tem funcionado bem num disco que uso em Mac OS e Windows (é lido e escrito na perfeição por ambos os sistemas operativos). Não tem as limitações do Fat32 ou do NTFS, mas se quiseres ligar o disco a um media player, ou dispositivo do género, provavelmente terás problemas (é o que me acontece).

Para o cartão de 32 GB, passa-se basicamente o mesmo. Se é apenas exclusivamente para música, não terás com certeza ficheiros maiores que 4GB, por isso o Fat32 serve perfeitamente.

Apenas para concluir, posso dizer-te que os meus discos de arquivo estão todos em NTFS, porque usei sempre windows, apenas há muito pouco tempo comecei a usar Mac. Depois uso um disco em ExFat para usar em Mac e Windows (passar ficheiros de um para o outro) e outro disco em NTFS para poder ligar a um media player (ASUS O'play Mini), cartão 8GB e Pen 16GB (e restantes de 4GB) em Fat32 (porque tenho o disco em ExFat para ficheiros grandes).

Cumps

Pplware.com
[Imagem: pplware_staff.png]
[Imagem: pplware_moderator.png]
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
31-05-2012, 04:34 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 31-05-2012 04:34 por Kristey.)
Mensagem: #4
RE: Sistema de Ficheiros para disco
Muito obrigado, foi uma grande ajuda!
Ja tinha visto mas na altura nao pude responder.

Obrigado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)