Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
GPS dedicado VS Smartphone (+aplicação)
08-05-2012, 21:01
Mensagem: #1
GPS dedicado VS Smartphone (+aplicação)
Boas.
Estou a pensar em adquirir um GPS mas não sei se compre um GPS dedicado ou um smartphone com uma aplicação. As aplicações que existem para smartphones são fiáveis em comparação com GPS dedicados? Qual o consumo de tráfego de dados (porque se não o tarifário fica caro)? Alguém tem experiência com alguns destes? Queria gastar entre 150-200 €. Obrigado desde já.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-05-2012, 21:04
Mensagem: #2
RE: GPS dedicado VS Smartphone (+aplicação)
o que pretendes fazer com o gps? Navegação por estrada? Caminhadas? Bicicleta? Geocaching? Topografia?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-05-2012, 21:17 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 08-05-2012 21:17 por Raphael.)
Mensagem: #3
RE: GPS dedicado VS Smartphone (+aplicação)
Só estrada, para usar no carro.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-05-2012, 22:14 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 08-05-2012 22:18 por JPedrosa.)
Mensagem: #4
RE: GPS dedicado VS Smartphone (+aplicação)
Pessoalmente,
acho melhor ideia o telemóvel.

Por esse preço, podes ir buscar por exemplo na TMN um Samsung Galaxy W, que é um bom equipamento.

Depois GPS tens o gratuito TMN Drive para Portugal.
Atenção que o TMN Drive podes colocar em qualquer smartphone, não tem que ser TMN.

O TMN Drive não te consome dados de todo, a não ser que compres serviços de transito e isso, e não é mais que uma versão gratuita do NDrive.

Depois ainda há algumas alternativas gratuitas, que eu pessoalmente acho mais fracas.
E tens o Google Navigation, que esse sim consome dados.

Se for para usar fora de portugal, é um caso a pensar, comprar uma aplicação de navegação para Smartphone, como o Navigon, e aí já compras os mapas dos países que quiseres, mas é, a vários níveis, superior ao TMN Drive.

EDIT: Nessa gama de preços, também tens o Optimus Madrid
http://loja.optimus.pt/Particulares/Move...eis/madrid
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-05-2012, 23:49
Mensagem: #5
RE: GPS dedicado VS Smartphone (+aplicação)
eu discordo em parte com o JPedrosa.
acho que para utilização pontual, bastará um qualquer smartphone se for para uma utilização mais regular e profissional, até, penso que um gps dedicado é a solução ideal.

Kazzar
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-05-2012, 00:05 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-05-2012 00:51 por JPedrosa.)
Mensagem: #6
RE: GPS dedicado VS Smartphone (+aplicação)
Em que é que um GPS de 200€ vale mais que um software de GPS a correr num telemóvel de 200€?

Mapas? São os mesmos, o Navigon por exemplo é da Garmin
Ecrã? Nunca na vida
Processamento? Nem por sombras tens processadores de 1.4GHz por este preço.
Captar sinal? Qualquer telefone meu leva menos de 5 segundos a estar online (sem nevoeiro e afins)

Para uso profissional, existem GPS dedicados que são mais valias, existem, mas nos 200€? ...

EDIT: Para não falar, das Apps, relacionadas com trânsito que podes ter num smartphone, como o Gasol que te procura bombas de combustível, e compara preços ... e nos GPS dedicados ... é grupo.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-05-2012, 08:51
Mensagem: #7
RE: GPS dedicado VS Smartphone (+aplicação)
Mis vale comprar um GPS em 2ª mão por 50€ e actualizar os mapas Smile

Core i7- Radeon RX 560 -16 Ram - Dual boot SurprisedS X MOJAVE / WIN 10

YOUTUBE
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-05-2012, 11:15
Mensagem: #8
RE: GPS dedicado VS Smartphone (+aplicação)
Aí, também já acho que vale a pena "meditar" Smile

50€, mais 50 ou 60 dos updates ... fica em metade de um novo ou de um telemóvel ...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-05-2012, 15:59
Mensagem: #9
RE: GPS dedicado VS Smartphone (+aplicação)
amigo, é apenas uma opinião. nada está escrito em pedra...
mapas? sim, iguais...
ecrãs? concordo
processamento? indubitavelmente superior num smartphone; num gps é desnecessário...
captação de sinal? fix, provavelmente sim... precisão, não...
aplicações? sim, um smartphone sem dúvida melhor.
é a minha opinião, apenas e só com base na comudidadde, que é escusado estar sempre a ligar e desligar o telefone, a precisão, um gps dedicado a precisão é bem maior e bateria que num smartphone já se sabe que com tudo ligado não dura muito... mas é só uma opinião. não quer dizer que não concorde contigo em alguns pontos.

cumps

Kazzar
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-05-2012, 16:48
Mensagem: #10
RE: GPS dedicado VS Smartphone (+aplicação)
Kazzar,
estamos apenas a falar ... na boa.

A bateria, na minha opinião é irrelevante ... smartphone ou GPS ... é sempre ligado ao isqueiro Smile
Nem um nem outro, dá para fazer uma boa viagem só com a bateria do "animal".

O processador, é relativamente importante, porque com mapas 3D...
É verdade que os GPS dedicados têm sempre mapas com texturas optimizadas e que são fluidos.

A nível de precisão, epá, vou-te ser sincero, pelo que tenho visto ... há muita "mão" da qualidade a rom em particular.

É verdade que aqui já estou a entrar no mundo das custom roms, mas o Boston que eu usava, de origem ... era uma lástima na precisão do GPS, com uma custom Rom, em que o programador teve atenção a isso ... o gajo era ultra sensível, em caminhada, com dois ou três passos, estava a mexer-se no mapa.
Neste momento, tanto o Monte Carlo como o Sapo A5 têm boa prestação (ambos custom roms).

Embora, use 100% das vezes o MC pelo tamanho do ecrã e por ser mais rápido.
Tem precisão suficiente para em estradas de serra (Gerês, Serra da Estrela, Fundão, sei lá onde já andei Smile ), perceber bem onde tu estás e os "cruzamentos" aparecerem na posição certa.

O GPS nos Smartphones, convenceram-me no dia (3 dias na realidade) em que fiz Varsóvia -> Barcelona só de GPS, sem fazer puto de ideia onde andava, na altura do vulcão que lixou o espaço aéreo (à 2 anos? ou já terá sido à 3?), encontrei os hotéis, andei no centro de Berlin e de Lyon Wink
Tive sempre precisão suficiente para não sentir stress na condução, daí para a frente, confesso que os GPS "dedicados" saíram das minhas opções.

Até porque, em portugal, a cartografia, sofre muito mais do que o software propriamente dito, e aí, não tens como contornar.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)