Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Mascarar celula excel?
25-08-2013, 22:51
Mensagem: #1
Windows Mascarar celula excel?
Boas!

Como posso mascarar uma célula em excel?
Eu tenho uma célula preenchida com o seguinte: 123ppla
Como posso criar uma mascara de asteriscos?

Já tentei formatar a célula de modo personalizado mas não funcionou.

Cumps
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-08-2013, 22:45 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-08-2013 09:49 por nioxys.)
Mensagem: #2
RE: Mascarar celula excel?
Olá Smile

As células do Excel não têm nenhuma propriedade desse género, no entanto se usares a formatação consegues fazê-lo.

Seleccionas a célula ou intervalo de células, botão direito do rato e clicas em "Formatar células", na janela que se abre no separador "Número" seleccionas "Personalizado", na lista do lado direito seleccionas um qualquer e depois na caixa de texto por baixo de "Tipo" removes o texto que lá está e escreves ;;;** por fim clicas em "OK"

A partir deste momento sempre que escreves nessas células o texto transforma-se em ******

Este método tem dois problemas,

1º Apesar de na célula aparecerem apenas asteriscos se reparares na barra de fórmulas aparece o texto. Uma forma de evitar isto é activar a propriedade "Ocultar" da célula. Fazes isto em "Formatar célula" separador "Protecção" colocas um visto em "Ocultar".
No entanto esta opção só funciona se tiveres a folha ou o livro com password, para o fazeres, separador "Rever", "Proteger Folha" ou "Proteger Livro".

2º caso a password seja composta apenas por números a formatação não funciona e a célula apesar de conter o que escreves não apresenta qualquer valor, fica em branco.
Existe uma forma de ultrapassar este problema fazendo um teste à célula com as fórmulas É.texto e É.Núm (Office PT) ou IsText e IsNumber (Office em ENG).
Ou seja, utilizando a formatação condicional e as fórmulas indicadas em cima resolves o problema, se for texto a formatação a aplicar é ;;;** se for número é apenas ***.
Acabaste de resolver um problema mas criaste outro, usando este método de testar se a célula contêm texto ou número tens de usar uma célula de controlo para cada célula de password uma vez que as formulas acima descritas não aceitam intervalos.
Este método também é um pouco moroso caso queiras fazer uma lista de passwords, uma vez que tens de criar duas regras para cada célula (uma vez mais por causa das fórmula de teste).

Uma outra forma de o fazer é usar uma caixa de texto na vez de células, as caixas de texto têm uma propriedade chamada "PasswordChar" onde basta colocar um * e tudo o que escreveres passa a ****. Mais uma vez existem problemas, uma vez transformado o texto em asteriscos, se o quiseres copiar, ou seja, copiar a password o que o vai ser copiado são.. asterisco. Para resolver isto tens de controlar a caixa de texto, com botões, eventos da própria caixa de texto, etc isso significa uso de VBA. Este método também se torna chato caso queiras fazer uma lista de passwords, porque tens de colocar caixa de texto a caixa de texto, ou então pensas muito e desenvolves um algoritmo que o faça de forma eficaz.

Ainda existe outro método, muito mais simples.... mudas o tipo de letra das células onde queres guardar as passwords para, por exemplo, Wingdings e utilizas o método ocultar que expliquei em cima para o valor não aparecer na barra de fórmulas, desta forma o texto "real" fica "escondido" uma vez que este tipo de letra utiliza símbolos.

Dependendo daquilo que queiras fazer, um destes métodos pode ou não ajudar mas como vês existem sempre alguns problemas. Se a ideia é fazer uma lista com password eu não o faria em Excel.

Estas são as formas que, neste momento, encontrei para te ajudar, espero não ter complicado. Entretanto pode ser que alguém tenha outro tipo de solução e quem sabe muito mais simples.

Fiz um ficheiro com exemplos destes métodos que acabei de falar.

Download

O ficheiro contêm macros por causa das caixas de texto mas é completamente seguro. Smile

Edit: A password para desproteger as folhas do ficheiro é entrar.

“A neutron walks into a bar and asks how much for a drink. The bartender replies, ‘For you, no charge.’” - Sheldon Cooper
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)