Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Criar macro para Inserir/apagar linhas após a ultima linha digitada
27-08-2013, 17:28
Mensagem: #1
Criar macro para Inserir/apagar linhas após a ultima linha digitada
Boa tarde,

Estou com dificuldades na criação de uma macro em Excel que me permita adicionar e eliminar linhas, numa determinada tabela. Aquilo que pretendia era que após a ultima linha preenchida, ao clicar no botão "Insert", o Excel automaticamente inseri-se uma linha abaixo com as formatações da linha anterior, mas vazia, para que pudesse inserir novos dados. Da mesma forma queria inserir um botão para eliminar.

Penso que isto é possivel atraves da macro de contar linhas, mas tou dificuldades em criar, alguem consegue ajudar?

Obrigado

Daniel.Gomes
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-08-2013, 20:47 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-08-2013 23:49 por nioxys.)
Mensagem: #2
RE: Criar macro para Inserir/apagar linhas após a ultima linha digitada
Olá Smile

Podes gravar uma macro para fazer isso.
No separador "Programador" clicas em "Gravar Macro", na janela que aparece escreves o nome da macro, por exemplo, "Inserir Linha", podes colocar uma tecla de atalho, por exemplo "I" (fica ctrl+shift+I), por fim clicas em "OK". De seguida seleccionas a última linha da tua tabela (clicando no número da mesma) botão direito do rato e no menu de contexto clicas em "Inserir", voltas ao separador "Programador" e clicas em "Terminar Gravação".
Agora seleccionas a última linha da tua tabela e fazes ctrl+shif+I ou vais ao separador "Programador", "Macros", seleccionas a macro e clicas em executar.

Para o eliminar a linha segues o procedimento descrito em cima mas na vez de gravares os passos de inserir uma linha gravas os passos de eliminar uma.

Podes também criar dois botões de formulário e atribuir a respectiva macro a esses botões.

Ou ainda criar dois botões ActiveX e,

Código botão Inserir

Código:
ActiveCell.EntireRow.Insert

Nota:
1 - Basta clicares no botão com a célula da última linha seleccionada;
2 - Tens de "guardar" sempre uma linha vazia para fazeres a inserção, porque o Excel insere a linha antes da célula que tens seleccionada.

Código botão Eliminar

Código:
ActiveCell.EntireRow.Delete

Nota:
1 - Basta clicares no botão com a célula da linha que queres eliminar seleccionada.

“A neutron walks into a bar and asks how much for a drink. The bartender replies, ‘For you, no charge.’” - Sheldon Cooper
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-08-2013, 16:55
Mensagem: #3
RE: Criar macro para Inserir/apagar linhas após a ultima linha digitada
nioxys, obrigado pela ajuda. No entanto nao estou a conseguir montar isso na minha folha de Excel. ele efetivamente cria a linha, mas nao me esta a copiar os duas formulas que tenho em duas células. Para alem disso está a copiar-me a meio da tabela e não na ultima linha como pretendido.

Nao sei se com tanto problema consegues ajudar .

coloquei o ficheiro em anexo.

Basicamente o que pretendia é que sempre que clica-se nos botões que criei no ficheiro, ele inseri-se ou elimina-se as linhas

.
.zip  Mapa Tbetao.zip (Tamanho: 20,06 KB / Downloads: 41)
Obrigado

RolleyesRolleyesRolleyes
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-08-2013, 19:45
Mensagem: #4
RE: Criar macro para Inserir/apagar linhas após a ultima linha digitada
Vê se é isto que queres.

Download

Para inserires uma linha basta clicar no botão "Inserir Linha".
Para eliminar uma linha seleccionas uma célula da linha que queres eliminar e clicas no botão "Eliminar Linha".

“A neutron walks into a bar and asks how much for a drink. The bartender replies, ‘For you, no charge.’” - Sheldon Cooper
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-08-2013, 20:35
Mensagem: #5
RE: Criar macro para Inserir/apagar linhas após a ultima linha digitada
Sem dúvida.. Smile..

Obrigado..

Mas como posso ver os codigos?

Precisava de inserir esta mesma macro mas em outro livro do Excel Smile

Daniel.Gomes

Obrigado :
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-08-2013, 20:43
Mensagem: #6
RE: Criar macro para Inserir/apagar linhas após a ultima linha digitada
De nada. Smile

No separador "Programador" clicas em "Modo de Estrutura" e depois clicas no botão do qual queres ver código e de seguida no mesmo separador em "Ver Código".

“A neutron walks into a bar and asks how much for a drink. The bartender replies, ‘For you, no charge.’” - Sheldon Cooper
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-02-2015, 23:24
Mensagem: #7
RE: Criar macro para Inserir/apagar linhas após a ultima linha digitada
Boa noite! Estou com mesmo problema, preciso de uma mãozinha! Tenho uma tabela, onde possui duas linhas com formatações, cálculos e também botões que alteram os valores da célula, e queria colocar um botão para adicionar e remover uma linha, porém quando adicionar uma linha, adicionar todo conteúdo também, inclusive os botões aplicando sua função na sua linha, o problema é que quando colo uma linha embaixo com os botões junto, quando eu vou clicar nesse botão da linha que colei ele altera os valores da linha de cima entende, anexei o arquivo abaixo para compreender melhor, veja se consegue me dar uma luz aí!

Download Tabela
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)