Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 3 votos - 4.67 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Graffiti, nem tudo é vandalismo
19-02-2009, 23:15
Mensagem: #11
RE: Graffiti, nem tudo é vandalismo
E eu agora pergunto, onde estão os locais adequados?
Não quero com isto dizer que concordo com o facto de lá porque têm talento o façam em qualquer lado.

[Imagem: pplware_reader.png]
[Imagem: portugaluserbarorgulhos.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-02-2009, 23:56
Mensagem: #12
RE: Graffiti, nem tudo é vandalismo
Obviamente que por muito artístico e talentoso que possa ser determinado Graffiter, não lhe dá o direito a qq tipo de vandalismo, e com isto refiro-me ao acto que alterar, modificar propriedade alheia sem o devido consentimento...

Quanto aos locais próprios... faz já uns mezitos que li uma noticia. Falava de uma câmara municipal (não me recordo qual) ter levantado uns morais que serviriam para o efeito... Seria uma hipótese. Algo semelhante poderia ser feito em parques "desportivos/radicais" que também começam a surgir em muitas cidades...

Mood: assim, assim
Wishlist: férias
Mobile: Nexus4@Extravaganza
Playing: GW2
Reading: ...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-02-2009, 03:49
Mensagem: #13
RE: Graffiti, nem tudo é vandalismo
(19-02-2009 12:25)drink Escreveu:  É triste mas ainda há pessoas que não sabem diferenciar as coisas, e estragam as cidades só porque querem deixar marca territorial como um cão que mija na árvore.

De-mais! xD

A minha mãe tem uma colega cujo filho vive dos grafittis, está constantemente a ser convidado por vários países para pintar, é um verdadeiro artista.

[Imagem: pplware_admin.png]
Os meus artigos | O meu site
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-02-2009, 16:46
Mensagem: #14
RE: Graffiti, nem tudo é vandalismo
Penso que o graffitti é simplesmente um continuar de uma geração que há já algum tempo perdeu o respeito pela sociedade (no sentido de eu pinto pq quero mandar uma mensagem, n interessa onde nem qm lê).
Não dou enxertos de porrada a ninguém(excepto alguns casos), se tivessem a pintar um muro que fosse meu, o que ia acontecer é que iam lavar a foçada feita. Mas ha uns anos atras a SIC (senão estou enganado), fez um programa ou algo assim a passar a mensagem que eles são artistas e são marginalizados e maltratados pela policia e uns coitados que querem alegrar a cidade e ninguém deixa ...por isso é a tal coisa.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-02-2009, 17:16 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-02-2009 17:18 por drink.)
Mensagem: #15
RE: Graffiti, nem tudo é vandalismo
Mesmo assim, nem todos os graffiters são artistas. Apenas uma pequena parte o é.

Graffiti é uma marca urbana, e acredito que sem eles certas partes das cidades não seriam as mesmas. Nem desgosto de ver uma cidade com graffitis, mas como tal nos sítios que habitualmente vemos (linhas de comboios e afins). No entanto, também concordo com o facto que lá porque têm talento ou jeito, isso lhes dê o direito de pintarem onde querem e bem lhes apetece. Nem 8 nem 80.

Por outro lado, acredito que mesmo que fossem criados espaços apropriados para a prática do "graffitismo" não iriam deixar de haver graffs por aí espalhados pela cidade. Creio que mais do que querer e gostar de pintar, é uma forma de estar. À margem da lei. Creio que o que os move é também o facto de correrem o risco de ser apanhados, é o facto de o ir fazendo aos poucos, de arrumar as latas à pressa e correr com "medo", de idealizar o espaço. Entre outras coisas mais.. Não sei até que ponto mudaria...

[Imagem: pplware_reader.png]
[Imagem: portugaluserbarorgulhos.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-02-2009, 21:39
Mensagem: #16
RE: Graffiti, nem tudo é vandalismo
Há quem lhes chame graffitis, eu prefiro chamar-lhes "murais"!
E tenho saudades dos "Meninos Rabinos que Pintam Paredes"
[Imagem: Mural049_1976.gif]
[Imagem: Mural_MRPP_1977_4andares.gif]
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-02-2009, 00:02
Mensagem: #17
RE: Graffiti, nem tudo é vandalismo
Vi uma vez um programa, ou alguma parte num magazine, que falavam sobre uns writters, que misturavam as técnicas de graffiti com outros tipos de artes plásticas, e que realizavam somente trabalhos pagos, para exposição ou para algo mais pessoal. Havia cada trabalho... Deixou-me boquiaberto, tenho pena de não saber os nomes dos artistas. Se alguém souber algo desse género, diga de sua justiça.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-02-2009, 00:26
Mensagem: #18
RE: Graffiti, nem tudo é vandalismo
Eu já vi foi na televisão, pessoal que graffitava electrodomésticos. Tipo eram contratados e iam a casa das pessoas pintar as coisas conforme o gosto das pessoas obviamente, mas também com a inspiração do artista. E ficavam muito à frente.

[Imagem: pplware_reader.png]
[Imagem: portugaluserbarorgulhos.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-02-2009, 00:34 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 21-02-2009 00:38 por BladeRunner.)
Mensagem: #19
RE: Graffiti, nem tudo é vandalismo
(20-02-2009 16:46)balaico Escreveu:  Penso que o graffitti é simplesmente um continuar de uma geração que há já algum tempo perdeu o respeito pela sociedade (no sentido de eu pinto pq quero mandar uma mensagem, n interessa onde nem qm lê).
Não dou enxertos de porrada a ninguém(excepto alguns casos), se tivessem a pintar um muro que fosse meu, o que ia acontecer é que iam lavar a foçada feita. Mas ha uns anos atras a SIC (senão estou enganado), fez um programa ou algo assim a passar a mensagem que eles são artistas e são marginalizados e maltratados pela policia e uns coitados que querem alegrar a cidade e ninguém deixa ...por isso é a tal coisa.

Concordo... eu falei num enxerto, é evidente que os obrigava a lavar.... o enxerto seria a ultima opção! Mr Green
Acho que podem sempre optar por formar escolas, sei lá, espaços para dar largas á sua imaginação, mas espaços seus, não muros, paredes, etc, que sejam propriedade de outrém!
Quando Miguel Angêlo pintava não o fazia nas casas, muros e paredes de Veneza... e basta ver as cenas do Genesis no tecto da Capela Sistina para ver o seu génio, arte e imaginação, o que na altura era "revolucionário"!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-02-2009, 00:44
Mensagem: #20
RE: Graffiti, nem tudo é vandalismo
Concordo com o BladeRunner! É arte mas não para se fazer em qualquer sítio!

It's a basic truth of the human condition that everybody lies.

[Imagem: pplware_addict.png]
[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)