Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Instalar Ubuntu em pc com windows 8.1 pré-instalado e UEFI firmware
19-09-2014, 14:08 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-09-2014 14:21 por ricardocardante.)
Mensagem: #1
Windows Instalar Ubuntu em pc com windows 8.1 pré-instalado e UEFI firmware
Boa tarde,
Adquiri um novo computador e necessito de instalar uma distribuição Linux que, em princípio, será o Ubuntu. Acontece que, ao invés de "antigamente", os novos computadores vêm com versões 64-bit do windows 8.1 pré instalado e com a UEFI firmware como BIOS, o que dificulta bastante a instalação de um outro sistema operativo. Após alguma pesquisa, depreendi que é possível instalar em dual-boot de uma forma relativamente simples (desabilitando o secure boot e recomendadamente o fast startup do windows 8.1). No entanto, o que eu pretendia exatamente era, de certa forma, "configurar" a BIOS para que ela seja como antigamente (numa primeira instância, o objetivo primordial é colocar o Ubuntu como sistema operativo único. Depois, consoante a eventual necessidade, poderei precisar de instalar novamente o Windows, talvez o 7 ou o 8). Desta forma, agradeço a quem me saiba responder concretamente o que devo fazer. Li, pesquisei nalguns artigos e obtive opiniões parciais nalguns grupos e fóruns, mas nada de 100% concreto. Uma das soluções que encontrei concretiza-se da seguinte forma:
1. Na BIOS do computador, mudar o modo de UEFI para CSM (o que leva primeiramente ao não arranque do windows 8.1 atualmente instalado);
2. Mudar a ordem de boot, de modo a arrancar pela pen;
3. Eliminar todas as partições do disco rígido atuais (utilizando a opção do menu de instalação do Ubuntu de eliminar todo o disco e instalar o novo SO);
4. Instalar normalmente o Ubuntu e, posteriormente, qualquer outro sistema operativo.
Agradecia a quem me pudesse esclarecer se esta é uma solução correta e, em caso afirmativo, gostaria ainda que me esclarecessem se após ativar a BIOS em modo CSM e instalar o Ubuntu, obtenho a BIOS tradicional no arranque normal do computador.
Grato desde já.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)