Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 3 votos - 3.67 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Cinema
02-02-2009, 18:27
Mensagem: #31
RE: Cinema
Também vi... não achei grande espiga ao final...

[Imagem: Sig.jpg]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-02-2009, 18:31
Mensagem: #32
RE: Cinema
Ao final? Do filme? Não curtiste o final do filme, ou simplesmente no fim de o teres visto não achaste grande coisa?! Confused

[Imagem: pplware_reader.png]
[Imagem: portugaluserbarorgulhos.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-02-2009, 18:33
Mensagem: #33
RE: Cinema
Não, não...

Gostei muito do filme... de toda a estória e da maneira como o Saramago nos retrata quando somos obrigados a deixar de viver em sociedade e sem a ajuda de outros.

Apenas não gostei do final do filme.

Wink

[Imagem: Sig.jpg]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-02-2009, 18:42
Mensagem: #34
RE: Cinema
*história.

Pois eu como não li o livro não sei, mas suponho que seja assim que termina também.
No entanto o objectivo do filme não é um final feliz, mas sim como disseste e muito bem retratar-nos enquanto ser singular, individualista e egoísta. E nesse campo, o objectivo foi muito bem conseguido. Eu acho.

Mas sim, não entendo porque é que ela fica cega no fim..

[Imagem: pplware_reader.png]
[Imagem: portugaluserbarorgulhos.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-02-2009, 20:11
Mensagem: #35
RE: Cinema
É de referir que o vocábulo "estória" consta no Dicionário de Língua Portuguesa de 2004 da Porto Editora, como sendo «s.f. história de carácter ficcional ou popular; conto; narração curta (De história, ou do ing. story)»

Estória ou história têm o mesmo significado.

Estória apenas caiu no desuso dos portugueses Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-02-2009, 20:18
Mensagem: #36
RE: Cinema
Olha e eu que pensava que era um brasileirismo. Já "vistes" estamos sempre a aprender.. Happy
Malamen, desculpa a minha pessoa Big Grin

[Imagem: pplware_reader.png]
[Imagem: portugaluserbarorgulhos.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-02-2009, 20:26 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-02-2009 20:28 por patCRUZ.)
Mensagem: #37
RE: Cinema
Como disse, não li o livro, e por causa dessas mesmas questões e mais algumas que fiquei é que pretendo o ler.
No final não tenho a certeza se ficou mesmo cega ou foi uma simples suposição, uma metáfora. Uma vez falando do egoísmo, este é sempre tendencioso para um dos lados em detrimento do outro... Ela era a vitima concentrada de todo esse egoísmo que estava a viver por vontade própria, motivada pelo amor ou simplesmente bondade...
A ficar cega verdadeiramente no final, seria a conclusão de toda essa situação, acabava por ser indiferente já. Alem disso o mal nem era estar cego...

Claro que houve um ou outro pormenor que n gostei , mas como disse surpreendeu-me e achei um filme muito bom!

EDIT
Desconhecia essa da "estoria" também...
Vou anotar! ^^

Mood: assim, assim
Wishlist: férias
Mobile: Nexus4@Extravaganza
Playing: GW2
Reading: ...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-02-2009, 12:09
Mensagem: #38
RE: Cinema
(02-02-2009 20:18)drink Escreveu:  Olha e eu que pensava que era um brasileirismo. Já "vistes" estamos sempre a aprender.. Happy
Malamen, desculpa a minha pessoa Big Grin

"Estória" é um brasileirismo.

Mas eu gosto de usar essa palavra precisamente para diferenciar factos reais de factos fictícios.

[Imagem: Sig.jpg]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-02-2009, 12:54
Mensagem: #39
RE: Cinema
Tão mas segundo o penteado23 está no dicionário, se está no dicionário passa a ser uma palavra portuguesa, não?

[Imagem: pplware_reader.png]
[Imagem: portugaluserbarorgulhos.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-02-2009, 13:52
Mensagem: #40
RE: Cinema
Segundo o Prontuário Ortográfico

Citar:Os vocábulos “estória” e “história”

Não existe diferença significativa entre os vocábulos “estória” e “história”, que partilham a mesma etimologia (do grego ‘historía’).

Contudo, “estória” é a grafia antiga de “história” que, entretanto, caiu em desuso no português falado em Portugal.

Por conseguinte, este vocábulo não aparece registado nos mais recentes dicionários de língua portuguesa editados em português de Portugal.

Porém, ainda o podemos encontrar no Michaelis. Moderno Dicionário da Língua Portuguesa, editado em São Paulo (em 2002), com um significado diferente de “história”.

Estória (segundo Michaelis):

1) Narrativa de lendas, contos tradicionais de ficção.

*estória em quadradinhos = série de desenhos, em uma série de quadros, que representam uma estória, com legendas ou sem elas.

**estória da carochinha = conto da carochinha

*** estória do arco da velha = coisas inverosímeis, inacreditáveis.

**** estória para boi dormir = conversa enfadonha, com intuito de enganar.

***** deixar-se de estórias = evitar rodeios, indo logo ao ponto principal.

No que se refere aos dicionários mais recentes editados em Portugal, todas as acepções supra-referidas são parte integrante da entrada “história”.

História

1) Narração ordenada, escrita dos acontecimentos e actividades humanas ocorridas no passado.

2) Ramo da ciência que se ocupa de registar cronologicamente, apreciar e explicar os factos do passado da humanidade em geral, e das diversas nações, países e localidades em particular.

3) O futuro, considerado como juiz das acções humanas (ex: A história o julgará.)

4) Biografia de uma personagem célebre.

5) Exposição de factos, sucessos e particularidades relativas a determinado objecto digno de atenção pública.

6) Narração de uma aventura particular.

e ainda

Citar:É de referir que o vocábulo "estória" consta no Dicionário de Língua Portuguesa de 2004 da Porto Editora, como sendo «s.f. história de carácter ficcional ou popular; conto; narração curta (De história, ou do ing. story, «id»)»

agora tirem as conclusões que quiserem

para mim será sempre HISTÓRIA
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)