Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Overclock na carroça!
23-09-2008, 14:00
Mensagem: #1
iPhone Overclock na carroça!
Povo, finalmente resolvi atacar de overclock na minha máquina.
Minha configuração original é a que segue:
Processador: Athlon 64 3200+ soquete 754 (2.2GHz)
Placa-mãe: ECS Nforce4-A754
RAM: 3GB DDR400 (detalhe: o manual da placa-mãe informa que, apesar de ter 3 slots, o máximo de memória seria de 2GB, mas está com 3, devidamente reconhecidos e funcionando)!
Vídeo: Geforce 8400GS (processador: 450MHz/memória:333MHz).

Agora os dados de overclock:

Não localizei no manual da placa a forma pela qual se pode mudar o indexador, que é de 11x. A frequência de operação normal é de 200MHz, gerando tudo isto o clock original de 2.2GHz.
Assim, sem mudar o índice, somente variando a frequência, consegui estabilidade até 240MHz, o que elevou o clock de operação de 2.64 GHz, um overclock de 20% (claro, isto com aumento de 150mV na alimentação do core, originalmente de 1,4V).
A partir daí, as variações são de 2 em 2 MHz e se insisto em aumentar, o sistema nem sequer reinicia.
Penso que isto se deva principalmente ao aquecimento gerado na placa de vídeo, que está overclockada em 45%.
Hoje, a título de teste, retornarei a placa de vídeo ao seu padrão de funcionamento para testar a possibilidade de obter uma maior frequência de operação, e isto porque li num fórum o depoimento de um rapaz que alega ter overclockado este processador a 2.7GHz e, também, porque o Everest me garante que a frequência máxima de operação do mesmo seria de 3GHz, conforme os dados que vou colar aqui abaixo, obtidos quando o sistema ainda não tinha overclock:

Propriedades do procesador:
Fabricante AMD
Versão AMD Athlon™ 64 Processor 3200+
Clock externo 201 MHz
Velocidade de clock máxima 3000 MHz
Velocidade de clock atual 2211 MHz
Tipo Central Processor
Voltagem 1.4 V
Estado Ativado

Alguém tem alguma ideia sobre como elevar este clock com segurança?
Em tempo: colocarei hoje mais um ventilador no sistema, para evitar riscos de sobreaquecimento.

E sobre a memória RAM, o que posso fazer para aumentar sua frequência de operação? De cabeça, agora, só me lembro que ela está funcionando no modo 2T, mas não estou seguro sobre o que isto significa nem sobre como modificar a frequência da RAM.

Quem tiver dicas e/ou sugestões (que não a compra de outro PC, que não me interressa...), fique à vontade.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)