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Cabovisão ignora perguntas de mais de 3200 clientes!
10-11-2010, 00:55
Mensagem: #1
Cabovisão ignora perguntas de mais de 3200 clientes!
[Imagem: cabovisaog1220622836.jpg]

O Fórum da Cabovisão, em representação dos mais de 3200 clientes da operadora no site, enviou um email à Cabovisão, a dar conta de alguns problemas que os clientes tem tido nos últimos meses.

Passados 7 dias do envio, a resposta foi... nenhuma, com um dos funcionário a apagar a mensagem sem ler, à qual se juntam dois colaboradores que leram sem responder, e muitos outros que passaram os olhos pela mensagem mas negaram o recibo de leitura. Entre os múltiplos destinatários, estava o presidente da Cabovisão, departamento de marketing e Stepvalue - empresa encarregada da comunicação on-line da operadora -.

Em baixo fica o comunicado do Fórum Cabovisão, acompanhado do email em causa.


(...) Visto que esperávamos e desejávamos que houvesse uma resposta [da Cabovisão] até ao final do dia de hoje! Tal não ocorreu, pelo que se trata de um Comunicado UNILATERAL do FórumCabovisão.com!

O mesmo fica a dever-se à falta de resposta da Cabovisão, sobre um email que o Fórum enviou ao Presidente e ao Marketing, com CC para a Stepvalue.

Temos recibos de leitura.
Temos uma confirmação de email apagado sem ter sido lido.
Respostas temos ZERO!

Aqui fica o email enviado, muito embora não na íntegra, pois há matéria que é confidencial e que por isso mesmo não é divulgada. Mas é apenas por ser confidencial, porque a vontade e o que a Cabovisao merece é outra coisa. Mas como a Ética vigora neste Fórum, o que é Confidencial é mesmo Confidencial e não é revelado.

Vamos ao que interessa!

Citar:EMAIL ENVIADO:

From: =?iso-8859-1?Q?ADMIN_F=F3rumCabovis=E3o?= <Admin@forumcabovisao.com>
To: "Marketing" <Marketing@cabovisao.pt>,
<martinho.tojo@cabovisao.pt>
Cc: <CONFIDENCIAL@stepvalue.com>
Bcc: CONFIDENCIAL
Subject: =?iso-8859-1?Q?M=FAltiplas_Reclama=E7=F5es_no_servi=E7o_de_Internet?=
Date: Tue, 2 Nov 2010 06:33:37 -0000
MIME-Version: 1.0
Content-Type: multipart/related;
type="multipart/alternative";
boundary="----=_NextPart_000_00F9_01CB7A57.E163D230"
X-Priority: 1
X-MSMail-Priority: High
X-Mailer: Microsoft Outlook Express 6.00.2900.5843
Disposition-Notification-To: =?iso-8859-1?Q?ADMIN_F=F3rumCabovis=E3o?= <Admin@forumcabovisao.com>
X-MimeOLE: Produced By Microsoft MimeOLE V6.00.2900.5579

Bom dia.

Têm sido múltiplas as reclamações que têm sido recebidas no nosso Fórum sobre os vossos serviços de Internet, tanto em DOCSIS 1 como em DOCSIS 3/EuroDOCSIS.

Apesar dos esforços, em particular da Administração, para que não se especule, para que não se atribua à Cabovisão uma culpa que esta poderá não ter, para que a sua imagem de fiabilidade e estabilidade dos serviços não seja nem denegrida nem gratuita e prematuramente afectada, além de continuamente insistir para que se façam os necessários despistes que possam indicar onde está o problema, tal tem vindo a demosntrar ser uma tarefa hercúlea, dado o crescente nível de insatisfação e frustração que estas anomalias notadas nas ligações têm causado.

Conseguimos identificar já alguns problemas no carrier CPRM.net (PT), que apesar de nunca o admitir, certamente está a prioritizar o seu próprio tráfego em prejuízo do tráfego dos seus concorrentes que o contrataram como carrier. A tal Neutralidade na Internet, parece que em Portugal não se aplica...

Conseguimos detectar que nalguns casos o problema era causado pelo estado activo do IPv6. Noutros casos não temos a certeza e não há dados conclusivos.

Conseguimos detectar algumas situações que aparentemente denotam dificuldades em células locais (Aveiro e Palmela) principalmente.

Poderão ser causadas pelos repartidores que se encontram expostos aos elementos, sem protecção adicional e que devido à corrosão pela humidade marítima numas zonas e elevada amplitude térmica com condensação noutras zonas (principalmente na zona Palmela-Azeitão) causam também problemas na rede local, tanto a nível de TV como Internet. Poderá ser algo directamente na própria célula.

Pelos parâmetros de ruído dos MTA's que nos foram deixados, alguns têm o SNR a 37, o que não sendo preocupante, não deixa de ser algo baixo. Noutros casos os valores estão dentro do normal.

Detectámos um novo carrier que surgiu em vários tracerts apresentados pelos nossos utilizadores, nalguns não passando pelo CPRM.net, mas sim saído directamente da Cabovisão, noutros casos surgindo após o carrier CPRM.net.

Carrier esse que está a operar em Portugal, mas registado no Canadá (Québéc), pela TATA Communications.
inetnum: 195.219.185.0 - 195.219.185.255
netname: PV9-VSNL
remarks: INFRA-AW
descr: Customers access -30 and BB internal use
country: PT
admin-c: YM388-RIPE
tech-c: YM388-RIPE
status: ASSIGNED PA
mnt-by: AS8297-MNT
changed: ip-addr@vsnlinternational.com 20080109
source: RIPE

person: Yves Michaud
address: TATA Communications
address: 1441 Carrie-Derick
address: Montreal, Quebec
address: Canada
address: H3C 4S9
phone: +1 514 868-7777
fax-no: +1 514 868-7765
e-mail: ip-addr@tatacommunications.com
abuse-mailbox: cabuse@tatacommunications.com
nic-hdl: YM388-RIPE
changed: Yves.Michaud@tatacommunications.com 20080212
source: RIPE

Neste tracert é possível ver que não passa pelo CPRM.net nem pela Novis.

A rastrear a rota para lb1.www.ms.akadns.net [65.55.12.249]
até um máximo de 30 saltos:

1 <1 ms <1 ms <1 ms [192.168.2.1]
2 11 ms 9 ms 7 ms 10.30.0.1
3 8 ms 12 ms 8 ms pa1-84-91-1-77.netvisao.pt [84.91.1.77]
4 8 ms 8 ms 9 ms pa1-84-91-1-245.netvisao.pt [84.91.1.245]
5 23 ms 23 ms 21 ms pa1-84-91-0-201.netvisao.pt [84.91.0.201]
6 25 ms 35 ms 33 ms 195.219.185.13
7 133 ms 128 ms 140 ms 195.219.185.6
8 * 143 ms 143 ms Vlan40.icore1.AEQ-Ashburn.as6453.net [206.82.132
.22]
9 135 ms 125 ms 126 ms ix-5-3.icore1.AEQ-Ashburn.as6453.net [206.82.139
.38]
10 126 ms 126 ms 125 ms 209.240.199.162
11 132 ms 126 ms 125 ms ge-7-1-0-0.bl2-64c-1a.ntwk.msn.net [207.46.46.23
7]
12 125 ms 131 ms 125 ms ge-7-0-0-0.bl2-64c-1b.ntwk.msn.net [207.46.43.93
]
13 193 ms 189 ms 189 ms ge-5-0-0-0.co2-64c-1b.ntwk.msn.net [207.46.40.10
6]
14 191 ms 189 ms 191 ms ge-6-0-0-0.co1-64c-1a.ntwk.msn.net [207.46.46.92
]
15 * * * O pedido excedeu o tempo.
16 * * * O pedido excedeu o tempo.
17 * * * O pedido excedeu o tempo.
18 * * * O pedido excedeu o tempo.
19 * * * O pedido excedeu o tempo.
20 * * * O pedido excedeu o tempo.
21 * * * O pedido excedeu o tempo.
22 * * * O pedido excedeu o tempo.
23 ^C

Conforme podem verificar sai directo da Cabovisão.

Naturalmente, o Fórum não tem acesso à Rede nem dispõe de Ferramentas de Administração de Rede para poder verificar certas questões. Tal como o Apoio Técnico também não tem (só as tem de forma limitada) e só mesmo a Rede pode analisar.

É certo que o vosso Comunicado (conforme solicitado pela Stepvalue e certamente com a orientação da Cabovisão nesse sentido) que nós de boa-vontade publicámos, negava a proveniência da tal "carta", mas também certo é que o surgimento deste novo carrier e a sua localização em Portugal poderá levar a que surja nova especulação sobre o carrier próprio da Cabovisão.

Naturalmente o Fórum guardará escrupuloso sigilo sobre tudo o que nos venha a ser comunicado e que não se destine ao conhecimento imediato do público, mas na realidade não é isso que nos move.

PARÁGRAFO CONFIDENCIAL

O que o Fórum pretende, num espírito de colaboração, é que possamos juntar esforços e esclarecer todas estas questões. Da parte da Cabovisão o que nós propomos é que nos ajudem a pacificar os nossos utilizadores que são vossos clientes, em termos técnicos.

Os tópicos onde têm sido relatados mais casos (e também maior descontentamento e frustração) são:
http://www.forumcabovisao.com/viewtopic.php?f=31&t=735
http://www.forumcabovisao.com/viewtopic.php?f=31&t=592
http://www.forumcabovisao.com/viewtopic.php?f=31&t=990
Mas há outros que poderão verificar em http://www.forumcabovisao.com/viewforum.php?f=31 e que foram encerrados por já o assunto estar a ser tratado noutros tópicos.

Gostaríamos por isso de convidar além do próprio Marketing também a Administração de Rede a visitar o nosso Fórum e verificar aquilo que tem sido dito e os valores que vêm sendo apresentados.

Se pudermos juntar esforços, em prol da Cabovisão, da sua imagem e da satisfação dos seus clientes e nossos utilizadores, cremos que será o ideal nesta situação.

Inteiramente ao dispôr, aguardamos a vossa resposta.

C/ os melhores cumprimentos,
A Administração do FórumCabovisão.com


COMPROVATIVOS:

Return-path: <CONFIDENCIAL@ext.cabovisao.pt>
Envelope-to: Admin@forumcabovisao.com
Delivery-date: Tue, 02 Nov 2010 09:33:39 +0000
A mensagem foi lida em ter=E7a-feira, 2 de Novembro de 2010 09:32:51 UTC.

Return-path: <CONFIDENCIAL@cabovisao.pt>
Envelope-to: Admin@forumcabovisao.com
Delivery-date: Tue, 02 Nov 2010 11:15:47 +0000
A mensagem foi lida em ter=E7a-feira, 2 de Novembro de 2010 11:15:25 UTC.

Return-path: <CONFIDENCIAL@ext.cabovisao.pt>
Envelope-to: Admin@forumcabovisao.com
Delivery-date: Wed, 03 Nov 2010 10:29:20 +0000
A mensagem foi eliminada sem ter sido lida em quarta-feira, 3 de Novembro d=e 2010 10:28:27 UTC.



Da Stepvalue, nem ai nem ui!

Assim fica demonstrada qual a preocupação que a Cabovisão tem com a satisfação dos seus clientes bem como em relação aos seus clientes que são utilizadores deste Fórum!

Fica igualmente demonstrado que para a Cabovisão, apesar deste Fórum contar já com 3412 Utilizadores, sendo que acima de 3200 são Clientes Cabovisão, o Fórum nada conta em termos da sua representação!

Servimos apenas para quando se lembram de nos pedir (em tom quase de exigência) que publiquemos ou façamos o que eles muito bem entendam!

Enganam-se e vieram bater à porta errada!

Portanto, ficam TODOS os Utilizadores deste Fórum a ter conhecimento de que, COMPROVADAMENTE, se preocupa mais com eles a Administração/Moderação do Fórum (sendo que o seu Administrador nem cliente Cabovisão é!) do que a própria Cabovisão!!!

É o Fórum que, SEM FERRAMENTAS, tenta localizar e resolver problemas técnicos do âmbito e (in)competência do Apoio Técnico!

É o Fórum que, SEM FERRAMENTAS, identifica problemas fora da Rede Cabovisão!

É o Fórum que, SEM FERRAMENTAS, tenta comprovar ou desmentir ou localizar a existência de problemas dentro da Rede Cabovisão!

É o Fórum que, SEM FERRAMENTAS, dá indicações técnicas ao nível da Rede Pública, nomeadamente na questão dos repartidores expostos aos elementos em certas zonas críticas e como os resolver!

É o Fórum que, SEM QUALQUER OBRIGAÇÃO, tudo faz para resolver questões que o Apoio Técnico, seja por incompetência, ou falta de ferramentas ou por procedimentos internos não pode resolver ou não resolve!

É o Fórum que, SEM QUALQUER OBRIGAÇÃO, esclarece questões técnicas e comerciais que na Cabovisão ninguém esclarece!

É o Fórum que, SEM QUALQUER OBRIGAÇÃO, mostra aos técnicos e clientes como é que uma instalação deveria ser feita!

Quem não se lembra da questão da injecção de sinal em Rede Privada de Telefone, com o BPA mantendo-se ligado ao RGE, por exemplo?

Ou recentemente o caso dum VoicePort cuja ligação foi mal feita e tinha o splitter no local errado?

Talvez seja altura da COGECO começar a limpar como deve ser. Comece-se por limpar o mato!

Limpem de vez a Estêva, a Urze, a Giesta e também o Tojo! Depois, façam crescer um Povoamento Misto de Folhosas no exterior e Resinosas no interior. Uma óptima medida de Prevenção contra Incêndios!!! Isto se não quiserem ver a Cabovisão a arder, claro!

Eles lá sabem!!!

Ah... Para terminar...

Caso venha alguém lembrar-se de desmentir o que aqui é dito...

Retiraremos a Confidencialidade e exporemos TODOS os detalhes, desde a integralidade do email aos detalhes dos recibos de leitura!

E não venham dizer que nos enviaram qualquer email, porque não enviaram e os domínios Stepvalue.com e Cabovisao.pt estão em Lista Branca. Qualquer email enviado teria sido recebido e não foi!

NÓS (O FÓRUM) PREOCUPAMO-NOS COM OS NOSSOS UTILIZADORES E CLIENTES CABOVISÃO!!! E a Cabovisão???

A ausência de resposta ao nosso email é TAXATIVA e não deixa qualquer margem para equívocos!!!

Tirem as vossas conclusões!!!


IN Grelha TV & Fórum Cabovisão

Mais do que olhar, importa reparar no outro. Só dessa forma o Homem se humaniza novamente.
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10-11-2010, 04:30
Mensagem: #2
RE: Cabovisão ignora perguntas de mais de 3200 clientes!
ui ui....

mas que chapada de luva branca... é por essas e por outras que me mantenho na ZON.... desde que mudou de TVCabo para Zon, melhorou bastante e agora até me deram mais 10Mbps de velocidade.

quanto a traffic shapping.. se o fazem não noto !!!
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10-11-2010, 20:31
Mensagem: #3
RE: Cabovisão ignora perguntas de mais de 3200 clientes!
(10-11-2010 04:30)dajosova Escreveu:  ui ui....

mas que chapada de luva branca... é por essas e por outras que me mantenho na ZON.... desde que mudou de TVCabo para Zon, melhorou bastante e agora até me deram mais 10Mbps de velocidade.

quanto a traffic shapping.. se o fazem não noto !!!

Não adianta entrar neste gênero de comparação!
Mais ou menos, todos têm a sua percentagem de clientes satisfeitos e de insastifeitos!
É assim e não adianta discutir isso.
Já fiu cliente TVCabo, TVTel... que quando passou para o universo ZON me fez mudar logo de operador, para a MEO.
Destes três, só a TVTel me supreendeu pela positiva, de resto... havia quem tivesse queixas, eu sei e conheci casos.
Deixem lá as comparações...
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11-11-2010, 17:32
Mensagem: #4
RE: Cabovisão ignora perguntas de mais de 3200 clientes!
O truque é este (a meu ver).

Há uma política de distanciamento/não comunicação por parte das empresas (em todos os ramos) perante os clientes.
Há hierarquias, e os responsáveis não comunicam (a menos que seja em casos extremos), apenas observam. E quem comunica, não tem responsabilidade.

Por isso é que o/a Sr.(a) que atende é que leva com as reclamações todas e só pode dizer: "com certeza" "tem toda a razão" "iremos resolver o mais prontamente possível" "vou já verificar essa situação" "etc..."
E depois até faz o relatório relativo à chamada, que provavelmente é empilhado e/ou "arquivado" no caixote do lixo.
Os dirigentes/Directores/Administradores falam apenas com acessores e outros "ores" que lhes dão conta de números (entenda-se EUROS).
Desde a Sra que atende as chamadas até aos "cães grandes", existem uma parafernália impraticável de intermediários.
A Sra que atende pertence a uma companhia de atendimento que tem que dar "números" ao fim do dia.
O Sr. que vem reparar/instalar pertence a um outro serviço subcontratado.
E aí pelo meio há uma série de departamentos onde as nossas queixas se perdem.

Meus srs, se tiverem que reclamar, façam-no por escrito, por carta registada dirigida ao departamento da qualidade de qualquer empresa.
Isto é uma NÃO CONFORMIDADE e o departamento é obrigado a responder.( Ainda assim, não sei se respondem sempre, mas acho que é a melhor maneira de obter resposta/resultados)

Enquanto houver "números" que cheguem, as empresas não se importam muito com as queixas, porque há muita gente ainda que há-de pagar o serviço mal feito ou ausente. E quando as vozes/descontentamentos/queixas/whatever forem demasiadas, abre-se falência e muda-se de nome. Aproveitam-se as mesmas infra-estruturas e reinicia-se o processo.

Por isso, tentem perceber quanto é que tem que se pagar para se ter um serviço razoável, e não vale a pena ir em "pechinchas". Prefiro pagar 100 e usufruir do que pagar 10 e não usufruir (estes números são exemplificativos apenas).

O serviço que tenho, felizmente, tem sido bom (e comparativamente, a bom preço) até agora. Eu só "rezo" para que nunca tenha que reclamar.
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11-11-2010, 19:34 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 11-11-2010 19:53 por Fábio Palma.)
Mensagem: #5
RE: Resposta ao comunicado publicado no Fórum Não Oficial da Cabovisão.
Resposta ao comunicado publicado no Fórum Não Oficial da Cabovisão.

por Cabovisão S.A. a quinta-feira, 11 de Novembro de 2010 às 17:34

Caros fãs, relativamente ao último comunicado lançado pelo Fórum Não Oficial da Cabovisão, a Cabovisão informa que o mesmo recebeu toda a atenção, tendo sido analisado detalhadamente.

A situação dos e-mails apagados deve-se ao facto de o Fórum Não Oficial da Cabovisão enviar mensagens para muitas pessoas dentro da empresa, o que não facilita em nada a resolução deste tipo de problemas. Muitas destas pessoas são responsáveis por outras áreas e nada podem fazer para ajudar.

Sempre que não é enviada uma resposta, tal não significa que a Cabovisão não esteja a analisar a situação. Simplesmente não é possível responder a todos os e-mails que o Fórum Não Oficial da Cabovisão envia e com a brevidade que os senhores responsáveis pelo mesmo entendem ser a correcta.

Neste momento, o Departamento Técnico da Cabovisão encontra-se a avaliar os problemas reportados relativamente ao serviço de Internet e aguarda-se um parecer do mesmo.

Agradecemos a vossa compreensão e solicitamos que aguardem até que seja possível enviar uma resposta concreta.

Continuamos a trabalhar para que todos os problemas sejam resolvidos e que todos os nossos clientes / fãs tenham o melhor serviço possível.

Para além desta resposta, que fizemos questão de dar aos nossos fãs, o Fórum Não Oficial da Cabovisão já recebeu uma resposta oficial ao dito comunicado.

COMUNICADO:

Citar:Boa tarde,

Segue de seguida a resposta oficial do nosso cliente Cabovisão ao vosso último comunicado:

"Exmos. Senhores,

Relativamente ao último comunicado por vós publicado, informamos que o mesmo recebeu toda a atenção por parte da Cabovisão, tendo sido analisado detalhadamente. A situação dos e-mails apagados deve-se ao facto de enviarem as vossas mensagens para muitas pessoas dentro da empresa, o que não facilita em nada estas comunicações, uma vez que muitas dessas pessoas são responsáveis por outras áreas e nada podem fazer para ajudar no referido problema.
Sempre que não vos enviamos uma resposta, tal não significa que não estejamos a analisar a situação. Simplesmente não é possível responder a todos os e-mails que nos enviam com a brevidade que os senhores entendem ser a correcta. Neste momento temos o nosso Departamento Técnico a avaliar os problemas reportados relativamente ao serviço de Internet e aguardamos um parecer do mesmo. Agradecemos a vossa compreensão e solicitamos que aguardem até que seja possível enviar uma resposta concreta, o que acontecerá em princípio até ao final desta semana.

Sobre a referência aos serviços da StepValue, e independentemente desta empresa actuar como agência digital da Cabovisão, não pode enviar-vos qualquer resposta enquanto esta não for a resposta oficial dos serviços da Cabovisão, como decerto compreenderão.

Não podemos deixar de acrescentar que, sendo o Fórum Não Oficial da Cabovisão uma iniciativa que tem como objectivo apoiar os clientes da Cabovisão, ajudar em eventuais problemas e que é dedicado a esta operadora, este tipo de comunicado de cariz negativo, depreciativo e de má fá relativamente à mesma não ajudam em nada à resolução dos problemas, muito pelo contrário.

Cumprimentos,

A Cabovisão"

Obrigada,
Daniela Santana
+351 919 751 591
+351 218 957 121
http://www.stepvalue.com

IN Facebook Cabovisão & Fórum Cabovisao

Mais do que olhar, importa reparar no outro. Só dessa forma o Homem se humaniza novamente.
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11-11-2010, 21:02 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 11-11-2010 22:50 por Fábio Palma.)
Mensagem: #6
RE: Resposta ao email enviado pela Cabovisão ao Fórum Não Oficial da Cabovisão
O Fórum Cabovisão já reagiu às acusações da operadora de Palmela, que acusavam o sítio da internet de má fé e de denegrir a empresa. O Fórum disponibilizou também a versão integral da mensagem enviada à Cabovisão.

Em baixo está a resposta do Fórum e conteúdo integral do email.

Resposta do Fórum Cabovisão:

(...)Foram enviados para 3 endereços de email!

3!!!

Isso é muita gente?

Se é, não somos nós que temos de adivinhar, isso é (mais um!) problema INTERNO da Cabovisão!

Se a Stepvalue não pode responder sem respostas da Cabovisão, isso é lógico. Já não é lógico é NEM SEQUER HAVER QUALQUER RESPOSTA!!! Nem a dizer que está em apreciação, nem que a mandar areia para os olhos, nem NADA... ABSOLUTAMENTE NADA!!!

Em relação ao Fórum ser uma iniciativa que tem como objectivo apoiar os clientes da Cabovisão, convém esclarecer que isso é o papel do APOIO AO CLIENTE DA CABOVISÃO, DO APOIO TÉCNICO DA CABOVISÃO, DA REDE DA CABOVISÃO, DO MARKETING DA CABOVISÃO E DA STEPVALUE.

O FórumCabovisão.com, como Fórum NÃO-OFICIAL, também não é oficioso! É um Fórum aberto a clientes e não-clientes Cabovisão, IMPARCIAL e INDEPENDENTE!!!

Não obstante, reitera-se o que foi dito no nosso Comunicado...

Portanto, ficam TODOS os Utilizadores deste Fórum a ter conhecimento de que, COMPROVADAMENTE, se preocupa mais com eles a Administração/Moderação do Fórum (sendo que o seu Administrador nem cliente Cabovisão é!) do que a própria Cabovisão!!!

É o Fórum que, SEM FERRAMENTAS, tenta localizar e resolver problemas técnicos do âmbito e (in)competência do Apoio Técnico!

É o Fórum que, SEM FERRAMENTAS, identifica problemas fora da Rede Cabovisão!

É o Fórum que, SEM FERRAMENTAS, tenta comprovar ou desmentir ou localizar a existência de problemas dentro da Rede Cabovisão!

É o Fórum que, SEM FERRAMENTAS, dá indicações técnicas ao nível da Rede Pública, nomeadamente na questão dos repartidores expostos aos elementos em certas zonas críticas e como os resolver!

É o Fórum que, SEM QUALQUER OBRIGAÇÃO, tudo faz para resolver questões que o Apoio Técnico, seja por incompetência, ou falta de ferramentas ou por procedimentos internos não pode resolver ou não resolve!

É o Fórum que, SEM QUALQUER OBRIGAÇÃO, esclarece questões técnicas e comerciais que na Cabovisão ninguém esclarece!

É o Fórum que, SEM QUALQUER OBRIGAÇÃO, mostra aos técnicos e clientes como é que uma instalação deveria ser feita!


ISSO É PAPEL, DEVER, FUNÇÃO, RESPONSABILIDADE E OBRIGAÇÃO DA CABOVISÃO!!! Não é do Fórum!

Tem cariz negativo? Temos pena! Apurem responsabilidades internas! Porque só essas pessoas são responsáveis pelo cariz negativo tanto do Comunicado como do escalar da situação e da insatisfação generalizada que se verifica em relação à Cabovisão.

Não ajudam à resolução do problema? MAIS DO QUE FOI FEITO NO FÓRUM??? Mais do que oferecermos a nossa colaboração e propôrmos uma acção conjunta? Mais do que pedirmos para nos ajudarem a pacificar os SEUS clientes?

Mas além do desprezo pelo Fórum e pelos seus Utilizadores na falta de resposta, aínda querem GOZAR com o Fórum e com os seus Utilizadores, além dos próprios Clientes Cabovisão afectados?

Má fé?

Bem se vê quem a tem!!!

Assim sendo...

EXIGIMOS À CABOVISÃO E À STEPVALUE UM PEDIDO FORMAL E PÚBLICO DE DESCULPAS, TANTO AO FÓRUM COMO AOS SEUS UTILIZADORES/CLIENTES CABOVISÃO REGISTADOS!!!

É O MÍNIMO ACEITÁVEL E EXIGÍVEL!!!



Email integral, enviado à Cabovisão a relatar o problema:

Bom dia.

Tem sido múltiplas as reclamações que têm sido recebidas no nosso Fórum sobre os vossos serviços de Internet, tanto em DOCSIS 1 como em DOCSIS 3/EuroDOCSIS.

Apesar dos esforços, em particular da Administração, para que não se especule, para que não se atribua à Cabovisão uma culpa que esta poderá não ter, para que a sua imagem de fiabilidade e estabilidade dos serviços não seja nem denegrida nem gratuita e prematuramente afectada, além de continuamente insistir para que se façam os necessários despistes que possam indicar onde está o problema, tal tem vindo a demosntrar ser uma tarefa hercúlea, dado o crescente nível de insatisfação e frustração que estas anomalias notadas nas ligações têm causado.

Conseguimos identificar já alguns problemas no carrier CPRM.net (PT), que apesar de nunca o admitir, certamente está a prioritizar o seu próprio tráfego em prejuízo do tráfego dos seus concorrentes que o contrataram como carrier. A tal Neutralidade na Internet, parece que em Portugal não se aplica...

Conseguimos detectar que nalguns casos o problema era causado pelo estado activo do IPv6. Noutros casos não temos a certeza e não há dados conclusivos.

Conseguimos detectar algumas situações que aparentemente denotam dificuldades em células locais (Aveiro e Palmela) principalmente.

Poderão ser causadas pelos repartidores que se encontram expostos aos elementos, sem protecção adicional e que devido à corrosão pela humidade marítima numas zonas e elevada amplitude térmica com condensação noutras zonas (principalmente na zona Palmela-Azeitão) causam também problemas na rede local, tanto a nível de TV como Internet. Poderá ser algo directamente na própria célula.

Pelos parâmetros de ruído dos MTA's que nos foram deixados, alguns têm o SNR a 37, o que não sendo preocupante, não deixa de ser algo baixo. Noutros casos os valores estão dentro do normal.

Detectámos um novo carrier que surgiu em vários tracerts apresentados pelos nossos utilizadores, nalguns não passando pelo CPRM.net, mas sim saído directamente da Cabovisão, noutros casos surgindo após o carrier CPRM.net.

Carrier esse que está a operar em Portugal, mas registado no Canadá (Québéc), pela TATA Communications.

inetnum: 195.219.185.0 - 195.219.185.255

netname: PV9-VSNL

remarks: INFRA-AW

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country: PT

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tech-c: YM388-RIPE

status: ASSIGNED PA

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address: TATA Communications

address: 1441 Carrie-Derick

address: Montreal, Quebec

address: Canada

address: H3C 4S9

phone: +1 514 868-7777

fax-no: +1 514 868-7765

e-mail: ip-addr@tatacommunications.com

abuse-mailbox: cabuse@tatacommunications.com

nic-hdl: YM388-RIPE

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source: RIPE


Neste tracert é possível ver que não passa pelo CPRM.net nem pela Novis.

A rastrear a rota para lb1.www.ms.akadns.net [65.55.12.249]
até um máximo de 30 saltos:

1 <1 ms <1 ms <1 ms [192.168.2.1]
2 11 ms 9 ms 7 ms 10.30.0.1
3 8 ms 12 ms 8 ms pa1-84-91-1-77.netvisao.pt [84.91.1.77]
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5 23 ms 23 ms 21 ms pa1-84-91-0-201.netvisao.pt [84.91.0.201]
6 25 ms 35 ms 33 ms 195.219.185.13
7 133 ms 128 ms 140 ms 195.219.185.6
8 * 143 ms 143 ms Vlan40.icore1.AEQ-Ashburn.as6453.net [206.82.132.22]
9 135 ms 125 ms 126 ms ix-5-3.icore1.AEQ-Ashburn.as6453.net [206.82.139.38]
10 126 ms 126 ms 125 ms 209.240.199.162
11 132 ms 126 ms 125 ms ge-7-1-0-0.bl2-64c-1a.ntwk.msn.net [207.46.46.237]
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14 191 ms 189 ms 191 ms ge-6-0-0-0.co1-64c-1a.ntwk.msn.net [207.46.46.92]
15 * * * O pedido excedeu o tempo.
16 * * * O pedido excedeu o tempo.
17 * * * O pedido excedeu o tempo.
18 * * * O pedido excedeu o tempo.
19 * * * O pedido excedeu o tempo.
20 * * * O pedido excedeu o tempo.
21 * * * O pedido excedeu o tempo.
22 * * * O pedido excedeu o tempo.
23 ^C

Conforme podem verificar sai directo da Cabovisão.

Naturalmente, o Fórum não tem acesso à Rede nem dispõe de Ferramentas de Administração de Rede para poder verificar certas questões. Tal como o Apoio Técnico também não tem (só as tem de forma limitada) e só mesmo a Rede pode analisar.

É certo que o vosso Comunicado (conforme solicitado pela Stepvalue e certamente com a orientação da Cabovisão nesse sentido) que nós de boa-vontade publicámos, negava a proveniência da tal "carta", mas também certo é que o surgimento deste novo carrier e a sua localização em Portugal poderá levar a que surja nova especulação sobre o carrier próprio da Cabovisão.

Naturalmente o Fórum guardará escrupuloso sigilo sobre tudo o que nos venha a ser comunicado e que não se destine ao conhecimento imediato do público, mas na realidade não é isso que nos move.

Aliás, a Administração tem conhecimento de que há utilizadores do Fórum que são funcionários da Cabovisão e até que se registaram a partir da própria Cabovisão. Tal como da Stepvalue. Naturalmente isso é mantido confidencial, como tudo o resto e muito facilmente poderá ser confirmado tanto pela Cabovisão como pela Stepvalue.

O que o Fórum pretende, num espírito de colaboração, é que possamos juntar esforços e esclarecer todas estas questões. Da parte da Cabovisão o que nós propomos é que nos ajudem a pacificar os nossos utilizadores que são vossos clientes, em termos técnicos.

Os tópicos onde têm sido relatados mais casos (e também maior descontentamento e frustração) são:
http://www.forumcabovisao.com/viewtopic.php?f=31&t=735
http://www.forumcabovisao.com/viewtopic.php?f=31&t=592
http://www.forumcabovisao.com/viewtopic.php?f=31&t=990
Mas há outros que poderão verificar em http://www.forumcabovisao.com/viewforum.php?f=31 e que foram encerrados por já o assunto estar a ser tratado noutros tópicos.

Gostaríamos por isso de convidar além do próprio Marketing também a Administração de Rede a visitar o nosso Fórum e verificar aquilo que tem sido dito e os valores que vêm sendo apresentados.

Se pudermos juntar esforços, em prol da Cabovisão, da sua imagem e da satisfação dos seus clientes e nossos utilizadores, cremos que será o ideal nesta situação.

Inteiramente ao dispôr, aguardamos a vossa resposta.

C/ os melhores cumprimentos,
A Administração do FórumCabovisão.com



COMPROVATIVOS:
Lido:

Return-path:

Envelope-to: Admin@forumcabovisao.com


Delivery-date: Tue, 02 Nov 2010 09:33:39 +0000

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by osiris.pro-x-web.com with esmtps (TLSv1:AES128-SHA:128)

(Exim 4.69)

(envelope-from )

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for Admin@forumcabovisao.com; Tue, 02 Nov 2010 09:33:39 +0000

Received: from WPALEX06.in.cabovisao.pt ([fe80::8d9e:356f:c6cb:2e40]) by

WPALEX06.in.cabovisao.pt ([fe80::8d9e:356f:c6cb:2e40%13]) with mapi; Tue, 2

Nov 2010 09:33:34 +0000

From: Andreia Alexandra Fernandes

To: =?iso-8859-1?Q?ADMIN_F=F3rumCabovis=E3o?=

Subject: =?iso-8859-1?Q?Read:_M=FAltiplas_Reclama=E7=F5es_no_servi=E7o_de_Internet?=

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Date: Tue, 2 Nov 2010 09:32:51 +0000

Message-ID:

In-Reply-To: <6E0A8C076B4143C8ACE16417379349AD@FERNICOQUES>

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Lido:

Return-path:

Envelope-to: Admin@forumcabovisao.com

Delivery-date: Tue, 02 Nov 2010 11:15:47 +0000

Received: from iosrv.cabovisao.pt ([213.228.128.16] helo=WPALEX06.in.cabovisao.pt)

by osiris.pro-x-web.com with esmtps (TLSv1:AES128-SHA:128)

(Exim 4.69)

(envelope-from )

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for Admin@forumcabovisao.com; Tue, 02 Nov 2010 11:15:47 +0000

Received: from WPALEX06.in.cabovisao.pt ([fe80::8d9e:356f:c6cb:2e40]) by

WPALEX06.in.cabovisao.pt ([fe80::8d9e:356f:c6cb:2e40%13]) with mapi; Tue, 2

Nov 2010 11:15:42 +0000

From: Artur Brito

To: =?iso-8859-1?Q?ADMIN_F=F3rumCabovis=E3o?=

Subject: =?iso-8859-1?Q?Read:_M=FAltiplas_Reclama=E7=F5es_no_servi=E7o_de_Internet?=

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Date: Tue, 2 Nov 2010 11:15:25 +0000

Message-ID: <97467458EC50EC48999B9B30294C471408A594@WPALEX06.in.cabovisao.pt>

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NÃO LIDO:

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Aviso Legal:

Esta mensagem =E9 destinada exclusivamente ao destinat=E1rio. Pode conter i=

nforma=E7=E3o confidencial ou legalmente protegida. A incorrecta transmiss=

=E3o desta mensagem n=E3o significa a perca de confidencialidade. Se esta m=

ensagem for recebida por engano, por favor envie-a de volta para o remetent=

e e apague-a do seu sistema de imediato. =C9 proibido a qualquer pessoa que=

n=E3o o destinat=E1rio de usar, revelar ou distribuir qualquer parte desta=

mensagem.


Disclaimer:

This message is destined exclusively to the intended receiver. It may conta=

in confidential or legally protected information. The incorrect transmissio=

n of this message does not mean the loss of its confidentiality. If this me=

ssage is received by mistake, please send it back to the sender and delete =

it from your system immediately. It is forbidden to any person who is not t=

he intended receiver to use, distribute or copy any part of this message.


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Received: from WPALEX06.in.cabovisao.pt ([fe80::8d9e:356f:c6cb:2e40]) by

WPALEX06.in.cabovisao.pt ([fe80::8d9e:356f:c6cb:2e40%13]) with mapi; Wed, 3

Nov 2010 10:29:16 +0000

From: Filipe Gaspar

To: =?iso-8859-1?Q?ADMIN_F=F3rumCabovis=E3o?=

Subject: =?iso-8859-1?Q?Not_read:_M=FAltiplas_Reclama=E7=F5es_no_servi=E7o_de_Inte?=

=?iso-8859-1?Q?rnet?=

Thread-Topic: =?iso-8859-1?Q?M=FAltiplas_Reclama=E7=F5es_no_servi=E7o_de_Internet?=

Thread-Index: AQHLelf6AuJ/aQ0w0E6GROaxiQlgCpNfjwSs

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Date: Wed, 3 Nov 2010 10:28:27 +0000

Message-ID: <9FB9CF8D143DDA44BB7D98F4F999960B0C9CD5@WPALEX06.in.cabovisao.pt>

In-Reply-To: <6E0A8C076B4143C8ACE16417379349AD@FERNICOQUES>

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(UTC)

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Content-Type: text/plain; charset="us-ascii"

Content-Transfer-Encoding: quoted-printable


A mensagem foi eliminada sem ter sido lida em quarta-feira, 3 de Novembro d=e 2010 10:28:27 UTC.


--_002_9FB9CF8D143DDA44BB7D98F4F999960B0C9CD5WPALEX06incabovis_

Content-Type: text/html; charset="us-ascii"

Content-Transfer-Encoding: quoted-printable


Fonte: Fórum Cabovisão

Podem "discutir" o comunicado em: http://www.forumcabovisao.com/viewtopic....093#p20093

Mais do que olhar, importa reparar no outro. Só dessa forma o Homem se humaniza novamente.
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12-11-2010, 01:29
Mensagem: #7
RE: Cabovisão ignora perguntas de mais de 3200 clientes!
Neste caso, estou alinhado com o Blade,
todos os operadores, nas mais variadas áreas de negócio, têm clientes satisfeitos e insatisfeitos.

No entanto, na minha forma de ver, as empresas têm a ganhar ao ouvirem as vozes da comunidade.
São estes "gajos", que criam um fórum para ajudar clientes de um qualquer serviço, que têm interesse em dar má imagem? Claro que não, se fossem conhecidos por dizer mal, nem o Fórum tinha atingido estatuto para "falar" com a CaboVisão.

Eles esforçam-se por trazer soluções para cima da mesa, esforçam-se por reduzir o ruído que muitas vezes existe, criado por users que mal sabem ligar um router.

São um complemento real ao Apoio Técnico, que em muitas empresas, não é bom nem mau, é simplesmente uma nulidade.

Comparar Operadores:
Não o façam, pelo menos no que toca a qualidade de serviço.
Podem fazer quanto à qualidade de resposta, aquando da existência de um problema, isso sim.

Porque a realidade é que existem muitos factores que afectam o serviço até à nossa porta e nem sempre o Operador é responsável ou pode contornar a situação.
Agora, a qualidade da reacção nas ocorrências, é que deve ser sempre profissional, pronta na medida de possível e eficaz.

Dou-vos o meu caso prático.
Fui, durante cerca de 2 anos, cliente super satisfeito do SAPO ADSL. Mudei de casa, e migrei o serviço.
Acontece, que ela qualidade do cobre na minha "nova" zona, não conseguiam mais do que meter 1Mb estável na minha linha, em vez dos 12Mb que eu tinha contratado.
Além disso, a nível de preocupação foi zero. Tudo o que consegui apurar, foi por "cunha".
A consequência é que mudei de operador.
Agora sou Zon, e só tenho a dizer bem. No entanto à uns bons anos, ainda era a TV Cabo, foi uma empresa que não me deixou saudades em casa dos meus pais.
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12-11-2010, 11:50 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 12-11-2010 14:05 por Fábio Palma.)
Mensagem: #8
RE: Cabovisão ignora perguntas de mais de 3200 clientes!
É chato ter valores destes em pleno horário nobre.

[Imagem: capturars22.jpg]

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12-11-2010, 18:29
Mensagem: #9
RE: Cabovisão ignora perguntas de mais de 3200 clientes!
é bem melhor do que eu tinha, quando era Sapo ADSL 12Mb Wink
Qual era a velocidade que devias ter mesmo?
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12-11-2010, 19:11 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 12-11-2010 19:18 por Fábio Palma.)
Mensagem: #10
RE: Cabovisão ignora perguntas de mais de 3200 clientes!
(12-11-2010 18:29)JPedrosa Escreveu:  é bem melhor do que eu tinha, quando era Sapo ADSL 12Mb Wink
Qual era a velocidade que devias ter mesmo?

Devia ter 9,75MB dos 10MB isto dentro da rede cabovisão claro.


Porque há dias que tenho 800ms de ping.
O Fórum recebeu nova resposta via email. Desta vez do próprio Marketing.

Aqui fica a publicação.

COMPROVATIVO:
Citar:by osiris.pro-x-web.com with esmtps (TLSv1:AES128-SHA:128)
(Exim 4.69)
(envelope-from <Marketing@cabovisao.pt>)
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for Admin@forumcabovisao.com; Fri, 12 Nov 2010 11:51:00 +0000
Received: from WPALEX06.in.cabovisao.pt ([fe80::8d9e:356f:c6cb:2e40]) by
WPALEX06.in.cabovisao.pt ([fe80::8d9e:356f:c6cb:2e40%13]) with mapi; Fri, 12
Nov 2010 11:50:37 +0000
From: Marketing <Marketing@cabovisao.pt>
To: =?iso-8859-1?Q?=27ADMIN_F=F3rumCabovis=E3o=27?= <Admin@forumcabovisao.com>
CC: "engage.cabovisao@stepvalue.com" <engage.cabovisao@stepvalue.com>, Daniela
Santana <daniela.santana@stepvalue.com>, Marketing <Marketing@cabovisao.pt>
Subject: =?iso-8859-1?Q?RE:_Resposta_Cabovis=E3o_-_=DAltimo_Comunicado_Publicado?=
Thread-Topic: =?iso-8859-1?Q?Resposta_Cabovis=E3o_-_=DAltimo_Comunicado_Publicado?=
Thread-Index: AQHLgb4g9NGsKCHVLk2eRQf61S7iB5Ns62tVgADPVlA=
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Return-Receipt-To: <Marketing@cabovisao.pt>
Date: Fri, 12 Nov 2010 11:50:33 +0000
Message-ID: <9A9410FDA66CEE4CAD5EAE8B9B9C0358078A39@WPALEX06.in.cabovisao.pt>
References: <056CF471-992B-40C8-8388-4968DD139E9D@stepvalue.com>
<5B84497AE3624C6EA7D895C9A47FD65B@FERNICOQUES>
In-Reply-To: <5B84497AE3624C6EA7D895C9A47FD65B@FERNICOQUES>
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CONTEÚDO:
Citar:Caro Administrador do Fórum não Oficial da Cabovisão,

Gostaríamos antes de mais de reiterar que a Cabovisão respeita e valoriza este fórum, nomeadamente a forma como o mesmo tem sido gerido e a preocupação que revela em ser isento. Nem sempre é possível dar as respostas solicitadas nos tempos desejados, mas tal não significa que não demos atenção às questões e assuntos colocados, como o exemplo que estamos a tratar. Podemos inclusive adiantar que a vossa comunicação inicial foi alvo de análise por diferentes departamentos internos, onde se inclui a engenharia.

Em respeito à comunicação enviada ontem, a mesma não reflecte o posicionamento até ao momento assumido pela Cabovisão lamentando qualquer mau estar que a mesma possa ter provocado.

As questões levantadas deverão antes de mais ser enquadradas dentro do modelo de gestão de redes (neste caso para o serviço Internet) que os operadores de telecomunicações em Portugal (e pelo mundo fora) utilizam. Como sabem existe uma partilha dos recursos existentes pelo Universo de Serviços e Clientes utilizadores dos mesmos, criando-se rácios de utilização por forma a optimizar a largura de banda existente, fornecer a melhor qualidade de serviço possível e manter os preços praticados competitivos com o mercado. Sabemos também que existem diferentes tipos de utilizadores do serviço de Internet, mais ou menos intensivos, sendo a preocupação da Cabovisão conseguir equilibrar todas estas variáveis para ir de encontro a estas diferentes necessidades. É sabido que existem politicas de utilização razoável que existem para que a qualidade de serviço servida aos Clientes não seja demasiado afectada por utilizações mais intensivas, sobre as quais o dimensionamento da rede necessário para as servir implicaria investimentos com reflexos nos valores praticados.

Temos no entanto claro que existem alguns constrangimentos onde deveremos actuar. Estão já em curso várias actividades para melhoria da performance do serviço de Internet que acreditamos serem suficientes para aumentar a performance da rede a curto prazo.

Gostaríamos ainda de salientar que a Cabovisão, como ISP, utiliza interligações com diferentes operadores, com o objectivo de diversificar o seu Peering e melhorar desta forma a qualidade de serviço prestada. Neste sentido, é perfeitamente natural encontrar diferentes operadores nos resultados dos tracerts apresentados, uma vez que os mesmos dependem do destino pretendido, assim como do algoritmo utilizado no protocolo BGP.

PARÁGRAFO CONFIDENCIAL

Melhores cumprimentos,
Cabovisão

Apreciamos o que nos é dito no 1º período do 2º parágrafo, principalmente no que toca à preocupação que revelamos em ser isentos.

Entendemos assim a demarcação da Cabovisão em relação à resposta da Stepvalue (no 3º parágrafo) como sendo o pedido formal e público de desculpas, por nós exigido. Apesar de não explícito, está implícito.

Iremos agora responder ao Marketing, informando também o post para esta publicação.

O parágrafo indicado como CONFIDENCIAL, justifica-se por algo que de momento não se destina ao conhecimento público.

Fonte: Fórum Cabovisão


Podem "discutir" o comunicado em: http://www.forumcabovisao.com/viewtopic....093#p20093

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