Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Onde começar ?
26-04-2011, 10:08 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 26-04-2011 10:11 por Alexandre Pinheiro.)
Mensagem: #11
RE: Onde começar ?
(25-04-2011 12:18)Tiago Sousa Escreveu:  Irei ler com certeza todos os links que me indicarem Smile

Alexandre, andei a pesquisar e li que no livro do Damas, existe alguns "erros" em relação a programação, certas coisas que ele mete, que não sejam as melhores para programar, não te sei bem explicar..

Esse livro que tu achas o melhor, eu que não tenho noção nenhuma de C nem nada, é fácil aprender desde o inicio ?

Abraço e muito obrigado Big Grin

Como te tinha dito no meu post, o do dama é um pouco limitado, mas para quem não sabe nada é dos mais fáceis..

O livro que eu disse que é melhor, é o livro que todos os professores de universidade que tive me recomendou. A curva de aprendizagem é maior, mas acabas melhor Wink



(25-04-2011 13:48)wolfytuga Escreveu:  Olá Tiago, deixo também aqui o link das páginas de dois professores que eu tive de programação na Universidade da Beira Interior (tive Programação I e II):

Programação com o Professor Abel

Programação com o Professor Frutuoso

Ambos possuem bons apontamentos de programação, e também poderás aproveitar para dar uma espreitadela aos exercícios lá apresentados Smile

Cumps.
___________________________________
EDIT:
Esqueci-me de referir, ferramentas utilizadas nessas cadeiras para programar: pico (editor no terminal) e gcc (compilador). Tudo isto num Mac Big Grin

Grandes Senhores estes Tongue


Um abraço
Alexandre Pinheiro

PS: Se reparares, tanto o Professor Frutuoso Silva, como o Professor Abel Gomes, sugerem o livro que eu te sugeri! Tongue

[Imagem: linuxuser.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-04-2011, 11:54
Mensagem: #12
RE: Onde começar ?
(26-04-2011 10:08)Alexandre Pinheiro Escreveu:  
(25-04-2011 13:48)wolfytuga Escreveu:  Olá Tiago, deixo também aqui o link das páginas de dois professores que eu tive de programação na Universidade da Beira Interior (tive Programação I e II):

Programação com o Professor Abel

Programação com o Professor Frutuoso

Ambos possuem bons apontamentos de programação, e também poderás aproveitar para dar uma espreitadela aos exercícios lá apresentados Smile

Cumps.
___________________________________
EDIT:
Esqueci-me de referir, ferramentas utilizadas nessas cadeiras para programar: pico (editor no terminal) e gcc (compilador). Tudo isto num Mac Big Grin

Grandes Senhores estes Tongue


Um abraço
Alexandre Pinheiro

PS: Se reparares, tanto o Professor Frutuoso Silva, como o Professor Abel Gomes, sugerem o livro que eu te sugeri! Tongue

Para ser sincero, os apontamentos dos professores foram a base da minha aprendizagem sobre C, como tal nem olhei para os livros recomendados Tongue eu apenas tive contacto com o livro do Damas porque um colega tentou fazer um exemplo que lá estava e aquilo dava erro no compilador. Tem alguns erros pontuais, mas complementado com os apontamentos e exemplos dos professores pode ser uma grande ajuda para quem está a iniciar em programação.

Para mim a passagem para o C não foi muito difícil porque eu é que tinha de programar a minha TI-83 com alguns apoios matemáticos (entenda-se que não me refiro a cábulas como alguns fazem, pensando que o editor de programas é um simples notepad para apontamentos Confused ), nomeadamente a função quadrática, indicando se tem zeros em real ou imaginários, se são simples ou duplos, etc... Programei alguns jogos (fiz uma versão gráfica do SNAKE e do SNAKE II, sendo que o último contém alguns bugs...) e até um simples motor gráfico 3D (cujo rendering é muito lento Shy ).

Só uma informação, em C apenas trabalho em ambiente consola, nada de grafismos. Para grafismos estou a estudar a linguagem de programação VALA Big Grin

Uma dica para ti Tiago, segue o exemplo de programa em linguagem nativa que deixo abaixo:

Código:
1. Inicializar programa;                // isto inclui definir variáveis, constantes, sub-rotinas e estruturas
2. Pedir o nome ao utilizador;          // interação com o utilizador
3. Enquanto contador for inferior a 10; // ciclos com contagem
3.1. Mostrar nome inserido;             // comandos a realizar no ciclo
3.2. Incrementar contador;
4. Sair do programa.                    // sair do programa, com retorno ou não de dados

Cumps.

wolfytuga
Para o que der e vier...
emachines E520 | Intel Celeron 2.0GHz | 32/64bit | RAM 2GB | HD 160GB | Intel Mobile 4 Express, 64MB → 1GB
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)