Boas eu estou a fazer uma base de dados de computadores e material informático no CISE, e precisava de uma ajudinha, o problema é o seguinte:
tenho varias tabelas, mas o que interessa é para aqui:
o que eu queria, era que ao por num formulário o id_pc assinalado a azul, automaticamente colocasse o mesmo nos sítios assinalados a verde...
Obrigado ^^
(13-08-2010 22:54)Glink Escreveu: [ -> ]Boas eu estou a fazer uma base de dados de computadores e material informático no CISE, e precisava de uma ajudinha, o problema é o seguinte:
tenho varias tabelas, mas o que interessa é para aqui:
![[Imagem: duvida%20access.JPG]](http://dl.dropbox.com/u/3209265/duvida%20access.JPG)
o que eu queria, era que ao por num formulário o id_pc assinalado a azul, automaticamente colocasse o mesmo nos sítios assinalados a verde...
Obrigado ^^
Tens que criar uma relação entre as tabelas tipo isto
![[Imagem: access.png]](http://a.imageshack.us/img44/4539/access.png)
mas isso eu tenho criado, mas no formulário não fica automaticamente preenchido... vou ver se fiz alguma coisa mal feita
Obrigado, logo ja digo alguma coisa, mas hoje à tarde ja me surgiu uma ideia, mas não sei até que ponto vai funcionar, pois ao construir o formulário, ao colocar o campo id_pc da tabela PC_OS como fiz com os campos do OF, o formulário fica-me em branco na vista de formulário... e como não consegui por tudo a funcar nem testei se o outro esta a trabalhar lol
nota: a minha ideia foi ao colocar o campo id_pc das tabelas PC_OS e PC_OF colocar no valor predefinido "=[ID_pc]" que é o campo que vou colocar os valores correspondentes à tabela PC ^^
se quiseres podes colocar aqui o teu trabalho ou apenas essa parte que eu dou te uma ajuda.
Antes de colocares aqui o teu trabalho converte para access 2003.
ok eu posso fazer isso, já te envio, junto com um .txt a explicar o que se passa e o porque da estrutura da BD, pois tem coisas que não estão como deviam estar pelas regras, mas pratica nem sempre pudemos seguir as regras...
BTW o que eu disse sobre o formulário funcionou como devia, coloquei o campo de id_pc da tab pc_of igual ao da tab PC, e funcionou como queria, mas agora ao adicionar um campo da tabela pc_os, fica-me tudo branco, isto tem algum tipo de limite nos formulários?
deixo o print do form, ainda não tem qualquer tipo de formatação estética...
![[Imagem: access1.JPG]](http://dl.dropbox.com/u/3209265/access1.JPG)
deixa ver se percebi, o que pretendes é que ao clicares nessa combobox te apareça o(s) id_of referente(s) a esse PC e não aparece, fica em branco.
é isso?
Tens a tabela PC_OF preenchida para com o ID_PC correcto?
manda que já se vê o que isso tem....

O problema é, ao clicar na combo box escolho a versão do office, para adicionar o registo na tabela pc_of, e isso funciona, depois de introduzir um registo verifiquei que surgiu tudo como queria.
tudo muito bem, ao adicionar os dados da tabela pc_os que já está configurada e com sistemas operativos la enfiados, a pagina do formulário em vista de formulário aparece isto:
quando na vista de estrutura me aparece tudo como eu quero -.-
resumindo, não consigo relacionar as 3 tabelas no mesmo formulário, quando não tem lógica nenhuma estar a criar mais um formulário só para enfiar a informação do office ou do sistema operativo -.-
EDIT___
o objectivo é este:
![[Imagem: objectivo.JPG]](http://dl.dropbox.com/u/3209265/objectivo.JPG)
vou fazer uma montagem com o objectivo final mas em forma de formulário...
presumo q a parte q tens assinalado como "escondido" seja um subform que recolhe os dados adicionados na parte superior do form...
se quiseres adicionar-me no msn manda-me uma PM, fica mais facil por msn
