Forum Pplware

Versão Completa: Nova lei gera controvérsia entre comunidade Internet
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2
O congresso norte-americano tem em mãos uma proposta de lei que pode mudar os desígnios da Internet e que está a gerar muita controvérsia. Entre as várias medidas, o Stop online Piracy Act, ou SOPA como é conhecido, permitirá suspender sites sem ordem judicial.

A lei obrigará os fornecedores de Internet a monitorizarem os serviços online, e prevê penalizações quando isso não aconteça. O objetivo é bloquear qualquer site que infrinja direitos de autor, seja norte-americano ou de outro país.

São projetos que contam com o apoio da indústria do entretenimento e que querem impedir a pirataria e a violação do copyright, mas que segundo a comunidade Internet levam demasiado longe as suas "boas-intenções".

Se for aprovada, a lei permitirá ao Governo norte-americano criar listas negras para suspender sites e IPs que possam "estar envolvidos ou que permitam ou facilitem" a violação dos direitos de autor.

Além disso, a legislação prevê igualmente que motores de busca, serviços de alojamento, plataformas de pagamento, agências de publicidade e outros players possam ser forçados a suspender os seus negócios com os sites listados.

As reações surgiram de várias "frentes", nomeadamente, por parte da AOL, Twitter, Google, LinkedIn, Zynga e Facebook, entre outros, que anotaram o seu desagrado numa carta dirigida ao Congresso norte-americano, refere a imprensa internacional.

Uma outra missiva é assinada por associações como a European Digital Rights, a Free Software Foundation, a Quadrature du Net, o Open Rights Group e os Repórteres sem Fronteiras. A Mozilla entretanto lançou uma página de informação sobre a SOPA, que foi esta quarta-feira "defendida" pelos seus proponentes diante da Câmara dos Representantes.

Entre as várias reações está igualmente uma petição que pede à Administração Obama que intervenha, e uma carta aberta "Save the Internet", dirigida aos congressistas para que não aprovem a lei, já subscrita por mais de 300.000 internautas de todo o mundo.

A Eletronic Frontier Foundation considera a proposta de lei uma ameaça à privacidade e à liberdade de expressão, classificando-a como o projeto mais anti-Internet em toda a história legislativa do país.

Fonte:http://tek.sapo.pt/noticias/internet/nov...01789.html
Isto já parece a paranóia do "Big Brother", em que todos nos vigiam...
(19-11-2011 00:26)johnnyblue1981 Escreveu: [ -> ]Isto já parece a paranóia do "Big Brother", em que todos nos vigiam...

Se a lei for aprovada...
(19-11-2011 00:26)johnnyblue1981 Escreveu: [ -> ]Isto já parece a paranóia do "Big Brother", em que todos nos vigiam...

O "Big Brother" não é "todos"!
Se te referes à obra de http://en.wikipedia.org/wiki/George_Orwell, http://en.wikipedia.org/wiki/Nineteen_Eighty-Four, as pessoas são vigiadas pelo partido... personificado no "Big Brother", o seu líder.
Se ainda não leste... aconselho a ler, a par deste, http://en.wikipedia.org/wiki/Brave_New_World, de http://en.wikipedia.org/wiki/Aldous_Huxley.
Dito isto... o mal é poucos controlarem muitos! Ênfase no "controlarem".
Depende da forma como as coisas sejam aplicadas...
Qualquer das formas, vejo com bons olhos o facto de se começarem a preocupar com a propriedade intelectual e com os direitos de autor, uma vez que já é um exagero o desrespeito por quem faz algo...
(20-11-2011 01:32)RaCcOn Escreveu: [ -> ]Depende da forma como as coisas sejam aplicadas...
Qualquer das formas, vejo com bons olhos o facto de se começarem a preocupar com a propriedade intelectual e com os direitos de autor, uma vez que já é um exagero o desrespeito por quem faz algo...

Se fosse só essa a questão...
Se estás a falar de um modo geral, sim a questão não é unicamente essa, existem muitos outros problemas no mundo a ser resolvidos, e julgo eu na minha humilde opinião que irão sempre existir.

No que diz respeito a pirataria, é um exagero a forma como as pessoas usurpam os direitos de autor, achando-se muitos até no direito de o fazer...
Enfim.
(21-11-2011 02:10)RaCcOn Escreveu: [ -> ]Se estás a falar de um modo geral, sim a questão não é unicamente essa, existem muitos outros problemas no mundo a ser resolvidos, e julgo eu na minha humilde opinião que irão sempre existir.

No que diz respeito a pirataria, é um exagero a forma como as pessoas usurpam os direitos de autor, achando-se muitos até no direito de o fazer...
Enfim.

Sim, existem problemas que de uma maneira ou de outra irão sempre existir, mas não era isso a que me referia, acho bem que se faça alguma coisa para diminuir a pirataria, assunto já por aqui debatido extensivamente, e sobre o qual penso que não vale a pena voltar a “falar”, mas é que se a lei em questão for aprovada supostamente passa a haver um maior “controlo” sobre a internet.
Se for a única forma viável para conseguir combater a pirataria de forma eficaz, porque não?
Páginas: 1 2
URL's de Referência