Forum Pplware

Versão Completa: Se eu fosse primeiro ministro...
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2 3
Com base no titulo deste tópico antigo, lembrei-me de criar este mesmo dito cujo pois todos "nós" temos sido politicos. Wink

SE vocês individualmente (como é óbvio), desempenhassem funções como Primeiro-Ministro o que fariam para dar a volta à situação actual?.

Convido a comunidade a participar e a dar a vossa opinião... Big Grin

P.S.: De modo a ficar esclarecido, e antes que surja essa questão, com este tópico não estou a "defender" os politicos.
Humm, tanta coisa a fazer...

Comecemos por baixo...
Educação:
- Criação de uma disciplina de caracter obrigatório sobre gestão económica pelo menos apartir do 5 ano.
- Criação de uma disciplina de Gestão de tempo.
- Criação de uma disciplina especifica sobre política.

- Criação de parcerias entre universidades nacionais para criação de projectos internos para criação de produtos que usualmente consumimos e que temos de Importar(Produtos ou serviços)

Mercado laboral:
- Diminuição da carga de impostos para empresas e empresários em nome individual, no caso das empresas em proveito dos funcionários.
- Diminuição de impostos para trabalhadores.
- Tudo o que fosse exportação de produtos nacionais e serviços pagaria algo muito próximo de zero de impostos.
- Acabaria com os contratos de trabalho, e passariam ser obrigatórios os contratos de prestação de serviços entre entidades(AKA Particulares / Empresários).
- Divisão de lucros obrigatória para as empresas no final do mês.
- Pagamentos de salários semanalmente e não mensalmente como acontece hoje.

Subsidios
- Acabaria com os RSI e afins.
- Introduziria um novo subsidio com vista ao apoio a sobrevivência para quem não pudesse efectivamente trabalhar(comprovado medicamente).
- Subsidio de desemprego com base no valor declarado mensalmente e por um período de tempo mais limitado (ex: 6meses), ou seja, se declarava que ganhava 1000€, no fundo de desemprego iria ganha 1000€ durante os 6 meses de apoio.
- Gabinetes de apoio a desempregados para criação do seu próprio emprego, com linha financiamento e apoio ao mesmo em que o Governo teria pelo menos 5% da empresa associada ao empresário e nunca a empresa em si, evitando assim o encerramento dessa empresa e criação de uma nova igual mas com outro nome.


Para já e assim derrepente sem pensar muito é disto que me lembro.Smile
Lá vai tudo cair em cima de mim lol
Concordo com o que dizes e adiciono:

Começando por cima entre outras mais:

- Declaração de guerra ao factor c e afins;
- Auditorias externas imparciais para todo e qualquer funcionário do estado (incluindo as elites);
- Fim de todos os benefícios e regalias do estado;
- Etc...;
- Funcionários públicos passariam a ter exactamente os mesmos benefícios que os privados.
- Todos os trabalhadores activos independentemente dos seus rendimentos ou condição social pagariam exactamente o mesmo valor em impostos uma vez que todos terão acesso a benefícios públicos exactamente iguais.

- Parte dos impostos pagos pelo trabalhador, seriam depositados numa "conta" que serviria para pagamento de subsídios de desemprego, baixas médicas e mesmo para a sua reforma. O valor depositado serviria unicamente para o pagamento dessas coisas a esse mesmo trabalhador e nunca para pagar a outros.
Alternativamente acabavam com esse tipo de contribuições, e passaria a ser de caracter obrigatório plano poupança reforma, seguro médico etc etc etc...
- Políticos passariam a ter um único salário e não teriam acesso a qualquer tipo de veiculo estatal ficando este apenas reservado ao primeiro ministro ou presidente da república para deslocações oficiais.
(27-10-2012 23:48)RaCcOn Escreveu: [ -> ]- Todos os trabalhadores activos independentemente dos seus rendimentos ou condição social pagariam exactamente o mesmo valor em impostos uma vez que todos terão acesso a benefícios públicos exactamente iguais.

Aqui permite-me discordar, pois acho injusto um trabalhar que ganhe 500€ pagar exatamente o mesmo que um trabalhador que ganhe 1000€.
Posso tentar perceber o porque?

Se um trabalhador ganha 1000€ é porque trabalhou para os ganhar...

Se usufrui dos mesmos serviços, das mesmas benesses etc etc porque é que haverá de pagar mais que outro que ganha menos?
Será justo alguém apenas porque ganha 1000€ por mês ter de pagar mais do que alguém que ganhe 500€?

Sinceramente não acho minimamente justo...até porque quem ganha 1000€ tendencialmente vai acabar por pagar mais impostos porque vai consumir mais...logo mais iva para o estado Wink
Eu não disse que quem ganha 1000€ deve pagar mais do que quem gana 500€, acho que seria justo se cada um pagasse a mesma percentagem de impostos desde que devidamente adequada aos respetivos salários.
Ora vejamos, todos acedemos aos mesmos serviços estatais da mesma forma e com o mesmo preço de custo...pelo menos teoricamente...logo, isso seria a mesma coisa que irmos ao Supermercado e no caixa nos perguntarem qual é o nosso salário para que possam fazer as contas...

A questão das percentagens é a que é mais justa face ao que temos atualmente, mas para que fosse efetivamente justo e correto para com todos...todos deveriam de pagar exatamente o mesmo valor.

Mas isto sou eu a dizer, pois acho que todos devemos de contribuir para a sociedade da mesma forma e com os mesmos recursos.
Essa história dos salários e a discrepância dos mesmos seria facilmente contornável com uma estabilização e equiparação de classes, como existe em muitos países: o valor é dado ás pessoas, não ao que elas fazem, tem tanto valor uma pessoa que mantém as ruas limpas como quem dá uns chutos numa bola por ex.
A acrescentar:

- Limite/Tecto máximo das reformas - que vai de encontro ao dito anteriormente.
(29-10-2012 14:04)RaCcOn Escreveu: [ -> ]Ora vejamos, todos acedemos aos mesmos serviços estatais da mesma forma e com o mesmo preço de custo...pelo menos teoricamente...logo, isso seria a mesma coisa que irmos ao Supermercado e no caixa nos perguntarem qual é o nosso salário para que possam fazer as contas...

Não, não seria. Aliás esse exemplo não é dos mais felizes... Wink
Páginas: 1 2 3
URL's de Referência