Forum Pplware

Versão Completa: Comprar portátil sem OS ou com Linux
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2 3
Olá

Sendo fã do pplware só agora dei com o forum Shy
Mas não podia vir mais a propósito!

Ando a pensar comprar um portátil... algo que esteja entre as 10 e as 12 polegadas. Mas isso é mais ou menos irrelevante para a questão...

Não tenciono pagar pelo sistema operativo! Além de usar Linux, tenho todos os Windows que queira sem pagar por isso (sem falcatruas, tudo legal Wink ), por isso não quero pagar o que quer que seja pelo sofware que venha no portátil.

Já vi em alguns sites, portáteis com linux... mas normalmente é 1 no meio de 200 com Windows, e não o que eu quero! Alguém me sabe informar se há forma de recuperar o dinheiro que se paga pelo OS, ou se se pode pedir um determinado aparelho sem o Windows e qual seria o preço...

Thanks
Eu acho que podes pedir o portátil sem nenhum software. Assim eles mandam-te sem SO e problema resolvido.
Agora quanto e que o preço vai baixar, não sei. Talvez e repito talvez, 60€?
Uau, obrigado pela rápida resposta Wink

Pois... já tinha andado a bagulhar pela net e não vi grande coisa a respeito, o que vi era tudo muito vago! Mas nada como tentar... breve vou a uma fnac ou similar ver o que me dizem! Ou enviar um ou outro mail para uns sites de compras...
Com 96% de certeza te garanto q a fnac faz isso.
Penso que não tens de te preocupar com isso.

Também tenho quase a certeza que em qualquer loja podes pedir o portátil sem SO.
Olá,

Venho informar dos resultados dos poucos contactos que fiz.

Do mail que enviei para uma loja online (não sei se posso fazer publicidade), responderam-me muito brevemente e sem grandes esclarecimentos. A resposta foi algo "sugiro este modelo Insys não sei quantos"... algo que não me interessa pois eu quero algo do estilo netbook. Voltei a responder e tentei ser um pouco mais claro... perguntei directamente se vendia modelos tipo o Toshiba NB 200 sem Windows. (não que seja o modelo que vá comprar, ainda nem escolhi, mas nada como ser bem especifico para nos fazermos entender Tongue )

Ontem fui à Fnac do chiado... passo a transcrever o diálogo com o senhor que me atendeu na parte de informática:
- Boa tarde
- Boa tarde
- Gostaria de saber que alternativas tenho caso queira adquirir um portátil, mas não queira pagar por uma licença Windows!
- No nosso estabelecimento, todos os portáteis vêem de fábrica já com o windows instalado, ou pré-instalado.
- E não é possível pedir que venha sem Windows?
- Não
- Quer dizer, se eu quiser comprar um daquele portáteis - e apontei para os netbooks - tenho que obrigatoriamente gramar com uma licença Windows?
- Sim. Aqui e em todos os estabelecimentos deste género, Worten, Staples, etc os portáteis já vêm com o Windows. - esta foi a parte onde fiquei boquiaberto quando ele menciona outras lojas de informática, pergunto-me se isso será correcto...
- Obrigado pelo esclarecimento, boa tarde.
- Boa tarde.
(resumidamente, foi isto)

Vou agora mandar um mail para a Fnac para ver se se confirma esta informação.

Mais informações para breve!
Isso vai ser o que vais ouvir na maioria dos casos, há muito pouca escolha de portáteis sem OS ou que venham de fábrica com linux, a loja só vende o que vem do fabricante, como a maior parte dos consumidores nunca usou linux e não quer ou consegue aprender a mexer em mais nada os fabricantes instalam logo o windows.

Supostamente existe a possibilidade de se recuperar o custo da licença se não se concordar com o EULA, mas provavelmente o tempo e dinheiro que se gastam ficam mais caros que a própria licença.

Se estás mais à vontade com linux compra uma máquina boa que tenha as características que queres, redimensionas as partições do windows ao mínimo e fazes backup, depois erradicas o windows do disco e instalas a distro linux que quiseres.

Se tiveres problemas com o hardware fazes backup das coisas importantes e voltas a meter o windows (isto implica meter a partição de recuperação e mais umas coisas que já ficaram no backup inicial que se faz do windows), depois mandas para a garantia e a marca que arranje.

É provável que haja quem te diga que é fácil arranjar um portátil sem OS, realmente é possível mas a diversidade e os preços não devem ser os melhores como já te deves ter apercebido, para além disso tudo o que seja assistência ao cliente e garantias é tudo assumindo que estás a usar o windows. Infelizmente a regra é quem usa linux é um consumidor de segunda classe.

Ninguém se querer chatear, o que interessa é o lucro, é o que temos e ninguém faz nada pois é lucro para todos, para o estado que cobra mais iva, para a MS que vende mais umas licenças e acaba por forçar os utilizadores a usarem windows e programas para windows (incluindo outros programas da MS) e também quem vende, embora os vendedores talvez até seja quem ganha menos com isto.
Pois o sistema devia ser escolhido pelo comprador do pc
nuno_nunes: verdade! Ainda que certamente a maior parte das pessoas fossem para os sistemas microsoft, pelo menos ficavam a saber que havia alternativas.

Rookie: O meu problema não é instalar linux, ou formatar, ou fazer resize das partições! Que fosse esse o problema! Acontece que além de usar Linux, se quiser usar Windows, tenho-os à borla! Estudo numa universidade que tem acordos com a Microsoft e tenho à minha disposição todos os sistemas operativos de forma legal! Por isso pergunto eu, para que quero MAIS UMA licença? Mas porque raio tenho que pagar por algo que não vou usar ou que tenho de borla? Não dei já dinheiro suficiente à empresa de Redmond?

Nem que tenha que galgar vales e montes, vou comprar o portátil que quero, e não vou pagar além do valor do portátil. Agora é mais uma questão de teimosia Tongue
Vocês têm consciência que isso se ia reflectir num aumento de custos (e consequentemente do preço) dos computadores, certo?
Páginas: 1 2 3
URL's de Referência