Perda de garantia?
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21-06-2009, 11:22
Mensagem: #20
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RE: Perda de garantia?
Ok o overclock é um caso especial e que tem de ser analisado separadamente pois normalmente associado ao overclock vêm aumentos nas tensões de funcionamento e aí os mecanismos de falha podem ser outros e não temperatura excessiva.
No entanto, no caso de temperatura excessiva, se como dizes a bios da board ou de outro componente continua a trabalhar e a tentar fazer o que lhe mandaram, então pode muito bem monitorizar um díodo interno presente no componente ou um sensor externo e desligar o componente caso este aqueça muito Mas mesmo a bios pode encravar, por isso é que disse antes que esse tipo de protecção de ultimo recurso antes de queimar deve funcionar completamente por hardware, essa protecção não se pode comparar a mudar a velocidade de uma ventoinha ou fazer um overclock pois esse limite máximo é fixo. Continuo a dizer que um componente queimar por excesso de temperatura é desleixo de quem projecta o sistema ou mesmo de quem projecta o componente caso se saiba à partida que o componente vai dissipar muita potência. Por outro lado se um componente queimar em algumas condições excepcionais como overclock (sem mudar mais nada sem ser a frequência de funcionamento) o fabricante não podia ficar mais contente porque vai vender mais uma unidade do seu produto. |
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