Hibernation e sleep - Portátil não entra em modo de hibernação (deixa de repsonder)
|
23-06-2011, 16:14
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 23-06-2011 16:16 por marco.veloso.)
Mensagem: #5
|
|||
|
|||
RE: Hibernation e sleep - Portátil não entra em modo de hibernação (deixa de repsonder)
Viva,
Estranhamente no último contacto com a Asus informaram-me que o erro se deve à ausência de drivers ATK, não existindo drivers para o meu modelo (Asus F3Sv) e Sistema Operativo (Windows 7), o que contradiz um pouco a informação disponibilizada há um ano pela própria Asus, onde fui informado que os drivers Windows Vista funcionavam em Windows 7. No último contacto com a Asus a única sugestão foi instalar o Windows Vista, o que não é solução exequível (primeiro porque prefiro largamento usar o Windows 7 ao Windows Vista - mesmo sem hibernação - e segundo, porque não é praticável formatar e reinstalar todo o sistema operativo, devido à grande quantidade de aplicações profissionais que necessito e respectivas configurações - em média demoro quase 3 dias a colocar o portátil num estado funcionável adequado às minhas necessidades profissionais, tempo que não tenho). O facto é que tenho instalado no Windows 7 os drivers ATK do Windows Vista e funcionam (na generalidade) correctamente, uma vez que permitem as funcionalidades OSD e teclas de atalho FN. Existem 5 drivers ATK que estão instalados com a última versão da Asus: - ATK Media V1.16 - ATK 0100 V1043.2.31.100 - ATK OSD2 V6.64.1.4 - ATK AGFNEX_VT - ATK Generic Function UTILITY V1.00.0008 - ATK Hotkey V1.00.0014 Entretanto também procurei desfazer manualmente a actualização de drivers. Ou seja, no gestor de dispositivos verifiquei os vários dispositivos instalados e aqueles que permitiam realizar um roolback do driver, eliminei a última actualização. Em última instância, também já ponderei seguir o guia de reinstalação do Windows 7 (http://www.sevenforums.com/tutorials/819...sable.html) que supostamente apenas corrigi os ficheiros do sistema, sem afectar as aplicações instaladas e respectivas, mas não tenho certeza se assim será, uma vez que que a reinstalação deverá afectar o registry e como tal a informação de aplicações e configurações do utilizador. Mais ideias são bem vindas, embora este pareça ser um caso extremamente atípico! Cumprimentos, Marco Veloso Viva, Após alguns procedimentos consegui actualizar o driver da placa gráfica: foi necessário realizar um "roolback" manual ao driver actual, realizar algumas reinicializações, e no final a actualização da NVidia funcionou correctamente. Infelizmente sem resolução da suspensão ou hibernação. No entanto detectei um comportamento estranho e curioso: ao arrancar com o sistema, logo após a autenticação (alguns segundos depois) o sistema consegue hibernar e suspender sem problemas. Após retormar o sistema, posso logo a seguir voltar a hibernar ou suspender sem problemas, realizando a operação várias vezes. Num elevado número de testes, se fizer isso algumas vezes (ou seja, logo após a autenticação hibernar, retomar o sistema, hibernar, etc, várias vezes), após deixar o sistema correr normalmente, já é possível suspender ou hibernar quando bem entender. Se não fizer este procedimento, não consigo hibernar ou suspender durante o funcionamento normal do sistema. Em ambos os casos o relatório de energia é o mesmo (os dois erros indicados são o uso de processador elevado e "Platform Power Management Capabilities:PCI Express Active-State Power Management (ASPM) Disabled - PCI Express Active-State Power Management (ASPM) has been disabled due to a known incompatibility with the hardware in this computer." Ora qual a conclusão disto? Bem, primeiro que o sistema não é coerente, logo não poderá ser uma falha de sistema hardware. Também não poderá ser uma falha directamente ligada com os drivers, caso contrário em momento algum o sistema suspendia ou hibernaa. Em suma, não tenho conclusão. Cumprimentos, Marco Veloso |
|||
« Mais Antigo | Mais Recente »
|
Mensagem neste Tópico |
Hibernation e sleep - Portátil não entra em modo de hibernação (deixa de repsonder) - marco.veloso - 16-06-2011, 22:45
RE: Hibernation e sleep - Portátil não entra em modo de hibernação (deixa de repsonder) - Nelson Costa - 17-06-2011, 12:30
RE: Hibernation e sleep - Portátil não entra em modo de hibernação (deixa de repsonder) - marco.veloso - 17-06-2011, 18:01
RE: Hibernation e sleep - Portátil não entra em modo de hibernação (deixa de repsonder) - marco.veloso - 18-06-2011, 12:39
RE: Hibernation e sleep - Portátil não entra em modo de hibernação (deixa de repsonder) - marco.veloso - 23-06-2011 16:14
|
Utilizadores a ver este tópico: 2 Visitante(s)