Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Posso exigir troca do PC?
08-05-2010, 16:51 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 08-05-2010 17:20 por RaCcOn.)
Mensagem: #11
RE: Posso exigir troca do PC?
(07-05-2010 14:34)jaimetotal Escreveu:  Aí é que te enganas. Nota de crédito não é reembolso, e a lei obriga a que o vendedor reembolse em caso de inconformidade de troca de artigo ou reparação. As grandes superfícies só podem "obrigar" uma nota de crédito quando é trocas dentro dos 15 dias, porque a troca é uma facilidade que elas oferecem, não é obrigatório para ninguém.

Não percebi, acho que acabas-te por te contradizer um pouco aqui...
Sim a nota de crédito não é reembolso, e não existem os tais 15dias que te referes...
Nem para as marcas, nem para os revendedores, se o revendedor opta por efectuar a troca dentro de 15dias sem que o aparelho tenha algum defeito de fabrico, a responsabilidade é única e exclusivamente dele, não tendo o fornecedor ou marca rigorosamente nada a ver com o assunto.

(07-05-2010 14:34)jaimetotal Escreveu:  Já trabalhei numa das grandes superfícies e essa era a política. Dava-mos notas de crédito ou artigos semelhantes para nosso bem, porque garantia-mos sempre que o dinheiro circulava dentro, e em garantias, só se realmente o cliente não quisesse, é que reembolsava-mos.

Por acaso também já trabalhei em grandes superfícies, aliás ainda continuo ligado a uma, a qual não vale a pena mencionar o nome, e o que acontece é que a gerência da loja amedronta-se e para não gerar uma reclamação, umas vezes por não querer ter o trabalho de fazer relatórios outras porque pura e simplesmente lhe f*d*m a cabeça por a loja onde está receberem reclamações, fazem tudo e mais alguma coisa assim que o cliente ameaça escrever no livro de reclamações, no entanto isso não quer de todo dizer que o cliente tenha esse direito.
Felizmente as coisas começam a mudar aos poucos e também devido a crise as lojas já não se deixam levar dessa maneira uma vez que isso gerava prejuízos enormes.

(07-05-2010 14:34)jaimetotal Escreveu:  E quanto mais alto o valor, maior as manobras de diversão.
E o vendedor final pode exigir da marca o reembolso, se realmente o artigo não tiver dentro dos acordes da garantia. É por isso que em reparações, passado 30 dias sem entrega, eles podem dar o reembolso ao cliente (embora depende de funcionário para funcionário), porque a marca é que não cumpriu.

Mais uma vez, a lei diz que no prazo de 30dias tens de ter a tua situação resolvida, e a lei também diz que durante o periodo de garantia o aparelho deverá ser reparado ou substituído por modelo igual ou superior no caso do valor de reparação não justificar a mesma.


(07-05-2010 14:34)jaimetotal Escreveu:  Não estou a dizer que este caso está dentro dos conformes, mas se estiver ele está mais do que o seu direito. Prova disso é o reembolso do Ricardo Nunes.

No caso de ser efectivamente uma avaria, ele pode apenas pedir a substituição do equipamento por equipamento igual ou superior.
Dou-te um exemplo que tive recentemente...
Fevereiro de 2008 cliente adquire o equipamento da marca Toshiba.
Desde então nunca teve problemas com o mesmo, tirando as questões de Software que como todos sabem não são cobertas por garantia.
Em Janeiro de 2010 entrega o equipamento para envio para garantia pois este estava com problemas na motherboard, originando ecrãs azuis sucessivos e que este se desliga-se de vez em quando, foram testadas memorias na loja e o problema não advinha daí.
Passados os 30dias que tinhamos para entregar o equipamento ao cliente, o que fizemos foi o seguinte...

Portatil Original custou 1200€

Substituímos por um modelo mais recente, e superior que custava 699€...no dia 30 estavamos a entregar o mesmo ao cliente como substituição do avariado.

Agora dizes-me tu!Era obrigado a dar 1200€ ao cliente?
Não!!Era obrigado a apresentar-lhe uma solução válida no prazo de 30dias?Claro que sim!!






(07-05-2010 14:34)jaimetotal Escreveu:  E quanto ao portátil, a HP costuma limpar, porque é menos um factor para saber o problema. Se não limpam, é porque o problema é independente da limpeza.

Eles costumam limpar independentemente do problema, no entanto para saber o que foi feito seria conveniente saber o que diz no relatório deles.


(07-05-2010 14:34)jaimetotal Escreveu:  Anexo:
f) «Garantia legal», qualquer compromisso ou declaração assumida por um vendedor ou por um produtor perante o consumidor, sem encargos adicionais para este, de reembolsar o preço pago, substituir, reparar ou ocupar-se de qualquer modo de um bem de consumo, no caso de este não corresponder às condições enumeradas na declaração de garantia ou na respectiva publicidade;

Lê o que eu meti a bold do que disseste.
As coisas podem ter muitas interpretações, neste caso como disse, apenas deverá ser efectuado o reembolso em caso de não existir possibilidade de reparação ou substituição do mesmo por modelo igual ou superior(Entenda-se por modelo superior em características e não em PVP).



Temos um grave problema em Portugal, as pessoas primeiro enchem-se de direitos mas deveres esquecem...
Enchem-se de direitos para pedir a troca ou devolução, mas esquecem do dever de ler os termos de garantia e mesmo da própria lei....
Infelizmente é assim, e secalhar por isso é que vemos muitas empresas a fechar...porque querem fazer mais um bocadinho que o que a lei diz...depois no final...

Já agora, a titulo de curiosidade, todos gostam da tal garantia de satisfação...e acham que é uma lei, no entanto já pensaram o que é que é feito aos equipamentos que são devolvidos sem terem qualquer tipo de defeito?
Eu até digo, são colocados novamente a venda ;=)
E agora pergunto novamente...
Queres comprar algo que já foi utilizado por outra pessoa antes ou queres um produto novo?
Pensem...
(07-05-2010 21:38)Lápis Azul Escreveu:  Não concordo. Nesse caso, admitindo a minha própria ignorância, penso que estejas a referir-te a um RMA. Nesse caso sim, a marca é que autoriza a troca.

Sim estávamos a falar de um RMA...E é a marca que tem de autorizar a troca uma vez que o revendedor tal como o nome indica é apenas um intermediário entre a marca e o cliente não tendo tão pouco de fornecer qualquer tipo de garantia ao cliente, sendo a marca a única responsável por todas as eventuais reparações que possam ser efectuadas nos equipamentos dentro do prazo de 2anos a contar da data de compra. Digamos que o revendedor não passa de um simples armazenista que cobra um valor pelo armazenamento do artigo nas suas instalações.


(07-05-2010 21:38)Lápis Azul Escreveu:  Contudo, conforme já foi aqui referido, desconheço se é obrigação ou apenas prática comum, o revendedor opta por trocar o produto dentro dos tais 15 dias após a compra, seguindo sempre alguns requisitos prévios, obviamente: factura, embalagem, documentação, etc...

Apenas é uma obrigação no caso de uma venda indirecta, ou seja, venda via Internet ou catalago.
Caso contrário, em venda directa, o revendedor não é obrigado a trocar ou devolver absolutamente nada salvo caso de defeito de fabrico, e é no prazo de 30dias após a compra e não 15dias.

(07-05-2010 21:38)Lápis Azul Escreveu:  Caso não possua produto para troca, aí sim, passa a nota de crédito, ou substitui por produto semelhante ou superior para fins de substituição.

Caso não exista o produto para troca, será dada a possibilidade de troca por artigo superior.
Caso mesmo isso não seja possível, vale de compras ou reembolso.

(07-05-2010 21:38)Lápis Azul Escreveu:  Há também o caso, mas aí foge ao tema do tópico, da satisfação do cliente. Um cliente insatisfeito com determinado produto pode exigir a devolução do valor pago. Aqui também obdece a uns pertados requisitos e, é sabido que não é fácil, que por vezes são duras lutas e chegam até aos tribunais... Sleep
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Mensagem neste Tópico
Posso exigir troca do PC? - SpecPT - 30-04-2010, 12:08
RE: Posso exigir troca do PC? - RaCcOn - 08-05-2010 16:51

Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)