Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 1 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Eliminar windows 7 sem formatar a partição
28-01-2009, 18:00
Mensagem: #11
RE: Eliminar windows 7 sem formatar a partição
boas,

1º qual o 1º SO instalado na maquina ?

Partindo do principio de q é o XP, arrancas por esse SO.

2º rectificar as opções do boot

my computer > manage > disk management

um das partições está definida como System (confirma q é a partição onde tens instalado o XP por onde arrancaste - muito provavelmente é a drive CSmile

run > c:\boot.ini

abre o notepad c\ algo tipo

Código:
[boot loader]
timeout=30
default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP" /noexecute=optin /fastdetect
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(2)\WINDOWS="Microsoft Windows XP" /noexecute=optin /fastdetect
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(3)\WINDOWS="Microsoft Windows Seven" /noexecute=optin /fastdetect

apaga a linha do seven (no exemplo é
Código:
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(3)\WINDOWS="Microsoft Windows Seven" /noexecute=optin /fastdetect
)

3º apagar o seven

vais à pasta do Seven e apagas o q queres apagar

atenção:
isto é uma forma generica de apagar SOs em sistemas multiboot
desconheço se o Seven em vez de usar o boot.ini usa o MBR (como acontece c\ a distribuições linux)
se for o caso, é necessario verificar se o boot.ini existe, está na partição definida como system e tem os caminhos p\ os SOs correctos.
depois é necessario fazer o fix mbr p\ o limpar e passar a usar o boot.ini.

s/ +
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-01-2009, 19:58 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 28-01-2009 20:02 por Tiago S..)
Mensagem: #12
RE: Eliminar windows 7 sem formatar a partição
(28-01-2009 18:00)legnakrad Escreveu:  boas,

1º qual o 1º SO instalado na maquina ?

Partindo do principio de q é o XP, arrancas por esse SO.

2º rectificar as opções do boot

my computer > manage > disk management

um das partições está definida como System (confirma q é a partição onde tens instalado o XP por onde arrancaste - muito provavelmente é a drive CSmile

run > c:\boot.ini

abre o notepad c\ algo tipo

Código:
[boot loader]
timeout=30
default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP" /noexecute=optin /fastdetect
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(2)\WINDOWS="Microsoft Windows XP" /noexecute=optin /fastdetect
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(3)\WINDOWS="Microsoft Windows Seven" /noexecute=optin /fastdetect

apaga a linha do seven (no exemplo é
Código:
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(3)\WINDOWS="Microsoft Windows Seven" /noexecute=optin /fastdetect
)

3º apagar o seven

vais à pasta do Seven e apagas o q queres apagar

atenção:
isto é uma forma generica de apagar SOs em sistemas multiboot
desconheço se o Seven em vez de usar o boot.ini usa o MBR (como acontece c\ a distribuições linux)
se for o caso, é necessario verificar se o boot.ini existe, está na partição definida como system e tem os caminhos p\ os SOs correctos.
depois é necessario fazer o fix mbr p\ o limpar e passar a usar o boot.ini.

s/ +

Obrigado pela resposta! Vou tentar e depois posto o resultado!
No meu aparece o seguinte,

;
;Warning: Boot.ini is used on Windows XP and earlier operating systems.
;Warning: Use BCDEDIT.exe to modify Windows Vista boot options.
;
[boot loader]
timeout=3
default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /NOEXECUTE=OPTIN /FASTDETECT

No meu caso tinha o vista instalado numa partição e formatei-a, continua o vista no boot!

[Imagem: Darkcrow+PT.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-01-2009, 00:55 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 29-01-2009 01:03 por legnakrad.)
Mensagem: #13
RE: Eliminar windows 7 sem formatar a partição
(28-01-2009 19:58)Tiago S. Escreveu:  Obrigado pela resposta! Vou tentar e depois posto o resultado!
No meu aparece o seguinte,

;
;Warning: Boot.ini is used on Windows XP and earlier operating systems.
;Warning: Use BCDEDIT.exe to modify Windows Vista boot options.
;
[boot loader]
timeout=3
default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /NOEXECUTE=OPTIN /FASTDETECT

No meu caso tinha o vista instalado numa partição e formatei-a, continua o vista no boot!

boas,

então actualmente tens apenas o WinXP, certo ?

na drive c: ?

nessa drive existe o ficheiro boot.ini (explorer > tools > folder options > view > retira o visto do hide protected operating system files ) ?

essa partição está definida como system (my computer > manage > disk management) ?

s/ +
boas,

na volta isto resolve o prob de vez:

1.
entra na maquina pelo XP

2.
mete o dvd do Ms7 na drive (ou carrega a imagem na drive virtual)

3.
supondo q a drive referida é a E:\

start > run > escreve:
Código:
e:\boot\bootsect.exe /nt52 ALL /force

4.
restart

5.
na partição do XP apaga os ficheiros Boot.BAK e Bootsect.BAK
na partição do Seven formata ou apaga os ficheiros "manualmente"

6.
restart

espero q nesta altura esteja tudo a funcar Tongue

s/ +
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-01-2009, 22:38
Mensagem: #14
RE: Eliminar windows 7 sem formatar a partição
Muito obrigado!

Tenho o XP instalado, na drive c: , na drive E: tenho o 7 e na F: tinha o vista!
Executei i:\boot\bootsect.exe /nt52 ALL /force e o boot de inicio desapareceu! Dado que não há uma maneira especial de apagar um SO vou então apagar todas as pastas e ficheiros e do 7 incluindo os ficheiros do sistema Wink

Caso me pudesses dar uma ajuda noutra coisa, á uns dias atrás penso que na instalação de uma tema no xp, o windows ao iniciar em vez de aparecer o ecrã de boas vindas para escolher a conta a iniciar, aparece a caixa clássica para meter o username e password. Já fui ás contas de utilizadores e com a opção de aparecer o ecrã de boas vindas seleccionado ou não, aparece sempre o menu clássico...Talvez se deva a um ficheiro danificado não sei, se souberes algo para ajudar?
Em principio amanha vou formatar o pc pois como o pc é utilizado por várias pessoas com menos conhecimentos a nível informático para escrever o nome e entrar.

cumprimentos

[Imagem: Darkcrow+PT.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-01-2009, 00:11
Mensagem: #15
RE: Eliminar windows 7 sem formatar a partição
(29-01-2009 22:38)Tiago S. Escreveu:  Caso me pudesses dar uma ajuda noutra coisa, á uns dias atrás penso que na instalação de uma tema no xp, o windows ao iniciar em vez de aparecer o ecrã de boas vindas para escolher a conta a iniciar, aparece a caixa clássica para meter o username e password. Já fui ás contas de utilizadores e com a opção de aparecer o ecrã de boas vindas seleccionado ou não, aparece sempre o menu clássico...Talvez se deva a um ficheiro danificado não sei, se souberes algo para ajudar?
Em principio amanha vou formatar o pc pois como o pc é utilizado por várias pessoas com menos conhecimentos a nível informático para escrever o nome e entrar.

cumprimentos

boas,

depois de colocar o visto no welcome screen e clicar em gravar opções (ou algo semelhante), aparece alguma mensagem ?

depois de activar o welcome screen e reiniciar o pc a opção ficou gravada ou o visto desapareceu ?

s/ +
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-01-2009, 16:03 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-01-2009 16:04 por Tiago S..)
Mensagem: #16
RE: Eliminar windows 7 sem formatar a partição
(30-01-2009 00:11)legnakrad Escreveu:  boas,

depois de colocar o visto no welcome screen e clicar em gravar opções (ou algo semelhante), aparece alguma mensagem ?

depois de activar o welcome screen e reiniciar o pc a opção ficou gravada ou o visto desapareceu ?

s/ +

Desde já obrigado por responderes! Quando selecciono a opção de ecrã de boas vindas não aparece nenhuma mensagem nem erro, como se a opção estivesse sido seleccionada sem problemas!

Quando reinicio o windows a opção está seleccionada tal como tinha posto! Confused

Tanto com a opção ou não o modo como o computador inicia não muda!

cumprimentos

[Imagem: Darkcrow+PT.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-01-2009, 19:09
Mensagem: #17
RE: Eliminar windows 7 sem formatar a partição
(30-01-2009 16:03)Tiago S. Escreveu:  Desde já obrigado por responderes! Quando selecciono a opção de ecrã de boas vindas não aparece nenhuma mensagem nem erro, como se a opção estivesse sido seleccionada sem problemas!

Quando reinicio o windows a opção está seleccionada tal como tinha posto! Confused

Tanto com a opção ou não o modo como o computador inicia não muda!

cumprimentos

boas,


desactiva o welcome screen


start > run > cmd
Código:
chkdsk /f
y
restart


start > run > cmd
Código:
sfc /scannow


saca isto
executa e seleciona repair
restart


activa o welcome screen e testa

boa sorte Tongue

s/ +
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
31-01-2009, 00:56 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 31-01-2009 00:57 por Alvaro Anjos.)
Mensagem: #18
RE: Eliminar windows 7 sem formatar a partição
Em primeiro lugar vamos instalar o VistaBootPro no sistema operativo que pretendemos manter (no nosso caso o Windows XP). O Vista BootPro pode ser descarregado aqui http://www.area59.org/vistabootpro/dl/Vi..._3.3.0.exe ou se preferires navegar até ao site desta aplicação e descarregar podes fazê-lo aqui http://www.vistabootpro.org/ .


A instalação desta aplicação é de facto muito simples, muito ao estilo "Next > Next > Next..."

De seguida navegua até ao “botão” Manage OS Entries e selecciona a entrada Microsoft Windows Vista. Clica agora no botão que corresponde ao Apagar (a cruzinha entre as setas cima e abaixo) e confirme em OK para eliminar o Windows 7 do registo BCD.

Podemos inclusive alterar a entrada que diz "Earlier Version of Windows" e colocar, no nosso caso, Windows XP e defini-lo como sistema operativo "Default". Para finalizar faz "Apply Updates".

Agora podes fechar o VistaBootPro.

Podes então agora re-iniciar o teu computador e depois apagar as pastas onde está instalado o Windows 7 ou se preferires podes também formatar a partição e libertar o espaço correspondente.

Espero ter ajudado Wink

[Imagem: ubuntu2kf3.jpg]

[Imagem: logo.png]
Linux.pt Linux.com
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
31-01-2009, 21:33 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 31-01-2009 21:34 por Tiago S..)
Mensagem: #19
RE: Eliminar windows 7 sem formatar a partição
@ legnakrad

Quanto executo o ficheiro fix win xp logon aparece-me o seguinte:

Default Gina in use.
DLL in use: MSGINa:DLL (standart)

Sendo que o botão repair não está de forma a clicar nele!

cumps
(31-01-2009 00:56)Alvaro Anjos Escreveu:  Em primeiro lugar vamos instalar o VistaBootPro no sistema operativo que pretendemos manter (no nosso caso o Windows XP). O Vista BootPro pode ser descarregado aqui http://www.area59.org/vistabootpro/dl/Vi..._3.3.0.exe ou se preferires navegar até ao site desta aplicação e descarregar podes fazê-lo aqui http://www.vistabootpro.org/ .


A instalação desta aplicação é de facto muito simples, muito ao estilo "Next > Next > Next..."

De seguida navegua até ao “botão” Manage OS Entries e selecciona a entrada Microsoft Windows Vista. Clica agora no botão que corresponde ao Apagar (a cruzinha entre as setas cima e abaixo) e confirme em OK para eliminar o Windows 7 do registo BCD.

Podemos inclusive alterar a entrada que diz "Earlier Version of Windows" e colocar, no nosso caso, Windows XP e defini-lo como sistema operativo "Default". Para finalizar faz "Apply Updates".

Agora podes fechar o VistaBootPro.

Podes então agora re-iniciar o teu computador e depois apagar as pastas onde está instalado o Windows 7 ou se preferires podes também formatar a partição e libertar o espaço correspondente.

Espero ter ajudado Wink

Obrigado! Apesar de boot já ter desaparecido fica uma boa dica para uma próxima vez! Realmente o nome atribuído ao XP no boot ficava um bocado mal

cumps

[Imagem: Darkcrow+PT.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-02-2009, 19:39
Mensagem: #20
RE: Eliminar windows 7 sem formatar a partição
Tenho o Seven no meu portátil e fiz o seguinte para o apagar:
- Formatei a partição em que ele estava a partir do outro SO (acho que se apagares so as pastas relativas a ele que também da);
- Fiz boot, tentei entrar nele e não deu;
- Fui ao Vista (o outro SO), executei o comando msconfig, pus o Vista como o sistema predefinido e eliminei o boot do Seven, fazendo todas as mudanças serem as normais;
- Reiniciei o PC e não apareceu o dual-boot screen, e o Vista foi logo iniciado...

veni, vidi, vici

[Imagem: Hard.gif]
[Imagem: Soft.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)