DECO quer desbloqueamento de telemóveis gratuito
|
14-02-2010, 12:59
Mensagem: #1
|
|||
|
|||
DECO quer desbloqueamento de telemóveis gratuito
A associação pretende mesmo que os tribunais obriguem as operadoras de telecomunicações a reembolsarem aqueles pagamentos.
"Não há qualquer tipo de justificação, técnica ou legal, para que os operadores de telemóveis continuem a manter o bloqueamento após o período de fidelização, o prazo em que o cliente está preso a um contrato", afirmou Luis Pisco, jurista da Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores (DECO), à 'Lusa'. O desbloqueio gratuito dos telemóveis findo aquele prazo é aliás uma reivindicação antiga da DECO: "Há falta de razões legais para obrigar o cliente a ficar numa rede contra vontade e exigir que pague certo montante para se poder libertar" dessa rede, disse o jurista. No mesmo sentido, a Direcção-geral do Consumidor fez saber que está a estudar a "melhor forma" de proibir as operadoras de telecomunicações de cobrarem pelo desbloqueamento dos telemóveis após o período de fidelização. "Fizemos uma análise aos contratos de adesão [das operadoras]. Identificámos alguns problemas para os consumidores e achamos que a tarifa de bloqueamento não se justifica e devia ser gratuita", afirmou a directora geral do Consumo, Teresa Moreira, à ‘Lusa'. In DE Mais do que olhar, importa reparar no outro. Só dessa forma o Homem se humaniza novamente.
|
|||
14-02-2010, 15:20
Mensagem: #2
|
|||
|
|||
RE: DECO quer desbloqueamento de telemóveis gratuito
Além de que tinha a vantagem de acabar com um negócio paralelo, ou pelo menos reduzir bastante o seu volume. Vai sempre haver malta que quer comprar um modelo exclusivo de um operador e depois trocar.
É uma 'chulisse' desmesurada. Os telefones são mais baratos do que desbloqueados, e somos forçados a ter um período de fidelização para garantir à operadora o retorno do investimento, até aí tudo bem, só que depois o telefone continua bloqueado. Além de que as tarifas que cobram para desbloquearem, tornam o dispositivo muito mais caro do que se fosse comprado originalmente desbloqueado. Há casos, em que a diferença é mínima (tipicamente em gamas baixas) entre o que se paga pelo telefone bloqueado e pelo telefone livre. Mas Portugal, é efectivamente uma república das bananas e um país sem lei, vai acontecer uma de duas coisas: a) os contratos de fidelização aumentam para valores estúpidos, tipo 3 anos, quando o equipamento já é completamente obsoleto ou b) os preços dos telefones disparam. Isto porque num país com lei, o que deveria acontecer, era ficarem os preços como até aqui, mas deixarem de cobrar algo que não deviam nunca ter cobrado. |
|||
19-02-2010, 03:03
Mensagem: #3
|
|||
|
|||
ebay rulla
No entanto, esta lei já deveria ter sido alterada. Vamos aguardar por mais desenvolvimentos, a DECO tem boas iniciativas demora é demasiado tempo a responder... |
|||
19-02-2010, 03:41
Mensagem: #4
|
|||
|
|||
(14-02-2010 15:20)JPedrosa Escreveu: Além de que tinha a vantagem de acabar com um negócio paralelo, ou pelo menos reduzir bastante o seu volume. Vai sempre haver malta que quer comprar um modelo exclusivo de um operador e depois trocar. É tão fácil de resolver. Basta o povo deixar de ter a mania das grandezas e deixar de comprar telefones novos assim que sai um novo modelo e deixar-mos de telefonar por tudo e por nada. Deixar-mos de "comer" o que "eles" querem e como querem... |
|||
19-02-2010, 03:54
Mensagem: #5
|
|||
|
|||
Há-de haver sempre gente com "a mania das grandezas".
Os 7 pecados mortais fazem parte dos instintos básicos do Homem |
|||
19-02-2010, 14:18
Mensagem: #6
|
|||
|
|||
(19-02-2010 03:41)Lápis Azul Escreveu: É tão fácil de resolver. Basta o povo deixar de ter a mania das grandezas e deixar de comprar telefones novos assim que sai um novo modelo e deixar-mos de telefonar por tudo e por nada. Deixar-mos de "comer" o que "eles" querem e como querem... É por isso que tenho o meu 5310.... simples cabe no bolso e não quero outra coisa, mas também tenho sempre pc "atrás digamos". Mas concordo, existe muita mania de comprar a última moda agora e os operadores fazem o que querem porque sabem que no fundo eles acabam por mandar e a maioria segue atrás! |
|||
24-02-2010, 20:54
Mensagem: #7
|
|||
|
|||
Acho muito bem, uma pessoa já paga bem por eles ao menos podiam vir
desbloqueados Uma boa iniciativa pela parte da DECO |
|||
24-02-2010, 21:00
Mensagem: #8
|
|||
|
|||
Nem mais, ao fim da fidelização eles já estão mais que pagos, o que é um absurdo cobrarem 100 e tal euros para o seu desbloqueamento!
Antigamente era assim... mas não durou muito tempo até encontrarem a "formula" mágica de chular os clientes |
|||
24-02-2010, 21:13
Mensagem: #9
|
|||
|
|||
pois pra chular o pessoal estão sempre prontos, arranjam sempre artimanhas xD
Nem sei como ainda não arranjaram a desculpa de vender à parte dos auscultadores etc dos telemoveis lol ( não sei se é verdade ou não, mas disseram que no Brasil era assim) |
|||
24-02-2010, 23:46
Mensagem: #10
|
|||
|
|||
Eu sinceramente não entendo esta gente...
Ora, se querem alguma coisa vão ter de pagar por ela...isso é mais que lógico não? Quando compram um telefone, já sabem que este está bloqueado a operadora e que se o quiserem desbloquear vão ter de lhes pagar um valor X... Qual é o vosso stress?! Andam sempre a mudar de operadora? Quanto a questão de já pagarem bem os telefones... Um dos problemas desta economia, e não me refiro apenas a Portugal, é haver sempre alguém que está disposto a vender um bocadinho mais barato... Produtos caros = Margens de lucro maior Margens de lucro maiores = Salários mais altos Salários mais altos = Maior poder de compra... As operadoras não estão a chular ninguém, as coisas estão lá bem explicitas, apenas compra quem quer... Se acho que o negócio com a operadora é vantajoso?Compro através da operadora bloqueado e com um plano de tarifas adjacente... Caso contrário, tento comprar desbloqueado... No caso dos exclusivos, se achar que compensa comprar e pagar para desbloquear...desbloqueio, caso contrário deixa andar... Até dou um exemplo... Comprei um iPhone 3G 16Gb... Inicialmente ponderei em adquirir desbloqueado, no entanto como o meu número de telemóvel é o mesmo desde a a cerca de 15anos atrás.... Decidi adquirir bloqueado, neste caso a vodafone... Depois veio a segunda duvida, comprar com um plano de tarifas ou comprar sem estar preso a nada.. Fiz as contas, no final achei que era mais vantajoso adquirir sem ser através do plano de tarifas e adquiri assim... Simples não? No caso do 3GS 32Gb, comprei desbloqueado e fora de Portugal Group-buy rocks! As coisas estão lá bem explicitas, as pessoas é que vão atrás do que lhes é menos caro hoje e não pensam no dia de amanha...O que interessa é comprar mais barato hoje, se no fim sai mais caro não interessa... Comecem a ponderar bem as compras e ver todas as hipóteses que tem ao vosso dispor... Certamente que conseguirão poupar muito mas muito dinheiro |
|||
« Mais Antigo | Mais Recente »
|
Utilizadores a ver este tópico: 8 Visitante(s)