Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Assinatura digital de documentos pdf
21-02-2010, 14:52
Mensagem: #1
Windows Assinatura digital de documentos pdf
Boa tarde
Alguém conhece algum software gratuito que permita assinar digitalmente documentos em pdf? Bem sei que o Adobe Reader também faz isso, mas torna-se um bocado complicado, sobretudo para utilizadores pouco experientes.
Já pesquisei na net mas só encontrei software pagoRolleyes
Agradeço a vossa ajuda.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-02-2010, 17:08 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 21-02-2010 17:21 por asantos3.)
Mensagem: #2
RE: Assinatura digital de documentos pdf
talvez isto te ajude: http://www.labnol.org/software/sign-pdf-documents/9333/

Tradução:

O primeiro passo é criar uma imagem digital da sua assinatura - Existem várias maneiras de fazer isso:

Opção # 1. Se você tem um iPhone, iPod Touch ou qualquer outro dispositivo móvel de toque sensível, usar um aplicativo como "Caneta" ou "Sketch Pad" para chamar a sua assinatura usando os dedos e depois transferir a imagem no seu computador.

Opção # 2. Se você não tem acesso a um telefone de contato ou um scanner, colocou sua assinatura em um pedaço de papel branco e tirar uma fotografia do que o papel de utilizar sua câmera digital ou mesmo a câmera de seu telefone móvel (algumas dicas).

Opção # 3. Alternativamente, você pode usar qualquer software gráfico (como MS Paint), Um editor de imagens online (como Splash Up) Ou mesmo o Google Docs (ver vídeo) Para chamar a sua assinatura com o ponteiro do mouse. Eu gosto de opções do Google Docs, uma vez que cria um selo transparente de sua assinatura.

Opção # 4. Ir para Live Signature, Chamar a sua assinatura na tela e clique no botão "Criar" Signature para baixar a sua assinatura como uma imagem.

Agora que você tem a assinatura escrita em forma de imagem, o próximo passo envolve a colocação de imagem e inscrição para o documento.

Se o acordo ou contrato no Microsoft Word ou qualquer outro formato comum editáveis, as coisas são muito fáceis. Abra o documento em qualquer software de processamento de texto (ou o Google Docs) e inserir a imagem inline assinatura. Salve o documento em formato PDF e e-mail de volta para o cliente.

Como assinar um documento em PDF

Se o documento inicial está em formato Adobe PDF, você precisará seguir algumas etapas extras, porque, se você tiver um editor de PDF como o Adobe Acrobat, edição de arquivos PDF nem sempre é tão simples.

Opção # 1: Converter documento PDF para o Word usando esta livre web service, Adicione a imagem para o arquivo do Word (como no exemplo anterior) e exportar o documento em formato PDF para impedir a edição. O serviço de PDF para o Word pode não ser sempre replicar a formatação e aparência exata do arquivo PDF original, mas ainda é muito próximo, especialmente no caso de documentos de texto.

Para proteger com senha sua assinatura de documentos PDF, abrir o documento dentro PDF Hammer, Adicionar uma restrição de senha e voltar a exportá-lo como PDF.

Opção # 2: Se o documento PDF que você tem que assinar é longa e inclui a formatação complexa, a conversão não pode ser a opção ideal para você. Nesse caso, você tem duas escolhas:

2-A: PDF X-Change - Isto é incrível PDF Viewer para Windows que também inclui alguns recursos de edição muito útil.

[Imagem: pdf-sign.jpg]

Importar a imagem da assinatura para a paleta Carimbos, abra o arquivo PDF que deseja assinar e utilizar a ferramenta de selos (em Ferramentas -> Comentar & marcar) para assinar qualquer lugar no documento. Você pode então exportar o documento assinado em formato PDF e nenhum da formatação original deve ser perdida.

2 b: OpenOffice Draw - A última versão do OpenOffice 3.1, junto com este gratuito Sun Extensão pode ser usado como um Editor de PDF.

Uma vez instalado, clique no ícone do OpenOffice em seu desktop e abrir o documento PDF - este será automaticamente aberto no OpenOffice.org Draw. Agora escolha Inserir -> Imagem -> Do arquivo para inserir a imagem de assinatura em qualquer parte do arquivo PDF.

[Imagem: openoffice.png]

A parte boa sobre o OpenOffice é que ele está disponível para Windows, Mac e Linux plataforma, mas não há nenhum indivíduo para instalar o módulo de sorteio, para que você vai ter que baixar o instalador 150 completa do OpenOffice.org, mas optar por instalar o Draw apenas na configuração.

Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-02-2010, 22:06
Mensagem: #3
RE: Assinatura digital de documentos pdf
Caro amigo
Obrigado pelo trabalho que tives-te a explicar-me esta questão. No entanto quando falo em assinatura digital, falo, por exemplo da assinatura digital com o cartão do cidadão. Ou seja, o que eu pretendo não é uma assinatura digitalizada que é embutida no documento em pdf, mas sim a assinatura digital referida AQUI

Nos termos da Lei em vigor em Portugal, a assinatura digital do cartão do cidadão ou emitida por entidades certificadoras, tem o mesmo valor legal que a assinatura em papel.
Agradeço a tua atenção.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-02-2010, 23:09 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 21-02-2010 23:11 por asantos3.)
Mensagem: #4
RE: Assinatura digital de documentos pdf
ah! isso no adobe reader e facil...
ve se isto help.adobe.com/pt_BR/Reader/8.0/help.html?content=WS58a04a822e3e50102bd615109794195ff-7d48.html te ajuda...

Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-02-2010, 10:55
Mensagem: #5
RE: Assinatura digital de documentos pdf
Obrigado ASantos
O link que me indicas-te tem muita informação e eu estava com dificuldade de assinar com o Adobe Reader pois estava a falhar uma etapa, assim ficou mais esclarecido.
Tenho aqui um software que facilita muito a tarefa de assinar digitalmente pdf´s e até permite assinar sem sequer abrir o documento, bem como assinar diversos pdf´s de uma só vez, trata-se do "PDF Sign&Seal", pena não ser gratuito, mas também nem tudo pode ser gratuito Wink

Obrigado pela tua ajuda
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-02-2010, 18:33
Mensagem: #6
RE: Assinatura digital de documentos pdf
(22-02-2010 10:55)M.Manuelito Escreveu:  Obrigado ASantos
O link que me indicas-te tem muita informação e eu estava com dificuldade de assinar com o Adobe Reader pois estava a falhar uma etapa, assim ficou mais esclarecido.
Tenho aqui um software que facilita muito a tarefa de assinar digitalmente pdf´s e até permite assinar sem sequer abrir o documento, bem como assinar diversos pdf´s de uma só vez, trata-se do "PDF Sign&Seal", pena não ser gratuito, mas também nem tudo pode ser gratuito Wink

Obrigado pela tua ajuda

que tal uns pontinhos de reputação LOL

Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-02-2010, 20:18
Mensagem: #7
RE: Assinatura digital de documentos pdf
Não me esqueci do teu pedido Big Grin
Tanks
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-02-2010, 02:19
Mensagem: #8
RE: Assinatura digital de documentos pdf
M.Manuelito

penso que tens que pagar a estes senhores

é capaz de haver mais, conheço esse porque ainda ontem recebi um mail do advogado em que o certificado era emitido por estes.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-02-2010, 11:12
Mensagem: #9
RE: Assinatura digital de documentos pdf
(25-02-2010 02:19)hachiroku Escreveu:  M.Manuelito

penso que tens que pagar a estes senhores

é capaz de haver mais, conheço esse porque ainda ontem recebi um mail do advogado em que o certificado era emitido por estes.

Sim, a Multicert e a DigitalSign acho que são as duas empresas que vendem certificados digitais em Portugal, por acaso também já adquiri um à Multicert, mas a questão não era propriamente os certificados, mas a procura de um software que permita assinar os documentos com esses mesmos certificados.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-02-2010, 18:59
Mensagem: #10
RE: Assinatura digital de documentos pdf
O cartão do cidadão tem uma assinatura digital
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)