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[Informativo] Sofware pirateado e Pontos de Assistência.
11-07-2010, 18:21 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 11-07-2010 18:23 por RaCcOn.)
Mensagem: #1
[Informativo] Sofware pirateado e Pontos de Assistência.
Ora não sabia onde haveria de colocar esta informação, no entanto resolvi colocar por aqui visto que é no Windows onde é mais praticada pirataria.

É de conhecimento geral que ao receber-mos uma máquina com software ilegal nos pontos de assistência e não denunciar-mos, estamos a coagir com um crime punível por lei.
Se até hoje toda a gente fechava os olhos(E até já cheguei a ver lojas de informática a instalar software pirateado), agora cada vez mais o cerco vai fechar uma vez que as entidades competentes estão no terreno a fazer inspecções a este tipo de estabelecimentos.
Para já tenho conhecimento de apenas 4 casos, nos quais dois deles foram através de clientes mistério para testar a situação.
Assim sendo todos os pontos de assistência deverão reagir assim que suspeitarem de algo, alertando as autoridades competentes.

Tive também conhecimento de dois casos onde por acaso até fui eu que enviei os computadores para garantia.
E o que aconteceu foi o seguinte.
Ambos os clientes tinham o computador instalado com o Windows7 ultimate,
O Toshiba, encontrava-se com problemas de memória RAM
O HP, ao arrancar dava blue Screen, ainda falamos com o cliente de modo a que a máquina fosse formatada connosco de modo a verificar se o problema era software(Não coberto por garantia), como o cliente não estava disposto a pagar porque achava que nós o queiramos roubar (lol), enviamos para a marca.

Em ambos os casos recebemos e-mail da marca a solicitar os dados do cliente e após algum tempo recebemos a ordem da parte deles para fechar as reparações.

No caso do cliente do HP nunca mais soubemos dele(já se passaram 2meses), no caso do cliente Toshiba, este veio ter connosco pois estavam a solicitar-lhe comprovativos do pagamento da licença de utilização para Microsoft Windows 7 Ultimate e como seria de esperar este não as tinha.



Este post serve apenas como um informativo para que tenham atenção ao enviar as vossas máquinas para os centros de assistência pois podem ter problemas Smile
Relembro que a utilização de software protegido por direitos de autor sem a devida licença de utilização é um crime punível por lei.
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11-07-2010, 19:40
Mensagem: #2
RE: [Informativo] Sofware pirateado e Pontos de Assistência.
(11-07-2010 18:21)RaCcOn Escreveu:  Em ambos os casos recebemos e-mail da marca a solicitar os dados do cliente e após algum tempo recebemos a ordem da parte deles para fechar as reparações.

Concordo com tudo mas até que ponto isto é legal?
Posso estar enganado mas, não deveria a marca se não concordar com a situação, apenas recusar a reparação?
No mínimo é curioso...
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11-07-2010, 20:39
Mensagem: #3
RE: [Informativo] Sofware pirateado e Pontos de Assistência.
(11-07-2010 19:40)Lápis Azul Escreveu:  
(11-07-2010 18:21)RaCcOn Escreveu:  Em ambos os casos recebemos e-mail da marca a solicitar os dados do cliente e após algum tempo recebemos a ordem da parte deles para fechar as reparações.

Concordo com tudo mas até que ponto isto é legal?
Posso estar enganado mas, não deveria a marca se não concordar com a situação, apenas recusar a reparação?
No mínimo é curioso...

Não coloquei em questão a legalidade da atitude da parte deles.
No entanto, conheço algumas empresas onde os CAT tem acesso aos dados dos clientes que enviam as máquinas para lá. Daí não penso que estejam a incorrer em qualquer tipo de ilegalidade.
É uma situação complicada, mas as pessoas também tem de ser conscientes.
Nos tempos em que a w3blink prestava assistência a particulares, na nossa ficha de reparação que era sempre assinada pelo cliente quando deixavam o equipamento e quando levantavam estava explicito que a responsabilidade sob qualquer tipo de software ilegal instalado nas máquinas era da responsabilidade do cliente.
No entanto nunca tivemos qualquer tipo de inspecção.

Já sei que não deverás concordar comigo, mas sinceramente até acho muito bem que as pessoas sejam penalizadas pela utilização ilegal de software...até porque isto já começa a tornar-se uma grande palhaçada onde as pessoas cometem um crime e ainda se gabam a todos por isso...para além de acharem que a utilização de software ilegal é um direito para eles.
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11-07-2010, 21:35
Mensagem: #4
RE: [Informativo] Sofware pirateado e Pontos de Assistência.
Penso que a questão ainda vai dar muito que falar, afinal de contas até que ponto ao enviar um PC com problemas de Hardware um técnico poderá ver o que tenho no PC... se a própria policia necessita de mandato!!... e para não falar que quando enviamos um portátil para assistência não assinamos nenhum papel a dar permissão para ver o disco.
(Pelo menos até hoje não assinei nenhum...)

Embora concorde que o nível de pirataria está a ficar exagerado.
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11-07-2010, 21:35
Mensagem: #5
RE: [Informativo] Sofware pirateado e Pontos de Assistência.
(11-07-2010 20:39)RaCcOn Escreveu:  Já sei que não deverás concordar comigo, mas sinceramente até acho muito bem que as pessoas sejam penalizadas pela utilização ilegal de software...até porque isto já começa a tornar-se uma grande palhaçada onde as pessoas cometem um crime e ainda se gabam a todos por isso...para além de acharem que a utilização de software ilegal é um direito para eles.

Nada mais errado! Um crime é um crime. Seja um assassínio, seja um "windows piratão"! Nisso estamos de acordo. A lei e a sua aplicação, tem de ser igual para todos.
Estou é curioso em relação ao pedido da marca por dados de clientes. Quais dados e para que fim?

Quanto ao resto estamos muito de acordo. As leis destinam-se a ser cumpridas... por todos! Wink
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12-07-2010, 02:37 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 12-07-2010 02:50 por RaCcOn.)
Mensagem: #6
RE: [Informativo] Sofware pirateado e Pontos de Assistência.
(11-07-2010 21:35)Shadow Escreveu:  Penso que a questão ainda vai dar muito que falar, afinal de contas até que ponto ao enviar um PC com problemas de Hardware um técnico poderá ver o que tenho no PC... se a própria policia necessita de mandato!!... e para não falar que quando enviamos um portátil para assistência não assinamos nenhum papel a dar permissão para ver o disco.
(Pelo menos até hoje não assinei nenhum...)

Embora concorde que o nível de pirataria está a ficar exagerado.

Para saberem se tem sistema operativo pirateado basta ligarem o pc...
Dou-te o exemplo eu posso ter o sistema operativo no meu computador, no entanto posso ter também a licença de utilização do mesmo.
Ora...
O que vai acontecer é que em caso de haver uma suspeita, somos obrigados a denunciar.
A questão de verificar software, é diferente de verificar dados privados(Fotos, videos, musica).
Bastando ligar a máquina para isso, havendo suspeita.

Dou-te também o exemplo.
Trazes a tua máquina que tem o Windows/Office pirateado até a w3blink, eu dou entrada da mesma no nosso ponto de assistência e chega lá um fiscal para verificar todas as máquinas que lá estão.
Como será natural terei de facultar o acesso a todos os dados que tenho acerca das mesmas, se a máquina for minha,
Licenças de todo o software instalado.
Se for de outrem, tua poderei ter de facultar os teus dados para que te sejam solicitadas todas as licenças de utilização de todo o software instalado.

Eles não tem de dizer que viram que efectivamente era software pirateado, apenas dizem que existem suspeitas de... e alertam as autoridades competentes, o resto já deixa de ser com eles.
(11-07-2010 21:35)Lápis Azul Escreveu:  
(11-07-2010 20:39)RaCcOn Escreveu:  Já sei que não deverás concordar comigo, mas sinceramente até acho muito bem que as pessoas sejam penalizadas pela utilização ilegal de software...até porque isto já começa a tornar-se uma grande palhaçada onde as pessoas cometem um crime e ainda se gabam a todos por isso...para além de acharem que a utilização de software ilegal é um direito para eles.

Nada mais errado! Um crime é um crime. Seja um assassínio, seja um "windows piratão"! Nisso estamos de acordo. A lei e a sua aplicação, tem de ser igual para todos.
Estou é curioso em relação ao pedido da marca por dados de clientes. Quais dados e para que fim?

Quanto ao resto estamos muito de acordo. As leis destinam-se a ser cumpridas... por todos! Wink

Por vezes eles pedem mas é para fins de contacto directo com o cliente. No entanto nos dois casos que enumerei sei que não o era.
Como referi, conheço empresas onde os CAT tem acesso aos dados do cliente através do sistema de gestão de reparações deles, logo não vejo onde poderão estar a incorrer numa ilegalidade.
Será mais ou menos a mesma coisa de que, roubam-te o portátil, e o ladrão vende a outra pessoa que por ventura até teve um problema e decidiu mandar o mesmo para a marca.
Tu tinhas feito queixa na policia e enviado a ocurrência para a marca com o devido número de série e tudo.
A marca irá reter o equipamento e alertar as autoridades.
Basicamente é a mesma coisa ou algo parecido...

Outro exemplo também que nada tem a ver com informática.
Nos carros, é proibido utilizares pedais totalmente em metal, sendo que os mesmos estão dentro do carro e a polícia numa operação STOP não poderá ver os mesmos pois não tem qualquer tipo de mandato para tal.
Pedem-te para os ver, ou tu facilitas o acesso ou então ficas com o carro apreendido para verificação posterior.
O mesmo se aplica a alterações de motor onde eles não conseguem verificar na altura na maior parte das vezes, e mesmo que consigam não conseguem provar.
Logo, existem suspeitas de?Apreendido para verificação.

No caso do computador, centro de assistência tem suspeitas de que...
Denuncia o caso as autoridades, autoridades verificam, solicitam licenças de utilização...
Caso se confirme o crime, estás tramado.
Caso não se verifique, siga a sua vida e muito obrigado.

Autoridade entra por centro de assistência técnica dentro, verifica...
Pede as devidas licenças,
Verificou-se ilegalidade?Estás tramado.
Não verificou...Segue a tua vida.
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25-07-2010, 22:11
Mensagem: #7
RE: [Informativo] Sofware pirateado e Pontos de Assistência.
Ora, hoje mais um caso conhecido.
Desta vez, processo contra a loja de um conhecido meu...
Vou vender o peixe como mo venderam a mim...
Chegou um cliente a loja com um computador com Windows Vista Ultimate(Martelado), Office 2007(Martelado) e mais algum software do qual não existiam licenças válidas.
No caso o problema era o Windows Genuine Advantage que estava a dizer que a versão do Windows não era genuina, o "cliente" chegou muito atarefado e a pedir para o ajudar a meter aquilo a funcionar uma vez que não podia perder dados que estavam na máquina assim como algum do software alegadamente era utilizado por ele para trabalhar na empresa.

Conclusão, o dono da loja ajudou-o a ludibriar a protecção do Windows...

Para já, loja fechada e segundo sei algumas multas para pagar...
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25-07-2010, 22:30
Mensagem: #8
RE: [Informativo] Sofware pirateado e Pontos de Assistência.
Qualquer um que faça semelhantes coisas sabe que um dia, terá de pagar, ou não... Wink
A lei da sobrevivência. Mr Green
E já agora, o suposto cliente fez propositadamente para ver se havia "marteladas" naquela loja, ou, foi um acaso?
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26-07-2010, 00:47
Mensagem: #9
RE: [Informativo] Sofware pirateado e Pontos de Assistência.
Penso que não percebes-te...
O suposto cliente, trouxesse um portátil com Software martelado, neste caso foi Windows e Office...
No caso do Windows, estava a aparecer-lhe o Genuine Advantage que foi o que ele "martelou" ainda mais para deixar de dar.
No caso do Office, tanto quanto sei era uma licença trial que estava instalada, e ele instalou-lhe o OpenOffice para o safar, alegando que naquela altura não tinha nenhuma cópia do Office
Isto foi o que me disseram...
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26-07-2010, 11:20
Mensagem: #10
RE: [Informativo] Sofware pirateado e Pontos de Assistência.
Sim, isso percebi. Mas no fim escreves-te loja fechada e algumas multas. O que estava a perguntar, é porquê que foi fechada; foi esse suposto cliente que acusou?
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