Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Erro na Formatação do Windows XP
03-10-2011, 09:23 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-10-2011 12:24 por Zebser.)
Mensagem: #1
Windows Erro na Formatação do Windows XP
Bons dias,

Tenho um Portátil Acer Aspire 1620 (velhinho), que está constantemente a fazer "Loop" no boot, aparece a barra do Windows XP a carregar e Blue Screen + Reboot.

Então salvaguardei os dados, acedi aos ficheiros através do Hiren Boot.

De seguida tentei formatar o portatil, atraves do CD do Windows XP.

Página Inicial:


[Imagem: 9305140_2011-10-02_21.53.18.jpg]


Para eliminar a partição selecionada, prima D:

[Imagem: 9305141_2011-10-02_21.53.54.jpg]

Enter:

[Imagem: 9305142_2011-10-02_21.54.03.jpg]

Não é possível eliminar a partição selecionada:

[Imagem: 9305143_2011-10-02_21.54.13.jpg]

De seguida voltei ao ecrã inicial e tentei configurar o Windows XP na partição selecionada:


[Imagem: 9305140_2011-10-02_21.53.18.jpg]


Enter:

[Imagem: 9305142_2011-10-02_21.54.03.jpg]

Fui verificar a "saude" do disco, atraves do Hiren Boot executei uma aplição que "verifica badSectors" e foi este o resultado da verificação:

[Imagem: 9305139_2011-09-30_19.38.44.jpg]

Tambem tentei instalar Ubuntu na máquina, através do Live CD. Ao iniciar instalação dava um erro de Read/Write.

Penso que a solução estará na compra de um novo disco/portatil, mas decidi colocar um post para ler outras opiniões.

Obrigado,
Zebser.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-10-2011, 10:43
Mensagem: #2
RE: Erro na Formação do Windows XP
Pode experimentar os seguintes testes ao disco a partir do Ubuntu:
Veja este Link do Ubuntu

Visto no fórum do Ubuntu

Espero que ajude a identificar o problema no disco!

wolfytuga
Para o que der e vier...
emachines E520 | Intel Celeron 2.0GHz | 32/64bit | RAM 2GB | HD 160GB | Intel Mobile 4 Express, 64MB → 1GB
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-10-2011, 11:17
Mensagem: #3
RE: Erro na Formação do Windows XP
Bom dia.

Penso que o que querias dizer é "formatação", e não "formação". Big Grin

Durante a formatação de um disco rigido, normalmente no minimo existem duas partições com tamanhos diferentes.

Penso que o tamanho da partição que o processo não deixa eliminar anda á volta dos 8 MB, logo isso não significa necessáriamente que se passa qualquer coisa com o disco.

Apesar do disco ter 6 badsectors, sugiro nem que seja só para testar, que experimentes instalar outro S.O, por exemplo o windows.

Cumprimentos.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-10-2011, 13:59
Mensagem: #4
RE: Erro na Formação do Windows XP
(03-10-2011 11:17)Progster Escreveu:  (...)
Apesar do disco ter 6 badsectors, sugiro nem que seja só para testar, que experimentes instalar outro S.O, por exemplo o windows.
(...)

@Progster:
Bom, para começar, o Windows era o que @Zebser estava a tentar instalar logo de início!!! E Windows a lidar com Bad Sector? Não me parece... consegui formatar um disco (demorou +/- 24h a formatar) que tinha porções do disco danificado e o PC aguentou-se uma semana até começar a querer escrever/ler nas zonas danificadas, ficando novamente com os sintomas apresentados pelo @Zebser (eu havia formatado, porque o dono do PC tinha alguma tendência a viroses e julgando tratar-se disso, fiz um backup dos dados através de um LiveCD e formatei com o CD do Windows XP). Resultado, teve de comprar um disco novo, porque tinha quase 70% do disco danificado (não sei como o fez, mas aquele portátil já levou mais discos novos do que qualquer outro PC lá em casa Rolleyes - até hoje posso me gabar que ainda não precisei de comprar discos rígidos novos, todos os PC/portáteis têm os discos originais [o mais antigo tem 8 anos]).

@Zebser:
O mais provável, é ter de comprar um disco rígido novo! Não tinha reparado no pormenor da indicação de 6 Bad Sectors, só me apercebi desse pormenor graças ao @Progster.

wolfytuga
Para o que der e vier...
emachines E520 | Intel Celeron 2.0GHz | 32/64bit | RAM 2GB | HD 160GB | Intel Mobile 4 Express, 64MB → 1GB
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-10-2011, 15:09
Mensagem: #5
RE: Erro na Formação do Windows XP
Boa tarde.

(03-10-2011 13:59)wolfytuga Escreveu:  
(03-10-2011 11:17)Progster Escreveu:  (...)
Apesar do disco ter 6 badsectors, sugiro nem que seja só para testar, que experimentes instalar outro S.O, por exemplo o windows.
(...)

@Progster:
Bom, para começar, o Windows era o que @Zebser estava a tentar instalar logo de início!!! E Windows a lidar com Bad Sector? Não me parece... consegui formatar um disco (demorou +/- 24h a formatar) que tinha porções do disco danificado e o PC aguentou-se uma semana até começar a querer escrever/ler nas zonas danificadas, ficando novamente com os sintomas apresentados pelo @Zebser (eu havia formatado, porque o dono do PC tinha alguma tendência a viroses e julgando tratar-se disso, fiz um backup dos dados através de um LiveCD e formatei com o CD do Windows XP). Resultado, teve de comprar um disco novo, porque tinha quase 70% do disco danificado (não sei como o fez, mas aquele portátil já levou mais discos novos do que qualquer outro PC lá em casa Rolleyes - até hoje posso me gabar que ainda não precisei de comprar discos rígidos novos, todos os PC/portáteis têm os discos originais [o mais antigo tem 8 anos]).

@Zebser:
O mais provável, é ter de comprar um disco rígido novo! Não tinha reparado no pormenor da indicação de 6 Bad Sectors, só me apercebi desse pormenor graças ao @Progster.

@wolfytuga
Para começar... tem lá calma... Wink
O que eu interpretei foi que ele não conseguiu concluir a formatação, e depois tentou instalar o ubuntu, dai ter referido o pormenor da partição dos 8 MB, e sugerir que voltasse a experimentar instalar o windows.

Tens que me explicar é onde é que eu disse que o windows lida com "bad sectores".
É que eu estava a começar a tentar sugerir alternativas para verificar o estado do disco. Concordo contigo em conforme muito provavelmente é o disco que pode estar a dar as últimas, mas não é por ai que se vai "deitar fora" o equipamento.

Não sei quanto é em percentagem 6 bad sectores, mas não me parece que seja 70% do disco..., logo talvez ainda possa vir a ser utilizado.

Cumprimentos.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-10-2011, 15:56
Mensagem: #6
RE: Erro na Formação do Windows XP
(03-10-2011 15:09)Progster Escreveu:  Boa tarde.

(03-10-2011 13:59)wolfytuga Escreveu:  
(03-10-2011 11:17)Progster Escreveu:  (...)
Apesar do disco ter 6 badsectors, sugiro nem que seja só para testar, que experimentes instalar outro S.O, por exemplo o windows.
(...)

@Progster:
Bom, para começar, o Windows era o que @Zebser estava a tentar instalar logo de início!!! E Windows a lidar com Bad Sector? Não me parece... consegui formatar um disco (demorou +/- 24h a formatar) que tinha porções do disco danificado e o PC aguentou-se uma semana até começar a querer escrever/ler nas zonas danificadas, ficando novamente com os sintomas apresentados pelo @Zebser (eu havia formatado, porque o dono do PC tinha alguma tendência a viroses e julgando tratar-se disso, fiz um backup dos dados através de um LiveCD e formatei com o CD do Windows XP). Resultado, teve de comprar um disco novo, porque tinha quase 70% do disco danificado (não sei como o fez, mas aquele portátil já levou mais discos novos do que qualquer outro PC lá em casa Rolleyes - até hoje posso me gabar que ainda não precisei de comprar discos rígidos novos, todos os PC/portáteis têm os discos originais [o mais antigo tem 8 anos]).

@Zebser:
O mais provável, é ter de comprar um disco rígido novo! Não tinha reparado no pormenor da indicação de 6 Bad Sectors, só me apercebi desse pormenor graças ao @Progster.

@wolfytuga
Para começar... tem lá calma... Wink
O que eu interpretei foi que ele não conseguiu concluir a formatação, e depois tentou instalar o ubuntu, dai ter referido o pormenor da partição dos 8 MB, e sugerir que voltasse a experimentar instalar o windows.

Tens que me explicar é onde é que eu disse que o windows lida com "bad sectores".
É que eu estava a começar a tentar sugerir alternativas para verificar o estado do disco. Concordo contigo em conforme muito provavelmente é o disco que pode estar a dar as últimas, mas não é por ai que se vai "deitar fora" o equipamento.

Não sei quanto é em percentagem 6 bad sectores, mas não me parece que seja 70% do disco..., logo talvez ainda possa vir a ser utilizado.

Cumprimentos.

Eu tenho calma, e isso de 8MB, não sei onde foi buscar isso de ter uma partição de propósito para tal, isso é o sistema que o cria durante o particionamento (ao redimensionar uma partição tendo de inicio, por exemplo, 60 000MB, verá que apenas ficam 59 992MB, pois o sistema de particionamento reserva logo 8MB). Mas eu já fiz o procedimento realizado nas fotos sem problemas!

Em nenhuma parte refiro que mencionou que o Windows lida com "bad sectors". Apenas estranhei o facto de sugerir o Windows mesmo sabendo que apresenta "bad sectors", apenas isso!

Também não referi para deitar o disco fora, poderá ainda usá-lo como disco externo, se as falhas ainda assim o permitirem.

Nós estamos aqui para ajudar Mr Green

wolfytuga
Para o que der e vier...
emachines E520 | Intel Celeron 2.0GHz | 32/64bit | RAM 2GB | HD 160GB | Intel Mobile 4 Express, 64MB → 1GB
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-10-2011, 16:59
Mensagem: #7
RE: Erro na Formação do Windows XP
Boa tarde.

(03-10-2011 15:56)wolfytuga Escreveu:  
(03-10-2011 15:09)Progster Escreveu:  Boa tarde.

(03-10-2011 13:59)wolfytuga Escreveu:  
(03-10-2011 11:17)Progster Escreveu:  (...)
Apesar do disco ter 6 badsectors, sugiro nem que seja só para testar, que experimentes instalar outro S.O, por exemplo o windows.
(...)

@Progster:
Bom, para começar, o Windows era o que @Zebser estava a tentar instalar logo de início!!! E Windows a lidar com Bad Sector? Não me parece... consegui formatar um disco (demorou +/- 24h a formatar) que tinha porções do disco danificado e o PC aguentou-se uma semana até começar a querer escrever/ler nas zonas danificadas, ficando novamente com os sintomas apresentados pelo @Zebser (eu havia formatado, porque o dono do PC tinha alguma tendência a viroses e julgando tratar-se disso, fiz um backup dos dados através de um LiveCD e formatei com o CD do Windows XP). Resultado, teve de comprar um disco novo, porque tinha quase 70% do disco danificado (não sei como o fez, mas aquele portátil já levou mais discos novos do que qualquer outro PC lá em casa Rolleyes - até hoje posso me gabar que ainda não precisei de comprar discos rígidos novos, todos os PC/portáteis têm os discos originais [o mais antigo tem 8 anos]).

@Zebser:
O mais provável, é ter de comprar um disco rígido novo! Não tinha reparado no pormenor da indicação de 6 Bad Sectors, só me apercebi desse pormenor graças ao @Progster.

@wolfytuga
Para começar... tem lá calma... Wink
O que eu interpretei foi que ele não conseguiu concluir a formatação, e depois tentou instalar o ubuntu, dai ter referido o pormenor da partição dos 8 MB, e sugerir que voltasse a experimentar instalar o windows.

Tens que me explicar é onde é que eu disse que o windows lida com "bad sectores".
É que eu estava a começar a tentar sugerir alternativas para verificar o estado do disco. Concordo contigo em conforme muito provavelmente é o disco que pode estar a dar as últimas, mas não é por ai que se vai "deitar fora" o equipamento.

Não sei quanto é em percentagem 6 bad sectores, mas não me parece que seja 70% do disco..., logo talvez ainda possa vir a ser utilizado.

Cumprimentos.

Eu tenho calma, e isso de 8MB, não sei onde foi buscar isso de ter uma partição de propósito para tal, isso é o sistema que o cria durante o particionamento (ao redimensionar uma partição tendo de inicio, por exemplo, 60 000MB, verá que apenas ficam 59 992MB, pois o sistema de particionamento reserva logo 8MB). Mas eu já fiz o procedimento realizado nas fotos sem problemas!

Em nenhuma parte refiro que mencionou que o Windows lida com "bad sectors". Apenas estranhei o facto de sugerir o Windows mesmo sabendo que apresenta "bad sectors", apenas isso!

Também não referi para deitar o disco fora, poderá ainda usá-lo como disco externo, se as falhas ainda assim o permitirem.

Nós estamos aqui para ajudar Mr Green

Explica-me lá onde é que eu disse que é preciso ter uma partição e logo de propósito para tal...
Tal como tu já fizeste o procedimento em causa, eu também já o fiz centenas de vezes, e sei bem o que significa, simplesmente achei irrelevante a explicação dos 8MB para a tentativa de resolução do problema dele.

Claro que se ele tivesse perguntado o que significa, ai já era outra questão...

Quanto ao resto já disse tudo o que tinha a dizer.

Cumprimentos.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-10-2011, 20:27
Mensagem: #8
RE: Erro na Formatação do Windows XP
Boas,

Em primeiro lugar quero agradecer pela vossa ajuda, vou tentar executar os comandos em "linux" que foram falados.

"Tentativa de instalação do Windows XP":

Nas imagens que coloquei em cima, já tinha tentado "Configurar o Windows XP na partição selecionada", mas de seguida deume erro.

Ainda não experimentei a instalação de um Windows 7, mas já trato disso.

A partição de 8MB que foi referida, "normalmente" aparece na lista junto da partição principal, mas o disco deve estar "maluco" e desapareceu ou nem sequer foi criada.

Obrigado, vou fazer mais uns testes. Mas já avisei o dono que não deve haver milagres para o disco claro.

Zebser.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-10-2011, 20:45 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-10-2011 20:59 por wolfytuga.)
Mensagem: #9
RE: Erro na Formatação do Windows XP
(03-10-2011 20:27)Zebser Escreveu:  Boas,

Em primeiro lugar quero agradecer pela vossa ajuda, vou tentar executar os comandos em "linux" que foram falados.

"Tentativa de instalação do Windows XP":

Nas imagens que coloquei em cima, já tinha tentado "Configurar o Windows XP na partição selecionada", mas de seguida deume erro.

Ainda não experimentei a instalação de um Windows 7, mas já trato disso.

A partição de 8MB que foi referida, "normalmente" aparece na lista junto da partição principal, mas o disco deve estar "maluco" e desapareceu ou nem sequer foi criada.

Obrigado, vou fazer mais uns testes. Mas já avisei o dono que não deve haver milagres para o disco claro.

Zebser.

@Zebser
Uma questão: Como é possível que um disco com conteúdo indique o texto em baixo?
Citar:C: Partição1 [Desconhecido] 57232 MB ( 57231 MB livres)
Supostamente devia ter alguma coisa. Veja também se há algum problema com o MBR, pode ter acontecido algo ao mesmo! É que supostamente o gestor de discos do Windows XP está a ver o disco como vazio!
Para o MBR, veja aqui.
Se tiver um CD do Windows Vista/7, este detecta falhas no MBR e repara-as se for caso disso, quando se chega à parte de particionar/formatar.
(03-10-2011 11:17)Progster Escreveu:  (...)
Penso que o tamanho da partição que o processo não deixa eliminar anda á volta dos 8 MB, logo isso não significa necessáriamente que se passa qualquer coisa com o disco.
(...)

@Progster
Pronto, posso ter interpretado erradamente esta sua afirmação, mas se reparar bem nas imagens, esta suposta partição (que na realidade não é uma partição, mas sim um registo que indica o formato do disco, quantos sectores este tem, etc... se reparar não são sempre 8MB, depende da formatação do disco, se é FAT, FAT32, NTFS, etc... também é visível quando se formata uma "USB Pen drive") não aparece nas imagens, será que os 6 sectores calharam a afectar estes 8MB? Ou trata-se de uma MBR a necessitar de reparo?

wolfytuga
Para o que der e vier...
emachines E520 | Intel Celeron 2.0GHz | 32/64bit | RAM 2GB | HD 160GB | Intel Mobile 4 Express, 64MB → 1GB
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-10-2011, 22:56
Mensagem: #10
RE: Erro na Formatação do Windows XP
Esqueceram-se de referir, que o disco pode já ter alguns sectores danificados ou a ficarem danificados e o Windows detectar problemas no disco e dar erros ao formatar / eliminar partições.

Já não é a primeira vez que isto acontece, e posso referir que aconteceu comigo com um antigo disco que tinha no meu desktop, onde a segunda tentativa de formatação (Usando o Windows XP Home Edition) danificou por completo o disco.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)