Avaria disco externo USB
|
15-07-2012, 16:40
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-07-2012 16:40 por mordjinn.)
Mensagem: #1
|
|||
|
|||
Avaria disco externo USB
Boas pessoal,
Estou aqui com um problema, no mínimo estranho. Tenho um LaCie Cinema Classic com um disco Seagate 1.5TB. Quando o ligo no meu portátil com Win7, ao fim de um tempo as pastas aparecem vazias ou alguns ficheiros não são listados. No Windows Explorer o disco continua a estar disponível e a reportar o espaço em disco. Já tentei correr o chkdsk /f e após alguns tentativas lá terminou, mas às vezes diz que o disco é do tipo RAW. A luz de indicação de acesso ao disco algumas vezes também apaga (quando está ligado, a luz fica acesa). Também não consigo desligar o disco normalmente, pois o Windows diz sempre que há um processo a utilizá-lo (tenho ideia que é um sintoma desde que o comprei). Estes problemas todos seriam sinónimo que o disco está kaput, certo? Pois, mas parece que não é o caso...pelo menos no Ubuntu. É que tenho outro portátil com o Ubuntu instalado e se ligo o mesmo disco a esse pc, é como nada fosse, os ficheiros aparecem todos, não há erros, tudo normal!!! Isto é acontece ao mesmo disco, não detetei nenhum vírus no Win7. Tenho mais dois discos externos e estão a funcionar normalmente. Todos os discos externos estão em NTFS. Já tive muitas avarias de discos, mas deste tipo nunca vi. Alguém pode sugerir uma solução para que o disco volte a trabalhar no Win7? obrigado! |
|||
15-07-2012, 18:23
Mensagem: #2
|
|||
|
|||
RE: Avaria disco externo USB
Isso já me aconteceu, a unica coisa que fiz foi ir ao linux e antes de reiniciar o pc desmontei o disco no ubuntu, depois retirei o cabo usb e quando o windows iniciou meti o disco e ja dava
|
|||
15-07-2012, 19:12
Mensagem: #3
|
|||
|
|||
(15-07-2012 18:23)kilho Escreveu: Isso já me aconteceu, a unica coisa que fiz foi ir ao linux e antes de reiniciar o pc desmontei o disco no ubuntu, depois retirei o cabo usb e quando o windows iniciou meti o disco e ja dava Pois fiz isso várias vezes mas sem efeito. Esqueci-me de referir algo mais: Da vez que consegui correr o chcdsk /f relatou um erro relacionado com o MFT Mirror |
|||
15-07-2012, 21:10
Mensagem: #4
|
|||
|
|||
O primeiro registo da tabela descreve-se em MFT próprio e o segundo registo é um registo de "mirror" MFT, Master File Table. Se o primeiro registo da MFT estiver danificado, o disco funciona mal.
|
|||
16-07-2012, 21:57
Mensagem: #5
|
|||
|
|||
(15-07-2012 21:10)Macavi Escreveu: O primeiro registo da tabela descreve-se em MFT próprio e o segundo registo é um registo de "mirror" MFT, Master File Table. Se o primeiro registo da MFT estiver danificado, o disco funciona mal. Pois é o que se passa no Win7, mas no ubuntu funciona sem problemas. Estou a correr o testdisk em Ubuntu a ver se apanha algum problema (já que no Win7 o testdisk dá erro porque não encontra os setores) |
|||
16-07-2012, 22:49
Mensagem: #6
|
|||
|
|||
Faz um backup dos dados, formata e testa o disco.
O disco até pode estar para falhar, |
|||
17-07-2012, 00:07
Mensagem: #7
|
|||
|
|||
(16-07-2012 22:49)larbac Escreveu: Faz um backup dos dados, formata e testa o disco. Pois estou já a pensar que tenho mesmo de comprar outro disco. Com testdisk em ubuntu reparei o MFT mas nada feito. Tudo na mesma. Mas não me calhava nada ter de comprar outro disco. O que acho estranho é que se realmente é um problema do MFT porque é que o disco trabalha bem em Linux? |
|||
17-07-2012, 00:51
Mensagem: #8
|
|||
|
|||
(17-07-2012 00:07)mordjinn Escreveu:(16-07-2012 22:49)larbac Escreveu: Faz um backup dos dados, formata e testa o disco. como o problema e do MFT normalmente o formatar ajuda... tive um disco de 1Tb trekstore com os mesmo sintomas, dava erros no windows trabalhava bem no linux... formatei ate hoje sem problemas |
|||
17-07-2012, 15:43
Mensagem: #9
|
|||
|
|||
(17-07-2012 00:51)str3pto Escreveu: como o problema e do MFT normalmente o formatar ajuda... tive um disco de 1Tb trekstore com os mesmo sintomas, dava erros no windows trabalhava bem no linux... formatei ate hoje sem problemas Pois deve ser o que tenho de fazer, mas não me apetecia nada ter de comprar outro disco...enfim... Obr |
|||
18-08-2012, 19:47
Mensagem: #10
|
|||
|
|||
Para futura referência aqui vai um update.
Lá comprei outro disco, passei dias a copiar os dados do disco com problemas para o novo a partir de uma máquina virtual com Ubuntu. Quando ia preparar-me para formatar o disco com problemas no Windows, os dados já estavam acessíveis. Não faço ideia como mas já funciona no Ubuntu e no Windows. Enfim, é mais uma daquelas ocasiões que mais vale não perguntar o que foi.... Obr pelas respostas! abc, |
|||
« Mais Antigo | Mais Recente »
|
Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)